sexta-feira, agosto 12, 2022

Gripen para o Brasil

Gripen ganha apoio heavy metal

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Gripen NG under

Metalúrgicos do ABC declaram apoio a suecos na disputa por caças

vinheta-clippingO Sindicato dos Metalúrgicos do ABC declarou nesta segunda-feira apoio aos caças suecos Gripen, da empresa Saab, que disputam com os franceses Rafale (Dassault) e os americanos F-18 (Boeing) a preferência brasileira para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira).

Segundo o sindicato, o Gripen conquistou o apoio do movimento sindical e do prefeito petista de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, após a Saab anunciar que o contrato prevê investimentos e transferência de tecnologia ao Brasil, medidas que vão gerar empregos diretos na região do ABC.

“O foco principal da luta sindical é o emprego. Novas possibilidades, que contemplem a geração de vagas de forma sustentável, terão sempre o nosso apoio”, afirmou Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

“Se o governo federal optar pelo modelo sueco, haverá transferência de tecnologia e geração de empregos no setor metalúrgico no ABC e Vale do Paraíba. Isso é um diferencial que não está nos planos dos concorrentes “, disse Carlos Grana, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O mesmo afirma Marinho, que esteve na Suécia no mês passado, onde se reuniu com executivos da Saab. “Trata-se de uma oportunidade única para uma real transferência de tecnologia ao Brasil e de ampla geração de empregos.”

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o relatório sobre a proposta de compra de caças para a FAB ficará pronto só em abril. O documento será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dará a palavra final.

Jobim negou que o governo já tenha feito a escolha dos caças. “A escolha ainda não foi feita. O relatório produzirá a escolha. No entanto, ele sinalizou a preferência pelos franceses. “Temos experiência com eles, mas isso tudo não significa que haja decisão final.”

Jobim afirmou que está em jogo mais do que a compra de caças, mas a transferência de tecnologia ao país. “Não estamos comprando avião, mas um pacote tecnológico. É outra coisa. Uma coisa é comprar automóvel, outra é adquirir pacote, é capacitação tecnológica com transferência de tecnologia.”

FONTE: Folha Online FOTO: Gripen International

NOTA DO BLOG: o título da matéria, e a foto do Gripen Demo exibindo uma carga externa “de peso” são licenças poéticas do Blog do Poder Aéreo. O título original da Folha é o subtítulo.

- Advertisement -

68 Comments

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
brujhar

Está muito estranho este apoio dado ao Gripen Ng. Empresários, sindicalistas.

Amigos eu gosto da ideia de desenvolvermos juntos com uma nação amiga um caça, mais a FAB está precisando de aviões o mais rapido possível, infelizmente o Gripen perdeu o trem.

Roberto

Realmente, agora tudo mudou.
Oh!
Que imensa agonia ficar tanto tempo sem tão sábio e douto julgamento
vindo dos montadores de gols,paratis e outras carroças.
Agora sim, podemos abrir nossas cervejinhas e comemorar assistindo o brasileirão em nossas TV de 42″.

Zelão

É brincadeira… Daqui a pouco o mercadinho do Waldir vai apoiar o Gripen NG também. A SAAB resolveu abrir a maleta pelo jeito, não estranhem se a padaria do Joaquim e o botedo do Malaquias resolverem “apoiar” a escolha do caça de papel também. Aproveitando que passamos a páscoa, coelhinho também apoia o sueco. Se o F-X2 se arrastar até o final do ano, podemos contar com o apoio do Papai Noel também, mais conhecido como Santa Claus. Brincadeira, dá vergonha de ser brasileiro as vezes. Nosso processo de escolha do futuro caça virou uma verdadeira palhaçada, cada hora aparece… Read more »

