O F-35 e suas variantes

f-35-1

f-35_cockpit_dusk_with_virtual_hmdO F-35 é um caça de de 5ª geração que está sendo financiado e desenvolvido pelos EUA e mais oito países. Será produzido em 3 versões:

  • F-35A CTOL, para aeródromos convencionais;
  • F-35B STOVL, para navios e áreas de pouso próximas do campo de batalha;
  • F-35C carrier variant (CV), para lançamento por catapulta e pouso com cabos de retenção, para os navios-aeródromos da US Navy.

O Lockheed Martin F-35B Lightning II é o primeiro caça a combinar características furtivas (stealth), STOVL (short takeoff/vertical landing) e velocidade supersônica.

O F-35B foi projetado para substituir os AV-8B Harrier II e os F/A-18 Hornet. Será a primeira versão a entrar em serviço, em 2012, com os Marines. O voo do F-35A de decolagem e pouso convencionais ocorreu em dezembro de 2006. O F35C, projetado para lançamento em catapultas e recolhimento por cabos, fará seu vôo inaugural em 2009.

Segundo a Lockheed, o F-35 tem a “velocidade e manobrabilidade do F/A-18, a capacidade de desdobramento do AV-8B, a capacidade stealth do F-22, combinados com aviônica revolucionária”.

O coração do F-35B é seu propulsor STOVL, o mais poderoso já colocado num jato de combate, que movimenta um fan situado atrás do cockpit, dutos sob cada asa para estabilidade lateral e um nozzle na cauda que vetora o jato do motor na direção desejada. O motor Pratt & Whitney F135 vai propulsar os primeiros F-35Bs.

O motor F136, outro modelo alternativo desenvolvido pela GE e Rolls-Royce, vai também ser usado no F-35, a partir de 2010. O F-35 Lightning II também vai substituir os A-10, F-16 da USAF e os Harriers da RAF e RN.

Os principais sensores do F-35 serão o radar AESA AN/APG-81, o sistema EOTS (Electro-Optical Targeting System) e o DAS (distributed aperture system – AN/ASQ-37), composto de sensores passivos IR para designação de alvos e alerta contra mísseis.

Em 6 de abril de 2009, o secretário de Defesa Robert Gates anunciou que os EUA vão adquirir um total de 2.443 caças F-35, ao custo de cerca de um trilhão de dólares.

f35_variant_ctol

f35_variant_stovl

f35_variant_cv

NOTA do BLOG: Clicar nas imagens para ampliar e observar as diferenças dos três modelos, em especial o formato da parte logo atrás do cockpit do F-35B e a envergadura maior do F-35C, com as dobráveis.

Tagged with:
 

143 Comentários to “O F-35 e suas variantes”

  1. Felipe TP disse:

    Apesar do alto custo inicial, é previsto que por volta de 2013 o preço irá estabilizar em torno dos 80 milhões.

  2. Felipe TP disse:

    Apesar do alto custo inicial, é previsto que por volta de 2013 o preço irá estabilizar em torno dos 80 milhões.

  3. Alecsander disse:

    O F-35 é sem duvida depois do F-22 o melhor e mais cobiçado caça do mundo. Sua modernidade, flexibilidade e sofisticação é realmente incomparavel, mesmo com os BRICs trabalhando para desenvolver caças de 5ªgeração mais rapidos, potentes ou ageis, o F-35 tem a melhor e mais avançada tecnologia aeroespacial, eletrônica, as melhores armas, o sistema datalike mais complexo e uma capacidade stealth só superada pelo proprio F-22 e F-117. Os seus dons são inquestionaveis, mesmo para os simpatisantes do 5ªGERAÇÃO RUSSO PAK T-50 como eu.

  4. Alecsander disse:

    O F-35 é sem duvida depois do F-22 o melhor e mais cobiçado caça do mundo. Sua modernidade, flexibilidade e sofisticação é realmente incomparavel, mesmo com os BRICs trabalhando para desenvolver caças de 5ªgeração mais rapidos, potentes ou ageis, o F-35 tem a melhor e mais avançada tecnologia aeroespacial, eletrônica, as melhores armas, o sistema datalike mais complexo e uma capacidade stealth só superada pelo proprio F-22 e F-117. Os seus dons são inquestionaveis, mesmo para os simpatisantes do 5ªGERAÇÃO RUSSO PAK T-50 como eu.

  5. Bosco disse:

    Esse caça é tão fantástico que conseguiu até parar a fabricação do F-22.

  6. Bosco disse:

    Esse caça é tão fantástico que conseguiu até parar a fabricação do F-22.

  7. Alecsander disse:

    A 4ª geração esta relacionada principalmente como o alcance e superação de velocidade supersônica sem o uso de pós combustão, e pela capacidade de destruição de multiplos alvos, que é bem superior ao sistema no estado de arte que tem os caças de 3ª geração. Os caças SU-27 e SU-30 começaram como caças de 3ªgeração, mas só o SU-30 foi reformulado (assim como o F/A-18E/F) para a 4ªgeração. E os caças F-15 e F-16 (menos os mais modernos) também são de 3ªgeração.

  8. Alecsander disse:

    A 4ª geração esta relacionada principalmente como o alcance e superação de velocidade supersônica sem o uso de pós combustão, e pela capacidade de destruição de multiplos alvos, que é bem superior ao sistema no estado de arte que tem os caças de 3ª geração. Os caças SU-27 e SU-30 começaram como caças de 3ªgeração, mas só o SU-30 foi reformulado (assim como o F/A-18E/F) para a 4ªgeração. E os caças F-15 e F-16 (menos os mais modernos) também são de 3ªgeração.

  9. Alecsander disse:

    descupem eu coloque o texto na pagina erada.

  10. Alecsander disse:

    descupem eu coloque o texto na pagina erada.

  11. Henrique disse:

    2.443 Caças….. é nós nos arrastando por 10 anos para escolhermos um modelo para comprar 36!
    Abraço.

  12. Henrique disse:

    2.443 Caças….. é nós nos arrastando por 10 anos para escolhermos um modelo para comprar 36!
    Abraço.

  13. Bosco disse:

    Alecsander,
    por mais que aceitemos ou não, não somos nós que classificamos os caças em gerações. São os fabricantes, os usuários e a mídia especializada.
    A 4ª G está relacionada com um maior nível do uso da eletrônica, melhorando a interface entre o piloto e o caça, e deste com o ambiente.
    Isso se traduz como: HOTAS, HUDs holográficos de grande ângulo, telas multifuncionais, controles fly by wire, radar Doppler, etc.
    A capacidade de super cruzeiro não está relacionada com nenhuma geração especifica.
    Um abraço meu caro.

  14. Bosco disse:

    Alecsander,
    por mais que aceitemos ou não, não somos nós que classificamos os caças em gerações. São os fabricantes, os usuários e a mídia especializada.
    A 4ª G está relacionada com um maior nível do uso da eletrônica, melhorando a interface entre o piloto e o caça, e deste com o ambiente.
    Isso se traduz como: HOTAS, HUDs holográficos de grande ângulo, telas multifuncionais, controles fly by wire, radar Doppler, etc.
    A capacidade de super cruzeiro não está relacionada com nenhuma geração especifica.
    Um abraço meu caro.

