vinheta-perfil-aereo Comparar o Super Hornet F/A-18E/F com o Hornet F/A-18C/D, é como comparar o A-29 Super Tucano com o T-27 Tucano. São aviões apenas parecidos exteriormente, mas na verdade, são totalmente diferentes em capacidade e poder de fogo.

O Super Hornet entrou em serviço em 1999 na Marinha dos EUA, para substituir o F-14 Tomcat. Ele opera ao lado dos antigos Hornet.
Em 2007, a Real Força Aérea da Austrália também selecionou o Super Hornet para substituir os F-111.

O F/A-18E/F é uma variante maior e mais avançada do F/A-18C/D. O conceito original do avião surgiu na década de 1980, comercializado pela McDonnell Douglas como Hornet 2000.

Mais tarde, o avião foi oferecido à US Navy para preencher a lacuna produzida pelo cancelamento do avião de ataque stealth A-12 Avenger II e pelo NATF, que seria uma versão navalizada do F-22.

O Super Hornet foi encomendado pela US Navy em 1992, porque precisava também substituir os velhos F-14 Tomcat e complementar os Hornet, até a chegada do F-35.

Parecido, mas nem tanto

A Marinha conservou a designação de F/A-18 para ajudar a vender o programa ao Congresso, passando a idéia de um “derivativo” de baixo risco, embora o Super Hornet seja, na verdade, uma nova aeronave.

Ele é cerca de 20% maior, pesa vazio 3 toneladas a mais e, carregado, seu peso supera em 7 toneladas o do Hornet. Carrega 33% a mais de combustível, com alcance 41% superior e persistência em combate 50% maior.

O mais importante de tudo é que apesar das diferenças de performance, o Hornet e o Super Hornet compartilham muitas características de vôo, incluindo aviônicos, assentos de ejeção, armamentos, software de missão, procedimentos operacionais e de manutenção, barateando os custos.
A capacidade de sobrevivência é uma característica importante no projeto do Super Hornet.

A US Navy resolveu adotar uma abordagem equilibrada no quesito furtividade, não adotando um design totalmente stealth, mas em vez disso, seu design incorpora características stealth, capacidade de guerra eletrônica avançada, reduzida vulnerabilidade balísticas, o emprego de armas stand-off, e o uso de táticas inovadoras.

A seção reta radar do F/A-18E/F foi reduzida consideravelmente em alguns aspectos, principalmente a parte frontal e traseira, através do redesenho das entradas de ar do motor e do emprego de materiais que espalham a radiação para os lados.

Novo radar

Em termos de aviônica, o Super Hornet compartilha 90% dos sistemas do Hornet original, facilitando a manutenção. O grande diferencial porém fica por conta do radar APG-79, introduzido a partir de 2005.

O novo radar APG-79 é do tipo AESA (Electronically Scanned Array), que oferece diversas vantagens para o Super Hornet. Ele permite que as tripulações possam executar simultâneamente ações ar-ar e ar-terra,  e proporciona também maior qualidade de alta resolução no mapeamento de terreno.

O radar AESA também pode detectar alvos muito pequenos, tais como mísseis ar-ar se aproximando e é muito mais discreto que o radar anterior, podendo detectar um avião inimigo muitas vezes sem alertar seu sistema de alerta radar. Ele também pode ser usado para “jammear” radares inimigos.

O Super Hornet, ao contrário do Hornet anterior, pode ser equipado com um sistema de reabastecimento aéreo (ARS) ou “buddy store”, permitindo que ele amplie o alcance de outros caças.

Convertido para REVO, o Super Hornet leva um casulo sob a fuselagem com um reservatório de 1.200 litros e a mangueira, juntamente com quatro tanques externos de 1.800 litros sob as asas, totalizando  13 toneladas de combustível na aeronave.

O Super Hornet tem também a seu favor o fato de ser um projeto maduro, com farta linha logística e experiência de combate. Já foram produzidas mais de 350 aeronaves e ele deverá ser, por muito tempo ainda, o principal vetor da Marinha dos EUA.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • RSS
  • Yahoo! Bookmarks
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Orkut
POSTS RELACIONADOS:
  1. A Boeing briga pelo Programa FX-2 da FAB com seu Super Hornet
  2. :::FINALISTAS DO F-X2: Gripen NG
  3. Briga boa na reta final do F-X2
  4. O AMX na Itália
  5. Jian 10, o Dragão Vigoroso chinês
  6. Sukhoi Su-35, o preferido dos pilotos e entusiastas brasileiros
  7. HAL Tejas, o pequeno caça indiano
Tagged with:
 

186 Comentários to “>>>FINALISTAS DO F-X2: F/A-18E Super Hornet”

  1. Ozawa disse:

    CAÇA…, PALAVRAS…, ENCONTRE A FAB:

    EF18
    RAFALE
    SAABGRIPEN

  2. Ozawa disse:

    CAÇA…, PALAVRAS…, ENCONTRE A FAB:

    EF18
    RAFALE
    SAABGRIPEN

  3. Ozawa disse:

    CAÇA…, PALAVRAS…, ENCONTRE A FAB:

    ………….F18
    …………RAFALE
    ……….SAABGRIPEN

  4. Ozawa disse:

    CAÇA…, PALAVRAS…, ENCONTRE A FAB:

    ………….F18
    …………RAFALE
    ……….SAABGRIPEN

  5. konner disse:

    Será isso !?!?

    ………….F-18
    ………R-A-FALE
    …SAA-B-GRIPEN

  6. konner disse:

    Será isso !?!?

    ………….F-18
    ………R-A-FALE
    …SAA-B-GRIPEN

  7. Ozawa disse:

    É Konner…, vamos ter que aguardar a resposta certa quando vier a última página… Acho que você mais se aproximou…, rsrsrs

  8. Ozawa disse:

    É Konner…, vamos ter que aguardar a resposta certa quando vier a última página… Acho que você mais se aproximou…, rsrsrs

  9. RL disse:

    Inegáveis as capacidades, potencialidades, e caracteristícas dessa aéronave. No entanto, para quem chegou atrasado e levar o bolo vai deixar um ponto de interrogação enorme na cabeça de muita gente inclusive na minha.

    Como que os americanos conseguem essa façanha? Não em levar o pedido, e sim em aplicar a sua mais poderosa arma. PODER DE INFLUENCIA.
    É sabido que não repassam tecnologia, e mesmo que afirmam que irão passar, é mais conhecido ainda o fato de não ser 100%.
    Eu tinha como preferido aqui o Sukhoy-35BM como muitos também, e na segunda opção o RAFALE. Más os Hornets eu jamais colocaria na lista de candidatos justamente pelo fato de não atenderem a contento todos os requisitos da FAB e disso todos nós sabemos.
    Podem existir alguns que justifiquem o fato de ele ter sido selecionado devido o governo dos EUA terem liberado algumas tecnologias.
    Ai vem outro ponto de interrogação. Será que liberaram mesmo?
    Ou qual a porcentagem dessa tecnologia foi liberada?.
    É sabido também que no fundo no fundo, os outros concorrentes inclusive os Russos não iriam liberar 100% o repasse de suas tecnologias, porem, ao menos iriam trazer muitos outros beneficios através de outros contratos, outras áreas.
    Pensar que o Tio Sam, o bom mocinho do mundo irá fazer isso por nós?

    Sei não…más poder de influencia ideológica e pretencionista é mais valiosa e de poder maiores do que qualquer avião.

    Abraços.

  10. RL disse:

    Inegáveis as capacidades, potencialidades, e caracteristícas dessa aéronave. No entanto, para quem chegou atrasado e levar o bolo vai deixar um ponto de interrogação enorme na cabeça de muita gente inclusive na minha.

    Como que os americanos conseguem essa façanha? Não em levar o pedido, e sim em aplicar a sua mais poderosa arma. PODER DE INFLUENCIA.
    É sabido que não repassam tecnologia, e mesmo que afirmam que irão passar, é mais conhecido ainda o fato de não ser 100%.
    Eu tinha como preferido aqui o Sukhoy-35BM como muitos também, e na segunda opção o RAFALE. Más os Hornets eu jamais colocaria na lista de candidatos justamente pelo fato de não atenderem a contento todos os requisitos da FAB e disso todos nós sabemos.
    Podem existir alguns que justifiquem o fato de ele ter sido selecionado devido o governo dos EUA terem liberado algumas tecnologias.
    Ai vem outro ponto de interrogação. Será que liberaram mesmo?
    Ou qual a porcentagem dessa tecnologia foi liberada?.
    É sabido também que no fundo no fundo, os outros concorrentes inclusive os Russos não iriam liberar 100% o repasse de suas tecnologias, porem, ao menos iriam trazer muitos outros beneficios através de outros contratos, outras áreas.
    Pensar que o Tio Sam, o bom mocinho do mundo irá fazer isso por nós?

    Sei não…más poder de influencia ideológica e pretencionista é mais valiosa e de poder maiores do que qualquer avião.

    Abraços.

  11. Alfredo_Araujo disse:

    POO!!! O VFA-3 operava o F-14,nessa epoca eles se chamavam Tomcatters… agora mudaram seu vetor, do F-14, para o F-18.. e continuam se chamando Tomcatters!!! Poderiam mudar para Hornertters!

  12. Alfredo_Araujo disse:

    POO!!! O VFA-3 operava o F-14,nessa epoca eles se chamavam Tomcatters… agora mudaram seu vetor, do F-14, para o F-18.. e continuam se chamando Tomcatters!!! Poderiam mudar para Hornertters!

  13. Alfredo_Araujo disse:

    Po, a galera expert em Photoshop poderia fazer projeções de como ficariam os 3 finalistas com os padrões atuais de camuflagem da FAB!!!

    O q acham ??

  14. Alfredo_Araujo disse:

    Po, a galera expert em Photoshop poderia fazer projeções de como ficariam os 3 finalistas com os padrões atuais de camuflagem da FAB!!!

    O q acham ??

  15. Jorge disse:

    Pergunta de leigo (Eu!).

    Haveria vantagem em vencendo o Hornet F/A-18E, tambem adquirir o F/A-18 C/D para substituir os AMX e os Skyhawk?

    Pelo visto o recebimento dos F/A-18E começaria a partir de 2014.

    A verba da revitalização dos AMX e A-4, seria utilizada na aquisição de células dos F/A-18C, desde que disponíveis e bem antes do recebimento do “irmão maior”, que viria para substituir os Mirage 2000-C e os F5-EM.

    Fala-se muito em padronização e fiquei curioso se termos uma dupla americana (F/A-18C + F/A-18E) seria viável.

  16. Jorge disse:

    Pergunta de leigo (Eu!).

    Haveria vantagem em vencendo o Hornet F/A-18E, tambem adquirir o F/A-18 C/D para substituir os AMX e os Skyhawk?

    Pelo visto o recebimento dos F/A-18E começaria a partir de 2014.

    A verba da revitalização dos AMX e A-4, seria utilizada na aquisição de células dos F/A-18C, desde que disponíveis e bem antes do recebimento do “irmão maior”, que viria para substituir os Mirage 2000-C e os F5-EM.

    Fala-se muito em padronização e fiquei curioso se termos uma dupla americana (F/A-18C + F/A-18E) seria viável.

  17. Walderson disse:

    Caro Alfredo,
    cuidado com o que vc pede ao Galante e colaboradores. Muitas vezes, o pedido se realiza antes de terminar de pensar. Rs.

    RL,
    concordo contigo e tb estou de orenha em pé, pois americano é Soda. Dão nó até em pingo d’água. Nós é que fiquemos espertos para não perdermos bons contratos sendo enrolados por eles. Esse é o famoso “cavalo azarão”. Está por último, vem por fora e ganha a parada. Só tenho uma dúvida: ontem o Jornal da Globo anunciou como sendo 52 milhões o preço dele. Acho que deve ser limpo, só a casca, né?
    Sds.