Almeida

Antes que alguém venha com aqueles comentários simplistas e preconceituosos como “mas desde quando metalúrgico entende de avião de caça?”, gostaria de lembrar a todos que cada um defende seus próprios interesses. E que a soma dos interesses de cada grupo são os interesses da nação. Numa democracia de verdade, deveríamos levar em consideração a opinião de todos, cada qual em sua especialidade. Desde os pilotos que irão operar e arriscar suas vidas nessas máquinas até, sim, o metalúrgico que vai apertar os parafusos. Os metalúrgicos do ABC estão apenas demonstrando sua preferência, assim como nós aqui no blog quando… Read more »

rober

Eu vou me abdicar de comentar sobre o FX-2,já cansou,só acho que o Blog deveria dar mais espaço tb aos riscos do gripen,e colocar em debate,seria mais enriquecedor para todos tanto defensores ou critícos,mas há apenas uma repetição sistematica de matérias que nada acrescentam,porque vcs nunca colocaram a matéria do jornal O Globo criticando o gripen,parece que o Blog tem seu escolhido,que é direito de vcs mas acho justo equilibrar um pouco não precisa ser sempre mais pelo menos 1 mês de espaço ao rafale apresentando suas vantagens e desvangagens ,queria ver uma matéria apontando os riscos do gripen! Mas… Read more »

Francisco AMX

Quanto ao Loby, mais do mesmo… puro jogo de cena e sinismo… típico de sindicatos… Mas só corrobora com um sentido: é bom para indústria pq? pq vai gerar mais ganhos com um produto que é projeto, que terá verbas “infinitas” e é nisso que a Ind quer! outrora o M2000-5 era o melhor para a EMBRAER… agora a França não é mais… muito estranho isso? nada! isso é reflexo do mercado produtivo… do capitalismo, que não necessariamente, precisa resultar em ganho no produto para o cliente… o que mais conta são as possibilidades de lucros… e a FAB? a… Read more »

Almeida

Re: Roberto

Olha amigo, mudou muita coisa sim. Não no aspecto técnico como você está vislumbrando, mas no aspecto político. Esses sindicalistas formam a base aliada do Governo Federal e isso ainda significa muito para o nosso presidente.

rober

Qual o caça mais letal ?

Qual caça com maior raio de alçance ?

Quando formos comprar os armamentos,o preço não se elevaria e ficaria mais caro ?

Quais os riscos ?

Será que os fornecedores de armamentos,e dos componentes vão transferir seu conhecimendo de graça ?

Essas peguntas poderia ser colocadas para debate!

RenanZ

E eu achando que este apoio Heavy metal viria do Massacration, do Metallica ou do Sepultura. Quem sabe o Marlyn Manson;……

Contraditorio

Pois é… a FAB esta errada, os metalurgicos tambem, a industria aeroespacial nem se fala !
Só quem esta certo é o Nelson Jobim com o seu Rafale.

Abraços !

Top Gun

Sinceramente.. sem chance!! Nem se o Papa pedir vai dar Gripen. Se fosse pra ser Gripen, teriamos que estar no ano de 1.999! Aí sim seria excelente.

Já era pessoal! O Rafale já levou. O resto é choro.

vlw

Cabral

RenanZ, quando eu olhei achei que era o Bruce Dickinson, ja que ele é piloto. Apoio Heavy Metal? Podiam ter caprichado mais

Harpia

Essa guerra está perdida. O NJ vai dar um tapa na cara de toda a sociedade, FAs e indústria com toda a arrogância que ele carrega no peito.
Desse jeito me recuso a acreditar que o Brasil seja realmente um país democrático. Aqui não tem democracia e sim interesses.

X-nobe

Torço para o F-18, SU-35 e PAK FA T-50, e não deveria dizer isso pois assim como o Gripen NG minhas escolhas não se solidificaram, mais:

Chora Viuvada hahahahahahaha

Roberto

Almeida, Você disse: ” …gostaria de lembrar a todos que cada um defende seus próprios interesses. E que a soma dos interesses de cada grupo são os interesses da nação.” Seu comentário traz uma grande contradição, A defesa de próprios interesses nunca vai trazer uma “soma de interesses” mas sim divisão e é óbvio cada grupo tem o seu próprio interesse.Um “interesse” de um determinado grupo raramente se identifica com o interesse da nação. E mais: “Numa democracia de verdade, deveríamos levar em consideração a opinião de todos, cada qual em sua especialidade. Desde os pilotos que irão operar e… Read more »

RodrigoBR

Isso tá cheirando a muita contra-informação dos EUA apoiando a SAAB para melar o Rafale francês no FX-2! EUA -> Se não levamos com o SH os franceses também não podem levar! Com o GRIPEN pelo menos vamos vender várias peças importantes e ainda por cima vamos poder controlar indiretamente o acesso a tecnologia e poderemos “melar” com nosso congrersso futuras compras e proibir a venda pelo Brasil a países que não quisermos!!! Cuidado com o jogo do Lobby americano!!! O Brasil já caiu várias vezes nesse “Conto do BISPO”! Ex: SIVAM, lebram-se? Jamais o GRIPEN vai ganhar, Jobim e… Read more »

Cabral

Quem que preferiria que tivesse comprado logo 50 SU-35 invés dessa palhaçada? Respondam

Contraditorio

Alguns preferem ser lacaios dos franceses ao invés dos americanos.
Tem gosto para tudo !

