Segundo agência de notícias, Brasil espera conseguir desconto no F-X2

4

Matéria publicada pela UPI (United Press International) na terça feira, 14 de fevereiro, diz que o Brasil tem esperanças de que a crise financeira atual dará uma vantagem ao país sobre os fornecedores que competem no seu programa F-X2, ajudando a garantir um acordo mais barato para a aquisição de até 36 caças.

O Brasil pretende substituir caças obsoletos, incluindo os franceses Mirage, na primeira linha do inventário de sua Força Aérea, como parte da tão falada competição F-X2, estimada em 8 bilhões de dólares. Negociadores brasileiros já teriam recebido ofertas francesas com descontos que chegariam a 2 bilhões de dólares em relação ao preço total, no caso do Brasil escolher o francês Rafale, da Dassault.

Outros fabricantes competidores oferecem outros incentivos e “amaciadores”, que incluem maiores transferências de tecnologia na montagem e fabricação do caça escolhido. O Brasil espera que o contrato permita construir as fundações de uma indústria aeroespacial avançada. A fabricante brasileira Embraer compete com diversos dos competidores do F-X2 em outras áreas, incluindo jatos de passageiros e aviões militares de transporte tático.

O país anunciou há três anos a sua intenção de adquirir substitutos para sua frota envelhecida de jatos, mas adiou a decisão para este ano. A França era considerada favorita para vencer o contrato multibilionário, mas a norte-americana Boeing (que compete com o F-18 Super Hornet) iniciou a identificação de indústrias brasileiras que poderia contratar no caso de ser a vencedora. Já foi dito que alguns comandantes brasileiros estariam favoráreis ao JAS-39 Gripen NG, argumentando que a sueca Saab oferece opções de transferência de tecnologia atrativas.

O Brasil deu baixa em um esquadrão de caças Mirage III que comprou na década de 1980 (sic) e os substituiu, a partir de 2006, por 12 Mirage 2000C de segunda mão. A aviação de caça de primeira linha da Força Aérea Brasileira é largamente considerada como obsoleta, e pronta para substituição.

Analistas dizem que o adiamento do F-X2 deve-se principalmente à política interna e à transição do presidente anterior,  Luiz Inácio Lula da Silva, para a presidente atual,  Dilma Rousseff. Mas também dizem que as condições econômicas e um mercado global de defesa florescente, em disputa por clientes, parecem estar trabalhando a favor do Brasil.

Autoridades brasileiras disseram que o país não estaria com muita pressa de assinar um contrato se pode esperar para garantir melhores condições de preço e de transferência de tecnologia. Os comandantes militares estão confortáveis com o inventário intermediário de aviões de combate do país, que incluem os jatos de ataque subsônicos AMX, produzidos em parceria com a Itália, com os turboélices Super Tucano fabricados no Brasil, utilizados para vigilância e contra-insurgência, e com os P-3 Orion reformados , empregados na patrulha costeira.

FONTE: UPI (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Boeing, Dassault e Saab (incluindo as utilizadas na fotomontagem da abertura da matéria, que segue a ordem alfabética dos fabricantes)

NOTA DO EDITOR: retiramos do texto um erro grave da matéria original, que se soma à década errada de aquisição dos Mirage III e ao fato de não fazer qualquer menção aos F-5 modernizados quando diz que a aviação de caça de primeira linha da FAB é obsoleta (ou talvez, na opinião internacional, eles não sejam dignos de nota, vai saber): a matéria dizia que seis fabricantes disputavam o F-X2, sem fazer referência à “short list” que deixou apenas três competidores, Boeing, Dassault e Saab.

A reportagem não traz nada de muito novo, mas como surge na mídia internacional em meio a notícias de outras competições importantes (Índia e Suíça), e provavelmente vai repercurtir em outros países, achamos que vale a pena ser debatida para trazer para o lado brasileiro as discussões mais pautadas por outras disputas. Publicamos também porque dá a deixa para uma pergunta aos leitores: vocês acham que o Brasil pode conseguir algum “desconto” no contrato do F-X2, como diz a matéria?

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Se quisesse realmente um bom desconto deveria aumentar essa encomenda de 36 caças. Aliás com 36 querem oT irrestrita, montagem local e fabricação de componentes.

Aham…. senta lá… 🙂

[]’s

Guilherme Poggio

Publicado na FSP hoje

O governo brasileiro deve cortar cerca de R$ 50 bilhõess em gastos de seu Orçamento de 2012 para ajudar a cumprir suas metas fiscais, afirmou nesta quarta-feira (15) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

“Será algo em torno de R$ 50 bilhões para este ano, talvez um pouco mais”, afirmou Pimentel durante visita oficial a Dubai. “Todo ano o governo anuncia um contingenciamento do Orçamento no começo do ano; é uma medida de precaução.”

Justin Case

Amigos, bom dia. Sobre o artigo, dá tristeza ler. Além dos erros grosseiros sobre o processo e a situação no Brasil, já apontados pelo Nunão, a própria manchete é absurda. Não existe essa possibilidade técnica de “desconto”: – Os aviões têm que ser fabricados, pois não são aviões prontos, seminovos ou descartados, vendidos em fim de feira. Um dos candidatos ainda tem que ser desenvolvido. – As margens de lucro dos ofertantes já foram reduzidas/contidas pelo próprio andar do processo de seleção. – As únicas possibilidades de redução do preço são ligadas a uma redução do próprio pacote (menor número… Read more »

Almeida

Desconto no Rafale agora que a França finalmente conseguiu um otár… digo, cliente? HAHAHAHA