  18. Walderson disse:

    Caro Alfredo,
    cuidado com o que vc pede ao Galante e colaboradores. Muitas vezes, o pedido se realiza antes de terminar de pensar. Rs.

    RL,
    concordo contigo e tb estou de orenha em pé, pois americano é Soda. Dão nó até em pingo d’água. Nós é que fiquemos espertos para não perdermos bons contratos sendo enrolados por eles. Esse é o famoso “cavalo azarão”. Está por último, vem por fora e ganha a parada. Só tenho uma dúvida: ontem o Jornal da Globo anunciou como sendo 52 milhões o preço dele. Acho que deve ser limpo, só a casca, né?
    Sds.

  19. Roberto disse:

    gente, olhando a 2ª foto de baixo pra cima, não lembra um pouco o AMX ??? (antes de criticarem, ainda não bebi nada hoje, só depois da prova da facu rsrsrsrs)
    mas falando sério, é um pu.. avião, e se confirmarem a transferência de tecnologia, será fantástico, o que eu acho até provavel, pois na verdade eles repassariam o quê ??? um radar ? gente, eles vão liberar os códigos fontes porque estamos desenvolvendo mísseis com a África do Sul (um pais alinhado à Inglaterra e, logicamente, aos EUA), estamos comprando mísseis e reformando nossos aviões em Israel (outro aliado dos EUA)… não ha com o quê se preocuparem, os EUA, quanto ao repasse de tecnologia sensível (qual aliás ?), iríamos repassar a que, a marinha boliviana (hahaha desculpem, não resisti)???
    Acredito que o vencedor será o Rafale, mas acho o F18, que é um avião totalmente novo, como diz a reportagem, um concorrente muito forte, senão a zebra do FX 2.

  20. Roberto disse:

    gente, olhando a 2ª foto de baixo pra cima, não lembra um pouco o AMX ??? (antes de criticarem, ainda não bebi nada hoje, só depois da prova da facu rsrsrsrs)
    mas falando sério, é um pu.. avião, e se confirmarem a transferência de tecnologia, será fantástico, o que eu acho até provavel, pois na verdade eles repassariam o quê ??? um radar ? gente, eles vão liberar os códigos fontes porque estamos desenvolvendo mísseis com a África do Sul (um pais alinhado à Inglaterra e, logicamente, aos EUA), estamos comprando mísseis e reformando nossos aviões em Israel (outro aliado dos EUA)… não ha com o quê se preocuparem, os EUA, quanto ao repasse de tecnologia sensível (qual aliás ?), iríamos repassar a que, a marinha boliviana (hahaha desculpem, não resisti)???
    Acredito que o vencedor será o Rafale, mas acho o F18, que é um avião totalmente novo, como diz a reportagem, um concorrente muito forte, senão a zebra do FX 2.

  21. paulo disse:

    Saiu uma noticia no defesanet justamente falando que a colocação do F18 e a saida do SU 35 se deram mais por motivos politicos do que por outra coisa.
    Segundo a noticia os próprios americanos afirmaram que “não ficariam chateados” com a vitória francesa…
    Então ninguém está preocupado com custos, como pensei, ou com excelência, mas com o que “os outros querem que tenhamos”.
    Oras, não é necessário tanto desgaste e “rami-rami” pra escolher algo dessa forma, afinal se não vão transferir a tecnologia no caso dos F 18 e do gripen (americana), se a tecnologia e o custo do Eurofighetr eram inexequíveis para nós e não podiamos escolher o SU 35bm pq os ianques iam ficar “magoadinhos”, pra que toda essa pataquada!
    A lei 8666 determina que em caso de material sensível militar nem precisa de licitação, compra e pronto!
    Se só podia comprar o Rafale desde o começo porque não compra já!
    Eu postei em outro link que pensava que talvez viesse o f18, mas como vejo que os caras não pensam em termos de economia, ou eficiência, mas só em pura politica, agora não torço por nenhum, afinal SÓ PODE VIR UM: O RAFALE. (parece lema do Highlander)
    Que venha o Sarkhozy anunciar logo 120 Rafales para força aerea e mais uns 30 navais pro São Paulo!

  22. paulo disse:

    Saiu uma noticia no defesanet justamente falando que a colocação do F18 e a saida do SU 35 se deram mais por motivos politicos do que por outra coisa.
    Segundo a noticia os próprios americanos afirmaram que “não ficariam chateados” com a vitória francesa…
    Então ninguém está preocupado com custos, como pensei, ou com excelência, mas com o que “os outros querem que tenhamos”.
    Oras, não é necessário tanto desgaste e “rami-rami” pra escolher algo dessa forma, afinal se não vão transferir a tecnologia no caso dos F 18 e do gripen (americana), se a tecnologia e o custo do Eurofighetr eram inexequíveis para nós e não podiamos escolher o SU 35bm pq os ianques iam ficar “magoadinhos”, pra que toda essa pataquada!
    A lei 8666 determina que em caso de material sensível militar nem precisa de licitação, compra e pronto!
    Se só podia comprar o Rafale desde o começo porque não compra já!
    Eu postei em outro link que pensava que talvez viesse o f18, mas como vejo que os caras não pensam em termos de economia, ou eficiência, mas só em pura politica, agora não torço por nenhum, afinal SÓ PODE VIR UM: O RAFALE. (parece lema do Highlander)
    Que venha o Sarkhozy anunciar logo 120 Rafales para força aerea e mais uns 30 navais pro São Paulo!

  23. RLobo disse:

    O Super Hornet é um caça fantástico e acredito que os americanos darão os códigos fontes ao Brasil. Podem achar que não… mas o Chaves está fazendo um bem danado ao Brasil comprando armas da Russia.
    Gostaria de saber porque o Rafale não ganhou uma concorrencia até agora se é tão bom como dizem!!

  24. RLobo disse:

    O Super Hornet é um caça fantástico e acredito que os americanos darão os códigos fontes ao Brasil. Podem achar que não… mas o Chaves está fazendo um bem danado ao Brasil comprando armas da Russia.
    Gostaria de saber porque o Rafale não ganhou uma concorrencia até agora se é tão bom como dizem!!

  25. Roberto disse:

    concordo com o RLobo em “RLobo em 02 out, 2008 às 15:34 “.
    mas ao mesmo tempo sei que o sapo barbudo é mais afeito a França do que a Russia, então…

  26. Roberto disse:

    concordo com o RLobo em “RLobo em 02 out, 2008 às 15:34 “.
    mas ao mesmo tempo sei que o sapo barbudo é mais afeito a França do que a Russia, então…

  27. André disse:

    120 rafales para FAB e 30 para a MB, Paulo??? Vai sonhando…

  28. André disse:

    120 rafales para FAB e 30 para a MB, Paulo??? Vai sonhando…

  29. tailhhoker disse:

    POis é amigo, por que será ?? O custo operacional é CARÍSSIMO. O custo do ciclo de vida, mais ainda.
    Concordo também que devemos é torcer para que o Chavez fica cada vez mais louco. é a nossa única chance de vermos algo decente acontecer em termos de aquisição de equipamento militar de ponta. Alimentemos a sandice do Chavez !!!!

  30. tailhhoker disse:

    POis é amigo, por que será ?? O custo operacional é CARÍSSIMO. O custo do ciclo de vida, mais ainda.
    Concordo também que devemos é torcer para que o Chavez fica cada vez mais louco. é a nossa única chance de vermos algo decente acontecer em termos de aquisição de equipamento militar de ponta. Alimentemos a sandice do Chavez !!!!

  31. konner disse:

    H U U M M M M M M M M !!!!!!!!!!!!

    Os próprios americanos afirmaram que “não ficariam chateados” com a vitória do Rafale … !?!?

    O Rafale era o segundo na minha lista mas …, talvez fosse bom olharmos melhor o Gripen … !!!!

    Sei não … !!! rsrsrs

  32. konner disse:

    H U U M M M M M M M M !!!!!!!!!!!!

    Os próprios americanos afirmaram que “não ficariam chateados” com a vitória do Rafale … !?!?

    O Rafale era o segundo na minha lista mas …, talvez fosse bom olharmos melhor o Gripen … !!!!

    Sei não … !!! rsrsrs

  33. marcelo disse:

    por mim a fab teria comprado uns SUKOI 30 MK (pra mim ganha de longe dos f-18 SH )ja taria bom demais ia sair mais barato e teriamos os melhores avioes da america do sul e acabaria com essa embrolio todo…..jogo de cartas marcadas..vai ganhar o rafale….ou entao nao vai ajudar no submarino

  34. marcelo disse:

    por mim a fab teria comprado uns SUKOI 30 MK (pra mim ganha de longe dos f-18 SH )ja taria bom demais ia sair mais barato e teriamos os melhores avioes da america do sul e acabaria com essa embrolio todo…..jogo de cartas marcadas..vai ganhar o rafale….ou entao nao vai ajudar no submarino

  35. Douglas disse:

    Vamos aguardar.
    apenas acho que a saída do SU 35 tambem deveu-se ao fato de ser um caça de 4.5 ger. que ainda não está em operação efetivamente. Qual esquadrão usa o SU 35 na versão oferecida à FAB em condição operacional plena? Acho que nenhum. F 18 Rafale e Gripen voam por ai, sendo que o gripen NG está em fase de inicio de produção industrial. Não?

  36. Douglas disse:

    Vamos aguardar.
    apenas acho que a saída do SU 35 tambem deveu-se ao fato de ser um caça de 4.5 ger. que ainda não está em operação efetivamente. Qual esquadrão usa o SU 35 na versão oferecida à FAB em condição operacional plena? Acho que nenhum. F 18 Rafale e Gripen voam por ai, sendo que o gripen NG está em fase de inicio de produção industrial. Não?

  37. hms tireless disse:

    Tomara que dê Super Hornet. O avião é espetacular e seria o mais avançado do continente por muitos anos. Essa questão dos códigos fonte é complicada mas creio que com um pouco mais de persuasão pode ser conseguida sua liberação. Felizmente não ficamos com os russos, certamente teriamos problemas.

  38. hms tireless disse:

    Tomara que dê Super Hornet. O avião é espetacular e seria o mais avançado do continente por muitos anos. Essa questão dos códigos fonte é complicada mas creio que com um pouco mais de persuasão pode ser conseguida sua liberação. Felizmente não ficamos com os russos, certamente teriamos problemas.

  39. Douglas disse:

    Pelo informado pelo LM no blog naval as restrições americanas a nós estão sendo exageradas pela imprensa especializada daqui. Talvez a Boing, em razão do tamanho do pedido (120) e do aumento da dissuaçaõ de Chaves realmente tenha permissão do DoE para fornecer projetos e códigos. E não se esqueçam, mesmo que as franceses também o façam, todos eles manterão o direito de receber royalties pelas vendas e futuros desenvolvimentos.

  40. Douglas disse:

    Pelo informado pelo LM no blog naval as restrições americanas a nós estão sendo exageradas pela imprensa especializada daqui. Talvez a Boing, em razão do tamanho do pedido (120) e do aumento da dissuaçaõ de Chaves realmente tenha permissão do DoE para fornecer projetos e códigos. E não se esqueçam, mesmo que as franceses também o façam, todos eles manterão o direito de receber royalties pelas vendas e futuros desenvolvimentos.

  41. Douglas disse:

    Mas acho que o Rafale leva. O governo atual é muito distante dos EUA.

  42. Douglas disse:

    Mas acho que o Rafale leva. O governo atual é muito distante dos EUA.

  43. Carlos disse:

    morte ao Lula e Jobim

  44. Carlos disse:

    morte ao Lula e Jobim

  45. LOCO ! disse:

    Se eu fosse o comandante da FAB o Saito eu falava assim:

    _Blz vamos comprar o 120 Super Hornet, desde que vcs Iankes nos mandem de grátis os F14 Tomcat que estão no deserto esperando a morte; pra a MB operar no Opalão !

    Só louco ?

