Brasil e Portugal formalizam discussões visando parceria para o programa KC-390

São José dos Campos, 10 de setembro de 2010 – Em cerimônia realizada hoje em Lisboa, Portugal, o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e o ministro da Defesa Nacional de Portugal, Augusto Santos Silva, assinaram uma Declaração de Intenções relativa à participação no programa de desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390. O acordo marca o início das negociações para a entrada de empresas portuguesas no projeto e na fabricação do novo avião, bem como para a futura aquisição de seis aeronaves para equipar a Força Aérea Portuguesa.

“Temos fortes laços históricos de cooperação bilateral com o Estado português e vemos com muito entusiasmo a futura participação no programa KC-390, que contribuirá decisivamente para o fortalecimento do cluster aeronáutico do país”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Temos muito trabalho à frente. Os estudos preliminares foram concluídos e estamos avançando na definição da configuração final da aeronave e dos principais fornecedores.”

Portugal é o terceiro país a assinar um acordo para discussões de parceria internacional para o KC-390 em menos de um mês. Em agosto, o governo do Chile oficializou seu interesse em participar do programa por meio da Empresa Nacional de Aeronáutica (Enaer) chilena e de adquirir seis aeronaves. No início deste mês, a Colômbia também assinou uma Declaração de Intenções para cooperação e futura aquisição de 12 aviões. Com a intenção manifestada pela Força Aérea Brasileira (FAB) de adquirir 28 aeronaves, em julho, e esta decisão de Portugal, eleva-se para 52 aviões a perspectiva de vendas futuras do KC-390.

FONTE / IMAGEM: Embraer

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
zmun

Muito boa essa notícia!!!

Segundo o site military photos, Russia e India finalmente acertaram o desenvolvimento do seu cargueiro de 15 a 20t. As encomendas iniciais prevêm 250 unidades!!!!!

Isso não é para dar medo. Mostra que realmente existe um mercado enorme para a categoria. Tudo indica que o KC-390 será superio ao concorrente Russo-indiano. KC-390 ainda está mais adiantado. Sem falar que é um projeto ocidental. Provavelmente a Embraer já previa isso.

Nick

Parabéns Portugal! Parabéns Força Aérea Portuguesa!

Voltando á contabilidade :

28: Brasil/FAB
06: Chile/FAC
12: Colômbia/FAC
12:França/AdlA (carrinhos-de-mão)
06: Portugal/FAP
———–
64 Total KC390

Aguardando :
África do Sul, Argentina (será??)

Com mais esses 2 países, fecharia a lista de clientes lançadores do programa.

[]’s

jeferson

mais uma vez fica claro a credibilidade da Embraer mundo a fora …parabens

JOSEF SIMAS Jr.

Outros Potenciais Compradores: 1. Africa do Sul com certeza, de 8 ate 10. E finalmente o Peru e o Mexico nas Americas. 2. Na Asia com certeza ha mercado na Indonesia, Tailandia, Vietnam, Australia, Filipinas e Singapura. A India, se nao fosse este casamento com o projeto russo, seria um mercado extraordinario, uns 50 avioes. 3. Ja’ a Franca, sem Rafale, podemos esquecer… 4. O KC-390 tambem tem excelente potencial de cargeiro civil para transporte de grandes pecas indivisas. 5. Se a EMBRAER desenvolver uma versao de Patrulha Maritima (P-390) e outra de Anti-submarino (AS-390), com capacidade de armamento moderno… Read more »

JOSEF SIMAS Jr.

Parcerias industriais potencialmente boas seriam com a Turquia e a Coreia do Sul que tambem sao grandes usuarios de cargueiros militares e reabastecedores.

Leandro

Boa EMBRAER, espero que as intenções não fiquem apenas no papel, venham a ser vendas reais!
Espero ainda ler aqui as inteções da Argentina, África do Sul, México e Peru.

Mauricio R.

Lembrem-se, essa “contabilidade” não inclui uma unica unidade vendida, mas tão somente intenções de compra. “Sem falar que é um projeto ocidental.” Ocidental = $$$$$(caro) de adquirir e manter, especialmente qndo grande parte de seus insumos é importada. “Tudo indica que o KC-390 será superio ao concorrente Russo-indiano.” Os russos e indianos podem prover eles próprios mto daqueles insumos que importamos, além de fabricarem seus próprios motores. “It is planned to manufacture 205 aircraft with 50:50 work share between HAL and the Russian partners.” (http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/117967/india%2C-russia-agree-on-joint-development-of-new-airlifter.html) “Na Asia com certeza ha mercado na Indonesia, Tailandia, Vietnam, Australia, Filipinas e Singapura. A… Read more »

Gabriel T.