  15. Alecsander disse:

    Bosco

    Apesar do nosso site aereo.jor classificar os caças SU-27, F-14, F-15, F-16 MirageIII e Mirage2000, como de 4ªgeração outros sites bem mais especialisados, como o defesanet.com dão uma classificação amenos do que este blog. É só as verções mais recentes do F-15 e F-16 que recebem caracteristicas de 4ª geração, e a do SU-30.

    http://br.groups.yahoo.com/group/aeroespacial/message/13144
    http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgappp/

    Bosco, como eu disse, eu escrevi na pagina errada, eu estava com duas janelas do site abertas, li uma pagina e sem querer escrevi na outra, vamos falar só sobre o F-35.

  16. Alecsander disse:

    Bosco

    Apesar do nosso site aereo.jor classificar os caças SU-27, F-14, F-15, F-16 MirageIII e Mirage2000, como de 4ªgeração outros sites bem mais especialisados, como o defesanet.com dão uma classificação amenos do que este blog. É só as verções mais recentes do F-15 e F-16 que recebem caracteristicas de 4ª geração, e a do SU-30.

    http://br.groups.yahoo.com/group/aeroespacial/message/13144
    http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgappp/

    Bosco, como eu disse, eu escrevi na pagina errada, eu estava com duas janelas do site abertas, li uma pagina e sem querer escrevi na outra, vamos falar só sobre o F-35.

  17. Paulo Renato disse:

    Belo vetor !!!

    Agora esses caças que estão disputando o FX2, chegam perto do F35 ???

    Os americanos na minha humikde opinião ainda dominam os céus com seus vetores.

    Poderiam meljorer o visual dele, acho meio feio, fora isso nada a dizer.

    Abs.

  18. Paulo Renato disse:

    Belo vetor !!!

    Agora esses caças que estão disputando o FX2, chegam perto do F35 ???

    Os americanos na minha humikde opinião ainda dominam os céus com seus vetores.

    Poderiam meljorer o visual dele, acho meio feio, fora isso nada a dizer.

    Abs.

  19. Alecsander disse:

    Paulo

    Em augus angulos o F-35 não é muito atraente, mas no geral ele é lindo, principalmente na dianteira e de lado.

  20. Alecsander disse:

    Paulo

    Em augus angulos o F-35 não é muito atraente, mas no geral ele é lindo, principalmente na dianteira e de lado.

  21. Edmar disse:

    Caros Amigos.:

    Acho que o único concorrente do “F-35″ será o “Sukhói SU-35″.

  22. Edmar disse:

    Caros Amigos.:

    Acho que o único concorrente do “F-35″ será o “Sukhói SU-35″.

  23. Marlos Barcelos disse:

    kkkkk os EUA teram 1 trilhão de dólares para gastar com os f-35, eu não acredito, mas o tempo dirá. Já estamos vivendo o inicio do fim da superpotência, com déficit de 1,84 trilhão de dólares somente esse ano, por quanto tempo vocês acham que eles consiguirão manter os gastos militares nesses níveis, isso não dura nem 5 anos essa utopia.

  24. Marlos Barcelos disse:

    kkkkk os EUA teram 1 trilhão de dólares para gastar com os f-35, eu não acredito, mas o tempo dirá. Já estamos vivendo o inicio do fim da superpotência, com déficit de 1,84 trilhão de dólares somente esse ano, por quanto tempo vocês acham que eles consiguirão manter os gastos militares nesses níveis, isso não dura nem 5 anos essa utopia.

  25. Lecen disse:

    Tinham que falar do Su-35…. o melhor caça do universo.

  26. Lecen disse:

    Tinham que falar do Su-35…. o melhor caça do universo.

  27. Jc disse:

    “Acho que o único concorrente do “F-35″ será o “Sukhói SU-35″.”

    Soh pode ser piada….

  28. Jc disse:

    “Acho que o único concorrente do “F-35″ será o “Sukhói SU-35″.”

    Soh pode ser piada….

  29. Felipe Cps disse:

    Caro Edmar: como é que o SU-35 pode “concorrer” com o F-35??? Pode um caça de 4a ger concorrer com um de 5a? Pode a vantagem Stealth ser substituída por que? O que adianta fazer melhores acrobacias (como o caso) e carregar toneladas de armamento se o inimigo te vê, dispara e, muito provavelmente, destrói, muito antes que você o veja?

    E pra quem perguntou acima, qualquer que seja nosso caça do FX2 não chegará aos pés do F-35. Meus caros, só o pouso e decolagem verticais do F-35B já é uma vantagem que NENHUM caça moderno, nem mesmo o F-22 tem!

    E realmente o bicho num é muito bonito, mas é muito mais bonito que aquele monstro da Boeing, o X-32…

    Abraços.

  30. Felipe Cps disse:

    Caro Edmar: como é que o SU-35 pode “concorrer” com o F-35??? Pode um caça de 4a ger concorrer com um de 5a? Pode a vantagem Stealth ser substituída por que? O que adianta fazer melhores acrobacias (como o caso) e carregar toneladas de armamento se o inimigo te vê, dispara e, muito provavelmente, destrói, muito antes que você o veja?

    E pra quem perguntou acima, qualquer que seja nosso caça do FX2 não chegará aos pés do F-35. Meus caros, só o pouso e decolagem verticais do F-35B já é uma vantagem que NENHUM caça moderno, nem mesmo o F-22 tem!

    E realmente o bicho num é muito bonito, mas é muito mais bonito que aquele monstro da Boeing, o X-32…

    Abraços.

  31. Do contra disse:

    O desenvolvimento destes caças são aó desculpa para tirar dinheiro do povo, se não precisa de um caça avançado pq não ficaram com o f-16 e o f-15? Bastava apenas dar uma melhorada!!!!

  32. Do contra disse:

    O desenvolvimento destes caças são aó desculpa para tirar dinheiro do povo, se não precisa de um caça avançado pq não ficaram com o f-16 e o f-15? Bastava apenas dar uma melhorada!!!!

  33. Goiano disse:

    Do contra,

    “Dar uma melhorada” enquanto a russia projeta cacas novos e superiores e joga no mercado? Mercado este que ta cheio de caras querendo “ver o ôco” dos EU. O desenvolvimento de novos projetos militares, principalmente na área aeroespacial, contribui imensamente com o próprio desenvolvimento social de uma nação. As tecnologias revolucionárias de ontem é que permitiram usarmos nossos microondas, relógios digitais, caneta esferografica, etc, etc, etc….hoje.

    abs

  34. Goiano disse:

    Do contra,

    “Dar uma melhorada” enquanto a russia projeta cacas novos e superiores e joga no mercado? Mercado este que ta cheio de caras querendo “ver o ôco” dos EU. O desenvolvimento de novos projetos militares, principalmente na área aeroespacial, contribui imensamente com o próprio desenvolvimento social de uma nação. As tecnologias revolucionárias de ontem é que permitiram usarmos nossos microondas, relógios digitais, caneta esferografica, etc, etc, etc….hoje.

    abs

  35. Felipe Cps disse:

    Goiano: é isso aí; é cada uma que a gente escuta…

  36. Felipe Cps disse:

    Goiano: é isso aí; é cada uma que a gente escuta…

  37. Goiano disse:

    “caneta esferografica” quis dizer caneta hidrografica.

    normalmente essas tecnologias levam de 10 a 15 anos para serem transferidas para a industria civil.