  46. LOCO ! disse:

    Se eu fosse o comandante da FAB o Saito eu falava assim:

    _Blz vamos comprar o 120 Super Hornet, desde que vcs Iankes nos mandem de grátis os F14 Tomcat que estão no deserto esperando a morte; pra a MB operar no Opalão !

    Só louco ?

  47. tomas disse:

    O Rafale poderá até levar, mas não podemos esquecer que o Super Hornet F-18 é um caça fantástico, testado em combate e com custo operacional menor que o do Rafale. Foi este o motivo que pesou em todas as concorrências em que o Rafale participou e não levou.
    A Boeing explicitou que diante de um contrato de 120 a 160 unidades, poderiam fazer uma parceria com o Brasil/Embraer para manter uma linha de montagem, evidentemente repassando tecnologia para tal. Há alguns anos Já fizeram o mesmo com os F-16 na Europa.
    Muitos congressistas americanos e industriais tem criticado abertamente a postura de não venda e não repasse de tecnologia. Afinal, neste momento a indústria Norte Americana não está para ficar perdendo contratos, principalmente na atual conjuntura recessiva que paira economia Americana!!!
    Também não podemos esquecer que o Pentágono está querendo jogar pesado nas contrapartidas, princialmente no oferecimento de substanciais quantidades de equipamentos militares de seus gigantescos estoques para as outras Forças.
    Atentemos para a rápida liberação da venda de 15 Helis SH-60 Black Hawk noticiado neste blog…

  48. tomas disse:

    O Rafale poderá até levar, mas não podemos esquecer que o Super Hornet F-18 é um caça fantástico, testado em combate e com custo operacional menor que o do Rafale. Foi este o motivo que pesou em todas as concorrências em que o Rafale participou e não levou.
    A Boeing explicitou que diante de um contrato de 120 a 160 unidades, poderiam fazer uma parceria com o Brasil/Embraer para manter uma linha de montagem, evidentemente repassando tecnologia para tal. Há alguns anos Já fizeram o mesmo com os F-16 na Europa.
    Muitos congressistas americanos e industriais tem criticado abertamente a postura de não venda e não repasse de tecnologia. Afinal, neste momento a indústria Norte Americana não está para ficar perdendo contratos, principalmente na atual conjuntura recessiva que paira economia Americana!!!
    Também não podemos esquecer que o Pentágono está querendo jogar pesado nas contrapartidas, princialmente no oferecimento de substanciais quantidades de equipamentos militares de seus gigantescos estoques para as outras Forças.
    Atentemos para a rápida liberação da venda de 15 Helis SH-60 Black Hawk noticiado neste blog…

  49. Almeida disse:

    Pessoal, é ÓBVIO o interesse norte-americano em liberar algumas migalhas, como os códigos-fonte do F-18 E/F, para não perder ainda mais PRESTÍGIO POLÍTICO na América Latina. O governo Bush foi um desastre neste sentido e o avanço russo e chinês na região é evidente. Como o Brasil sempre esteve na esfera de influência dos EUA e a liderança política e militar na América do Sul está visivelmente saindo das mãos brasileiras para as mãos populistas e neo-socialistas do dito “Socialismo do Século XXI” de Chávez, é mais do que previsível a liberação de tecnologias sensíveis “pero no mucho” ao seu maior, melhor e mais fiel “aliado” na região. Botar um avião russo na nossa listagem final seria um tiro de misericórdia na política até bem pouco tempo desenhada pelo governo Bush para a Améria Latina. Mas somente o fato de termos feito o RFP para os russos proporcionou uma mudança de discurso pelos fabricantes e políticos norte-americanos que nos está favorecendo agora, prova disso as ofertas transparentes feitas pela Boeing e pela Lockheed-Martin para o FX-2. E tenham confiança na FAB, eles souberam sabiamente rejeitar por completo uma proposta inadequada (Lockheed-Martin com F-16 /D Block 60+ saindo de produção ao invés do pedido F-35) e levar às finais outra proposta bem melhor (Boeing com F-18 E/F). Recado dado de forma sutil porém firme. Parabéns!

    Lembrando que eles vetaram o F-35 pra gente e o F-22 para o restante do Mundo, mas liberaram versões avançadas do F-16, de helicópteros Black Hawk e Sea Hawk, etc. que, convenhamos, não é mais a ponta de lança deles.

    Mesmo não sendo a ponta de lança mundial, o F-18 E/F Super Hornet é um dos caças mais avançados em serviço atualmente e por um bom tempo, sendo inclusive a espinha dorsal da US Navy. Tem tecnologias modernas e inovadoras, está em serviço com recordes em economia de custos e níveis de operação e é testado em combate. Só não ficaria EXTREMAMENTE FELIZ com sua vinda para a FAB se ele vier com os códigos-fonte fechados, possibilidade de compra de armamentos modernos e integração de armamentos nacionais vetada e sem alguma contra-partida comercial como o desenvolvimento em conjunto com os EUA de bio-combustíveis.

  50. Almeida disse:

    Pessoal, é ÓBVIO o interesse norte-americano em liberar algumas migalhas, como os códigos-fonte do F-18 E/F, para não perder ainda mais PRESTÍGIO POLÍTICO na América Latina. O governo Bush foi um desastre neste sentido e o avanço russo e chinês na região é evidente. Como o Brasil sempre esteve na esfera de influência dos EUA e a liderança política e militar na América do Sul está visivelmente saindo das mãos brasileiras para as mãos populistas e neo-socialistas do dito “Socialismo do Século XXI” de Chávez, é mais do que previsível a liberação de tecnologias sensíveis “pero no mucho” ao seu maior, melhor e mais fiel “aliado” na região. Botar um avião russo na nossa listagem final seria um tiro de misericórdia na política até bem pouco tempo desenhada pelo governo Bush para a Améria Latina. Mas somente o fato de termos feito o RFP para os russos proporcionou uma mudança de discurso pelos fabricantes e políticos norte-americanos que nos está favorecendo agora, prova disso as ofertas transparentes feitas pela Boeing e pela Lockheed-Martin para o FX-2. E tenham confiança na FAB, eles souberam sabiamente rejeitar por completo uma proposta inadequada (Lockheed-Martin com F-16 /D Block 60+ saindo de produção ao invés do pedido F-35) e levar às finais outra proposta bem melhor (Boeing com F-18 E/F). Recado dado de forma sutil porém firme. Parabéns!

    Lembrando que eles vetaram o F-35 pra gente e o F-22 para o restante do Mundo, mas liberaram versões avançadas do F-16, de helicópteros Black Hawk e Sea Hawk, etc. que, convenhamos, não é mais a ponta de lança deles.

    Mesmo não sendo a ponta de lança mundial, o F-18 E/F Super Hornet é um dos caças mais avançados em serviço atualmente e por um bom tempo, sendo inclusive a espinha dorsal da US Navy. Tem tecnologias modernas e inovadoras, está em serviço com recordes em economia de custos e níveis de operação e é testado em combate. Só não ficaria EXTREMAMENTE FELIZ com sua vinda para a FAB se ele vier com os códigos-fonte fechados, possibilidade de compra de armamentos modernos e integração de armamentos nacionais vetada e sem alguma contra-partida comercial como o desenvolvimento em conjunto com os EUA de bio-combustíveis.

  51. Almeida disse:

    É por aí mesmo, Tomas! Concordo com você, vide meu post logo abaixp do seu e praticamente ao mesmo tempo!

  52. Almeida disse:

    É por aí mesmo, Tomas! Concordo com você, vide meu post logo abaixp do seu e praticamente ao mesmo tempo!

  53. KELP disse:

    AMIGO OZAWA É ISTO?

    E F18
    RAFALE
    SAAB GRIPEN (QUE VEM)

  54. KELP disse:

    AMIGO OZAWA É ISTO?

    E F18
    RAFALE
    SAAB GRIPEN (QUE VEM)

  55. tomas disse:

    Almeida, pois é, coincidimos no pensamento ao mesmo tempo!

    Agora vamos torcer para que a FAB e o Brasil sejam contemplados com
    um caça à altura para a defesa do território nacional alavancando o Brasil geopolíticamente, no contexto Sul Americano e mundial e evidentemente trazendo vantagens comerciais e tecnológicas.

  56. tomas disse:

    Almeida, pois é, coincidimos no pensamento ao mesmo tempo!

    Agora vamos torcer para que a FAB e o Brasil sejam contemplados com
    um caça à altura para a defesa do território nacional alavancando o Brasil geopolíticamente, no contexto Sul Americano e mundial e evidentemente trazendo vantagens comerciais e tecnológicas.

  57. João-Curitiba disse:

    Prezado LOCO
    Vi dia desses no jornal, inclusive com fotos, a notícia de uma empresa que recebeu 10 milhões de dólares para desmanchar um certo número de F14. Eles preferem mandar pro ferro velho do que vender e revelar alguns itens que ainda são segredo.

  58. João-Curitiba disse:

    Prezado LOCO
    Vi dia desses no jornal, inclusive com fotos, a notícia de uma empresa que recebeu 10 milhões de dólares para desmanchar um certo número de F14. Eles preferem mandar pro ferro velho do que vender e revelar alguns itens que ainda são segredo.

  59. Baschera disse:

    Aposta : Vai vir F/A-18E/F Super Hornet e futuramente F-35B e F-35C.
    Tudo via FMS.
    Sds.

  60. Baschera disse:

    Aposta : Vai vir F/A-18E/F Super Hornet e futuramente F-35B e F-35C.
    Tudo via FMS.
    Sds.

  61. Bosco disse:

    Como não acredito em Papai Noel nem em Saci Perere não vou acreditar que quando vierem (se vierem) o FX-2 teremos todo a variedade de armas disponíveis para o “felizardo”.
    Mas acho que o pacote básico disponível teria que ter mísseis ar-ar de quinta geração (ou de quarta), mísseis BVR com radar ativo e data-link, mísseis anti-navios de médio alcance e kits de bombas guiadas à laser (compatíveis com as bombas de uso geral de fabricação nacional?). Isto é o básico do básico.
    Provavelmente (além de não termos dinheiro) não seriam liberadas (para não se iniciar uma corrida de armas na AL) bombas guiadas por GPS, mísseis anti-radiação e nem mísseis de cruzeiro.
    Mísseis ar-sup táticos acho desnecessários já que nossos caças do programa FX-2 deveriam ser empregados apenas para defesa aérea, superioridade aérea e ataque (incluindo naval, já que não temos vetores competentes para tal atualmente), ficando a interdição e apoio tático para os outros vetores.
    Para termos caças de quarta geração (com ou sem +) cheirando a novo, armados com canhões, bombas burras, foguetes e mísseis AIM9B ou Piranha é melhor comprarmos mais F5 e Mirages usados.
    Não acredito que o míssil anti-radar (MAR-1) vá sair, assim como nossos outros mísseis não deram em nada (FOG-m, Matador, Barracuda, Piranha, MSS-1, etc.).

  62. Bosco disse:

    Como não acredito em Papai Noel nem em Saci Perere não vou acreditar que quando vierem (se vierem) o FX-2 teremos todo a variedade de armas disponíveis para o “felizardo”.
    Mas acho que o pacote básico disponível teria que ter mísseis ar-ar de quinta geração (ou de quarta), mísseis BVR com radar ativo e data-link, mísseis anti-navios de médio alcance e kits de bombas guiadas à laser (compatíveis com as bombas de uso geral de fabricação nacional?). Isto é o básico do básico.
    Provavelmente (além de não termos dinheiro) não seriam liberadas (para não se iniciar uma corrida de armas na AL) bombas guiadas por GPS, mísseis anti-radiação e nem mísseis de cruzeiro.
    Mísseis ar-sup táticos acho desnecessários já que nossos caças do programa FX-2 deveriam ser empregados apenas para defesa aérea, superioridade aérea e ataque (incluindo naval, já que não temos vetores competentes para tal atualmente), ficando a interdição e apoio tático para os outros vetores.
    Para termos caças de quarta geração (com ou sem +) cheirando a novo, armados com canhões, bombas burras, foguetes e mísseis AIM9B ou Piranha é melhor comprarmos mais F5 e Mirages usados.
    Não acredito que o míssil anti-radar (MAR-1) vá sair, assim como nossos outros mísseis não deram em nada (FOG-m, Matador, Barracuda, Piranha, MSS-1, etc.).

