sh-2

Os Estados Unidos ofereceram ao Brasil um compromisso de transferência tecnológica como última cartada para se contrapor ao favoritismo da França e vencer a concorrência aberta pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de 36 caças, o chamado programa FX-2. O processo de escolha está em fase final e, por razões vinculadas a objetivos da política externa do governo Lula, tende a favorecer a aquisição dos caças Rafale, da companhia francesa Dassault. A secretária de Estado dos EUA enviou uma carta pessoal na qual expressou seu “profundo apoio” à oferta norte-americana.

A nova proposta norte-americana em favor dos F-18 Super Hornet, fabricados pela Boeing, foi trazida pelo general Jim Jones, assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, e apresentada ao governo brasileiro como peça fundamental para o fortalecimento das relações Brasil-Estados Unidos. “Nós viemos aqui esclarecer que essa é uma parte importante da nossa parceria com o Brasil, que envolve uma transferência de tecnologia sem precedentes?, afirmou a subsecretária de Estado para o Controle de Armas e Segurança Internacional, Ellen Tauscher. “Essa é a melhor oferta que já fizemos até agora e tem como fundamento a relação forte que queremos construir com o Brasil”, completou.

Anteontem, o general Jones, Ellen Tauscher e o principal responsável no Departamento de Defesa sobre o tema, Ashton Carter, apresentaram a oferta ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ao comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito. Ontem, reiteraram a proposta ao chanceler Celso Amorim. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

332 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
McNamara

Está começando a melhorar. Resta saber se essas ofertas de transferência de tecnologia, a partir desses fornecedores, são críveis.

Marcus

Como acreditar em algo que só bate na porta na última hora? Os EUA sempre desdenharam de nós, não acredito nas promessas deles. Acho que esse lobby é momentâneo, não creio neles repassando integralmente a tecnologia para uma aeronave com os dias contados para sair de linha…

JMRC

Espero nunca ver esse avião voando no Brasil.

Zero Uno

Só agora? Por que não fizeram isso logo no começo? A França está nos oferecendo acordos militares/comerciais e etc… em vários campos e só agora os EUA dizem que querem uma parceria estratégica, econômica e militar?

Bom, devemos analisar. Não custa nada. O que importa, é o melhor para o Brasil.

Lucas Calabrio

Prezados
É o mesmo filme do Sivam, ou seja a Amazonia (verde e azul) muito cobiçada saindo da esfera de influência dos USA.
sds

Marcos S

Os caras estão jogando como em final de copa do mundo, mandam até o goleiro ir cabecear na area…hehe. Bateu os desespero e na ultima hora os caras querem recuperar o tereno perdido…como falaram os colegas porque não ofereceram tudo isso antes??? Ixxx esse negocio de salvar o jogo aos 46 do segundo tempo so Deus mesmo pra saber o resultado…

HGB

Acho que os americanos perceberam, embora tardiamente, que estão perdendo influência na A.L. e sobretudo no Brasil, principal país da região. A oferta, na minha opinião, tem por objetivo: 1º Seduzir os técnicos brasileiros com uma abertura mais ampla de transfeência tecnológica, porém, não sabemos se será exequível esta proposta. Além disso, será que ela será suficiente para vencer a natural disconfiança brasileira?; 2º Diminuir a influência francesa nas forças armadas brasileiras, todos sabem que os franceses “amam” os americanos e, se for confirmado a caça francês, a influência política e militar penderá ainda mais para os franceses; 3º Dar… Read more »

Paulo Renato

Pra começar a conversa já temos o vencedor que é o Rafale, isso já deve estar apalavrado entre os Presidentes de ambos os Paises Brail e França. Na última hora é piada !!! É complicado acreditar nos americanos, se o Barack Obama tivesse interesse mesmo em vencer o FX2 teria feito uma proposta irrecusável a tempos e não agora no final do jogo. Não confio nos amricanos. Acho que o caça para o Brasil deveria ser o SU35 e o Brasil entrar no projeto do PAKFA. Esse deveria ser o caminho que deveríamos ter seguido. Esse papo de transferencia de… Read more »

Caipira

Paulo Renato

Você é russo? Trabalha na Rosoboronexport?

rsrsrsrsrs

brincadeira amigo…

Pra quem dizia que a disputa estava entre Rafale e Gripen…

JMRC

Paulo Renato;

Concordo plenamente com você.