  38. Goiano disse:

    “caneta esferografica” quis dizer caneta hidrografica.

    normalmente essas tecnologias levam de 10 a 15 anos para serem transferidas para a industria civil.

  39. Claudio disse:

    Eu sou fã do F-35B, apesar dele levar uma carga menor que a dos irmãos, acho o mais interessante dos três.
    Se tivessemos acesso a ele e dinheiro sobrando, seria a nossa melhor opção para a Marinha.

  40. Claudio disse:

    Eu sou fã do F-35B, apesar dele levar uma carga menor que a dos irmãos, acho o mais interessante dos três.
    Se tivessemos acesso a ele e dinheiro sobrando, seria a nossa melhor opção para a Marinha.

  41. Everson disse:

    Incrível este avião….seria bom ter uns 50 por aqui, rsrsrs

  42. Everson disse:

    Incrível este avião….seria bom ter uns 50 por aqui, rsrsrs

  43. Everson disse:

    Alguém ai sabe me dizer sobre a autonomia dos F35?
    Num vi no texto, talvez tenha lido com desatenção….

  44. Everson disse:

    Alguém ai sabe me dizer sobre a autonomia dos F35?
    Num vi no texto, talvez tenha lido com desatenção….

  45. Sentando a Pua disse:

    2.443 Caças… O F-22 no começo do desenvolvimento também tinha um número expressivo de opções de compra, porem é bem mais caro que o F-35.

    Se me falassem que eles iriam comprar uns 500 desse avião eu já ficaria impressionado… mas 2.443… CARAMBA!!

  46. Sentando a Pua disse:

    2.443 Caças… O F-22 no começo do desenvolvimento também tinha um número expressivo de opções de compra, porem é bem mais caro que o F-35.

    Se me falassem que eles iriam comprar uns 500 desse avião eu já ficaria impressionado… mas 2.443… CARAMBA!!

  47. Felipe TP disse:

    Everson

    Autonomia apenas com combustível interno:

    F-35A: 2.200 km
    F-35B: 1.670 km
    F-35C: 2.520 km

  48. Felipe TP disse:

    Everson

    Autonomia apenas com combustível interno:

    F-35A: 2.200 km
    F-35B: 1.670 km
    F-35C: 2.520 km

  49. Rodrigo Marques disse:

    Ruim de aturar esse “trio ternura”: B2, F-22 e F-35 ( no caso deste, a familia toda).

  50. Rodrigo Marques disse:

    Ruim de aturar esse “trio ternura”: B2, F-22 e F-35 ( no caso deste, a familia toda).

  51. Everson disse:

    Afff….sem comentários hein…realmente impressionante…

  52. Everson disse:

    Afff….sem comentários hein…realmente impressionante…

  53. Felipe Cps disse:

    O mais interessante que acho no projeto JSF é que na verdade são 3 aviões completamente diferentes. Até mesmo no design. Idéias parecidas, mas conceitos completamente diferentes. O F35-B, por exemplo, não tem nada a ver com as outras duas versões, A e C, que por outro lado também tem diferenças visíveis entre si.

    O B é o mais “feinho”, mas por outro lado acho que a possibilidade de pouso e decolagem vertical é uma vantagem inigualável, pois o avião pode pousar perto do campo de batalha, em terrenos nos quais outras aeronaves de asa fixa não pousam, ser reabastecido de armas e combustível, e levantar vôo para atingir alvos próximos. Isso e a possibilidade de ser transportado em navios “comuns” (não necessariamente NAes) elimina também a necessidade de grande autonomia. Aliado à capacidade stealth, faz dele com certeza A MAIS IMPORTANTE MAQUINA DE GUERRA PROJETADA PELO “OCIDENTE” NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, e o torna um sucessor mais que digno do F/A-18 E do Harrier.

    Abraços.

  54. Felipe Cps disse:

    O mais interessante que acho no projeto JSF é que na verdade são 3 aviões completamente diferentes. Até mesmo no design. Idéias parecidas, mas conceitos completamente diferentes. O F35-B, por exemplo, não tem nada a ver com as outras duas versões, A e C, que por outro lado também tem diferenças visíveis entre si.

    O B é o mais “feinho”, mas por outro lado acho que a possibilidade de pouso e decolagem vertical é uma vantagem inigualável, pois o avião pode pousar perto do campo de batalha, em terrenos nos quais outras aeronaves de asa fixa não pousam, ser reabastecido de armas e combustível, e levantar vôo para atingir alvos próximos. Isso e a possibilidade de ser transportado em navios “comuns” (não necessariamente NAes) elimina também a necessidade de grande autonomia. Aliado à capacidade stealth, faz dele com certeza A MAIS IMPORTANTE MAQUINA DE GUERRA PROJETADA PELO “OCIDENTE” NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, e o torna um sucessor mais que digno do F/A-18 E do Harrier.

    Abraços.

  55. Alfredo_Araujo disse:

    “Sentando a Pua em 15 mai, 2009 às 10:03
    Se me falassem que eles iriam comprar uns 500 desse avião eu já ficaria impressionado… mas 2.443… CARAMBA!!”

    Mais vcs viram q o F-35 vai substituir quase tudo q voa na USAF ?
    F-16, A-10, F-15, etc…
    O F-15 acaba sendo substituido pelo F-35 pq o F-22 nao existe em quantidade suficiente…

    Só faltam as seguintes versões do F-35 para os EUA padronizarem tudo… a AWCS e Reabastecedor aéreo e transporte !

  56. Alfredo_Araujo disse:

    “Sentando a Pua em 15 mai, 2009 às 10:03
    Se me falassem que eles iriam comprar uns 500 desse avião eu já ficaria impressionado… mas 2.443… CARAMBA!!”

    Mais vcs viram q o F-35 vai substituir quase tudo q voa na USAF ?
    F-16, A-10, F-15, etc…
    O F-15 acaba sendo substituido pelo F-35 pq o F-22 nao existe em quantidade suficiente…

    Só faltam as seguintes versões do F-35 para os EUA padronizarem tudo… a AWCS e Reabastecedor aéreo e transporte !

  57. Felipe Cps disse:

    E pra quem fala que o F-35 e o F-22 são “caros” demais para serem usados, o Marine já disse num outro post: o B2 custa UM BILHÃO DE DÓLARES A UNIDADE, e está sendo usado a todo vapor.

  58. Felipe Cps disse:

    E pra quem fala que o F-35 e o F-22 são “caros” demais para serem usados, o Marine já disse num outro post: o B2 custa UM BILHÃO DE DÓLARES A UNIDADE, e está sendo usado a todo vapor.

