Home Aviação de Transporte Correio Aéreo Nacional: Como viajar em aviões da FAB?

Correio Aéreo Nacional: Como viajar em aviões da FAB?

64375
30

BASP Portões Abertos 2012 - Bandeirante modernizado C-95BM do 4ETA - foto Nunão - Poder Aéreo

1. É possível viajar em uma aeronave da FAB?
É possível sim, em território nacional, por meio de inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar. Entretanto, a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido. Para mais informações, entre em contato com uma das seguintes unidades:

Região Sul:

  • Canoas/RS – (51) 3462-5166
  • Florianópolis/SC – (48) 3229-5021
  • Santa Maria/RS – (55) 3220-3309

Região Sudeste:

  • Pirassununga/SP – (19) 3565-7025 / 3565-7205
  • Rio de Janeiro/RJ – (21) 2138-4020 / 2138-4212
  • São Paulo/SP – (11) 2465-2038 / 2465-2039

Região Centro-Oeste:

  • Brasília/DF – (61) 3365-1002
  • Campo Grande/MS – (67) 3368-3126

Região Norte:

  • Belém/PA – (91) 3182-9327
  • Boa Vista/RR – (95) 4009-1036
  • Manaus/AM – (92) 2129-1729
  • Porto Velho/RO – (69) 3211-9722 / 3211-9725

Região Nordeste:

  • Fortaleza/CE – (85) 3216-3195
  • Natal/RN – (84) 3644-7135 / 3644-7136
  • Recife/PE – (81) 3322-4182 / 3461-7653
  • Salvador/BA – (71) 3377-8225

2. Existe um prazo ou tempo determinado para solicitar uma vaga em aeronave da FAB?
Certamente, a solicitação deve ser realizada com antecedência, em coordenação com o posto CAN mais próximo de sua residência. No entanto, a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas e de aeronaves com destino ao local requerido.

3. Preciso pagar para viajar em aeronaves da FAB?
Não. Normalmente, a viagem ocorre em aproveitamento de alguma missão previamente planejada e o embarque de passageiros não representa custo algum.

4. Quantas vezes posso viajar?
Não há limite imposto para usar as aeronaves da FAB. A viagem está condicionada apenas à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido.

Transporte de Enfermo
1. Tenho um familiar doente, posso contar com o auxílio da FAB para levá-lo para uma localidade que ofereça melhores condições de atendimento médico?
Essas missões, também conhecidas como Missões de Misericórdia podem ser solicitadas via prévio contato com o SALVAERO – BRASÍLIA. Este órgão envia ao solicitante um formulário o qual deve ser preenchido e encaminhado de volta ao próprio SALVAERO.

SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO – SALVAERO

Tel: (61) 3365-1212

FONTE: fab.mil.br

30 COMMENTS

  1. Deve ser mais fácil ir num enterro de anão do que um civil “comum” conseguir voar num voo do CAN.

    Há uma lista de quem tem prioridade para voar:

    1 – Saúde / Internação
    2 – Militares da FAB a serviço
    3 – Saúde (consulta ou tratamento)
    4 – Concedida pelo comandante ou autoridade da área local do CAN
    5 – Militares da ativa da FAB em férias, núpcias, luto, licença especial ou licença do serviço com a apresentação de boletins
    6 – Militares da FAB e seus dependentes que o acompanhem
    7 – Dependentes de militares do FAB da ativa e da reserva
    8 – Militares da Marinha, Exército a serviço, mediante solicitação do comandante da Organização Militar
    9 – Militares das Forças auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) a serviço, mediante autorização do comandante da Organização Militar
    10 – Afastamento temporário de militares da Marinha e Exército da ativa e da reserva e seus dependentes que os acompanhem
    11 – Militares das Forças auxiliares e seus dependentes que os acompanhem
    12 – Servidores Civis da FAB e seus dependentes que os acompanhem
    13 – Concedida aos civis em geral

  2. Quando viajei num Hercules (C130) fiz o seguinte:

    Cheguei 5h da manhã na Base Aérea do Recife e fiquei embaixo da asa do avião. Por volta das 6h, um oficial começou a chamar nomes que constavam de uma lista que estava com ele. Quando o último foi chamado, ficaram umas cinco ou seis pessoas, inclusive eu. Então o oficial falou. Não tem mais vaga mas, quem quiser viajar em cima da bagagem, na rampa, em qualquer lugar, ele não se responsabilizaria. Ainda falou que sentia muito com quem tava de branco, eu estava usando o uniforme 5.5 (todo branco), porque havia graxa na rampa. Eu embarquei e, a princípio, fiquei numa das duas redes que estavam armadas para receber dois enfermos na Base Aérea de Salvador e transportá-los para o Rio de Janeiro-RJ. Depois, fiquei na rampa do Hércules mesmo mas me safei da graxa.
    GUPPY

  3. eu consegui viajar até natal , meu pai havia falecido e eu não encontrei vaga nenhuma nas companhias aéreas pois era véspera de feriadão e todos os voos estavam lotados. fui então para a base aérea do galeão junto com o meu tio que é da reserva da marinha e ainda assim foi muito difícil embarcar.