José

Senhores, os Americanos estão loucas para que o Brasil aceite o F/A-18, sabém porque: Porque se houver uma guerra entre Brasil e EUA quem vai fornecer os armamentos sendo que o inimigo é o fornecedor. Vejam só, eles constroem as bases, param de fornecer armamentos para o Brasil, planejam a invasão no território Brasileiro e invadem. Como o Brasil vai se defender? Com metralhadoras coladas no F/A-18!!! EUA vencem a guerra, dominam a Amazônia e tomam as milhas do mar territorial Brasileiro e ficam com todo o petróleo. Senhores parece piada, mas não é, é pura realidade, com os Americanos… Read more »

Renato

Acredito que este fato possa ter sido influenciado pela intenção de compra dos Sukhoi por Chaves, e também uma nova postura deste novo governo de Obama. Mas não é uma aeronave ruim, muito pelo contrário, é um dos poucos que brigam de igual com os Sukhoi. O que resta saber é se estas promessas se cumprirão, assim como as dos franceses. Do jeito que a economia norte-americana vai, é bem melhor para eles cumprirem estas promessas e garantir mais compras no futuro conosco, não acham?

Paulo Renato

Caro Caipira,

Na disputa do FX2 sim é claro que poderia estar entre o Rafale e o Gripen. Mas como a FAB não vai colocar sua opinião e deixar a questão para o Governo, então não precisamos mas ficar aki especulando ou tentando achar isso ou aquilo (Isso dentro das entrevistas e noticias dadas até o momento)e perda de tempo.

Não sou Russo, mas acho que eles podem oferecer armamentos de melhor qualidade do que a França e ainda com preço bem mas em conta.
Seria bem melhor uma aliança Militar com a Russia do que com a França.

Abs.

Edmar

Caros Amigos.:

Acho que com todo este desespero do “Tio Sam” em transferirtecnologia em ultima hora, a concorrencia estava apenas entre “Saab Gripen NG” e “Dassault Rafale F-3”.

Acho queo governo Brasileiro teria que descartar o “F/A-18 Super Hornet” logo.

Abraços.

Paulo Renato

Caro José,
Os americanos com F18 ou não dentro da FAB, invade a qualquer momento o nosso território, só a Quarta Frota já faz um belo estrago aki.
É só eles quererem e pronto, agora o que pode influenciar seria Países aliados como França e a Rússia se o Brasil tivesse um acodo Militar.

Abs.

Jony Costa

Que “guerra” que nada. Só sendo muito “ingênuo” (pra não dizer outra coisa) pra vender um produto de alta-tecnologia para um possível rival! Eles já tiveram um grande desgosto uma vez (Irã). Não fariam isso novamente. É só olhar o que eles já nos venderam (P-3, SH-60, S-70, Torpedos MK-48, e por aí vai…)

Agora sobre a proposta de última hora deles espero que a dita “transferência de tecnologia sem precedentes” não seja apenas uma possível venda de ST no programa de caças leves que eles abriram recentemente!

Saudações!!!

CosmeBR

Brincadeira né?!!! Por favor, nenhum o Su-35 não foi e nem vai ser comercializado. É grande demais(22 m de comprimento), o que implica em maior assinatura radar. a indústria russa está em decadência, é só ver as suas últimas vendas: Atrasos de cronograma, aeronaves velhas vendidas como novas(“aeronaves de estoque modernizadas”). Apesar de admirador dos aviões russos, creio que o melhor mesmo é o francês RAFALE, sem tecnologia crítica estadunidense, relativamente pequeno (cerca de 15 m), o que explica menor alcance entre alguns concorrentes(devido aos 7 metros de comprimento a menos que o Su-35 e os 4 m a menos… Read more »

Marco Antonio Lins

Opinião!…

Concordo com o Sr. Paulo Renato! No fim da festa oferecem tudo,
qual a garantia? Acredito porem pelo vejo o melhor avião para o Brasil seria SU-35.E entrariamos de cabeça no PAKFA. Mas os americanos nos grandes negocio são muito habil. Não se suprendam se ganharem.São capazes de oferecerem tudo que tem no estoque no deserto gratuitamente.