  59. Rodrigo Marques disse:

    E o B2, “vale o quanto pesa” – Essa é velha :)

  60. Rodrigo Marques disse:

    E o B2, “vale o quanto pesa” – Essa é velha :)

  61. Av. disse:

    Marlos Barcelo, acorda pro mundo real, tão falando isso dos EUA desde o fim da segunda guerra… ;)

  62. Av. disse:

    Marlos Barcelo, acorda pro mundo real, tão falando isso dos EUA desde o fim da segunda guerra… ;)

  63. Henrique Sousa disse:

    Nunca antes na história deste planeta um programa para o desenvolvimento de um avião de combate foi tão ambicioso.

    Se nós por aqui estamos colhendo os frutos da comunalidade entre os sistemas de nossas aeronaves novas e modernizadas, imaginem o reflexo no longo prazo da implementação deste modelo substituindo uma ampla gama de vetores.

    Não tenho aqui certo o número, mas a similaridade esperada entre todas as versões supera os 70%. Diferentes sim, pero no mucho…..

    E só para lembrarmos da complexidade do programa, o demonstrados da tecnologia tem quase uma década do primeiro vôo.

  64. Henrique Sousa disse:

    Nunca antes na história deste planeta um programa para o desenvolvimento de um avião de combate foi tão ambicioso.

    Se nós por aqui estamos colhendo os frutos da comunalidade entre os sistemas de nossas aeronaves novas e modernizadas, imaginem o reflexo no longo prazo da implementação deste modelo substituindo uma ampla gama de vetores.

    Não tenho aqui certo o número, mas a similaridade esperada entre todas as versões supera os 70%. Diferentes sim, pero no mucho…..

    E só para lembrarmos da complexidade do programa, o demonstrados da tecnologia tem quase uma década do primeiro vôo.

  65. Rodrigo Rauta disse:

    Sentando a pua!
    Esse numero todo é pq ela irá substituir todas as versoes do F-16, A-10, F-15E ena marinha e fuzileiros os F-18 e AV-8, e no futuro, ira tb ficar no lugar dos Super Hornets.

    Abraço!

  66. Rodrigo Rauta disse:

    Sentando a pua!
    Esse numero todo é pq ela irá substituir todas as versoes do F-16, A-10, F-15E ena marinha e fuzileiros os F-18 e AV-8, e no futuro, ira tb ficar no lugar dos Super Hornets.

    Abraço!

  67. Everson disse:

    No fundo a balança do poder militar vai pender ainda mais pro lado dos EUA/OTAN né?

    Fazer o que, competirmos com “eles” é impossível e talvez desnecessário por muitas décadas….

    O importante num é termos uma defesa compatível com nossas dimensões continentais e posicionamento no cenário mundial?
    Acho que estamos trabalhando pra isso…

  68. Everson disse:

    No fundo a balança do poder militar vai pender ainda mais pro lado dos EUA/OTAN né?

    Fazer o que, competirmos com “eles” é impossível e talvez desnecessário por muitas décadas….

    O importante num é termos uma defesa compatível com nossas dimensões continentais e posicionamento no cenário mundial?
    Acho que estamos trabalhando pra isso…

  69. Felipe TP disse:

    É a lógica da padronização e que a atual tecnologia dá condições para que isso ocorra de forma satisfatória. Baixa os custos de produção e manutenção.

    Acho interessante uma dobradinha Hi-Lo, ao invés de diversas aeronaves diferentes para diversos fins.

  70. Felipe TP disse:

    É a lógica da padronização e que a atual tecnologia dá condições para que isso ocorra de forma satisfatória. Baixa os custos de produção e manutenção.

    Acho interessante uma dobradinha Hi-Lo, ao invés de diversas aeronaves diferentes para diversos fins.

  71. Alecsander disse:

    Alendo mas, gastar quase US$400 milhões em um caça para depois não usar, seria como um garoto que vai comprar um tênis Adidas ou Nike por R$800.00, e depois não usa por ser muito caros, dai o pé dele cresce, e o tênis não serve mais, e ele gasto 800 paus por uma coisa que só servio de infeite, como acontecel com um amigo meu de infancia. Ter F-22 pra não faser nada? Concertesa não com os americanos.

  72. Alecsander disse:

    Alendo mas, gastar quase US$400 milhões em um caça para depois não usar, seria como um garoto que vai comprar um tênis Adidas ou Nike por R$800.00, e depois não usa por ser muito caros, dai o pé dele cresce, e o tênis não serve mais, e ele gasto 800 paus por uma coisa que só servio de infeite, como acontecel com um amigo meu de infancia. Ter F-22 pra não faser nada? Concertesa não com os americanos.

  73. Everson disse:

    Pessoal videozínho pra gente babar um pouco:

    http://www.youtube.com/watch?v=_GjrPvSBGXE&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Ebiovolts%2Ecom%2Fforun%2Fcultura%2Dextra%2Fharrier%2Djet%2De%2Dcaca%2Df%2D35%2Dos%2Dcacas%2Dde%2Ddescolagem%2Dvertical%2F&feature=player_embedded

    Mas lembrem-se o F35 não é tudo isso, o Bruce Willis já abateu um!

    hahahaha

    (só pra descontrair)

  74. Everson disse:

    Pessoal videozínho pra gente babar um pouco:

    Mas lembrem-se o F35 não é tudo isso, o Bruce Willis já abateu um!

    hahahaha

    (só pra descontrair)

  75. Rodrigo Marques disse:

    Everson,

    Concordo com você. Perigoso mesmo é o F-22 que se transfoma em um Decepticon. :)

  76. Rodrigo Marques disse:

    Everson,

    Concordo com você. Perigoso mesmo é o F-22 que se transfoma em um Decepticon. :)

  77. Alecsander disse:

    Everson

    Bem lembrado, mais vale lembrar também, que Bruce Willis fez isso em 2007, os novos modelos que vão entrar agora em 2009, já foram atualizados para enfrentar este tipo de situação, rsrsrsrs…

    Um abraço.

  78. Alecsander disse:

    Everson

    Bem lembrado, mais vale lembrar também, que Bruce Willis fez isso em 2007, os novos modelos que vão entrar agora em 2009, já foram atualizados para enfrentar este tipo de situação, rsrsrsrs…

    Um abraço.

  79. Alecsander disse:

    Agora falando serio, o SU-35 não é bem um concorrente direto do F-35, ele esta sendo desenvolvido para rivalizar com os caças Rafale, Eurofighter Typhoon, Gripen Demo/NG,Jin J-10 e F/A-18E/F Super Hornet. Quem vai rivalizar com o F-35 e F-22 é o Sukhoi PAK FA T-50.
    No vídeo abaixo concedido para o youtube, pela fabricante da Sukhoi que produz e desenvolve o caça para, tem uma demonstração do SU-35 com seus equipamentos, armamentos, radar, e uma simulação de combate com o Eurofighter Typhoon, e quando é que ele deve usar o radar de 400km de alcance.

    http://www.youtube.com/watch?v=_Ksw8sMJrAo

    Eu não sou fã do SU-35 mais esse video produsido pela sukhoi e o bicho.