Ricardo

Até que enfim os defensores do Rafale apareceram, depois do corte de 1/3 da verba da defesa ele tinham estrategicamente sumido. O que os metalúrgicos, a indústria nacional e a FAB estão fazendo é defender seus interesses, que em conjunção fazem o interesse do país que trabalha e defende nossas fronteiras. Os primeiros desejam mais empregos, o segundo mais indústrias e transferência de tecnologia e a FAB um caça de primeira linha, de 4.5ª geração para unificar sua força e que caiba no seu orçamento sem acreditar em firulas ou promessas futuras (mentiras puras) de que vai ver mais recursos… Read more »

Fabio Mayer

E o que esses sindicatos farão para apoiar o gripen?

– Passeatas de apoio ao caça sueco, com bandeiras vermelhas e faixas dizendo FORA RAFALE! ?

– Piquete, com algum fanho dizendo: Cumpanhêros i cumpanhêras! Nóis num vai sai daqui inquantu a FABnum for equipada com o caça sueco, o povo, unido, jamais será vencido!!! ?

– Greve geral?

Tito

De nada adianta os sindicalistas, os empresários, a FAB, a EMBRAER, o Papa, o ITA, FIESP, SIESP, muitos aqui do blog (eu por exemplo) achar o Gripen melhor para o Brasil que quem decide são os experts em aviação, Nonadactilo e Jobesta.

MA

Só sei que a SAAB possui um pessoal de marketing EXCELENTE!
A Dassault sequer se deu ao trabalho… Menos ainda a Boeing!

Mas será que fará a diferença? Será que tudo que anunciam é verdade? Estou ficando indeciso com essas coisas recentes…

grifo

O processo de compra deixou de ser técnico e passou a ser político por decisão do Nelson Jobim, quando viu que a FAB não ia se curvar aos seus interesses pessoais. Agora que o processo é político, os sindicatos tem tanto direito de expressar sua opinião quanto o Nelson Jobim (PMDB-RS). Os sindicatos estão vendo o lado dos empregos gerados e estão certos em fazê-lo. Cabe ao Nelson Jobim no seu “parecer” explicar porque esses empregos devem ficar na França. Por sinal quem conhece o ex-ministro Luiz Marinho, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT sabe que eles… Read more »

Ricardo

Grifo inferencia interessante. Quando coloquei no final de meu comentário o tal “ouvir a sociedade” estava pensando nisto. Eu não acredito que a CUT e o sindicato dos metalúrgicos do ABC tenham tomado esta decisão a revelia do planalto. Lembro que o jornalista que publicou este “furo” no seu blog é muito querido no governo federal, quase um “porta voz não oficial do governo”.

Caipira

Quando li o título da matéria pensei que uma banda de rock havia declarado seu apoio ao Gripen! hehehehehe

Patriota

A opinião dos sindicalistas pode influenciar a decisão final , os ultimos comentarios do presidente passam a ideia de que este irá escutar a sociedade ( Provavelmente sindicalistas de esquerda que apoiam o Gripen).

Acho que o Felipe irá se surprender quando descobrir que os comunas estão apoiando nossa torcida

Curvo

Uma dúvida… não era hoje o prazo máximo do MD para divulgar o relatório dele e dizer quem foi o vencedor ????

Galeazzo Tozzi

Os metalúrgicos apoiam o Gripen, a FIESP apoia o Gripen… Tudo bem, vocês podem até achar que eles só entendem de Fusca e Parati, mas vocês se esquecem de uma coisa importantíssima.

A FAB APOIA O GRIPEN!

E agora? Quem mais entende de avião? A FAB ou o NJ? Eu voto na FAB. Jobim é advogado, nem engenheiro o sujeito é. Do que ele entende?
Por favor, gente, pensem antes de postar qualquer coisa.

