A Saab apresentará na LAAD Defence & Security 2023 soluções de defesa altamente tecnológicas, com destaque para o caça Gripen e o sistema de defesa antiaérea MSHORAD.

A Saab, empresa líder em tecnologias de defesa e segurança, participará da LAAD Defence & Security 2023, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril, no Rio de Janeiro. Durante o evento, a empresa apresentará um amplo portfólio de soluções aéreas, terrestres e navais de última geração.

A Saab mantém parceria com as Forças Armadas brasileiras e busca ampliar sua atuação estratégica na região, conforme destaca Marianna Silva, diretora geral da Saab na América Latina:

“A Saab tem um forte histórico de cooperação com as Forças Armadas brasileiras. Além do programa Gripen, podemos destacar nossas soluções de defesa antiaérea e de treinamento e simulação, e sistemas avançados de monitoramento e fusão de informações, utilizados no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON)”, explica Marianna Silva. “Queremos ampliar esta parceria estratégica e estamos entusiasmados em apresentar nossas soluções de ponta para a América Latina”, complementa.

O caça multimissão Gripen E, denominado F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), será novamente um dos grandes destaques na LAAD. A réplica em tamanho real do caça estará aberta para visitação do público durante o evento sem necessidade de agendamento prévio. A aeronave é símbolo do maior programa de transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil, com grande contribuição para o desenvolvimento da indústria de defesa nacional. Os primeiros quatro caças, das 36 aeronaves adquiridas pela Força Aérea Brasileira, já estão em operação no país.

Blindados Guarani com MSHORAD da Saab

Outro grande destaque da Saab na LAAD será o sistema de defesa antiaérea móvel de baixa altura (Mobile Short-Range Air Defense – MSHORAD), uma solução de defesa antiaérea com alto grau de mobilidade para acompanhar tropas mecanizadas e blindadas em deslocamento, que combina uma ou mais unidades de tiro RBS 70 e um radar Giraffe 1X, interligados ao Sistema de Comando e Controle (C2) da Saab. No estande, a Saab demonstra a possibilidade de integração de uma unidade de tiro RBS70 NG à Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP MSR) Guarani, do Exército Brasileiro.

O protótipo do Giraffe 1X também estará em exibição. O radar da banda X tridimensional de curto alcance, transportável e multimissão, pode ser facilmente desdobrado em vários ambientes, desde plataformas terrestres (fixas ou móveis) a navais, na versão Sea Giraffe 1X, bem como posições estacionárias e qualquer tipo de estrutura de C2.

O público poderá conhecer de perto outras soluções, como os sistemas de combate terrestre da Saab como o Carl-Gustaf® M4, a nova geração do armamento portátil e multifuncional usado na proteção de tropas e instalações em combate, e o NLAW, um sistema de míssil antitanque, ambos utilizados em inúmeros países integrantes da OTAN em suas operações.

Para o setor naval, a empresa traz soluções avançadas para a defesa marítima, como o Navio de Contramedidas de Minagem (MCMV) que realiza uma varredura das águas capaz de detectar ameaças de minas subaquáticas. A solução completa inclui o uso de veículos autônomos não-tripulados para fazer a remoção e desarme das minas.

Coletivas de Imprensa:

Programa Gripen

  • Dia 12/04 às 13:30-15:00 na sala de imprensa da LAAD.
    Mikael Franzén, head de Marketing e Vendas na área de negócios Aeronáuticos da Saab fará uma atualização do projeto e receberá como convidado o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Pascotto, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea, primeiro esquadrão a receber o caça Gripen. O Tenente-Coronel Gustavo falará sobre implementação do Gripen na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

Sistema de defesa antiaérea móvel de baixa altura (Mobile Short-Range Air Defense – MSHORAD)

  • Dia 13/04, 13:30-14:20 na sala de imprensa da LAAD, seguido de uma demonstração no stand da Saab a partir das 14:30.
    Virgilio Veiga e Sérgio Martins, diretores de vendas da Saab, farão uma apresentação sobre o MSHORAD e suas excepcionais capacidades para detectar, identificar, engajar e neutralizar diferentes ameaças aéreas.

O estande da Saab na LAAD está localizado no pavilhão 3 – estande I.20.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: MSL Group

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Bardini

Faltaria juntar ao pacote de defesa aérea, uma versão do Guarani equipada com canhão 30mm e interferidores. Ai sim, teríamos um moderno e completo sistema de defesa de baixa altitude móvel.
Exemplo ilustrativo:
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Last edited 1 ano atrás by Bardini
M4l4v1t4

Meu desafeto Bardini. Esse interferidor é GPS ou EM?

BK117

Segundo a portaria 944, o EB quer até 62 VBC AAe – MSR, sendo 49 na versão Unidade de Tiro e 13 na versão Controle e Alerta.

Ainda não entendi o motivo de viaturas separadas para lançadores e radares. Claro, se economiza em radar, mas acho que seria mais interessante uma viatura “standalone” que incorpore o radar e os lançadores, quem sabe também um canhão com airburst. O Guarani é um veículo grande, esse MSHORAD seria melhor em IVECO Lince, como já vi em fotos por aí.

Last edited 1 ano atrás by BK117
bjj

O radar tem alcance de até 70 km, enquanto o alcance do míssil é de no máximo 9 km. É muito radar para pouco míssil, então não compensa botar um radar desses em cada veículo de combate. Além de acrescentar peso, altura e complexidade, tornaria o produto bem mais caro.

Bardini

É errado olhar para o alcance. O que tu tens que olhar, é a banda deste radar… Alguém poderia questionar: pq não usar um SABER M60, que tem alcance semelhante? O SABER M60 opera na banda L. É um radar ineficaz para lidar com pequenos UAVs/drones, loitering munitions e afins. O Giraffe 1X opera na banda X. Em tese, é muito mais capaz a curta distância. . Este radar deve operar bem neste cenário de ameaças, até os seus 15 km… Até 70 km, é uma questão de caças e outros meios com maior RCS. . A SAAB oferece este… Read more »

Rinaldo Nery

Pra pensar: um atacante a 420 KT percorre 15km em quantos segundos?

Fabio Araujo

Embraer e SAAB anunciam na LAAD acordo para vender C-390 para a Suécia!
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