  63. Roberto disse:

    Bosco, mas se vier o F18 com os códigos fontes em aberto não poderemos municia-lo com armamento de outros países ?? Além do R-darter com a àfrica do Sul, poderíamos comprar mísseis de Israel, ou não ?

  64. Roberto disse:

    Bosco, mas se vier o F18 com os códigos fontes em aberto não poderemos municia-lo com armamento de outros países ?? Além do R-darter com a àfrica do Sul, poderíamos comprar mísseis de Israel, ou não ?

  65. Bosco disse:

    Sinceramente não sei te dizer Roberto. Eu acho muito difícil. Não basta que se abram os “códigos fontes” para que determinado armamento seja incorporado à suíte de um caça. Os mesmos devem ser adaptados e testados exaustivamente até estarem seguros.
    Isto demanda tempo e dinheiro. A menos que já tenha sido feito por outros usuários.
    Os mísseis de curto alcance são mais fáceis de serem incorporados, já os mísseis BVR são mais difíceis.
    O ideal é que no caso do F18 ganhar tenhamos os Amraams, no caso do Gripen, os Amraams ou o Meteor. Se for o Rafale estaremos presos aos Micas (e quem sabe no futuro o Meteor).
    O Derby (assim como o R-darter) é um míssil limitado. Ele é ótimo para o F5M, mas para o FX-2 eu acho meio inadequado.

    Mas é tudo achismo. Um abraço.

    Ah! A FAB não pode abrir mão dos mísseis anti-navios e dos kits de bombas guiadas (laser?).

  66. Bosco disse:

    Sinceramente não sei te dizer Roberto. Eu acho muito difícil. Não basta que se abram os “códigos fontes” para que determinado armamento seja incorporado à suíte de um caça. Os mesmos devem ser adaptados e testados exaustivamente até estarem seguros.
    Isto demanda tempo e dinheiro. A menos que já tenha sido feito por outros usuários.
    Os mísseis de curto alcance são mais fáceis de serem incorporados, já os mísseis BVR são mais difíceis.
    O ideal é que no caso do F18 ganhar tenhamos os Amraams, no caso do Gripen, os Amraams ou o Meteor. Se for o Rafale estaremos presos aos Micas (e quem sabe no futuro o Meteor).
    O Derby (assim como o R-darter) é um míssil limitado. Ele é ótimo para o F5M, mas para o FX-2 eu acho meio inadequado.

    Mas é tudo achismo. Um abraço.

    Ah! A FAB não pode abrir mão dos mísseis anti-navios e dos kits de bombas guiadas (laser?).

  67. Bosco disse:

    Quando me refiro aos Amraams me refiro à versão AIM120C5 pra frente.
    Um abraço!

  68. Bosco disse:

    Quando me refiro aos Amraams me refiro à versão AIM120C5 pra frente.
    Um abraço!

  69. João-Curitiba disse:

    Os EUA nos fornecem quantos Amraams nós quisermos, desde que eles fiquem guardados lá. Igual fizeram com o Chile.

  70. João-Curitiba disse:

    Os EUA nos fornecem quantos Amraams nós quisermos, desde que eles fiquem guardados lá. Igual fizeram com o Chile.

  71. [...] dos perfis do Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, chegou a vez de tratarmos do caça francês Dassault Rafale.  O avião é considerado o favorito [...]

  72. [...] dos perfis do Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, chegou a vez de tratarmos do caça francês Dassault Rafale.  O avião é considerado o favorito [...]

  73. tomas disse:

    Roberto, Bosco, os Hornet F-18A+ del Ejército del Aire de España está com os códigos fontes abertos, tendo em vista que estes hoje estão armados também com mísseis Phyton 5 israelenses em conjunto com AIM7.

  74. tomas disse:

    Roberto, Bosco, os Hornet F-18A+ del Ejército del Aire de España está com os códigos fontes abertos, tendo em vista que estes hoje estão armados também com mísseis Phyton 5 israelenses em conjunto com AIM7.

  75. O F-18 veio para substituir todos os aviões embargados na Navy, fora o avião radar. Sou fã doF-14, se o Brasil não puder comprar estes caças novos, peça aos americanos o F-14 usados, que com os misses PHOENIx são melhores que qualquer um já inventou.

  76. O F-18 veio para substituir todos os aviões embargados na Navy, fora o avião radar. Sou fã doF-14, se o Brasil não puder comprar estes caças novos, peça aos americanos o F-14 usados, que com os misses PHOENIx são melhores que qualquer um já inventou.

  77. [...] Gower, o executivo da Boeing responsável pelo programa do F/A-18E/F Super Hornet, deu nova entrevista à Alide, onde esclarece novos pontos sobre a proposta da Boeing ao FX-2 da [...]

  78. [...] Gower, o executivo da Boeing responsável pelo programa do F/A-18E/F Super Hornet, deu nova entrevista à Alide, onde esclarece novos pontos sobre a proposta da Boeing ao FX-2 da [...]

  79. [...] Lula sob as recentes notícias de que o Brasil está em dificuldade, ou impossibilidade, de comprar aviões de caça que não sejam de fabricantes americanos, porque o governo dos Estados Unidos não o admitiria. [...]

  80. [...] Lula sob as recentes notícias de que o Brasil está em dificuldade, ou impossibilidade, de comprar aviões de caça que não sejam de fabricantes americanos, porque o governo dos Estados Unidos não o admitiria. [...]

  81. [...] brasileiro a Boeing iniciou as conversas com fornecedores nacionais para fabricação dos jatos F-18 Super Homet. Segundo o vice-presidente do programa F-18 da Boeing, Bob Gower, hoje a empresa tem reunião [...]

  82. [...] brasileiro a Boeing iniciou as conversas com fornecedores nacionais para fabricação dos jatos F-18 Super Homet. Segundo o vice-presidente do programa F-18 da Boeing, Bob Gower, hoje a empresa tem reunião [...]

  83. Evandro disse:

    Se o Brasil quer um avião de caça esse avião é o “F18 Super Hornet E/F” O “RAFALE” para começar seu Radar é inferior ao do F18 e do “GRIPEN” E o GRIPEN seu motor e várias peças são de origem Americana. E sem contar que o Brasil sempre foi aliado dos EUA tanto comercialmente como militar. e TBM os F18 são os únicos que podem fazer frente aos caças russos SU 30 Venezuelanos e F16 Chileno no continente. Se o Brasil é uma potência Sulamericana tem que ter avioes de caça a altura. Hoje sabemos que quem tiver a melhor força aérea em um conflito, praticamente vai ganhar a guerra.

  84. Evandro disse:

    Se o Brasil quer um avião de caça esse avião é o “F18 Super Hornet E/F” O “RAFALE” para começar seu Radar é inferior ao do F18 e do “GRIPEN” E o GRIPEN seu motor e várias peças são de origem Americana. E sem contar que o Brasil sempre foi aliado dos EUA tanto comercialmente como militar. e TBM os F18 são os únicos que podem fazer frente aos caças russos SU 30 Venezuelanos e F16 Chileno no continente. Se o Brasil é uma potência Sulamericana tem que ter avioes de caça a altura. Hoje sabemos que quem tiver a melhor força aérea em um conflito, praticamente vai ganhar a guerra.

  85. Junior disse:

    Se Hoje em Dia Israel ainda não atacou a Usina Nuclear no IRÃ é porque nos anos 70 os Americanos venderam F14 com mísseis Phoneix para o IRÃ e mesmo depois do embargo Americano os F14 Iranianos eles continuam sendo respeitados. Sem contar que a maior força aérea do Planeta (EUA) aposentou seus F14 e nos seu lugar foi selecionado o F18. O F18 Super Hornet é o caça ideal ao BRASIL.

  86. Junior disse:

    Se Hoje em Dia Israel ainda não atacou a Usina Nuclear no IRÃ é porque nos anos 70 os Americanos venderam F14 com mísseis Phoneix para o IRÃ e mesmo depois do embargo Americano os F14 Iranianos eles continuam sendo respeitados. Sem contar que a maior força aérea do Planeta (EUA) aposentou seus F14 e nos seu lugar foi selecionado o F18. O F18 Super Hornet é o caça ideal ao BRASIL.

  87. [...] W. Bush e será mantido pelo futuro presidente, Barack Obama. Em pauta, a compra de jatos de caça F-18 E/F Super Hornet, produzidos pela Boeing [...]

  88. [...] W. Bush e será mantido pelo futuro presidente, Barack Obama. Em pauta, a compra de jatos de caça F-18 E/F Super Hornet, produzidos pela Boeing [...]

  89. Edmar disse:

    O Brasil tem que finalizar logo o FX2, para que a FAB tenha novos aviões logo.

  90. Edmar disse:

    O Brasil tem que finalizar logo o FX2, para que a FAB tenha novos aviões logo.

  91. Walter disse:

    Pensem comigo: qual seria o meio mais barato para os EUA manter bases aqui na América do Sul ? Simples, vendendo aviões prá nós com os códigos fontes chaveados. Daria-mos manutenção às aeronaves com o nosso dinheiro e quando eles precisassem as aeronaves estariam aqui….. precisamos parar de depender da tecnologia deles… temos que rever nossos conceitos perante outras potências.

  92. Walter disse:

    Pensem comigo: qual seria o meio mais barato para os EUA manter bases aqui na América do Sul ? Simples, vendendo aviões prá nós com os códigos fontes chaveados. Daria-mos manutenção às aeronaves com o nosso dinheiro e quando eles precisassem as aeronaves estariam aqui….. precisamos parar de depender da tecnologia deles… temos que rever nossos conceitos perante outras potências.

  93. [...] das ofertas, além da intensificação das matérias e da propaganda em geral sobre o F-18 Super Hornet, o Rafale e o Gripen NG (aqui e nas fotos, em ordem alfabética pelo nome do fabricante), que [...]

  94. [...] das ofertas, além da intensificação das matérias e da propaganda em geral sobre o F-18 Super Hornet, o Rafale e o Gripen NG (aqui e nas fotos, em ordem alfabética pelo nome do fabricante), que [...]

  95. Sandro disse:

    Olha sempre fui contra a armamento americano devido a coleira, mas aqui no Brasil a lambança e tão grande que daqui a pouco vamos estar que nem o filme sexta feira 13, isto e FX-16 o retorno…. Torço que a FAB se descida de uma vez e compre os F-18E com o maximo de beneficios possiveis se possivel um lote de 100 F-18c para modernizar e subistituir os podres AMX entre outros vetores da FAB.

  96. Sandro disse:

    Olha sempre fui contra a armamento americano devido a coleira, mas aqui no Brasil a lambança e tão grande que daqui a pouco vamos estar que nem o filme sexta feira 13, isto e FX-16 o retorno…. Torço que a FAB se descida de uma vez e compre os F-18E com o maximo de beneficios possiveis se possivel um lote de 100 F-18c para modernizar e subistituir os podres AMX entre outros vetores da FAB.

  97. Edmar disse:

    Não que eu seja contra os Americanos, mas não tenho “confiança” neles.

    O “Boing F-18 Super Hornet” é um bom avião…, mas será que os americanos iriam mesmo transferir toda a tecnologia? Será que eles não iriam vetar, ou seja, cortar o fornecimento de misseis e bombas para os Brasileiros equipar estes aviões? …É um caso sério e de se pensar muito…

  98. Edmar disse:

    Não que eu seja contra os Americanos, mas não tenho “confiança” neles.