Marco Antonio Lins

Amigos

Poucos foram empresarios e sindicatos que se preocupou com a Defesa…..E agora aparecem com estas! Mas como tudo tem a primeira vez. Fico ate feliz! pelo menos estão mudando de mentalidade.

Braziliano

Vai saber se a SAAB não percebeu que como há espaço para dois tipos de caça para o Brasil, vale a pena investir pesadamente ($$$ ???) em um lobby que mora no coração do Lula. Seus companheiros sindicalistas

O que impediria o uso de dois tipos de caça, seria o medo dos Fabianos com a verba para manter dois modelos diferentes.

Como vivemos em um sistema político onde todos os interessados acabam por serem beneficiados, os suecos estão apostando nisso.

luis alberto

Na minha leitura, a falcatrua estah tao gritante que muitor setores da sociedade, que aparentemente nao tem ou tem muito pouco a haver com esta licitacao, que estao se manifestando de modo mais sensato e equilibrado. Vox populi, vox dei.

Bruno Rocha

Suécos não sabem fazer lobby.

Matheusts

pow agora até eu to mudando de rafale para gripen novamente
só queria que mudasem o motor mais nada =/
acho melhor começar co um caça mais baratinhos mesmo sendo com turbinas americanas.

Vader

MWAHAHAHAHA!!!! AGORA VAI!!!! GO GRIPEN!!!! (mode Vader on): Come on vermelhuxos, join us in the Dark Side of the Force: everybody against “The JACA”, endorsing Gripen!!! Mwahahahaha… (mode Vader off). (esse FX2 depois do 7 de setembro é de dar asco!) Já que virou “escolha política” e tiraram o direito inalienável que tem a FAB de escolher o seu vetor com base na SUA análise técnica, acho bastante justo que todas as forças políticas se manifestem, malgrado os rafalecheiros cada vez mais passem agora a ver teorias da conspiração em tudo que é lugar, até entre seus antigos apoiadores esquerduchos,… Read more »

Robson Br

Nunão disse: 5 de abril de 2010 às 18:14 Gosto muito do trabalho de vocês, mas que a coisa não é igualitária. Basta fazer uma simples planilha de excel para ver. É sempre do mesmo jeito. O dia inteiro. Ta enchendo o saco. É tudo claro que o gripen não existe. Que a SAAB com apoio dos americanos e empresários vendidos estão tentando jogar a opinião pública contra o GF. A FAB provocou isso e está merecendo o cancelamento de tudo. Quero ver se outro governo teria peito para tocar um programa de submarino nuclear e um de 36 caças… Read more »

Vader

“Que a SAAB com apoio dos americanos e empresários vendidos estão tentando jogar a opinião pública contra o GF.”

Ahahaha, então “o trabalho se rendeu ao grande capital e aos interesses imperialistas internacionais” amigo Robson, pois como se vê até os “trabalhadores” Luiz Marinho e CUT estão apoiando o “lobby americano”, rsrsrs…

Amigo, fala sério, você faz melhor que isso vá…

Sds.

Alex

uma coisa que não entendo, muitos falam, que o Brasil deveria se aliar um projeto novo, pra obter conhecimento, entre outras coisas. então se o NG é uma caça de papel, essa não seria melhor oportunidade de aliar em uma caça novo, que ainda esta no papel. ou comprar algo um avião que nuca foi vendido.

Robson Br

Vader disse:
5 de abril de 2010 às 20:32

Os sidicalistas do hoje não são os mesmos dos de ontem.
E ele não é mais sindicalista e sim político. E todo político necessita de apoio financeiro empresrial para as campanhas. Não estou chamando isso de corrupção, pois é o sistema.

Vetusto Douto

Infelizmente, ja deu Rafale…

Robson Br

Alex disse: 5 de abril de 2010 às 20:52 O gripen NG nunca foi vendido mesmo e nem seu pais manifestou interesse em comprar. Seus principais equipamentos (nisso inclui o motor e o radar) não são de seu pais. Tambem não tem armamneto definido e necessita de permissão para uso. Para um caça que não existe, não tem apoio governamental, não tem controle dos principais equipamentos e não tem controle do armamento…. O por que do forte lobby da SAAB? Aqui não se divulga, mas se não levar no brasil, o C/D provavelmente será o último modelo. O depois dele… Read more »

Wolfpack

EXTRA EXTRA EXTRA, a SAAB será a nova patrocinadora do Flamengo e do Coritnthians, EXTRA EXTRA EXTRA, corra e compre seu Gripen NG nas Casas Bahia em 12x sem juros e ainda leva de graça um segundo Gripen NG, dois pelo preço de um rsrsrsrsrsrsrsrs.
Os caras sa SAAB conseguiram, desacreditaram sua proposta, enterraram suas chances com este lobby desenfreado. Manda mercadores oferecendo espelho para os Índios e repetem o mesmo mantra aqui e na Índia, só que no Oriente não os levam a sério… Só no Bananal mesmo.