Josef, uma possível versão anti-submarina e patrulha marítima ainda estão muito longe de serem concretizadas.

Baschera

Impressionante como “vendem” bem estes “aviões de papel”…. não é mesmo ??

Sds.

Jacubão

A entrada de portugal no projeto KC-390, significa que ele já vai começar operando na europa e com a OTAN, e certamente muitos países irão aproveitar a situação para avaliá-los e (quem sabe) escolhe-los para substituir os velhos C-130.

juggerbr

O início deste projeto está indo muito bem… se comparar com a Dassault e o Rafale então… vinte e tantos anos desde o projeto e quantas vendas externas mesmo????? Parceiros de desenvolvimento??? Ah, zero, é mesmo…

Daniel Rosa

zmun disse: 10 de setembro de 2010 às 18:30 Muito boa essa notícia!!! Concordo com você zmun. O estudo feito pela Embraer já excluia a Russia, por essa ter capacidade de contruir seus próprios aviões, e certamente levou em consideração o fato de a India estar embarcando em um projeto conjunto com os russos. Por enquanto temos uma estimativa de 52 vendas. A Embraer não divulgou ainda o preço do avião, mas este deverá ser de aproximadamente $ 80 milhões (em dólares, claro)! Acho que esta noticia é boa para os pessimistas de plantão. Onde eles veem duvida, eu vejo… Read more »

Mauricio R.

“…como “vendem” bem estes “aviões de papel”…. não…”

Virtuais, não são mais sequer de papel, mas sim virtuais.
Uma bem embalada, apresentação de Power Point.

Mauricio R.

“…aproveitar a situação para avaliá-los e (quem sabe) escolhe-los para substituir os velhos C-130.”

Para pelo menos 7 forças aéreas européias, o substituto de seus velhos Hércules e Transall, é o A-400M.
Para aquelas forças que ou não participam ou desistiram do projeto europeu, o substituto de seus velhos Hércules, tem sido o exatamente o novo Super Hércules.
A RAF ocupa nesse contexto posição sui generis, pois é cliente tanto do A-400M como tb do C-130J.

Paulo

Provérbio árabe:

“Enquanto os cães ladram, a caravana passa”.

Mauricio R.

“KC-390 ainda está mais adiantado.”

Será ???

Vc pode dizer qual é a turbina do ac da Embraer???

“Powerplant: 2× turbofans, 120-129 kN (27,000-29,000 lbf) each”

Não!!!

A turbina do MTA será o turbofan Aviadvigatel PD-14.

Deivid

Definitivamente o KC-390 vai substituir o C-130 no mercado.

Jacubão

Mauricio R. disse: 11 de setembro de 2010 às 11:47 “…aproveitar a situação para avaliá-los e (quem sabe) escolhe-los para substituir os velhos C-130.” Para pelo menos 7 forças aéreas européias, o substituto de seus velhos Hércules e Transall, é o A-400M. Para aquelas forças que ou não participam ou desistiram do projeto europeu, o substituto de seus velhos Hércules, tem sido o exatamente o novo Super Hércules. A RAF ocupa nesse contexto posição sui generis, pois é cliente tanto do A-400M como tb do C-130J. Concordo Maurício, porém, o A-400M é da mesma categoria do C-17 e o hércules… Read more »

Mauricio R.

“…porém, o A-400M é da mesma categoria do C-17…” Novamente torno a dizer, o escopo do A-400M é ser o substituto dos C-130 e C-160 Transall, em uso na Europa. Não é medir forças contra o C-17, que aliás foi a aeronave + beneficiada pelos seus atrasos, devido aos compromissos de alguns países no Iraque e Afeganistão. Pq se for assim, já perdeu pois tem mais C-17 voando, que A-400M encomendado e nem tdos são da USAF. Se vc pegar um mapa, da Europa á Austrália passando pelo Oriente Médio e pelo Golfo Pérsico, vc vai marcar vários usuários da… Read more »