    O “Boing F-18 Super Hornet” é um bom avião…, mas será que os americanos iriam mesmo transferir toda a tecnologia? Será que eles não iriam vetar, ou seja, cortar o fornecimento de misseis e bombas para os Brasileiros equipar estes aviões? …É um caso sério e de se pensar muito…

  99. [...] Grumman a entrega para a planta da Boeing, em St. Louis, da seção de fuselagem número 400 de F/A-18 E/F Super Hornet. O conjunto inclui as seções central e posterior da fuselagem, assim como as duas superfícies [...]

  100. [...] Grumman a entrega para a planta da Boeing, em St. Louis, da seção de fuselagem número 400 de F/A-18 E/F Super Hornet. O conjunto inclui as seções central e posterior da fuselagem, assim como as duas superfícies [...]

  101. Elias disse:

    Sem o avião russo, a briga se limita ao avião francês e o americano, vindo por fora o sueco.
    O pacote fracê3s é completo,pois alem do fabrico e o código fonte vem os simuladores (talves o mais importante)
    O avião americano oferece o código fonte, mas os simuladores…
    além do que, para um país que sempre se recusou a transferir tecnologia de ponta para países do 3º mundo, fico com o pé atrás.
    Espero que em caso de escolhido o super hornet o contrato seja tão abrangente quanto o francês, caso contrário não valera a pena.

  102. Elias disse:

    Sem o avião russo, a briga se limita ao avião francês e o americano, vindo por fora o sueco.
    O pacote fracê3s é completo,pois alem do fabrico e o código fonte vem os simuladores (talves o mais importante)
    O avião americano oferece o código fonte, mas os simuladores…
    além do que, para um país que sempre se recusou a transferir tecnologia de ponta para países do 3º mundo, fico com o pé atrás.
    Espero que em caso de escolhido o super hornet o contrato seja tão abrangente quanto o francês, caso contrário não valera a pena.

  103. [...] Boieng, com o seu Super Hornet, entregou sua proposta na última segunda-feira como as outras duas concorrentes. É interessante [...]

  104. [...] Boieng, com o seu Super Hornet, entregou sua proposta na última segunda-feira como as outras duas concorrentes. É interessante [...]

  105. [...] na grande mídia, a Boeing está oferendo um amplo leque de transferência de tecnologia do F/A-18E/F Super Hornet, além de uma proposta de financiamento “irrecusável”. Nos bastidores, corre a [...]

  106. [...] na grande mídia, a Boeing está oferendo um amplo leque de transferência de tecnologia do F/A-18E/F Super Hornet, além de uma proposta de financiamento “irrecusável”. Nos bastidores, corre a [...]

  107. PAULO disse:

    E tudo mentira e lobby dos americano eu nao quero esta na cabeça do mins da defeça eles estao e preocupado sim

  108. PAULO disse:

    E tudo mentira e lobby dos americano eu nao quero esta na cabeça do mins da defeça eles estao e preocupado sim

  109. [...] de 2009 – A empresa norte-americana Boeing propôs à FAB construir os caças supersônicos F-18 Super Hornet no Brasil. Segundo a Folha apurou, a linha de montagem do avião de combate seria instalada na [...]

  110. [...] de 2009 – A empresa norte-americana Boeing propôs à FAB construir os caças supersônicos F-18 Super Hornet no Brasil. Segundo a Folha apurou, a linha de montagem do avião de combate seria instalada na [...]

  111. [...] As semelhanças entre as séries A a D do F-18 Hornet com as E e F, chamadas Super Hornet, são claras na foto logo acima e na que está no alto da matéria. Mas há diferenças importantes, mesmo no visual: as extensões dos bordos de ataque têm desenho bem diferente e todas as outras superfícies alares têm dimensões maiores, apesar de manterem basicamente a mesma proporcionalidade (mas repare, por exemplo, nos “cortes” mais retos das superfícies horizontais da cauda). As tomadas de ar, apesar de não serem visíveis na foto, são de configurações bem diferentes (arredondadas nas versões mais antigas, retangulares e de ângulos acentuados nas mais recentes). Pode-se fazer mesmo um exercício interessante utilizando-se a foto do alto da matéria: coloque uma régua transparente marcando as dimensões entre o final do canopi e o bico das duas aeronaves (descontando-se o que parece ser um tubo pilot para testes de voo na versão mais nova). Você verá que é a única parte com as mesmas dimensões nas duas aeronaves – justamente a seção da fuselam que manteve-se praticamente inalterada de uma geração para a outra. Para outras mudanças externas, e principalmente internas, consulte o perfil do F-18 Super Hornet, clicando aqui. [...]

  112. [...] As semelhanças entre as séries A a D do F-18 Hornet com as E e F, chamadas Super Hornet, são claras na foto logo acima e na que está no alto da matéria. Mas há diferenças importantes, mesmo no visual: as extensões dos bordos de ataque têm desenho bem diferente e todas as outras superfícies alares têm dimensões maiores, apesar de manterem basicamente a mesma proporcionalidade (mas repare, por exemplo, nos “cortes” mais retos das superfícies horizontais da cauda). As tomadas de ar, apesar de não serem visíveis na foto, são de configurações bem diferentes (arredondadas nas versões mais antigas, retangulares e de ângulos acentuados nas mais recentes). Pode-se fazer mesmo um exercício interessante utilizando-se a foto do alto da matéria: coloque uma régua transparente marcando as dimensões entre o final do canopi e o bico das duas aeronaves (descontando-se o que parece ser um tubo pilot para testes de voo na versão mais nova). Você verá que é a única parte com as mesmas dimensões nas duas aeronaves – justamente a seção da fuselam que manteve-se praticamente inalterada de uma geração para a outra. Para outras mudanças externas, e principalmente internas, consulte o perfil do F-18 Super Hornet, clicando aqui. [...]

  113. Gustavo disse:

    por mim faria assim:

    12 Super Hornet para o GDA e 24 Rafales, 12 para o Pampa e 12 para Santa Cruz, deixava os mirages no nordeste e os f-5 para amazônia.

    claro que com o tempo o Brasil irá adquirir mais, então sim aposentando os mirages e f-5.

  114. Gustavo disse:

    por mim faria assim:

    12 Super Hornet para o GDA e 24 Rafales, 12 para o Pampa e 12 para Santa Cruz, deixava os mirages no nordeste e os f-5 para amazônia.

    claro que com o tempo o Brasil irá adquirir mais, então sim aposentando os mirages e f-5.

  115. [...] último dia 11, a Boeing anunciou que o programa IRST do Super Hornet completou com sucesso uma série de testes de voo, demonstrando a compatibilidade e a efetividade [...]

  116. [...] último dia 11, a Boeing anunciou que o programa IRST do Super Hornet completou com sucesso uma série de testes de voo, demonstrando a compatibilidade e a efetividade [...]

  117. [...] da Aeronáutica se dividirão para conhecer mais de perto os caças Rafale, da francesa Dassault; F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing; e Gripen NG, da sueca Saab. Os três modelos foram escolhidos em [...]

  118. [...] da Aeronáutica se dividirão para conhecer mais de perto os caças Rafale, da francesa Dassault; F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing; e Gripen NG, da sueca Saab. Os três modelos foram escolhidos em [...]

  119. [...] dos perfis do Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, chegou a vez de tratarmos do caça francês Dassault Rafale.  O avião é considerado o favorito [...]

  120. [...] dos perfis do Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, chegou a vez de tratarmos do caça francês Dassault Rafale.  O avião é considerado o favorito [...]

  121. [...] atração central do estande da Boeing na LAAD 09, será o simulador Block II do F/A-18E/F Super Hornet, que compreende o assento dianteiro e traseiro da aeronave, podendo demonstrar as capacidades [...]

  122. [...] atração central do estande da Boeing na LAAD 09, será o simulador Block II do F/A-18E/F Super Hornet, que compreende o assento dianteiro e traseiro da aeronave, podendo demonstrar as capacidades [...]

  123. JAIR DE SOUZA CUNHA disse:

    Eu penso que está na hora do Brasil acordar pra o futuro e deixar de lado o passado de subserviência diante dos Estados Unidos. Há um equívoco daqueles que dizem que Brasil e EUA são aliados. Pois a relação do Brasil em relação aos EUA sempre foi de submissão e não de parceria. Estamos vendo aí na escolha do novo caça que irá equipar a nossa. A entrada no F-18 na concorrência do FX-2, foi apenas uma manobra política e imperialista para afugentar os russos da concorrência. Pois sabe-se que o caça russo é bem superior ao norte-americano. Acredito que a Rússia está querendo alargar sua influência no mundo, eles são mais confiáveis em transferir tecnologia do que os norte-americanos que nunca transferem tecnologia pra ninguém. É lamentável que o SU-35 tenha saído da concorrência, pois acredito que ele seria a melhor opção. E com a escolha do SU-35, poderia até surgir parcerias futuras como por exemplo: a construção de aviões de 5ª geração. Além do SU-35 atender as dimensões continentais do Brasil.

  124. JAIR DE SOUZA CUNHA disse:

    Eu penso que está na hora do Brasil acordar pra o futuro e deixar de lado o passado de subserviência diante dos Estados Unidos. Há um equívoco daqueles que dizem que Brasil e EUA são aliados. Pois a relação do Brasil em relação aos EUA sempre foi de submissão e não de parceria. Estamos vendo aí na escolha do novo caça que irá equipar a nossa. A entrada no F-18 na concorrência do FX-2, foi apenas uma manobra política e imperialista para afugentar os russos da concorrência. Pois sabe-se que o caça russo é bem superior ao norte-americano. Acredito que a Rússia está querendo alargar sua influência no mundo, eles são mais confiáveis em transferir tecnologia do que os norte-americanos que nunca transferem tecnologia pra ninguém. É lamentável que o SU-35 tenha saído da concorrência, pois acredito que ele seria a melhor opção. E com a escolha do SU-35, poderia até surgir parcerias futuras como por exemplo: a construção de aviões de 5ª geração. Além do SU-35 atender as dimensões continentais do Brasil.

  125. Luiz Floriano Alves disse:

    O Brasil é um pais de dimensões continentais, qualquer caça deve ter grande raio de ação, mesmo com sua carga bélica. Deverá cobrir todos os territórios limítrofes da América Latina. Só vejo o Super F-18, com este raio de ação. Alguns itens devem ser “abrasileirados”, como o suprimento de oxigênio que não poderá ser LOX. Utilizaríamos gerador interno (concentrador PSA) ou gasoso em AP (a exemplo da India). Quanto a absorção de tecnologia, temos mesmo muito que percorrer em termo de indústrias avançadas e volume de fabricação para manter um parque fabríl de alta tecnologia.

  126. Luiz Floriano Alves disse:

    O Brasil é um pais de dimensões continentais, qualquer caça deve ter grande raio de ação, mesmo com sua carga bélica. Deverá cobrir todos os territórios limítrofes da América Latina. Só vejo o Super F-18, com este raio de ação. Alguns itens devem ser “abrasileirados”, como o suprimento de oxigênio que não poderá ser LOX. Utilizaríamos gerador interno (concentrador PSA) ou gasoso em AP (a exemplo da India). Quanto a absorção de tecnologia, temos mesmo muito que percorrer em termo de indústrias avançadas e volume de fabricação para manter um parque fabríl de alta tecnologia.

  127. dhou disse:

    concordo em partes com o luiz o f 18 ef e um caça comprovado e quem mais precisa e a nossa marinha pois temos um litoral enorme para proteger e dar segurança para nosso comercio maritimo pre sal sem falar na amazonia.só acho que os franceses são velhos parceiros e mais confiaveis pois tem mais intereces comerciais com o brasil.optando pelo f18 ef a curto prazo ganhariamos pois é um caça de cualidade utiliza varia armas e um ecelente radar.mas o objetivo é a construçao de um caça superior, com a tecnologia que a embraer ja tem mais a do rafale acho que chegaremos a uma grande conquista a frança cem duvida nenhuma ceria o grande parceiro que o brasil necesita,alem da aviaçao tem tecnologia maritima,nuclear,e lançamento de satelite que vamos precisar e muito para poder chegar lá,e principalmente neutro não trara consequencias comerciais ao brasil, ao contrario da russia já os americanos jamais cooperarão para nosso progresso armamentista eles nos tem como colonia a não cer que a coisa mudou mas se mudou ai vão nos oferecer o raptor, acho brabo?e quanto ao gripen nem foi bem testado e envolve muitos intereces muita gente no meio pecimo negocio, com a frança e os eua é mais cara a cara, cem relutar eu ficaria com o rafale é um otimo caça jamais a frança iria colocar em linha de produção se não atendece as nececidades,e lá o bicho pega o f18 ef e mais testado mais a frança e muito mais futuro e o rafale é a ultima referencia francesa temos que confiar quanto a tecnonogia depois de faser acordo de transferencia dificilmente podem negar e a embraer tem gente cualificada para saber. os codigos dificelmente fechariam se negacem.

  128. dhou disse:

    concordo em partes com o luiz o f 18 ef e um caça comprovado e quem mais precisa e a nossa marinha pois temos um litoral enorme para proteger e dar segurança para nosso comercio maritimo pre sal sem falar na amazonia.só acho que os franceses são velhos parceiros e mais confiaveis pois tem mais intereces comerciais com o brasil.optando pelo f18 ef a curto prazo ganhariamos pois é um caça de cualidade utiliza varia armas e um ecelente radar.mas o objetivo é a construçao de um caça superior, com a tecnologia que a embraer ja tem mais a do rafale acho que chegaremos a uma grande conquista a frança cem duvida nenhuma ceria o grande parceiro que o brasil necesita,alem da aviaçao tem tecnologia maritima,nuclear,e lançamento de satelite que vamos precisar e muito para poder chegar lá,e principalmente neutro não trara consequencias comerciais ao brasil, ao contrario da russia já os americanos jamais cooperarão para nosso progresso armamentista eles nos tem como colonia a não cer que a coisa mudou mas se mudou ai vão nos oferecer o raptor, acho brabo?e quanto ao gripen nem foi bem testado e envolve muitos intereces muita gente no meio pecimo negocio, com a frança e os eua é mais cara a cara, cem relutar eu ficaria com o rafale é um otimo caça jamais a frança iria colocar em linha de produção se não atendece as nececidades,e lá o bicho pega o f18 ef e mais testado mais a frança e muito mais futuro e o rafale é a ultima referencia francesa temos que confiar quanto a tecnonogia depois de faser acordo de transferencia dificilmente podem negar e a embraer tem gente cualificada para saber. os codigos dificelmente fechariam se negacem.

  129. alex sales disse:

    18 de maio de 2009.

    Ora sei que é importante a transferencia de tecnologia, mas vamos cair na real, infelizmente não há investimento do governo em desenvolvimento de tecnologia para defesa, não que o assunto não seja importante.

    Mas acho que o F18 super hornet, poderia ser utilizado no são paulo pela marinha, pelo menos 30 ou 40 aeronaves, cá entre nós skyhawk, fala sério! e mais uma centena do rafale para a fab, com a transferencia de tecnologia que os dois paises estarima dispostos a realizar.

  130. alex sales disse:

    18 de maio de 2009.

    Ora sei que é importante a transferencia de tecnologia, mas vamos cair na real, infelizmente não há investimento do governo em desenvolvimento de tecnologia para defesa, não que o assunto não seja importante.

    Mas acho que o F18 super hornet, poderia ser utilizado no são paulo pela marinha, pelo menos 30 ou 40 aeronaves, cá entre nós skyhawk, fala sério! e mais uma centena do rafale para a fab, com a transferencia de tecnologia que os dois paises estarima dispostos a realizar.

  131. alex sales disse:

    Bem o Brasil não tem tradição em investir, ou seja, desenvolver tecnologia para defesa. Então vai a minha sugestão,incluindo a receptação de tecnologia que os EUA e a França estariam dispostos a realizar.

    Adquiriríamos uns 30 ou 40 F 18 super hornet para o são paulo e uma centena de rafale para a fab. O que não dá é ficar com skyhawk e amx!

  132. alex sales disse:

    Bem o Brasil não tem tradição em investir, ou seja, desenvolver tecnologia para defesa. Então vai a minha sugestão,incluindo a receptação de tecnologia que os EUA e a França estariam dispostos a realizar.

    Adquiriríamos uns 30 ou 40 F 18 super hornet para o são paulo e uma centena de rafale para a fab. O que não dá é ficar com skyhawk e amx!

  133. [...] de cerca de US$ 50 milhões, o Gripen é, segundo a Saab, 20% mais barato de comprar que o F/A-18E  Super Hornet e sua manutenção custa apenas 1/3 [...]

  134. [...] de cerca de US$ 50 milhões, o Gripen é, segundo a Saab, 20% mais barato de comprar que o F/A-18E  Super Hornet e sua manutenção custa apenas 1/3 [...]

  135. Fantoshe disse:

    Galera

    Vendo algumas reportagens sobre o assunto, onde vários pilotos da FAB, que já testaram os três equipamentos concorrentes, e quase na sua maioria ou por completo davam o RAFALE como o melhor, vendo que quem estaria de frente seriam os mesmos, fico com eles, e um porem acreditar que americano vai repassar técnologia para embraer, meu amigo sonha…Diga-se os BLack Hawks de todos os helicopteros brasileiros que as forças armadas usam o único que não podemos realizar manutenção são os BH…

  136. Fantoshe disse:

    Galera

    Vendo algumas reportagens sobre o assunto, onde vários pilotos da FAB, que já testaram os três equipamentos concorrentes, e quase na sua maioria ou por completo davam o RAFALE como o melhor, vendo que quem estaria de frente seriam os mesmos, fico com eles, e um porem acreditar que americano vai repassar técnologia para embraer, meu amigo sonha…Diga-se os BLack Hawks de todos os helicopteros brasileiros que as forças armadas usam o único que não podemos realizar manutenção são os BH…

  137. JOSÉ LE FOSSE disse:

    ACRDITO NA CAPACIDADE PROFISSIONAL, E NA RAZÃO PATRIOTICA DOS HOMENS DA FAB, PORTANTO SOMENTE ELES DEVERÃO OPNAR SOBRE A ESCOLHA DO EQUIPAMENTO, SE ESTES EQUIPAMENTOS SÃO OS FINALISTAS, DADOS PELA FAB, É QUE SÃO OS MELHORES! PARA A DEFESA DE NOSSO IMENSO TERRITORIO, E RIQUEZAS (PETROLEO-MINÉRIO E BRASILEIROS 191 MILHÕES)
    O QUE NÃO PODE DE FORMA ALGUMA OS POLITICOS, INCLUINDO O MINISTRO NELSON JOBIM(LEIGO EM TECNOLOGIA AÉREA MILITAR) DEFINIR POR CONTA PROPRIA O EQUIPAMENTO, POR OUTROS MOTIVOS , ALEM DOS EMINENTIMENTE MILITAR. SR JOSÉ LE FOSSE-69 ANOS- BRASILEIRO GRAÇAS A DEUS – 25/07/09 – SP

  138. JOSÉ LE FOSSE disse:

    ACRDITO NA CAPACIDADE PROFISSIONAL, E NA RAZÃO PATRIOTICA DOS HOMENS DA FAB, PORTANTO SOMENTE ELES DEVERÃO OPNAR SOBRE A ESCOLHA DO EQUIPAMENTO, SE ESTES EQUIPAMENTOS SÃO OS FINALISTAS, DADOS PELA FAB, É QUE SÃO OS MELHORES! PARA A DEFESA DE NOSSO IMENSO TERRITORIO, E RIQUEZAS (PETROLEO-MINÉRIO E BRASILEIROS 191 MILHÕES)
    O QUE NÃO PODE DE FORMA ALGUMA OS POLITICOS, INCLUINDO O MINISTRO NELSON JOBIM(LEIGO EM TECNOLOGIA AÉREA MILITAR) DEFINIR POR CONTA PROPRIA O EQUIPAMENTO, POR OUTROS MOTIVOS , ALEM DOS EMINENTIMENTE MILITAR. SR JOSÉ LE FOSSE-69 ANOS- BRASILEIRO GRAÇAS A DEUS – 25/07/09 – SP

  139. JOSE LE FOSSE disse:

    MODERAÇÃO E ESCLARECIMENTOS – OS POLITICOS (CONGRESSO E MIN NELSON JOBIM.NÃO DEVEM DEFINIR A COMPRA DO EQUIPAMENTO, POR MOTIVO DE CUSTO, OU DEPENDENCIA AOS NORTE AMERICANOS, POIS JUNTO COM OS EQUIPAMENTOS DEVEM NECESSARIAMENTE VIR O MAIOR PERCENTUAL DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, DO EQUIPAMENTO EM SI, O QUE É TRADICIONAL QUE NORTE AMERICANOS, NÃO O FAZEM, MESMO CONSTANDO EM CONTRATO.(JÁ LI EM OUTRO ARTIGO QUE OS CAÇAS FANTON, SÃO OA MAIS BARATOS E TEM EM ESTOQUE, ISSO PODE ATRAIR NOSSOS ADMINISTRADORES CIVIS(LEIGOS EM TECNOLOGIA AÉREA MILITAR.JOSE LE FOSSE 69 – SP 25/07/09

  140. JOSE LE FOSSE disse:

    MODERAÇÃO E ESCLARECIMENTOS – OS POLITICOS (CONGRESSO E MIN NELSON JOBIM.NÃO DEVEM DEFINIR A COMPRA DO EQUIPAMENTO, POR MOTIVO DE CUSTO, OU DEPENDENCIA AOS NORTE AMERICANOS, POIS JUNTO COM OS EQUIPAMENTOS DEVEM NECESSARIAMENTE VIR O MAIOR PERCENTUAL DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, DO EQUIPAMENTO EM SI, O QUE É TRADICIONAL QUE NORTE AMERICANOS, NÃO O FAZEM, MESMO CONSTANDO EM CONTRATO.(JÁ LI EM OUTRO ARTIGO QUE OS CAÇAS FANTON, SÃO OA MAIS BARATOS E TEM EM ESTOQUE, ISSO PODE ATRAIR NOSSOS ADMINISTRADORES CIVIS(LEIGOS EM TECNOLOGIA AÉREA MILITAR.JOSE LE FOSSE 69 – SP 25/07/09

  141. JOSÉ LE FOSSE disse:

    Moderação em que?falar a verdadeé falta de moderação, por acaso nossos deputados e senadores ou mesmo o ministro da defesa Nelson Jobim, entende de TecnologiaAéreoMilitar mais que nossos pilotos e engenheiros da FAB? ou mais que os senhores Brigadeiros?como nosso comandante Saito?
    São Paulo, 25/07/09
    Sr José Le Fosse- 69 anosde patriotismo, sou Brasileiro Graças a Deus

  142. JOSÉ LE FOSSE disse:

    Moderação em que?falar a verdadeé falta de moderação, por acaso nossos deputados e senadores ou mesmo o ministro da defesa Nelson Jobim, entende de TecnologiaAéreoMilitar mais que nossos pilotos e engenheiros da FAB? ou mais que os senhores Brigadeiros?como nosso comandante Saito?
    São Paulo, 25/07/09
    Sr José Le Fosse- 69 anosde patriotismo, sou Brasileiro Graças a Deus

  143. kaleu disse:

    Ok Sr. Jose Le Fosse (69) … Brasileiro (Graças a Deus) …

    No meu ponto de vista o Sr. tem razão … porém esta matéria é de 02/OUT/2008 … e neste fim de semana o blog está com problemas em razão do servidor … então, tomo a liberdade, de convidá-lo, assim que o problema se normalizar, a ler os assuntos mais recentes e atualizados da decisão do FX-2 … esclarecendo que sou tambem somente um participante comum aqui do poder aéreo.

    abc
    Kaleu

  144. kaleu disse:

    Ok Sr. Jose Le Fosse (69) … Brasileiro (Graças a Deus) …

    No meu ponto de vista o Sr. tem razão … porém esta matéria é de 02/OUT/2008 … e neste fim de semana o blog está com problemas em razão do servidor … então, tomo a liberdade, de convidá-lo, assim que o problema se normalizar, a ler os assuntos mais recentes e atualizados da decisão do FX-2 … esclarecendo que sou tambem somente um participante comum aqui do poder aéreo.

    abc
    Kaleu

  145. RUbens Souza disse:

    QUE venhas os F-18E Super Hornets e F-18F antes que não venha NADA. Acho que este avião é muito al´rm do que já temos. Mas devemos caminhar decididamente para um caça de 5º Geração, pode ser o Russo. 36 F-18E Super Hornets e F-18F e 84 PAK FA, acho que é este o nome. Nada mesnos que isso.