Robson Br

Wolfpack disse:
5 de abril de 2010 às 21:06

Pior que muita gente boa embacou nessa canoa furada e está afundando com ela.

Marcos

Nós mais uma vez, vimos o bonde passar (SU-35 e o Pak Fat-50) e agora, mesmo com o desespero dos suécos, já é tarde, tenho a certeza que vamos mesmo é de JACA (Rafale), e no mais e passar mais 15 ou 20 anos de atraso, até quem sabe, surgir alguem com coragem (para não falar outra coisa) e fazer algo de valor.

Francisco AMX

Ta bom Srs. Editores, especialmente ao Nunão e o Galante
Já ví que não adianta “ironizar” ….então vou me humilhar! rsrsrss

Por favor coloquem um Post propondo o debate sério sobre os risco do NG, para fazermos um link com o AMX entre outras coisas, talvez alguém venha me convencer de algo importante, e se for capaz disso, vai convencer muita gente! façam como fizeram com o post dos riscos do Rafale operacional na FAB! por favor!

Saudações

Francoorp

Francisco AMX disse:
5 de abril de 2010 às 21:29

“meu questionamento ao blog é apenas um: Custos reais do NG ao Brasil! apenas isso, então o que vc viu foi sempre o mesmo, faz uns 3 meses, acho, que venho clamando por um post com este conteúdo.”

E eu acho que vai clamar por uns 3meses… pois o resultado do FX2 não sai mais agora depois das festas de Pácoa… quanto a pedir estas comparações de custos, riscos, integração, etc, em um matéria exclusiva, acho uma boa idéia Francisco AMX !!!

Mas será que vai acontecer??
Valeu!!

Vader

Francisco AMX disse: 5 de abril de 2010 às 21:29

“Darkman, meu questionamento ao blog é apenas um: Custos reais do NG ao Brasil!”

Chicão, sem querer me meter na discussão alheia (já chegam as minhas) mas vc sabe que a Suécia como avalista do Gripen NG já disse que cobre qualquer sobrepreço do Gripen NG. Então a verdade é que o Gripen NG tem preço fixo para nós. Ao contrário do Rafale, que a cada hora aparece um preço novo pra ele (US$ 6,2 bi, depois US$10 bi, e assim vai).

Sds.

Darkman

Caro Sr. Francisco AMX. Como vc mesmo disse “Já ví que não adianta “ironizar” esses são seus comentários que não julgo correto. Tá certo posso dizer que peguei pesado, mas sinceramente essas ironias não levam a nada.Em muitos dos seus comentários vc sempre demosntrou que o Blog é favor do gripenNg e contra o rafale que vc defende com unhas e dentes. Não sou anti democratico de forma alguma, pelo contrário, somente acho que essas ironias não levam a nada e isso não vai de forma alguma dimnuir a qualidade dos post e muito menos desqualificar seus Editores. Realmente não… Read more »

Alexandre Galante

Francisco, vamos fazer o post dos riscos do Gripen NG.

Francisco AMX

Obrigado Galante e Nunão!

marlos barcelos

como o gripen vai gerar emprego aqui se ele nem existi ainda ? só os espertalhões metalurgivos sabem disso. Outra coisa uma comissão da FAB não que colocou o Griprn em primeiro lugar, não quer dizer que os outros 60 mil concordem, se for pegar a opinião de todos que peguem a opinião de todos os pilotos, sem exceção, e não de 4 que foram estar os aviões, muito pouco representativo nos quadros da FAB, e podem ter certeza de que esse negócio envolve muito dinheiro, e tentativas de corromper que faz o processo, e há também muita divergência de… Read more »

Últimas Notícias

FAB realiza resgate de tripulante em navio na costa cearense

Missão foi realizada pela tripulação do 1º/8º GAV – Esquadrão Falcão, nessa segunda-feira (08/08) O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -