Mirage 2000 - foto Flight Global

Segundo o site Flight Global, a Dassault francesa realizou o primeiro voo de um Mirage 2000 modernizado da Força Aérea Indiana. A aeronave decolou da Base Aérea de Istres, na França, em 5 de outubro. Trata-se de um dos dois exemplares que serão modernizados na França, sendo que os 47 seguintes deverão passar pela modernização na Índia, sob responsabilidade da HAL  (Hindustan Aeronautics), em Bengaluru. Inicialmente, a modernização abrangeria 51 jatos, porém ,dois se acidentaram devido a problemas de motor desde que o contrato de modernização, cotado em 2,4 bilhões de dólares, foi assinado.

A Dassault deverá obter a liberação inicial de operação (IOC – initial operational clearance) e fornecer os equipamentos de IOC, juntamente com a também francesa Thales, para a HAL indiana. A liberação final de operação (FOC) deverá ser obtida pela HAL, que também ampliará a modernização dos dois primeiros aviões, sob responsabilidade francesa, para o padrão da FOC.

A modernização inclui a instalação do radar RDY da Thales, um painel com telas digitais, sistema de visor montado no capacete, aviônicos aprimorados e uma novíssima suíte de guerra eletrônica, além de um data link operacional.

Mirage 2000 Força Aérea Indiana - foto via Dassault

Quanto aos armamentos, em janeiro de 2012 a Força Aérea Indiana selecionou os mísseis Mica da MBDA como a arma ar-ar primária para os caças Mirage 2000 modernizados. A encomenda de aproximadamente 500 mísseis Mica está cotada em 950 milhões de euros (1,3 bilhão de dólares).

FONTE / FOTO DO ALTO (originariamente da Força Aérea Indiana): Flight Global (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO DE BAIXO (em caráter meramente ilustrativo): Dassault

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

US$ 47 milhões pela modernização de cada caça monomotor dos anos 80, isso sem contar com radar AESA.

Um verdadeiro “negócio da Índia”…

Pra Dassault… 😉