  146. RUbens Souza disse:

    QUE venhas os F-18E Super Hornets e F-18F antes que não venha NADA. Acho que este avião é muito al´rm do que já temos. Mas devemos caminhar decididamente para um caça de 5º Geração, pode ser o Russo. 36 F-18E Super Hornets e F-18F e 84 PAK FA, acho que é este o nome. Nada mesnos que isso.

  147. phelipe disse:

    o f18 é sem dúvida a melhor aeronave para o brasil, o que nos daria (now haw) para uma cadeira no conselho de segurança da onu

  148. phelipe disse:

    o f18 é sem dúvida a melhor aeronave para o brasil, o que nos daria (now haw) para uma cadeira no conselho de segurança da onu

  149. Musttaffa disse:

    O Brasil não pode correr o risco de depemder da tecnologia dos EUA em virtude de interesses divergentes na área estratégica esses caças
    devem ter uma tecnologia atual e de domínio brasileiro, e nesse caso acho que a França seria a melhor opção.

  150. Musttaffa disse:

    O Brasil não pode correr o risco de depemder da tecnologia dos EUA em virtude de interesses divergentes na área estratégica esses caças
    devem ter uma tecnologia atual e de domínio brasileiro, e nesse caso acho que a França seria a melhor opção.

  151. Ricardo disse:

    BOEING oferece os F-18 Super Hornet ao Brasil com 100% de transferência de tecnologia.

    100%!!!!!!!

    E mais, a empresa promete investir no Brasil o mesmo montante que pagarmos pelos caças.

    Se comprarmos caças no valor de 10 bilhões, investirão 10 bilhões.
    E tudo com o aval do departamento de Estado dos EUA, em um caso sem precedentes.

    Acho que agora ficou difícil para os Rafale, dizem que entre os finalistas é o mais caro.

  152. Ricardo disse:

    BOEING oferece os F-18 Super Hornet ao Brasil com 100% de transferência de tecnologia.

    100%!!!!!!!

    E mais, a empresa promete investir no Brasil o mesmo montante que pagarmos pelos caças.

    Se comprarmos caças no valor de 10 bilhões, investirão 10 bilhões.
    E tudo com o aval do departamento de Estado dos EUA, em um caso sem precedentes.

    Acho que agora ficou difícil para os Rafale, dizem que entre os finalistas é o mais caro.

  153. Luis Henrique disse:

    Vamos ser francos. Outro dia eu estive visitando a brigada de infantaria para-quedista e pude ver uma exposição de armas, O oficial que me acompanhava enfatizou o fato de os novos misseis anti aéreos da brigada serem de fabricação russa, pelo fato de que ficou constatado de que misseis americanos possuem códigos para não atingirem aeronaves americanas ou equipamentos dotados de sistemas de defesa americanos. Já os Russos foram feitos para isso. No atual quadro que desenhou-se na américa do sul é muito importante obter tecnologia própria ou diversidades de armas de vários paises. no caso obter equipmento americano só nos garante uma relativa segurança de combate contra equipamentos não americanos e israelenses. Temos que atualmente os EUA se consolidaram maior potencia bélica do mundo. e agora voltam-se as atenções para a amazônia e para o petróleo farto e as portas de casa. A própria brigada paraquedista esta sendo transferida para a reg. central do país, quarteis estão sendo tb transferidos para a reg norte. Ao que tudo indica as atenções estão voltadas p/ amazonia.

    Devemos possuir tecnologia própria e independente dos padrões americanos que no fundo esta se revelando o país mais intervencionista da atualidade, e deste destino não estamos livres. A França possui tecnologia e seus equipamentos e armas confrontam qualquer tecnologia atual(americana, russa, chinesa, coerana, sueca etc…) e a possibilidade de um confronto com a frança é muito remota e possuindo parceria com ela seria uma segurança extra. no quesito aeronava. SU-35. mas como fatores adversos o excluiram !

  154. Luis Henrique disse:

    Vamos ser francos. Outro dia eu estive visitando a brigada de infantaria para-quedista e pude ver uma exposição de armas, O oficial que me acompanhava enfatizou o fato de os novos misseis anti aéreos da brigada serem de fabricação russa, pelo fato de que ficou constatado de que misseis americanos possuem códigos para não atingirem aeronaves americanas ou equipamentos dotados de sistemas de defesa americanos. Já os Russos foram feitos para isso. No atual quadro que desenhou-se na américa do sul é muito importante obter tecnologia própria ou diversidades de armas de vários paises. no caso obter equipmento americano só nos garante uma relativa segurança de combate contra equipamentos não americanos e israelenses. Temos que atualmente os EUA se consolidaram maior potencia bélica do mundo. e agora voltam-se as atenções para a amazônia e para o petróleo farto e as portas de casa. A própria brigada paraquedista esta sendo transferida para a reg. central do país, quarteis estão sendo tb transferidos para a reg norte. Ao que tudo indica as atenções estão voltadas p/ amazonia.

    Devemos possuir tecnologia própria e independente dos padrões americanos que no fundo esta se revelando o país mais intervencionista da atualidade, e deste destino não estamos livres. A França possui tecnologia e seus equipamentos e armas confrontam qualquer tecnologia atual(americana, russa, chinesa, coerana, sueca etc…) e a possibilidade de um confronto com a frança é muito remota e possuindo parceria com ela seria uma segurança extra. no quesito aeronava. SU-35. mas como fatores adversos o excluiram !

  155. [...] com o Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, o caça francês Dassault Rafale venceu o FX-2 da FAB. O avião já era considerado o favorito, [...]

  156. Paulo disse:

    Vocês sabiam que o custo de manutenção do rafale é maior do que o custo da aeronave? E que os franceses ainda não conseguiram importar estas aeronaves para nenhum outro país? E que por último: a ultilização deles em combate foi mínima? O que seria mais certo: o país comprar aeronaves, acompanhados de uma “cooperação tecnológica”, que saíria mais cara do que o custo da aeronave em sí, e que nunca foi testada em combate; comprar aviões de um país que é considerado em desenvolvimento, como o nosso e que apesar de possuir a tecnologia, não tem recursos para bncá-la como a Rússia ou adquirir aeronaves com auto indíce de tecnologia, testada em combate e com o preço acessível e com garantia de que as atualizações serão concedidas?

  157. Honorio Luiz Grassi disse:

    Hoje, 09/09/2009, 14: h., a embaixada americana em Brasilia acaba de soltar nota confirmando que os americanos concordam na transferência de tecnologia exigida no edital. Mas, assim, de última hora? Será? Eu acredito que eles transfiram sim. Pero no mucho!!. Esses amaericanos são duros na queda quando se trata de grana e de proteger seus produtos. Agiram com a borduna de Clinton no caso dos radares da Raytheon para o Sivam. Estão pousando de vez na Colômbia. Agora, minutos antes de se bater o martelo em favor dos Rafales franceses, els vem com a nota. Eles detestam perder. Adoram sacanear. Vcs acreditam mesmo que a Boeing e o Yankes vão transferir sua tecnologia?. A historia indica que NÃO.

  158. Olá amigos.
    Concordo com o amigo Honório. Americano bonzinho? Transferir tecnologia soa bem, mas não esquecer a transferência da Alemanha para nossas usinas nucleares… Podem até passar, mas talvez esteja 100% atualizada em 2100. Neste pensamento, podemos colocar o 14 Bis em produção…

  159. Queiram desculpar meu humor, mas falando sério… Se optarmos pelos F-18, eles podem operar na Aeronáutica e na Marinha??? Estou realmente perguntando… Desconheço a operabilidade destas aeronaves no porta-aviões São Paulo. Até seria bom termos esta “padronização aérea”, joguei o assunto para discussão.

  160. Roberto disse:

    Em nome da dificuldade de se obter o código fonte do concorrente americano, o governo brasileiro (leia-se contribuinte brasileiro)está arriscando pagar uma conta caríssima. Será que esse custo adicional passaria no simples teste do custo / benefício?

  161. Sem duvidas o Super Hornet F/A-18E/F, é uma super-maquina da guerra moderna, pena que o governo dos EUA, não passa tanta confiança como esse caça. Por isso que vai levar a melhor; é o Rafale.

  162. Se o nosso vizinho venezuelano, quisesse compra uma duzia destes modernos caças F/A18E/F. Sera se eles empregaria toda esta tecnologia ou, deixaria algum trunfo nas “mangas”? Com certeza nenhum país entregar tudo que tem de melhor nas mãos de amigos, ou inimigos não declarados.Por isso, creio que nenhum acordo é capaz de fazer os norte-americanos, transferir sua tecnologia para o Brasil, ou, para qualquer outro país. Ja que temos o porta-avião frances, batizado por “São Paulo”, que tal comprarmos também os Rafales; e desde já, estou batizando um com o nome “Tocantins”; que venha Rafales, cruzar os céus do meu Estado.

  163. Alejandro Santana disse:

    Bem…

    Acompanhei todo esse processo da compra dos novos Caças… e Acredito que a melhor opção sejam os F/A-18E/F… Sei que a falta de confiança nos americanos por causa da técnologia é um fator importante… mas devemos lembrar que os Franceses não são tão bonzinhos assim tb não…
    Afinal… venderam um Porta-Aviões superfaturado para nós… quem mal chegou ao Brasil e já teve que fazer um Pit-Stop no Estaleiro…

    O custo de manutenção é absurdamente alto… bem mais do que os demais concorrentes… do que adianta um caça cheio de de técnologia francesa, se o custo é tão alto…

    Segundo ponto, Qtos combates reais um Rafale já passou? ou melhor… se ele é tão bom qto os Franceses dizem… Pq não ganhou nenhuma concorrência até agora? Acho que a melhor opção, eram os Sukhoi… mas infelizmente… estão fora do páreo…

    Se for para ter um Brasil REALMENTE protegido, que seja com algo decente que o nosso povo merece…

    Tive a oportunidade de ver ambos os F-18 e os Rafale em show áereos(tudo bem que show áereo não é parametro de comparação) mas os F-18, demonstraram uma performance maravilhosa…

    E se formos analisar o ponto de vista político, o que os franceses tem para oferecer? as politicas extremamente protecionistas dos franceses em relação a Agricultura tem sido pior que a barreira que os americanos fazem contra a os nossos combustíveis… e pela atual conjectura, podemos afirmar que é mais fácil os Americanos cederem nesse ponto, que os Franceses.. só para agradar um pouquinho… fora a promessa da Boeing em investir no Brasil a maior parte do lucro obtida na venda dos Caças…

    Abraço a todos!

