Aerospace Forum 2010-06-10 - 1

vinheta-exclusivo Hoje participamos do primeiro dia da Aerospace Forum Sweden, em Linköping, Suécia. Foram 4 sessões, com palestras sobre Política, A Visão Européia, Pesquisa Nacional e Programas de Desenvolvimento.

Aqui o fuso horário é 5h à frente do horário de Brasília e a temperatura é de cerca de 10 graus Celsius. Já passa de meia-noite enquanto começo a escrever esse texto, mas no Brasil ainda são 19h.

Aerospace Forum 2010-06-10 - 4

Minha impressão do primeiro dia de palestras é que a Suécia é um país que investe em Defesa porque se preocupa com o futuro, para não perder a posição tecnológica de vanguarda que conquistou depois de tantos anos e investimento em educação, pesquisa e desenvolvimento.

Dentre as palestras de hoje, destaco o discurso de abertura, onde o major-general Andres Silwer, Chefe do Estado Maior da Força Aérea Sueca, falou sobre o binômio “Doutrina e Tecnologia”, observando que as duas interagem o tempo todo. Ele mencionou também a dependência que o Poder Aéreo tem da tecnologia e que o futuro depende de compromissos de longo prazo e investimentos.

Aerospace Forum 2010-06-10 - 2

Outra palestra de destaque foi do professor Gunnar Eliasson, do Royal Institute of Technology, sobre “Aquisições Públicas Avançadas como Política Industrial. A Indústria Aeronáutica como uma Universidade Técnica”.

O professor Gunnar apresentou o conceito de “Spillover” (“Transbordamento”), mostrando as conclusões do seu livro sobre o investimento em tecnologia militar. Gunnar disse que o “multiplicador de transbordamento” do Gripen, de 1982 a 2007, foi de 2,6 vezes o valor do investimento para a sociedade, na produção civil, exportação e novos negócios.

Gunnar apontou também que o investimentos militares criam valor social e uma rede de oportunidades de negócios, como mostra o gráfico da apresentação abaixo.

Aerospace Forum 2010-06-10 - 3

O principal fato levantado no primeiro dia foi a questão da indústria aeroespacial européia estar atrasada em relação à americana e que é preciso unir os esforços das indústrias e das políticas nacionais para reverter a situação.

Aerospace Forum 2010-06-10 - 5

O Neuron, o maior programa demonstrador de aeronave não-tripulada é um dos caminhos apontados para esta união de esforços.

Aerospace Forum 2010-06-10 - 6

Houve também palestras sobre o Programa do Gripen Demonstrator, do Gripen com biocombustível, os vários UAVs em desenvolvimento pelos europeus e sobre o sistema Carabas, de detecção remota de IEDs. Mais detalhes sobre essas palestras eu trarei em próximo post, pois  terei que acordar daqui a pouco para a visita à Saab, onde poderemos conhecer o Gripen de perto. Até amanhã.

Tags: ,

Quem é Alexandre Galante

Veja os posts de Alexandre Galante
Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

7 Comentários para “Primeiro dia no ‘Aerospace Forum Sweden’”

  1. Gohan 11 de junho de 2010 at 0:43 #

    Otima reportagem. Parabéns.

    Sou obrigado a dizer q estou com inveja da sua posição. Queria estar no seu lugar. Ushususha!!

  2. Guilherme Poggio 11 de junho de 2010 at 9:53 #

    Interessante o segundo slide. Ele mostra todas as aeronaves a jato produzidas pela Saab voando juntas.

  3. DrCockroach 11 de junho de 2010 at 10:50 #

    Galante,

    Deve ter sido muito interessante a palestra do G. Eliasson. Curiosamente, faz umas 3 semanas que encomendei o livro dele. Continuo aguardando, quando chegar entrarah no topo da minha lista de leitura. Se estivesse ai, na tua vida boa, jah comprava o livro e ainda pegava um autografo. :)

    []s!

    P.S.: Jah que estah na Suecia, podia fazer uma materia sobre o Sub Sueco HMS Gotland que “afundou” o USS Ronald Reagen, e publicar lah no Naval.

  4. Vader 11 de junho de 2010 at 10:51 #

    Interessante como o Gripen, olhando por esse ângulo, se parece com o Viggen.

  5. Michel Lineker 11 de junho de 2010 at 11:10 #

    “Doutrina e Tecnologia”

    Será que é por causa disso que nao temos tantos equipamentos russos nas forças armadas já que nossa doutrina é mais americana?

  6. Marcos 11 de junho de 2010 at 11:29 #

    Parabéns pela a reportagem e continue a nos informar, já que não podemos estar ai.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vimos o Neuron de perto | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil - 29 de julho de 2010

    […] Primeiro dia no ‘Aerospace Forum Sweden’ Compartilhe: […]

Deixe um Comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Tchecos celebram 10 anos de operação do Gripen ao final do exercício Lion Effort 2015

Também foi anunciado que os jatos Gripen tchecos farão novo desdobramento na Islândia para a OTAN. Satisfação com o caça foi […]

Volta aos voos do KC-390 e mais vendas do Super Tucano: novidades da Embraer para breve

Prosseguimento dos voos de teste do protótipo do jato de transporte militar KC-390 é esperado para os próximos meses, e […]

Nova edição do exercício BVR, em Anápolis, vai até 3 de junho

Exercício inclui técnicas utilizadas por unidades aéreas da OTAN e traz, como novidade nesta edição, a participação do jato de reconhecimento […]

Compre e baixe agora a versão digital da revista Forças de Defesa 13ª edição

Agora ficou mais fácil ler a melhor revista de Defesa do Brasil de qualquer lugar do mundo, no computador, no […]

Orçamento 2015: tesourada na Defesa foi de 5,6 bi

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou nesta sexta-feira, 22 de maio, os números do contingenciamento orçamentário deste ano […]

Acidente com A400M: software pode ter cortado alimentação de combustível para os motores

A queda de um Airbus A400M causando a morte de quatro pessoas  no dia 9 de maio pode ter sido […]