Home Ministério da Defesa Ministro Celso Amorim diz esperar decisão do F-X2 para este ano e...

Ministro Celso Amorim diz esperar decisão do F-X2 para este ano e que não tem preferência por qualquer concorrente

229
23

Ministro da Defesa Celso Amorim em entrevista Rede TV 19-5-2013 - cena vídeo Rede TV

Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar no programa “É Notícia” da Rede TV, o  ministro da Defesa disse também que os caças Mirage não deverão continuar operando por mais tempo, devido à dificuldade de peças. Porém, outros outros jatos (F-5 e A-1) deverão voar por muitos anos, embora não tenham capacidade de garantir a segurança do espaço aéreo brasileiro, e que por isso é preciso adquirir novos caças modernos.

O ministro deu a entender que a hora de decidir o F-X2 é agora, pois ainda é necessário discutir contratos e outros itens, o que leva tempo. Também foram abordados assuntos como a preferência que havia pelo Rafale, os acordos de defesa com a França, incluindo a situação criada à época em que se tentou intermediar a questão do programa nuclear do Irã, além da Estratégia Nacional de Defesa e outros temas, como o submarino nuclear e a vitória do candidato brasileiro à presidência da OMC.

Clique aqui ou na imagem para acessar o vídeo, no site da Rede TV. A segunda parte da entrevista é a que traz o conteúdo resumido acima.

Colaborou: Sandro

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar
Admin
7 anos atrás

Ganho do Ministro. Estou esperando há 5 anos.

A FAB ganha de mim. Está esperando há 20 anos.

O País ganha da FAB. Está esperando há 513 anos.

Vader
7 anos atrás

Mais mimimi… nem vou perder meu tempo…

Hamadjr
Hamadjr
7 anos atrás

O Sinistro, ops Ministro Celso Amorim não é quem de fato apita nesta parada, esta decisão esta no circulo mas fechado do governo e de fora dele, o PT.
Esta situação do FX esta igual a aquela obra musical, …eu presto atenção nos que eles dizem, mas eles não dizem nada, e vou torcer para estar errado e até o fim do ano aconteça uma diarréia mental no governo e compre qualquer um deles.

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

a bem da verdade, falou o que queríamos ouvir…(não vi o vídeo, só li o texto). Resta torcer para o que ele falou acontecer…

joao.filho
joao.filho
7 anos atrás

Senhor Amorim, pede pra sair, apaga a luz e fecha a porta…

Latino dark
Latino dark
7 anos atrás

Dilma tem visIta agendada aos Estados Unidos em outubro , seria perfeito anunciar o vespão vencedor …

SDS

Nick
Nick
7 anos atrás

Assisti a parte que ele fala do FX-2. E até gostei do que o ministro cone disse. E o entrevistador pegou praticamente todas as fofocas desde 2008 para tirar alguma coisa do cone, mas não deu certo. De lá não sai nada. 🙂

Mas se existiam algumas dúvidas sobre a retirada dos M-2000, deixaram de existir. E o próprio ministro admite que os F-5EM não garantem nada. E a sensação que fica, é que ele não faz parte do GF, está lá como Cone mesmo.

[]’s

Corsario137
Corsario137
7 anos atrás

Nick,

KKKKKKK….perfeito comentário. Ele realmente fala como seu fosse um CAUSO que aconteceu com o filho da prima do vizinho do papagaio do porteiro.

jairo boppre sobrinho
jairo boppre sobrinho
7 anos atrás

Caros
Eu lembro de uma matéria daqui do poder aéreo, com uma foto de uma explosão atômica, informando que nem os editores aguentavam mais este assunto – e é exatamente assim que este assunto está a muito tempo: ninguem mais aguenta – uma embromação sem fim!

joseboscojr
joseboscojr
7 anos atrás

Ele sabe tanto quanto qualquer um de nós sobre o tema. Se a defesa aérea fosse explorada pela iniciativa privada com certeza o governo já teria comprado centenas de Rafales, B2 e SR-71 com dinheiro público, do jeito que fazem com os ingressos dos estádios da Copa, com o lixo, com o cafezinho da repartição, etc. Como não tem como enfiar a iniciativa privada (lê-se: os amigos do rei) no meio da defesa aérea pra “ajudar” na verba partidária da companheirada, vamos de .50 mesmo que tá muito bom. Por outro lado vedem a ideia que estamos prestes a sermos… Read more »

Baschera
Baschera
7 anos atrás

Tem certeza Bosco ??