  164. Olhando com olhos “navais”… Os Super F-18 podem operar no São Paulo?

  165. Não entedo porque o governo basileiro não se interessa tamb´pem pela tecnologia do F-!% C EAGLE, 300Km por hora mais veloz que o f-18 e o Rafaele, quase o dobro da autonomia – raio de ação; também duas turbinas e maior teto de vôo. É antigo. Sim. Mas dele penso haver mais para proveito tecnoçógico do avião em sí, isto é, ao menos como um caça anti caças – ao menos. Nem os US querem arriscar a vida de seus pilotos. Um bom projeto a partir de um avião tão veloz, com 19900 mil metros em mergulho para cima e 16000m para combate r 5 mil Km de autonomia é de assustar qualquer piloto.
    Não que deva abrir mão de Rafale.
    Quanto a cooperção estadunidense,ficariam mais abertos se após a costrução aqui e transferida a tecnologia, ficasse pré acordada a contrução de um estaleiro e x Destroirs com igual transferencia de tecnoligia. Outro ponto importante para que uma nação possa deter outra bem mais poderosa – vide Vietnam – e garantir uma supremacia em artilharia anti-aperea (anti-misseis ar terra)

  166. Antonio disse:

    Augumas Questões que temos conciderar
    Para que o Brasil quer os caças? se defesa, contra quem.
    Voçe venderia uma arma para o inimigo.
    Qual o real motivo do exercito Brasileiro estar se posicionando na amazonia,
    Qual é o interesse da Colombia em aceitar que os EUA instalem 07 bases Militar em seu país.
    O que é que o Brasil tem que desperta cobiça? pré-sal , amazonia , trretorios,
    Quem istóricamente esta envolvido em guerras?
    Também acho o f-18 um equipamento magnifico, más vc comeria um bolo na casa do teu pior inimigo

  167. ToP GuN disse:

    Esse seria o caça pro Brasil, de longe a melhor proposta.

    Abraços

  168. Junior disse:

    Top gun, desculpe mas discordo.
    É de longe a pior proposta, primeiro porque ele é um caça pronto ou seja que praticamente não tem mais possibilidade de upgrades ,ao contrario de seus concorrentes,sem contar a tranferência de tecnologia por parte dos americanos,que todo o mundo sabe não existe de fato.

  169. ToP GuN disse:

    Sobre a ótica de transferência de tecnologia concordo. Mas na ótica de: performance, leque de missões, manutenção, custo de aquisição, AESA e armamento, disparado o melhor!!

    Abraços

  170. Junior disse:

    Top gun,
    Tem razão atualmente é o melhor caça dos 3,mas já está no seu limite, não tem muito mais o que atualizar, os americanos mesmo já estão em processo de substituição para os f-18 super hornet.

  171. ToP GuN disse:

    Por quem? O F-35C vem pra substituir os F-18′ABCD. A USN não fez à toa 400 unidades, só pra ter vida útil de 10 anos. Os F-18EF são caros.

    Abraços

  172. jose augusto disse:

    Acho que devemos continuar comprando _______________francesa, sempre compramos porcaria da frança. Afinal o Rafale tem muitas horas de combate. Ptz esqueci, franceses gostam de correr nao de lutar. Isso ja é tradiçao desde a primeira guerra tem de lutar por eles.

  173. joao duraes disse:

    Fazer comparação com a tecnologia americana e a francesa é piada,se esta decisão fosse técnica é lógico que seria feita pelas pessoas que vão utlilizar os aviões, se já está provado que os aparelhoes f-18 são superiores em teste, e o mais interessante mais
    barato e de manutenção menor. Com sistema de navegação gps, que em qualquer aparelho f-8 ou rafale vai depender dos americanos, radar que deixa o aparelho furtivo, com promessa de códigos abertos e produzidos no Brasil, e cá prá nos entre uma boing e uma dassault sem comentários. Mas, infelizmente é provável que comprem alguns jegues voadores, porque a decisão é do lulinha paz e amor.
    Fica aqui a minha indignação………

  174. Anderson disse:

    Está claro que esta decisão sera mais por estratégia militar e quadro atual da geopolítica mundial do que pelo equipamento em si. Os Super Hornet seriam a melhor opção para o Brasil, mesmo que sua tecnologia não seja transferida integralmente, pois os brasileiros teriam a chance de estudar e descobrir por seus próprios meios a tecnologia empregada neste equipamento que já passou por diversos testes e ainda ter a chance de conhecer de perto um poderoso armamento de uma suposta ameaça ao territorio brasileiro (que em tese, hoje seria os EUA). É sabido que quanto mais perto e mais conhecido o inimigo, melhor para se defender, e este é o caso do Brasil: defender seu território, e não atacar ninguém. Por isso, levando-se em conta todos os pontos: tecnologia do equipamento; estratégia militar; situação geopolítica da região; condição atual dos recursos naturais mundiais (Brasil é alvo); situação atual da economia mundial; situação atual das potencias mundiais e seus interesses, e por último o preço, o F18 Super Hornet é sem sombra de dúvida não a melhor, mas pelo quadro apresentado a única opção coerente.

  175. Comprar os caças parece ser prioridade. Apenas para que conste este registro, seria importante e fundamental, e não vai aqui nenhum nacionalismo Tabajara, trabalharmos em tecnologia própria. Os israelenses melhoraram os Mirage para os Kfir, etc etc
    Infelizmente as palavras “pesquisa” e “Brasil” soam utópicas quando se trata de defesa. Segurança é cara, mas como sabemos também, “segurança não tem preço”.

  176. toso disse:

    Concordo com muitos comentários postos aqui e principalmente com Anderson e Antonio para ficar com estes últimos comentários.
    Não tenho opinião formada sobre qual a melhor decisão para o Brasil, acho que tem se considerar se vai haver a previsão de alguma guerra contra o Brasil por algum país. O que acho que pela posição pacífica da política Brasileira vai demorar um bom tempo para haver.

    Dos vizinhos, do Brasil mais próximos, acho que o que pode infringir um maior dano seria a Venezuela, considerando que é a que acho que possa ter um ditador. Outra ameça seria os norte-americanos invadir o Brasil.

    Assim, pensando em que não haverá guerra e pensando do lado economico, considerando que todos tem razoável poder de fogo atualmente, eu ficaria ou arriscaria o mais barato, o que eu penso que seja o caça Sueco.

    Pensando em conhecermos o armamento do nosso mais temido agressor e para conhecer seu poderio, ou pesquisá-lo para fazer um similar ou melhor, e já mais testado ou de experiência que funcionou já em alguamas guerras acho que melhor seria o americano.

    Por outro lado, se for pensar em transferência de tecnologia e ser uma aliado ou parceiro a estar conosco em alguma desavença com um outro país e estar dispostos a participar em nosso favor ficaria pela fator e desenvolvimento de tecnologia brasileira pelo caça francês.

    Para conhecer as aeronaves, era preferível, agradar todos os concorrentes e comprar um pouco de caça de cada um. Dos 36 caças, divide por 4, dá 9 caça para diferentes do mundo, isto é, o que eu acho que seria melhor. E usar os nossos pesquisadores das forças armadas ver se entendem como eles produzem estes caças. Ou poderiam se basear nas ideias dos projetos destas aeronáveis para construir um caça respeitado brasileiro no cenário internacional.

  177. [...] FINALISTA DO F-X2: F/A-18E Super Hornet [...]

  178. [...] se voltam para o Rafale (preferência do Governo no FX-2) e o Gripen (preferência da Embraer), o Boeing F/A-18E/F Super Hornet corre por fora, sendo defendido por alguns setores dentro da [...]

  179. rodrigo avelar disse:

    uma perguntinha:

    o F-15SE é melhor do quer o F/A-18E?

  180. ToP GuN disse:

    “rodrigo avelar em 29 set, 2009 às 22:05
    uma perguntinha:
    o F-15SE é melhor do quer o F/A-18E?”

    Depende do ponto de vista. O F-15SE só tem um exemplar construído (demonstrador), não tem nenhum comprador e custa 100 milhões de dólares.

    o SH tem manutenção rápida com relativo custo baixo, 400 unidades produzidas (muitos sobressalentes) e custo de aquisição de 50 milhões.

    Sobre as capacidades de desempenho de ambas as aeronaves, não gosto de avalia-las como parametro de comparação, porque basicamente não são diferenças significativas.

    Não é porquê o avião sobe mais rápido ou tem maior taxa de giro que o fará vencedor de um combate aéreo. Talvez fosse em 1945 durante a 2°GM, mas hoje em dias as circunstâncias são outras.

    Se tiver curiosidade sobre como são os combates aéreos modernos, visite esse site:

    “http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/aam/bvr01taticas.html”

    Abraços

  181. Zé Luís disse:

    O Ministro Jobim contou em uma sessão no Senado Federal, que ele viajou aos EUA e teve uma reunião com os manda chuvas de lá… e apareceu um senador texano tosco… que teria perguntado “O que vocês querrrem comprrar?” O Ministro Jobim disse que se levantou da cadeira e disse, “Sorry! Viemos no lugar errado, nõs não queremos comprar nada! Nós estamos procurando uma parceria estratégica”

    E é essa a visão que os concorrentes sempre tiveram, a de vender seus produtos ao Brasil e ponto final… Isso é que teria afastado de vez o Brasil da Russia… Os Russos têm um interesse em vender suas armas e provocar os EUA, não tem vontade nenhuma em ser parceiro, não desta forma… acho que eles pensam que somos burros demais prá desenvolver um avião de guerra!

    Os únicos que tiveram uma postura diferente foram os franceses, que se mostraram receptivos à ideia de uma aliança estratégica industrial;

    por isso é que os Rafale, pese seu custo astronomico, são os favoritos…

  182. Lula disse:

    Venho aqui me portar sobre uma coisa, a tecnologia que EUA vai fornecer é de baixa qualidade e outra mais para frente eles vão enventar alguma coisa para boiicotar está tcnologia trasnferida, gosto muito dos F-18 mas eles podem até liberar no começo mais depois vai vir os embargos da tecnologia, gostaria que dessem uma olhada neste video sobre estes embargos tecnologicos dos EUA e por isto que desta vez estou a favor dos RAFFALES, este e o link http://www.youtube.com/watch?v=GBP4RnKHRlg

  183. [...] FINALISTAS do F-X2: F/A-18E/F Super Hornet [...]

  184. Ramoel disse:

    Eu concordo com um cometário mais acima, que nessa disputa, a melhor opção seria o Rafale Frances, por se adequa mais ao que estamos pedindo… Como por EX a transferencia de tecnologia, a possível venda de veículos eequipamentos tambem militares entre outros. Eu tambem acho que em hipótese alguma, o Brasil deve se render os americanos e optar pelo F-18. Talvez o F-18 seja o melhos de todos, mas para gente ainda é mais vantajoso o Frances uma vez que o Brasil não esta comprando armas militares para fazer uma guerra, e sim para defender nosso territorio, nossas riquezas, etc.

  185. chicu disse:

    poxa….gostei…..tem uma bela quantidade de fogo pra destruir os predios em brasilia

  186. Federal disse:

    Li em um site que o F-18 já tem data para ser retirado de serviço nos EUA, será substituido pelos F-35, o Rafale é caro, o SAAB um projeto em desenvolvimento, então vamos pedir uma proposta da SUKHOI. Na minha opinião esse FX-2 vai acabar na aquisição de alguma sucata voadora que não tem mais utilidade para alguma nação rica ou mais inteligente. Fico preocupado com os esforços de nossas forças armadas em nos proteger, e esse esforço ser ingnorado pelo descaso politico.

Comente

Dê sua opinião sobre o tema, seguindo as regras abaixo:

O uso de gravatar é obrigatório na Trilogia. Se você ainda não tem, acesse o site do Gravatar e crie o seu.

1. Seja educado, respeite os outros leitores;

2. Mantenha o blog limpo, não use palavrões;

3. Mantenha-se no tema proposto. Não use esse espaço para propaganda política.

Caso não siga as regras, seu comentário poderá ser apagado sem aviso prévio, seu e-mail poderá ser marcado como spam e seus futuros comentários cairão diretamente na lixeira.