pp_muscimol

“…5. Se a EMBRAER desenvolver uma versao de Patrulha Maritima (P-390) e outra de Anti-submarino (AS-390), com capacidade de armamento moderno (misseis, torpedos, cargas de profindidade e sonoboias), pode agregar mais potencial de vendas, inclusive para a FAB e MB….” pera ai!!!…esta versao nem sequer da para ser usado em patrulhas maritimas??!!! … entao para que que portugal quer 6?!! ….. ganda mer…. o aviao nao serve para levar material pesado do corpo do exercito e nao serve para patrulhamento maritimo. = mà compra para portugal??!!! …. acho que deverimos logo ter assinado mas é para o desenvolvimento da versao… Read more »

Daniel Rosa

Jacubão disse: 11 de setembro de 2010 às 20:44 Bom dia Jacubão. Apesar de alguns dizerem que o A-400 visa substituir o Transall e o Hercules, tal afirmativa é incorreta. Não se substitui um avião que transporta 19tn por outro que leva 40… As forças européias envolvidas no programa irão tirar de uso seus aviões, formando uma força com capacidade maior. O A-400 não está no mesmo nicho que nosso KC, portanto, não são concorrentes. A bem da verdade, o A-400 está mais proximo do C-17 do que do nosso KC-390. Que eles devem adquirir boas quantidades do A-400 isto… Read more »

Daniel Rosa

“parece que o mercado tb não tem problemas c/ isso, desde qndo o Hércules entrou em serviço ativo, uns 50 anos lá atrás…”

… a cinquenta anos atráz o Fusca era um excelente carro… hoje é uma carroça! Se tornou uma carroça e o mercado exigiu algo novo… e a industria atendeu! É assim que se evolui. É assim que se cresce….

Rodrigo

Daniel Rosa disse:
12 de setembro de 2010 às 8:19

O plano dos franceses é substituir o Hércules e o Transall pelo A400M é a mesma padronização que eles querem fazer com o Rafale.

Os outros parceiros eu não sei.

Daniel Rosa

Concordo Rodrigo.

Mauricio R.

Na RAF o A-400M será o substituto dos antigos c-130K e voará em conjunto c/ os C-130J.
O cara não conhece do projeto e se pretende o dono da verdae, mas até agora só mostrou que não sabe nada.

“Até nisso algumas pessoas estão empacadas no tempo… que tal “aviões virtuais”?”

________________________________________

COMENTÁRIO EDITADO

Mauricio R.

“… a cinquenta anos atráz o Fusca era um excelente carro… hoje é uma carroça!”

Atenha-se ao assunto do tópico, se é que __________________

COMENTÁRIO EDITADO

Mauricio R.

“…e a industria atendeu! É assim que se evolui. É assim que se cresce….”

É por isso que o C-130J Super Hécules, que está aí no mercado, vendendo!!!

Mauricio R.

“Apesar de alguns dizerem que o A-400 visa substituir o Transall e o Hercules,…” –> “The project began as the Future International Military Airlifter (FIMA) group, set up in 1982 by Aerospatiale, British Aerospace, Lockheed, and MBB to develop a replacement for the C-130 Hercules and Transall C-160.[8]…” Nem conhece do escopo do projeto e pretende dizer como os outros devem pensar. “A bem da verdade, o A-400 está mais proximo do C-17 do que do nosso KC-390.” The A400M is positioned as an intermediate size between the Lockheed C-130, and the Boeing C-17. Só precisei da Wikipédia p/ mostrar… Read more »

Mauricio R.

Olha só o que vem por aí…

(http://defense-update.com/wp/20100911_mta.html)

…concorrência e não é americana.
Aliás o artigo em questão é instrutivo em como é complexo e portanto demorado e caro, fazer um projeto aeronáutico deslanchar.
Requer trabalho e não ufanismo deseducado, ignorante e exarcebado.

lucio da silva moraes

parabens EMBRAER parabens FORÇA AÉREA PORTUGUESA . ( KC390 PARA MARINHA DO BRASIL)

