Forças Aéreas do Brasil e da Bolívia acertam detalhes finais do Exercício BOLBRA I

Militares das Forças Aéreas do Brasil e da Bolívia reuniram-se em Brasília, no COMGAR, para a “Final Planning Conference” do BOLBRA I. Até o dia 15 de julho, serão definidos, entre outros, assuntos operacionais e jurídicos, a fim de viabilizar a execução do citado Exercício, previsto para o período de 23 a 27 de agosto de 2010, em Santa Cruz de la Sierra-Bolívia.

O Exercício BOLBRA I foi concebido com o objetivo de propiciar um intercâmbio de técnicas de interceptação ar-ar e ataque ar-solo. Necessidades comuns ao Brasil e à Bolívia com vistas ao incremento da segurança das operações aéreas na região de fronteira tornam importante a realização de um exercício como este.
Participaram da cerimônia de abertura, entre outros militares, Sub-Chefe de Operações do COMGAR, o Brigadeiro-do-Ar José Alberto de Mattos, e o Adido Aeronáutico da Bolívia no Brasil, Coronel Luis Villagomez Sanchez.

Durante o BOLBRA I, serão utilizadas aeronaves A-29, C-105 e E-99, da FAB e T-33, PC-7, UH-1H e CESSNA 210, da Força Aérea da Bolívia. Além das missões já citadas anteriormente,cumprirão, ainda, missões de Transporte Aero-Logístico, Controle e Alarme em Voo, Tráfego Aéreo Ilícito Simulado e SAR (Search and Rescue).

FONTE: CECOMSAER

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
zmun

Eles colocaram o nome da Bolivia antes pra não deixa-los magoados.

Elemar Marius Berbigier

Senão seria uma marca comercial : Bravia !!!!

Giordani RS

É…deve ser muito instrutivo treinar com a força aérea da bolivia…

Manock

“Final Planning Conference” entre um país de lingua portuguesa e um de lingua espanhola?!?!?!
ainda bem que está entre aspas.

Vader

Tenho pra mim que isso é um recadinho do governo da República Bolivariana do Brasil para o amiguinho Evil da República Bolivariana da Bolívia… Qual a mensagem exatamente ainda não consegui decifrar…

marujo

Parece uma iniciativa de diplomacia militar ou o uso político do poder militar.

Erikson

Eu acho correta essa operação com “FABol”, … a nossa FAB precisa que eles entedam no que pode ser útil a FAB deles, pra facilitar nosso trabalho também e eles não se fazerem de desentendidos com o traf. aéreo ilícitos.

Operações como essas já são realizadas com praticamente todos os nossos vizinhos, se não me engano a excessão é Uruguai.

Fernando "Nunão" De Martini

“Erikson em 14/07/2010 às 18:03”

De fato, Erikson, bem lembrado.

Pra ajudar, coloquei agora links de matérias anteriores, no final do texto, sobre exercícios do gênero realizado com outros países: Perbra, Parbra, Prata, Colbra (no último Venbra, se não me engano, este blog ainda não existia, então não há nada especificamente a respeito, apenas a referência a uma aviadora de caça da FAB que teria participado do exercício: http://www.aereo.jor.br/2008/09/30/reforco-feminino-na-amazonia/

Mauricio R.

Como é que é??? Exercíco militar combinado c/ a (………………………) ???
Espera aí e as refinarias invadidas, os brasileiros que moram na fronteira compulsóriamente transferidos e a ingerência na construção das hidroelétricas no Rio Madeira???
Aliaviaram geral???

COMENTÁRIO EDITADO – NÃO FAZ SENTIDO DESRESPEITAR FORÇAS AÉREAS DE OUTROS PAÍSES COM INSULTOS.

Manock

Vader disse:
“Tenho pra mim que isso é um recadinho do governo da República Bolivariana do Brasil para o amiguinho Evil da República Bolivariana da Bolívia…”

parece muito com estilo jornalístico da Revista Veja.

Rique

UNITAS,também se constituíram em operações conjuntas com forças de países vizinhos,exceção da dos EUA,tratavam-se de exercícios navais. Nossas imensas fronteiras exigem colaboração dos nossos vizinhos.Segurança recíproca,aproxima os interesses,estabiliza as relações e estimula a prosperidade dos negócios.Portanto,nada como exercícios militares conjuntos,para atingirem esses objetivos.

Erikson

Isso mesmo Nunão, por sinal faz muito tempo que foi realizada a PARBRA, inclusive a FAB ajudou na estrutura para a FAP montando um radar em território deles, agora essa BOLBRA é a primeira a ser realizada, acredito que vá ser bem semelhante a PARBRA, devido a falta de estrutura do vizinho, … aguardemos

Erikson

Nunão, que tal, estão em melhores condições do que eu imaginava hein … estão ganhando da FAP que agora não tem mais xavante … rsss,

http://www.youtube.com/watch?v=h46LLbCvRQI&NR=1

Vader

Manock disse:
14 de julho de 2010 às 18:41

“parece muito com estilo jornalístico da Revista Veja.”

Obrigado pelo elogio Manock.

Abraços.

Antonio M

Espero que não disparem foguetes por engano.

moises

Dias atrás um foquete foi disparado por acidente de um t-33 da força aéra boliviana, quase atingindo o novo avião presidêncial de Evo Cocales. Imaginem se esse tipo de acidente ocorre durante a BolBra e acerta-se um A-29, E-99 ou um C-105 novinho em folha… tudo pode acontecer, nos reclamamos de nossos vetores que são velhos ultrapassados, mas quando olho para as forças aéreas de alguns de nossos vizinhos incluindo a da Argentina(um dos píses mais dsenvolvidos da região) sinto orgulho da nossa fab.

Wilson Figueiredo

Enquanto o “FX novela” não acontece, se acontecer, sigamos com esses exercícios com nossos irmanos bolivarianos.

Clevston Kvowster

Nossa exercícios com a Bolívia! É muito promissor.Grandes FAB´S.

Tito

Poderia ser um exercício de tiro ao alvo, a FAB de cá derrubando a FAB de lá. 🙂

JZG_Pedro

T-33, C210 (!!!!!)..

que tristeza

Luiz Carlos

Amigos, pelo que percebo é uma maneira de deixar o Super Tucano na vitrine por lá……sabemos que eles estão para escolher um avião substituto do T-33 revitalizado no Canada que estão utilizando hoje. Outra coisa que deixo registrado é que existem muitos mais motivos para estas operações internacionais que nem sempre são tão claras assim, até por que não faria sentido os EUA enviarem Porta-aviões nucleares ao Brasil e aos demais países da America do Sul, como tivemos este ano inclusive. Não deve ser muito instrutivo para eles treinarem com a MB, concordam ? Existem motivos tais como eles saberem… Read more »

Luiz Carlos

Vejam as coordenadas da área do Exercício BOLBRA I semana que vem:

comment image

comment image