O que vc acha que a “iniciativa privada” fez na aquisição dos EC-725 ??

Quer mais uma dica ? A “iniciativa privada” pretende atacar mais uma vez…. é só ficar de olho num certo A-340-300 que vai chegar na próxima semana…. na BAGL….. esta pode ser a próxima entubação !!

Sds.

Corsario137
Corsario137
7 anos atrás

Baschera,
Esse A340 virá pintado nas cores de quem?
Abraço.

Baschera
Baschera
7 anos atrás

RFA…… !

Sds.

Observador
Observador
7 anos atrás

Senhores, Ele só falou o óbvio. Todo mundo sabe que os Mirage terão que sair de serviço em breve, que os F-5 e A-1 terão que voar ainda uns bons anos e que estes aviões não são capazes de, sozinhos, suprirem a defesa aérea. Sobre o prazo, dizer que “tem que decidir”, é bem diferente de dizer que “vai ter decisão”. Até porque quem decide não é ele, e quem decide está mais preocupada na eleição para manter no poleiro e manter as milhares de tetas da cumpanherada. Só vai ter decisão se ela puder angariar votos com isto. Se… Read more »

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

Este ai sabe tanto quanto nós. Mas tem um aspecto interessante sobre a questão fo FX e ele diz respeito à política e às eleições. Conforme disse em outra notícia, se for pra sair decisão terá de ser este ano. Anunciar um contrato bilionário ano que vem, com eleições, seja qual for o escolhido, renderia munição para a campanha eleitoral e contra o governo atual. Por outro lado, anunciando ainda este ano, se o impacto for negativo na opinião pública desinteressada, ele terá tempo de amainar até as eleições, e se for positivo, poderá ser invocado ano que vem. Assim,… Read more »

juarezmartinez
juarezmartinez
7 anos atrás

Srs. antes do anúncio do FX 2(se sair é óbvio) teremos a continuação da farra e do desrespeito para com os pagadores de impostos Brasileiros.
A Embraer será agraciada com um pedido de até 06 Legacy 500 para o esquadrão da “Rainha” e como o Baschera comentou ainda existe a possibilidade da aquisição de um A 340 VIP pela Presidência da República
Pelo que vemos, $$$$$ não é ainda o problema para o fechamento do FX 2, é sim falta de vontade política.

Grande abraço

Guilherme Poggio
Reply to  juarezmartinez
7 anos atrás

Caro juarezmartinez

Essa do Legacy 500 no GTE é líquida e certa.

E digo mais. Serão quatro aeronaves. Três para substituir os últimos VC-35 e uma para substituir o único VU-55.

Guilherme Poggio
Editor
7 anos atrás

F-X2: I want to believe

Augusto
Augusto
7 anos atrás

Falou, falou e não disse nada que o mundo inteiro já não tenha ouvido.

thomas_dw
thomas_dw
7 anos atrás

constantemente se fala do FX2 como se houvesse algum obstaculo externo a esta compra – de valor modico se comparado com o resto das compras do governo.

Na verdade o que falta nao é a vontade politica – mas a competencia de escolher e a coragem de assumir uma escolha.

Mauricio R.
Mauricio R.
7 anos atrás

Só pode se for:

a) francês,

b) da Embraer.

E nós que paguemos a conta, simples assim.

trackback
7 anos atrás

[…] Ministro Celso Amorim diz esperar decisão do F-X2 para este ano e que não tem preferência por qua… […]