  80. Alecsander disse:

    Agora falando serio, o SU-35 não é bem um concorrente direto do F-35, ele esta sendo desenvolvido para rivalizar com os caças Rafale, Eurofighter Typhoon, Gripen Demo/NG,Jin J-10 e F/A-18E/F Super Hornet. Quem vai rivalizar com o F-35 e F-22 é o Sukhoi PAK FA T-50.
    No vídeo abaixo concedido para o youtube, pela fabricante da Sukhoi que produz e desenvolve o caça para, tem uma demonstração do SU-35 com seus equipamentos, armamentos, radar, e uma simulação de combate com o Eurofighter Typhoon, e quando é que ele deve usar o radar de 400km de alcance.

    Eu não sou fã do SU-35 mais esse video produsido pela sukhoi e o bicho.

  81. Colt disse:

    Olá pessoal!
    A Austrália aposta todas as suas fichas no F-35.
    Mas é mais que uma aposta. Eles conhecem a máquina e julgam que ela bate os principais oponentes, SU-X etc.
    Parece que o diferencial do F-35 é a brutal tecnologia envolvida, que faz a diferença em combate. Essa tecnologia envolve não só conhecimento mas tb processos de fabricação que demoraram anos para serem desenvolvidos. Radar, sensores que cobrem todos os ângulos em volta da aeronave, rastreando, filtrando e fornecendo ao piloto TODA informação necessária. Certamente está alguns anos à frente (uma década talvez ?) de qualquer possível oponente. Imagem o MLU dessa máquina!
    []s

  82. Colt disse:

    Olá pessoal!
    A Austrália aposta todas as suas fichas no F-35.
    Mas é mais que uma aposta. Eles conhecem a máquina e julgam que ela bate os principais oponentes, SU-X etc.
    Parece que o diferencial do F-35 é a brutal tecnologia envolvida, que faz a diferença em combate. Essa tecnologia envolve não só conhecimento mas tb processos de fabricação que demoraram anos para serem desenvolvidos. Radar, sensores que cobrem todos os ângulos em volta da aeronave, rastreando, filtrando e fornecendo ao piloto TODA informação necessária. Certamente está alguns anos à frente (uma década talvez ?) de qualquer possível oponente. Imagem o MLU dessa máquina!
    []s

  83. Adolf Galland disse:

    O F-35B, carrega uma semelhaça com o Yak-141

    http://dundy.hit.bg/yak141.jpeg

  84. Adolf Galland disse:

    O F-35B, carrega uma semelhaça com o Yak-141

    http://dundy.hit.bg/yak141.jpeg

  85. welington disse:

    Alecsander em 15 mai, 2009 às 15:53
    Welington= alecsander tem que se levar em conta a idade dos vídeos, naquela época não existiam os recursos gráficos hoje disponíveis, mas o mesmo retrata bem as capacidades do vetor…

  86. welington disse:

    Alecsander em 15 mai, 2009 às 15:53
    Welington= alecsander tem que se levar em conta a idade dos vídeos, naquela época não existiam os recursos gráficos hoje disponíveis, mas o mesmo retrata bem as capacidades do vetor…

  87. gustavo disse:

    só viuvinha russa mesmo pra vir aqui falar que os caças russos são superiores aos americanos! que piadaaa!

    e por sinal ta cheio delas aqui!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  88. gustavo disse:

    só viuvinha russa mesmo pra vir aqui falar que os caças russos são superiores aos americanos! que piadaaa!

    e por sinal ta cheio delas aqui!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  89. Cantarelli disse:

    Que caça mais feio parece uma pomba

  90. Cantarelli disse:

    Que caça mais feio parece uma pomba

  91. welington disse:

    Não existe isto de Russos ou Americanos são superiores, estas duas grandes nações se rivalizam para produzir o melhor vetor em cada setor a décadas e estas duas se revezam a cada geração.
    OBS. O SU-30 é superior ao F-15 E, o F-22 é a melhor aeronave de combate da atualidade pode ser superada pelo PAK FA como também pode ser muito similares ou o F-22 continuar sendo o rei dos céus, de mais meus sinceros parabéns a estas duas nações por produzir estas maravilhas tecnológicas.

  92. welington disse:

    Não existe isto de Russos ou Americanos são superiores, estas duas grandes nações se rivalizam para produzir o melhor vetor em cada setor a décadas e estas duas se revezam a cada geração.
    OBS. O SU-30 é superior ao F-15 E, o F-22 é a melhor aeronave de combate da atualidade pode ser superada pelo PAK FA como também pode ser muito similares ou o F-22 continuar sendo o rei dos céus, de mais meus sinceros parabéns a estas duas nações por produzir estas maravilhas tecnológicas.

  93. Tailhooker disse:

    As três vistas dos 3 modelos são interessantes, pois podemos comparar as dimensões e as diferenças de configuração em função das particularidades de cada operação.
    F-35C tem slats no bordo de ataque, além de ter uma maior envergadura e uma maior razão de aspecto. Isso se deve á necessidade de aumento do coeficiente de sustentação à baixas velocidades, necessárias a uma aproximação para NAe. Além da asa maior, os estabilizadores horizontais também são maiores.
    Outro ddetalhe interessante é o chamado alinhamento em planta das superfícies. O ângulo de enflechamento da linha de 1/4 da corda é exatamente o mesmo nas duas semi-asas e nos estabilizadores horizontais. Tal configuração reforça sua característica stealth e diminui o seu RCS, óbvio que não é só isso que confere um RCS bem baixo ao F-35. Novas tecnologias nos dutos de entrada de ar do motor também contribuem para isso. O alinhamento em planta é um artifício aerodinâmico utilizado tb no F-22 para reduzir a assinatura radar.
    Destaque da versão B é o seu sistema “lift fan”. O motores F135 e F136 entregam nada mais do que 40000lbs de empuxo, uma verdadeira boçalidade de potência, um record de empuxo em motores militares. O melhor é que o “lift fan” praticamente não rouba muita potência do motor prinicipal, utiliza ar frio “benigno” para as rampas e para o pessoal de apoio.
    Essa aeronave, não somente do ponto de vista operacional, mas no ponto de vista de processos de fabricação, é o estado da arte.

  94. Tailhooker disse:

    As três vistas dos 3 modelos são interessantes, pois podemos comparar as dimensões e as diferenças de configuração em função das particularidades de cada operação.
    F-35C tem slats no bordo de ataque, além de ter uma maior envergadura e uma maior razão de aspecto. Isso se deve á necessidade de aumento do coeficiente de sustentação à baixas velocidades, necessárias a uma aproximação para NAe. Além da asa maior, os estabilizadores horizontais também são maiores.
    Outro ddetalhe interessante é o chamado alinhamento em planta das superfícies. O ângulo de enflechamento da linha de 1/4 da corda é exatamente o mesmo nas duas semi-asas e nos estabilizadores horizontais. Tal configuração reforça sua característica stealth e diminui o seu RCS, óbvio que não é só isso que confere um RCS bem baixo ao F-35. Novas tecnologias nos dutos de entrada de ar do motor também contribuem para isso. O alinhamento em planta é um artifício aerodinâmico utilizado tb no F-22 para reduzir a assinatura radar.
    Destaque da versão B é o seu sistema “lift fan”. O motores F135 e F136 entregam nada mais do que 40000lbs de empuxo, uma verdadeira boçalidade de potência, um record de empuxo em motores militares. O melhor é que o “lift fan” praticamente não rouba muita potência do motor prinicipal, utiliza ar frio “benigno” para as rampas e para o pessoal de apoio.
    Essa aeronave, não somente do ponto de vista operacional, mas no ponto de vista de processos de fabricação, é o estado da arte.

  95. Galante disse:

    Tailhooker, sempre com comentários de alto nível técnico e elucidativo!

  96. Galante disse:

    Tailhooker, sempre com comentários de alto nível técnico e elucidativo!

  97. Bosco disse:

    Tailhooker,
    concordo com o Galante. Foi brilhante! Pena que não entendi nada.rsrs…
    Brincadeira Tail, entendi sim.
    Um abraço.

  98. Bosco disse:

    Tailhooker,
    concordo com o Galante. Foi brilhante! Pena que não entendi nada.rsrs…
    Brincadeira Tail, entendi sim.
    Um abraço.

  99. Francisco AMX disse:

    Qual será a razão de abate x queda deste, para um SH ou F-16B60 e F-15E, ou até mesmo ao F-22? espero que não apereçam “crentes” dizendo que é de 100×1 contra o SH ou F-16B60 e F-15E…
    E o F-22 vão parar mesmo?! pra sempre? :( … queria ver a evolução deste grande e lindo avião!… :(

  100. Francisco AMX disse:

    Qual será a razão de abate x queda deste, para um SH ou F-16B60 e F-15E, ou até mesmo ao F-22? espero que não apereçam “crentes” dizendo que é de 100×1 contra o SH ou F-16B60 e F-15E…
    E o F-22 vão parar mesmo?! pra sempre? :( … queria ver a evolução deste grande e lindo avião!… :(

  101. Francisco AMX disse:

    Uma questão interessante, pq não foi adotado, será, um canoppy como do Viper? sem a coluna de junção com o para-brisa… será para resistir melhor a impactos contra aves?

  102. Francisco AMX disse:

    Uma questão interessante, pq não foi adotado, será, um canoppy como do Viper? sem a coluna de junção com o para-brisa… será para resistir melhor a impactos contra aves?

  103. Bosco disse:

    Francisco,
    os russos estão desenvolvendo algum canhão antiaéreo baseado no lançamento de aves? Pequeno calibre: pintinhos. Médio calibre: frangos. Grosso calibres: emas. rsrsrs….
    Me desculpe mas não podia deixar passar essa. rsrs…

  104. Bosco disse:

    Francisco,
    os russos estão desenvolvendo algum canhão antiaéreo baseado no lançamento de aves? Pequeno calibre: pintinhos. Médio calibre: frangos. Grosso calibres: emas. rsrsrs….
    Me desculpe mas não podia deixar passar essa. rsrs…

  105. Alecsander disse:

    welington

    Não intendi o que você quis dizer, o video que indiquei è o mais recente da sukhoi, é claro que não e uma produção feita pela Pixar, como a Lockheed Martin costuma fazer. Se esse video fosse tão antigo assim ele não teria por ex: os pulsos eletro maguinéticos que anulam os radares.

  106. Alecsander disse:

    welington

    Não intendi o que você quis dizer, o video que indiquei è o mais recente da sukhoi, é claro que não e uma produção feita pela Pixar, como a Lockheed Martin costuma fazer. Se esse video fosse tão antigo assim ele não teria por ex: os pulsos eletro maguinéticos que anulam os radares.

  107. Marlos Barcelos disse:

    vocs realmente acham que os EUA terão 1 trilhão de dólares para gastar com esse caça? mesmo tendo défitis que superam 1 trilhão de dólares? mesmo tendo que equipar o resto de suas forças armadas? Eu não acredito, a não ser que a ecoomia americana reaja rapidamente a crise e passe a crescer 10% ao ano como fazem os chineses, qualquer outra coisa diferente disso eu não acredito. a dívida dos EUA este ano atingirá 12 trilhões de dólares, no ano que vem a previsão do governo americano é de superar os 13 trilhões de dólares e depois do ano que vem irá superar o PIB americano, e mesmo assim ter 1 trilhão de dólares para gastar em um tipo de caça parece uma alucinação deste secretário de defesa dos EUA, assim como antes diziam que iriam ter mais de 400 f-22, e a realidade só permitiu adquirir 187.

  108. Marlos Barcelos disse:

    vocs realmente acham que os EUA terão 1 trilhão de dólares para gastar com esse caça? mesmo tendo défitis que superam 1 trilhão de dólares? mesmo tendo que equipar o resto de suas forças armadas? Eu não acredito, a não ser que a ecoomia americana reaja rapidamente a crise e passe a crescer 10% ao ano como fazem os chineses, qualquer outra coisa diferente disso eu não acredito. a dívida dos EUA este ano atingirá 12 trilhões de dólares, no ano que vem a previsão do governo americano é de superar os 13 trilhões de dólares e depois do ano que vem irá superar o PIB americano, e mesmo assim ter 1 trilhão de dólares para gastar em um tipo de caça parece uma alucinação deste secretário de defesa dos EUA, assim como antes diziam que iriam ter mais de 400 f-22, e a realidade só permitiu adquirir 187.

  109. Tailhooker disse:

    Caro Francisco,

    Quanto ao plexiglass do canopy, realmente não sei responder o por quê da junção. Mas o fato interessante é que o F-35 segue a linhagem das aeronaves americanas cujos canopy abrem verticalmente. Porém, o F-35 inovou invertendo o sentido da dobradiça, que vai a vante dessa vez. Também desconheço as vanagens técnicas dessa configuração, mas não deixa de ser interessante e curioso.
    Se eu não me engano, o F-22 quebra a tradição americana, ao abrir lateralmente, da esquerda para a direita. Alguem me corrija se eu estiver errado. O F-104 também abria para o lado. Deve haver algum outro, mas a grande maioria dos projetos americanos abrem na vertical.

    Outro dado curioso sobre a fabricação do F-35 é a grande redução no número de rebites. É quase 50% a menos que num F-16 Block 50/52. Grande parte dos conjuntos e seções de fuselagem são peças inteiriças.

    Forte abraço

  110. Tailhooker disse:

    Caro Francisco,

    Quanto ao plexiglass do canopy, realmente não sei responder o por quê da junção. Mas o fato interessante é que o F-35 segue a linhagem das aeronaves americanas cujos canopy abrem verticalmente. Porém, o F-35 inovou invertendo o sentido da dobradiça, que vai a vante dessa vez. Também desconheço as vanagens técnicas dessa configuração, mas não deixa de ser interessante e curioso.
    Se eu não me engano, o F-22 quebra a tradição americana, ao abrir lateralmente, da esquerda para a direita. Alguem me corrija se eu estiver errado. O F-104 também abria para o lado. Deve haver algum outro, mas a grande maioria dos projetos americanos abrem na vertical.

    Outro dado curioso sobre a fabricação do F-35 é a grande redução no número de rebites. É quase 50% a menos que num F-16 Block 50/52. Grande parte dos conjuntos e seções de fuselagem são peças inteiriças.

    Forte abraço

  111. Tailhooker disse:

    Ah esqueci de um detalhe. O F-35C estará equipado com dispositivo para dobragem de asas, por razões óbvias.

    Abraços

  112. Tailhooker disse:

    Ah esqueci de um detalhe. O F-35C estará equipado com dispositivo para dobragem de asas, por razões óbvias.

    Abraços

  113. Felipe Cps disse:

    Caro Marlos: os EUA tem crédito mais do que suficiente para rolar sua dívida externa pelos próximos 30 anos, não se preocupe; para sorte deles e nossa eles estão bem longe de falir…

    Sds.

  114. Felipe Cps disse:

    Caro Marlos: os EUA tem crédito mais do que suficiente para rolar sua dívida externa pelos próximos 30 anos, não se preocupe; para sorte deles e nossa eles estão bem longe de falir…

    Sds.

  115. Marlos Barcelos disse:

    Felipe Cps

    só quero ver quem tem cacife para emprestar 1 trilhão de dólares ao ano para os EUA, mas vc pode até ter razão, vou aguardar e ver até onde os americanos aceitarão déficits gigantescos para manter as forças armadas, é política de Estado, mas dinheiro do contribuinte.

  116. Marlos Barcelos disse:

    Felipe Cps

    só quero ver quem tem cacife para emprestar 1 trilhão de dólares ao ano para os EUA, mas vc pode até ter razão, vou aguardar e ver até onde os americanos aceitarão déficits gigantescos para manter as forças armadas, é política de Estado, mas dinheiro do contribuinte.

  117. Felipe Cps disse:

    Marlos: sem Forças Armadas não tem armamento, sem armamento não tem 30 milhões de empregos (entre diretos e indiretos). Simples assim. Nunca vai acabar.

  118. Felipe Cps disse:

    Marlos: sem Forças Armadas não tem armamento, sem armamento não tem 30 milhões de empregos (entre diretos e indiretos). Simples assim. Nunca vai acabar.

  119. Marlos Barcelos disse:

    Felipe Cps

    acabar nunca, mas dimuir o tamanho pode ser, se vc fosse americano gostaria de bancar a indústria armamentista em troca de um aumento brutal da dívida que no fututro pode inviabilizar o desenvolvimento do País? não acho os americanos burros, e tenho certeza que no momento certo diminuirão o dinheiro das forças armadas, mas por enquanto continua como antes, só acho que os americanos vão começar a reclamar em pouquíssimos anos.

  120. Marlos Barcelos disse:

    Felipe Cps

    acabar nunca, mas dimuir o tamanho pode ser, se vc fosse americano gostaria de bancar a indústria armamentista em troca de um aumento brutal da dívida que no fututro pode inviabilizar o desenvolvimento do País? não acho os americanos burros, e tenho certeza que no momento certo diminuirão o dinheiro das forças armadas, mas por enquanto continua como antes, só acho que os americanos vão começar a reclamar em pouquíssimos anos.

  121. Felipe Cps disse:

    Marlos:

    “se vc fosse americano gostaria de bancar a indústria armamentista em troca de um aumento brutal da dívida que no fututro pode inviabilizar o desenvolvimento do País?”

    Se eu fosse um dos que estava empregado numa crise lascada dessas, estaria me lixando pro “futuro desenvolvimento da nação”…

    Quanto a eles, não se preocupe, se um dia o crédito começar a escassear (por exemplo, se China, Japão, Brasil e Arábia Saudita resolverem parar de comprar Bônus do Tesouro Americano ao mesmo tempo), eles arrumam uma guerrinha ou inventam de invadir alguém pra recuperar a lucratividade. Simples assim.

    O que não entendem alguns utopistas é que os EUA são administrados há duzentos anos como uma empresa. Uma empresa TEM que dar certo, senão seus sócios, funcionários, todo mundo VAI PRO BURACO! Com o país é do mesmo jeito.

    Quanto a nós, apenas agora estamos começando a seguir o exemplo deles, e vai demorar ainda meio século, pelo menos, para podermos nos comparar com eles. Mas ainda há muita gente reticente, que aposta no quanto pior melhor dos EUA como se eles fossem o inimigo, quando na verdade eles são nosso mais bem sucedido paradigma…

    Sds.

  122. Felipe Cps disse:

    Marlos:

    “se vc fosse americano gostaria de bancar a indústria armamentista em troca de um aumento brutal da dívida que no fututro pode inviabilizar o desenvolvimento do País?”

    Se eu fosse um dos que estava empregado numa crise lascada dessas, estaria me lixando pro “futuro desenvolvimento da nação”…

    Quanto a eles, não se preocupe, se um dia o crédito começar a escassear (por exemplo, se China, Japão, Brasil e Arábia Saudita resolverem parar de comprar Bônus do Tesouro Americano ao mesmo tempo), eles arrumam uma guerrinha ou inventam de invadir alguém pra recuperar a lucratividade. Simples assim.

    O que não entendem alguns utopistas é que os EUA são administrados há duzentos anos como uma empresa. Uma empresa TEM que dar certo, senão seus sócios, funcionários, todo mundo VAI PRO BURACO! Com o país é do mesmo jeito.

    Quanto a nós, apenas agora estamos começando a seguir o exemplo deles, e vai demorar ainda meio século, pelo menos, para podermos nos comparar com eles. Mas ainda há muita gente reticente, que aposta no quanto pior melhor dos EUA como se eles fossem o inimigo, quando na verdade eles são nosso mais bem sucedido paradigma…

    Sds.

  123. welington disse:

    Alecsander em 15 mai, 2009 às 22:05
    Os vídeos são antigos sim, ele datam de quando o SU-35 BM nem existia, estes são do final da década passada e foram feitos para demonstrar as futuras capacidades do SU-35 BM, sobre o sistema de guerra eletrônica do SU-35 BM o KNIRTI L175M este não é novo e alias é a primeira aeronave de combate a utiliza este tipo de sistema, assim como o F-18 G o utiliza atualmente…
    KNIRTI L175M
    O Khibiny-m, trabalha em pelo menos 3 modos distintos , em modos de proteção individual., escolta, e grupo de ataque, tendo similaridades aos instalados nas versões do F-15E, F-18G e aeronaves especializadas nesta função de guerra eletrônica. O sistema é capaz de detectar acuradamente o sinal da ameaça e jamea-la, com diferentes técnicas de interferência, sendo capaz de designar alvos para mísseis ar-ar como o R-27EP ou ar-solo como os da família kh-31p.O sistema trabalha em conjunto com o radar, direciona diferentes ondas de interferência para cada ameaça, e direciona energia eletromagnética para as contramedidas descartáveis chafft e flares, aumentando a possibilidade de engodo.
    Um grande abraço Alecsander.

  124. welington disse:

    Alecsander em 15 mai, 2009 às 22:05
    Os vídeos são antigos sim, ele datam de quando o SU-35 BM nem existia, estes são do final da década passada e foram feitos para demonstrar as futuras capacidades do SU-35 BM, sobre o sistema de guerra eletrônica do SU-35 BM o KNIRTI L175M este não é novo e alias é a primeira aeronave de combate a utiliza este tipo de sistema, assim como o F-18 G o utiliza atualmente…
    KNIRTI L175M
    O Khibiny-m, trabalha em pelo menos 3 modos distintos , em modos de proteção individual., escolta, e grupo de ataque, tendo similaridades aos instalados nas versões do F-15E, F-18G e aeronaves especializadas nesta função de guerra eletrônica. O sistema é capaz de detectar acuradamente o sinal da ameaça e jamea-la, com diferentes técnicas de interferência, sendo capaz de designar alvos para mísseis ar-ar como o R-27EP ou ar-solo como os da família kh-31p.O sistema trabalha em conjunto com o radar, direciona diferentes ondas de interferência para cada ameaça, e direciona energia eletromagnética para as contramedidas descartáveis chafft e flares, aumentando a possibilidade de engodo.
    Um grande abraço Alecsander.

  125. Marlos Barcelos disse:

    Felipe Cps

    vc devia ser secretário das finanças dos EUA, tão fácil resolver o problema econômico, é só fazer uma guerra. Vi um economista famoso americano dizendo que se os EUA continuarem a ter déficits grandes em menos de 30 anos será um País de 3º mundo, e olha que isso foi antes dos déficits trilhonários, imagine agora, mas se vc acha que um País pode gastar indiscriminadamente, ter déficits trilhonários e continuar sendo a principal economia do mundo para sempre, aí não posso fazer nada. Mas continuo achando que os EUA em pouco tempo, ainda no governo Obama terá que reduzir os gastos militares, enquanto tiver crise, continuarão gastando, mas isso não pode durar muito tempo, ou até mesmo os EUA serão levados a falência.

  126. Marlos Barcelos disse:

    Felipe Cps

    vc devia ser secretário das finanças dos EUA, tão fácil resolver o problema econômico, é só fazer uma guerra. Vi um economista famoso americano dizendo que se os EUA continuarem a ter déficits grandes em menos de 30 anos será um País de 3º mundo, e olha que isso foi antes dos déficits trilhonários, imagine agora, mas se vc acha que um País pode gastar indiscriminadamente, ter déficits trilhonários e continuar sendo a principal economia do mundo para sempre, aí não posso fazer nada. Mas continuo achando que os EUA em pouco tempo, ainda no governo Obama terá que reduzir os gastos militares, enquanto tiver crise, continuarão gastando, mas isso não pode durar muito tempo, ou até mesmo os EUA serão levados a falência.

  127. Francisco AMX disse:

    Poh Bosco! seu bandido! rsrsrsrs

    Falando sério, por incrível que pareça um parabrisa de caça, tipo F-5, muito similar em solução/design ao do F-18, por ex., resite a impacto direto de um projetil de 20mm, porém não aguenta um frango congelado lançado a 600/700kmh! estraçalha o parabrisa, acredito que isso ainda seja um problema dos projetistas…

    Abraço
    Brodi!

  128. Francisco AMX disse:

    Poh Bosco! seu bandido! rsrsrsrs

    Falando sério, por incrível que pareça um parabrisa de caça, tipo F-5, muito similar em solução/design ao do F-18, por ex., resite a impacto direto de um projetil de 20mm, porém não aguenta um frango congelado lançado a 600/700kmh! estraçalha o parabrisa, acredito que isso ainda seja um problema dos projetistas…

    Abraço
    Brodi!

  129. Francisco AMX disse:

    Tailhooker! Valew! to gostando bastante dos teus posts, na verdade sempre apreciei e continuo linkando as coisas que tu e o Bosco escrevem! parabéns aos dois!
    Como gostaria de sentar a mesa de um “buteco” com alguns colegas aqui…

    Grande a abraço!

  130. Francisco AMX disse:

    Tailhooker! Valew! to gostando bastante dos teus posts, na verdade sempre apreciei e continuo linkando as coisas que tu e o Bosco escrevem! parabéns aos dois!
    Como gostaria de sentar a mesa de um “buteco” com alguns colegas aqui…

    Grande a abraço!

  131. Giovani disse:

    Será que é tão impossivel assim ver os F-35 na FAB, afinal de contas os AMX/A-1 só serão substituidos apartir de 2025, há muitas possibildades do Governo Brasileiro re-pensar a compra deste Caça.

  132. Giovani disse:

    Será que é tão impossivel assim ver os F-35 na FAB, afinal de contas os AMX/A-1 só serão substituidos apartir de 2025, há muitas possibildades do Governo Brasileiro re-pensar a compra deste Caça.

  133. Alecsander disse:

    Giovani

    Eu também queria ver um F-35 na FAP, mais contodas as limitações impostas para a sua compra, não interesão a fap. Mais eu ainda tenho esperanças de velo na marinha nos porta-aviões que seram projetados e construidos até 2022.

    http://www.defesabr.com/MB/mb_meios_futuros_Parte2.htm

  134. Alecsander disse:

    Giovani

    Eu também queria ver um F-35 na FAP, mais contodas as limitações impostas para a sua compra, não interesão a fap. Mais eu ainda tenho esperanças de velo na marinha nos porta-aviões que seram projetados e construidos até 2022.

    http://www.defesabr.com/MB/mb_meios_futuros_Parte2.htm

  135. [...] novos aviões de combate, seriam “inspirados” no norte americano F-35, seriam bimotores e poderiam decolar e aterrissar de pistas muito curtas, segundo a fonte [...]

  136. [...] novos aviões de combate, seriam “inspirados” no norte americano F-35, seriam bimotores e poderiam decolar e aterrissar de pistas muito curtas, segundo a fonte [...]

  137. [...] o Super Hornet já possui um sucessor, o F-35 Lightning II, na sua versão “Charlie”, para uso [...]

  138. [...] o Super Hornet já possui um sucessor, o F-35 Lightning II, na sua versão “Charlie”, para uso [...]

Comente

Você precisa estar logado para postar comentários.

Já saiu o número 4 da nossa revista impressa Forças de Defesa, com 96 páginas. Garanta já o seu exemplar, por apenas R$18,00. O preço já inclui o envio registrado pelos Correios e a embalagem protetora. Para adquirir o seu exemplar, clique num dos botões abaixo. Use o PagSeguro para gerar um boleto pagável em qualquer banco e o PayPal para pagar com cartão de crédito. Para dúvidas sobre outras formas de pagamento e demais informações, envie um e-mail para [email protected]. Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante dos sites das Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.