Daniel Rosa

Seu conhecimento se restringe a patadas! Pessoas como vc são verdadeiros___________! Nâo sou dono da verdade, não me acho nada. Falo baseado em fatos. O que vc apresenta aqui, é tipico de pessoa “contra tudo e contra todos”! Acha que tem entendimento, acha que tem conhecimento, a comparação que fiz do fusca, qualquer leso entenderia! Acharia melhor vc se restringir a sua_______________. O assunto do tópico seguiu! Coloquei meu ponto de vista, baseado em fatos, o que certamente é conflitante com o seu! Dai a vc perder sua educação, se é que tem, e pelo que apresenta certamente não tem,… Read more »

Daniel Rosa

___________________________ não pretendo ditar regras, muito menos converter alguem a pensar da forma que penso. Aqueles que compartilham da mesma linha de pensamento que eu, legal! Ao que não pensam, respeito! Aliaz, não é do meu feitio faltar de respeito para com ninguem. Mas pessoas ________________como vc merecem resposta a sua altura, ou seja, bem baixa, abaixo do rodapé! As pessoas pensam o que querem pensar! Por enquanto somos livres para isso… educação e respeito cabem até mesmo dentro do seu circulo de vivência….não é possivel que não tenha aprendido isso ainda…. COMENTÁRIO EDITADO. DANIEL ROSA, LEIA AS REGRAS DO… Read more »

Mauricio R.

Vc não é senhor de minha maneira de pensar e nem de minhas opiniões, não gostou, então ignore-as ou mude-se e leve sua _____________________________ Os fatos aqui expostos vão além de seu pessoal entendimento, o que foi claramente mostrado, mas insatisfeito insiste em pretender dizer como os outros devem pensar, insiste em suprimir a discordância as suas furadas opiniões. Prá cima de mim, não!!! Será prontamente em corrigido tda ocasição que se fizer necessário. Conhecimento p/ tanto, tenho de sobra. COMENTÁRIO EDITADO. MAURÍCIO R, LEIA AS REGRAS DO BLOG. NÃO IMPORTA QUEM COMEÇOU A FICAR IRRITADO NA DISCUSSÃO, OS ATAQUES… Read more »

Mauricio R.

Da série: Vamos tentar novamente, ensinar a esse pessoal, como funciona o mercado!!! “Note, however, that none of these orders is yet backed by a formal contract. Brazil has stated credible intent, but the terms and conditions of Colombia, Chile, and Portugal’s participation remain topics for negotiation, and no funds have been set aside yet. Until prospective orders turn into firm contracts, relying on any numerical commitments is premature.” (http://www.defenseindustrydaily.com/Embraer-Launches-KC-390-Tactical-Air-Transport-Program-05380/) Ao mercado essas intenções de compra sequer sobrancelhas movem, mto pelo contrário, a falta de compromissos reais é que salta aos olhos, pois dão espaço a infinitas incertezas. Tdos que… Read more »

Saulo

As pessoas querendo ou não o projeto está aí, e será feito, a EMBRAER recentemente não entra em mercados pra perder, confio muito mais nos seus especialistas, que sabem o que falam, e lidam com milhões de dólares em jogo, do que os metidos de plantão…
Abs.

Daniel Rosa

Parabens pelo comentário Saulo. Certamente a Embraer tem esta visão de mercado. Lança o produto no momento certo, e com isso tem tido grande sucesso! Uma excelente semana.

Jacubão

Bom, vamos deixar de lado as diferenças de opiniões e continuar os comentários dentro do tópico, pois estou me sentindo culpado por esse atrito todo, já que eu comecei o comentário sobre uma possível vendas do KC-390 aos países da OTAN, coisa que não é impossível, afinal de contas, o primeiro país a desbancar as vendas de aeronaves AEW&C dos americanos, foi justamente o Brasil com o E-99 para a Grécia, e eu sou brasileiro e acredito no potencial da EMBRAER desbancar o C-130, até mesmo na europa.
Um abraço a todos.

Daniel Rosa

Jacubão disse: 13 de setembro de 2010 às 20:04 Bom, vamos deixar de lado as diferenças de opiniões e continuar os comentários dentro do tópico, pois estou me sentindo culpado por esse atrito todo, já que eu comecei o comentário sobre uma possível vendas do KC-390 aos países da OTAN, coisa que não é impossível, afinal de contas, o primeiro país a desbancar as vendas de aeronaves AEW&C dos americanos, foi justamente o Brasil com o E-99 para a Grécia, e eu sou brasileiro e acredito no potencial da EMBRAER desbancar o C-130, até mesmo na europa. Um abraço a… Read more »