Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

É um Curtiss SB2C Helldiver, ou algo relacionado a ele. Mas como aqui é o Poder Aéreo, temos a obrigação de dizer exatamente a versão e um pouco do histórico. Então vou pesquisar mais.

Roberto F Santana

Caro amigo Clésio Luiz,
Intervenho somente para que você não perca seu tempo com o Helldiver.
Não é ele, nem mesmo é do frabricante Curtiss.

Clésio Luiz

Eu ia dizer que era o A-25, a versão do Helldiver para o USAAF. Mas o que estava me encabulando era o armamento. O Helldiver tinha 4 .50 nas asas e esse monstrinho aí parece ter 4 canhões de 20mm e 4 metralhadoras .50. Mas covenhamos que são quase identicos. O motor tem as mesmas tomadas de ar do R-2600 do Helldiver, as asas, fuselagem e cauda são praticamente idênticos. Se não é o Helldiver, deve ser algum protótipo de caça para a USAAF. O armamento é muito pesado para um avião de ataque. O que eu posso dizer é… Read more »

Roberto F Santana

Eu não sou de fazer mistério.
E vou falando no que você acertar.
Você observou bem, ele tinha 4 canhões de 20mm e 4 .50.
Veio antes de 45 mas o motor não era o R-2600.

Franco Ferreira

Roberto Santana;

‘Tá bom!!! Você ganhou!!! Este é, realmente, muito dificil.

Vou chutar: das três uma, ou é um predecessor do Martin Mauler, ou um variante do Kayser-Fleetwings, ou um antecessor do Douglas Skyraider.

Agora, em nenhum destes três tenho certeza; e se tivesse que escolher alguma opção, escolheria… a primeira.

Bom Domingo! Franco

Roberto F Santana

Amigos, A história dessa aeronave e mesmo a sua simples existência é negligenciada até mesmo no mundo da internet. Antes de lhes revelar seu nome, deixem-me contar como eu cheguei ao conhecimento da existência de tal “avis rara”. Caso se interessem por sua história, poderão achar algo, consultando o Wikipedia. Quando eu era adolescente, ganhei um pequeno livro com a história da Pratt&Witney, nesse livrinho constava a lista de todos seus motores, assim como a relação de todas as aeronaves que usavam tais grupos motopropulsores.Sempre gostei do R-2800 Double Wasp e minha diverção era ver a longa lista de aviões… Read more »

Roberto F Santana

Digo: diversão.

Clésio Luiz

Foi parada dura essa. Mas só presta assim. Na próxima vez, espere passar uns dias antes de responder. Talvez algum leitor que não passou por aqui hoje pudesse te-lo identificado.

Roberto F Santana

Pensei nisso.
Mas se o Clésio e nem Franco acertaram, ninguém mais acerta!