CosmeBR

Paulo Renato, Não vejo uma aliança militar com a Rússia possível, uma vez que a mesma não tem dinheiro pra investimento, nem para desenvolvimento ou compra de novos armamentos. Vide a situação da marinha russa e dos tantos projetos abandonados por falta de recursos. Até a própria Rússia desistiu de comprar o Su-35. Então, seguindo um lógica parecida com a sua digo, que seria melhor então cancelar o FX-2 e participar ativamente, e não só com dinheiro, no desenvolvimento do PAK-FA, já que segundo a Rússia o primeiro protótipo voa em 2010. Assim o Brasil produziria o PAK-FA aqui, o… Read more »

Jonas Rafael

Pra mim eles sabem que vão perder mas estão largando essa na última hora só pra depois não poderem dizer que não ofereceram transferência. A proposta final já não tinha sido apresentada? Não dá pra chegar agora e dizer “transferimos tudo”. O que é tudo? Mal contada essa história. Concordo com quem dsse outro dia: temos pouco a aprender com esse avião. Se é pra escapar da França que se fique com o Grippen.

Felipe Cps

Brincadeira, manda quem pode (Tio Samuel), obedece quem tem juízo (Brasil). E toca a FAB a ter mísseis guardadinhos no Colorado… Bem menos pior, pelo menos se a gente entrar em guerra com algum vagabundo bolivariano o Tio Sam libera as armas rapidinho… E é capaz de ainda sobrar uma miçanga extra pra Pindorama. Quem sabe um PA de verdade pra MB, cheinho de Hornets dos velhos? Ou então uma fabricação sob licença do Fuzil SCAR pra equipar algumas unidades do EB? Melhor do que o queijo podre francês, caro e ordinário… Se essa zica viesse pro Brasil iríamos ficar… Read more »

Caipira

Felipe Cps

“…pelo menos se a gente entrar em guerra com algum vagabundo bolivariano o Tio Sam libera as armas rapidinho…

hahahaha

Tudo tem seu lado bom né?

Um abraço

Caipira

Olha pessoal vou expressar uma opinião aqui, se eu estiver errado me corrijam por favor! A integração de armas nacionais ao SH depende da abertura de códigos-fonte não?Uma vez essa abertura garantida por contratos com os EUA não poderíamos integrar armamentos nacionais ou de terceiros?Também seria possível a manutenção das aeronaves aqui no Brasil certo(pelo menos em parte)? Pois bem, se realmente houver garantias da TT e abertura dos tais códigos fonte por parte dos EUA e isso não for apenas “prosopopéia flácida pra bovino dormir” a famosa conversa mole pra boi dormir acho que não estaríamos mal servidos com… Read more »

Paulo Renato

Caro CosmeBR, Sim concordo contigo que eles estão sem investimento, mas tem a tecnologia e sabem fazer caças entre outros equipamentos, essa alinça que faríamos só iria agregar as nossa empresa brasileiras de armamentos militares, detalhes teriam que ser feito pelo governo para que isso podesse sair. Tudo bem que os SU35 me parece que ainda não comercializado, então oq ue fazer ??? na minha opinião comprar pelos menos 40 SU30MKI e entrar de cabeça no PAKFA aí sim estaríamos bem mas equipados e do que esses Mirage 2000 surados que foram comprados da França que só teram 10 anos… Read more »

Mauricio R.

“Diminuir a influência francesa nas forças armadas brasileiras…” Quem são os frnaceses na Europa e no mundo, hoje em dia??? Nada e ninguem. A presidência da EU é rotativa, não é exclusiva deles. “Dar uma sobrevida e aumentar o nº de empregos na industria americana…” Quem tá desesperadamente necessitando de encomendas e de dinheiro novo é a França, que não tem mais cacife p/ investir sozinha no “Rafale”. Não morro de amores pelo “Super Hornet”, mas são 400 exemplares entregues no prazo e no orçamento e isto os franceses não tem como oferecer. “…isso já deve estar apalavrado entre os… Read more »

Andre de POA

Obama vai levar essa, apesar da Carla Bruni prometer vir dentro de um Rafale! kkkk

Carlos Alberto

Com certeza, conversa fiada, pra boi dormir e o gigante adormecido continuar deitado eternamente em berço explêndido e sonhando, enquando as bases militares dêles são construídas, lôbos em pele de cordeiro. Na hora H, o congresso não aprova a transferência de tecnologia – essa não, isso não, essa…também, essa de jeito nenhum, codigos fonte não,…e assim vai… Agora, depois de pronto o avião: Ah…pra esse país não pode, tem tecnologia americana no avião e esse não é um país amigo, ou então… a Embraer não pode concorrer com a Boeing, nessa licitação. Ou ainda, pra que tantos aviões, se vocês… Read more »

Paulo Renato

Caro Caipira, O SH é um bom caça e testado em combate por muito tempo, mas o problema é que os Americanos não cumprem o que dizem e ainda o SH tem vida curta vai ser substituído pelos F35 ao longo dos tempos e aí como ficamos ??? Mas uma vez com um vetor obsoleto !!!! Seria ótimo se pudessemos comprar os F35 com transferencia de tecnologia( Que sonho heim !!!rs..rs..)isso seria o ideal. Como comentei acima com o CosmeBR, poderíamkos adquirir os caças SU30MKI dos russoa em quantidade de 40 caças e participar do PAKFA, um projeto de caça… Read more »

José

Senhores:Segundo DEFESANET http://www.defesanet.com.br/md1/pac_12.htm O Brasil vai participar do programa de desenvolvimento de um avançado avião de combate, o PAK-FA T-50, que será fabricado pela empresa russa Sukhoi. O aparelho, invisível ao radar, promete desempenho igual ou superior ao caça F-22 Raptor, fabricado pelos Estados Unidos (o mais caro do mundo, ao custo unitário de US$ 225 milhões), e deve fazer seu primeiro vôo em, no máximo, dois anos. A construção da nova aeronave é apenas parte de um amplo memorando de entendimento, negociado em Moscou em fevereiro e assinado ontem pelo ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e pelo secretário… Read more »

Harry

Caro Felipe Cps, calminha, calminha..o /gripen-NG vai ganhar
e vamo comemorar cumendo muito bacalhau sueca ops quero dizer da Suecia.HE, HE,

welington

Como já previsto pelo governo Americano em relatório divulgado pela CIA a Rússia terá em 2025 o 6º maior PIB do mundo mesma posição a que terá em 2050, porem nesta época o PIB percapito Russo será o 4º maior do planeta. O SU-35 BM será adquirido, o mesmo equipara cerca de 5 esquadrões que serão ponta de lança da WS até a chegada do PAK FA em números aceitáveis em 2020. A Rússia tem a intenção de adquirir cerca de 1000 PAK FAs, 6 porta aviões nucleares, 8 submarinos classe Borei, aquisição de centenas de helicópteros de ataque…. Até… Read more »

Jony Costa

Bom comentário Caipira, mas se realmente os EUA e o seu congresso liberarem esse acesso aos códigos fontes, e também não adianta apenas passar uma “biblioteca de Dll’s” que a coisa fica complicada do mesmo jeito!!!

Paulo Renato

Caro Mauricio R., Já dito pelo nosso NJ que deixou bem claro a preferencia pelos Rafales da França ou vc ainda não viu essa noticia. Vc já leu que o relatório qua FAB vai integrar ao MB não cita nenhuma indicação a qualquer caça na disputa e somente faz uma comparação com putuação sobre os vetores !!! Que a decisão será extremamente política e que a FAB não se expor na decisão final. Ainda completando foi noticiado que o Presidente Sarcozy deu total garantia na transferencia de tecnologia para o Brasil. Precisa falar mas alguma coisa. Estou apenas comentando o… Read more »

karlus73

Ainda há quem sonha com o SU, pessoal ele foi… já não está… esqueçam… Óptimo caça sem duvida mas é preciso perceber o resto que está por detrás. Não é caça para o Brasil, é para estados “estranhos”, o Brasil no meu ver preciso de um bom caça com as características desta nação e com que o governo impôs para aceitação para o FX2. Diga-se o que disser, os 3 reunião aquilo que a FAB necessitava, agora vença aquele que reúne as características desejadas, não querendo dizer que seja o melhor. Sempre preferi o SH, há aqui pessoal que confunde… Read more »

Jony Costa

Welington posta o link aí onde mostre esses estudos da CIA e os números futuros da VVS???

Saudações!!!

Rodrigo Marques

Podemos propor o seguinte: Voces querem petroleo e nós queremos tecnologia e não só armas prontas, queremos importar parte e a outra parte produzir aqui. Nós temos o Pré-Sal, o que vocês tem pra nós? Aí é só avaliar a proposta.

Marco Antonio Lins

Sr.Paulo Renato.
Concordo tambem SU-30 para FAB!.. Ou apenas SU-34( que é naval)estacionados bases aero-navais, ai teriamos a protenção de nossa plataforma maritima.

Cordialmente

karlus73

reunião = reunirão
governo impôs para aceitação para o FX2 = governo impôs para aceitação do FX2

Sorry :S

Francisco AMX

“será cilada Bino?”

welington

Jony Costa como descrito no meu post, o relatório da CIA é referente ao crescimento econômico Russo baseado no cenário global, este estudo foi feito com um conjunto de países no caso o BRIC, a CIA estudou as possibilidades de crescimento destes países emergentes economicamente e sua potencialidade econômica a médio e longo prazo…
Um grande abraço a todos…

gustavo

se for verdade, que venha o Super Hornet!
e tem alguns bobinhos aqui que preferem ser aliados dos franceses ao invés dos americanos!

com os americanos quem sabe futuramente poderemos adquirir um caça de 5ª geração, coisa que com os franceses nao irá acontecer!

eu estava torcendo pelo rafale por causa da transferência de tecnologia, mas agora se os EUA estiver disposto a transferí-la, sou mais o Super Hornet, pois uma parceria com os EUA tem muito mais futuro do que uma parceria com a França!!!

Paulo Renato

Caro José, 🙂
Ainda não foi confirmado pelo governo que o Brasil assinou o acordo na participação do PAKFA T50 da Rússia.
Tomara que sim !!!
Em relação ao restante do que vc mencionou VLS os Russos já estão por aki.

Welington muuito bom o que vc comentou !!!

🙂

Mauricio R.

“Já dito pelo nosso NJ que deixou bem claro a preferencia pelos Rafales da França ou vc ainda não viu essa noticia.”

O meu comentários se aplica aqui, integralmente.

“Ainda completando foi noticiado que o Presidente Sarcozy deu total garantia na transferencia de tecnologia para o Brasil.”

Paulo Renato,

O exemplo citado é a realidade, não papo de politico, acredita quem quiser.

Azul&branco

Como assim “agora”?? Um dos preceitos do fX2 sempre foi a transferência de tecnologia. Se os Americanos se candidataram então é porque SEMPRE concordaram com tal procedimento. Ainda, alguns meses atrás um executivo da Boeing também se comprometeu com repasse de tecnologia. Agora a Secretària de Estado Clinton comprometeu-se pessoalmente. Que autoridade francesa fez isto até agora? É claro que o tio sam muito se arrisca em confiar em “alguns governos”, digamos…suspeitos, diferente de koreia do sul, Israel ou Inglaterra.

rodrigo

guerra brasil X EUA

a melhor piada que ja li no blog!

Robson Br

NÃO ADIANTA OS EEUU ESPERNIAREM:até o chile já começa dar sinal de independência. Aliás a colômbia também usa helis russos. A América Latina necessita de renovar suas FFAA e o preço dos produtos americanos são muito caros e comprovadamente os russos, apesar de uma certa defasagem, oferecem produtos confiáveis. Mesmo fora da esfera do Chapolim venezuelano, praticamente todos os países da AL vivem um clima de certa independência em relação aos EEUU. Acredito que se a Colômbia não estivesse passando por essa guerra interna a sua postura seria outra. Não justifica, mas a pressão dos vizinhos bolivarianos com apoio inclusive… Read more »

Robson Br

Continuando meu post acima:

Os EEUU correm muito risco de perderem essa concorrência. Para eles, talvez não seja nem tanto pelo dinheiro, apesar das altas cifras e sim pela possibilidade de ter um país do porte e da economia que o Brasil tem com uma indústria militar independente da deles. A FAB nunca gostou dos aviões russos devido seu tamanho, sua doutrina de operação e dúvidas quanto a logística. Mas acredito que os helis russos possam a abrir espaço em nossas FFAA. Até o chile está partido para isso.

Rui Silva

Alguns esclarecimentos (noticias mais recentes)sobre o SU-35 são de que serão adqueridos 2 regimentos no total de 48 aparelhos,quanto ao PAK-FA é de que irá voar antes do fim deste ano.Quanto ao FX2 se o Brasil adoptado-se o SU-35 estaria a pôr-se claramente do lado da barricada daqueles que se opõe aos EUA ou que os vêem como ameaça e na situação actual será mais conveniente para o Brasil procurar autonomizar-se o mais possivel sem enfrentar directamente o poder dos EUA. Muitas vezes as “guerras” ganham-se na diplomacia e o Brasil têm uma imagem no mundo com que pode fazer… Read more »

Paulo Renato

Seria muito bom 50 MI17 para o Brasil + 40 SU30MKI

Que sonho !!!!

🙂