  4. Sou maior de 16 anos. Meu responsável legal precisa ir comigo até o Correio Aéreo Nacional da minha cidade p/ efetuar minha inscrição? Qualquer maior de 18 anos pode efetuar minha inscrição? Posso ir sozinho?

  5. Será q eu consigo uma corona com esses deputados, senadores e ministros q vivem pra cima e pra baixo (desculpe o trocadilho) nos aviões da FAB?

  6. Será que voo para Campo Grande tem alta demanda? a inscrição pode ser feita no dia da tentativa da viagem ou posso fazer antes e ficar em uma “lista de espera” ?

  7. Já viajei duas vezes pela Força Aérea sem dificuldades e adorei! basta uma boa dose de paciência (vocês ainda estarão no lucro) e de espírito aventureiro.
    Espero viajar novamente. Vou me inscrever de novo.

  8. Já viajei de ida e volta e não tive problema algum. Fiz minha inscrição naturalmente e fui contactada sobre o vôo. Fiquei na reserva, aguarde e fui embarcada. Foi um vôo bem tranquilo

  9. boa tarde ao canal de informaçao da força aerea tem como cidadao voar meu nome se chama jorge maia sou de recife pe mas gostaria de voar para minha cidade natal como se fasser atraves desse email meu contato e via fone movel _________________
    _
    COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: PARA INFORMAÇÕES SOBRE VOOS DO CORREIO AÉREO NACIONAL, ENTRE NO LINK DA FAB ABAIXO E CONFIRA AS FORMAS DE CONTATO: http://www.fab.mil.br/perguntasfrequentes#VIAJAR-EM-AERONAVES-DA-FAB

  10. Alguem saberia me informar se tem vôos do CAN saindo da Cidade de Juazeiro do Norte CE,e se tem por lá algum posto de inscrição da FAB por lá?
    _
    NOTA DOS EDITORES: PARA INFORMAÇÕES SOBRE VOOS DO CORREIO AÉREO NACIONAL, ENTRE NO LINK DA FAB ABAIXO, ONDE CONSTAM OS DIVERSOS TELEFONES PARA FAZER SUAS PERGUNTAS DIRETAMENTE AOS RESPONSÁVEIS PELOS VOOS DE SUA REGIÃO: http://www.fab.mil.br/perguntasfrequentes#VIAJAR-EM-AERONAVES-DA-FAB

  11. Gente entrei em contato com o CAN de SP, me trataram super bem, me orientaram viajo em breve com a força áerea e sinceramente não tenho do que reclamar…

  12. Acabei de entrar em contato com o CAN de Guarujá eles me informaram que de o comparecer a base aérea da minha cidade com rg e cpf para efetuar cadastro na lista de espera.. Espero conseguir viajar pois possuo dois cães e necessito transporta-los comigo

  13. Gostaria de agradecer a oportunidade q a FAB seu para mim e meu amigo fomos em Brasília saindo do can do rio muito rápido fiz a escriçao na quarta feira dia 01/06/16 qdo foi na quinta dia 02/06/16 recebi um email para comparecer na base do rio no dia/03/06/16 fomos muito bem recepcionado pela equipe do can obrigada pelo passeio

  14. Encaminhei minha inscrição a partir do dia dia 18/07/16, pois se aguarda período de dez dias para ser chamada. Estou bem ansiosa pois pretendo visitar meu menino em Mato Grosso.Espero que chamem, caso contrário tenho que refazer pedido mas pode ser por telefone.

  15. Estou no aguardo para viajem a Campo Grande, Mato Grosso. Quero ver meu filho que não vejo desde fevereiro. Aguardo ansiosa. Abraços

  16. Olá! Eu sou de Venezuela e quero saber si há uma maneira de viajar desde Manaus a Rio de Janeiro. E possível? Sei que si para Brasileiros mas para estrangeiros também?? Estou no Manaus neste momento.

  17. Vou me inscrever hoje mesmo…. ou melhor me informar onde devo me inscrever já que resido em Mogi Guaçu – SP, e espero viajar sim, principalmente depois de ter dito aos meus filhos Othavio (14) e Antonio (10) que viajar de avião é top. Eles estão super ansiosos.

  18. Marcelino Lobato sou militar do Exército e fui transferido para Tefé-AM junto com a minha família. Eu posso viaja no avião da FAB- Correio Aéreo Nacional para Manaus-AM no final do mês de dezembro de 2016.

  19. É possível sim viajar pelo CAN, sou civil e já fiz várias viagens Rio/Manaus/Rio sem interferência de ninguém, muitas delas como confirmado e outras apenas com a inscrição em mãos e comparecendo no horário de embarque. sempre que houve vagas consegui viajar e a tripulação sempre foi muito atenciosa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here