Um Boeing F-15QA Advanced Eagle foi fotografado nos céus de Chesterfield, Missouri, com 12 mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM. As fotos são da @Skyworx_Media, no X.

O F-15 Advanced Eagle apresenta tecnologias de última geração que oferecem mais velocidade, alcance e carga útil do que qualquer outro caça de sua classe. A Boeing começou a entregar as primeiras aeronaves de uma encomenda de 36 F-15QA ao Qatar a partir de 2021. Foi do F-15QA que o F-15EX da Força Aérea dos EUA foi derivado.

A Força Aérea Real Saudita (RSAF), por sua vez, já recebeu 84 novos F-15SAs que eram as variantes mais avançadas da família Strike Eagle disponíveis, até o aparecimento do F-15QA do Qatar.

Além dos F-15SA recém-construídos, a frota de 68 aeronaves F-15S anteriores da Arábia Saudita (em geral equivalente ao F-15E Strike Eagle da Força Aérea dos EUA) foi atualizada localmente para um padrão semelhante ao F-15SA, conhecido como F-15SR (para Retrofit Saudita).

Enquanto isso, a RSAF ainda opera os sobreviventes dos 62 F-15C e F-15D adquiridos durante a década de 1980. Estes não foram sujeitos a qualquer atualização profunda e ainda são usados ​​principalmente em capacidades de defesa aérea. Uma nova encomenda saudita de aeronaves F-15EX poderia muito bem fornecer uma substituição direta para estes jatos.

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício.

E ainda tem um pessoal malhando a parceria entre Kim e Putin, blá blá blá, CN é uma ditadura, mas vender armas para AS e Qatar pode, já que são duas democracias plenas…Rsrsrs.
Quanto ao F-15, um baita caça!

Rafael Coimbra

Quanto ao F-15… é muito caça!!! Sonho de consumo de qualquer Força Aérea.

Rogério Loureiro Dhiério

Sempre foi o meu caça preferido. Más hoje confesso que, se eu fosse dono de uma Força Aérea, eu não teria nem mesmo para exibição.

No meu entender, o F-15 seja qual for a versão, está na mesma classe de um FLANKER.
No ar aparece como um ELEFANTE nos radares de um 5G.

Cada míssil desse ai contribui para um RCS mensurável.

Más repito.
Será o meu eterno supra sumo. Más operacionalmente, não teria.

Sensato

Falsa equivalência e você sabe disso.

Paulo Carrano

Confundir ditadura com monarquia é tenso… F15 é top desde os joguinhos de super nintendo!

Joao

Sauditas e coreanos do Norte vivem igualzinho……..
A cultura de ambos são idênticas também….

Henrique A

Els ficam antagonizando o EUA e as organizações internacionais? Pode ser hipocrisia, mas existe ditaduras e ditaduras, a própria liderança da CN se coloca como vilã.

soldado imperial

Correto de sua parte.
Porém uma ditadura mantém o povo com a barriga cheia, estradas e obras em condições impecáveis e as coisas funcionando sob redea curta.
As outras ditaduras de “canhota” o povo está passando fome, estrutura aos frangalhos….

Cafasape

É o rei na arena ar-ar!
Tanto os SA (Sauditas), como os QA (Qatar) e os EX (EUA), por serem os mais novos e mais modernos do pedigree vencedor, continuarão reinando, absolutos, nessa arena por décadas!
Pena o Brasil não ser um país sério em nada, inclusive em políticas de defesa, porque pelo menos um esquadrão dessas belezinhas por aqui (22 aeronaves), para estabelecer um HI-LO-HI entre F-15 EX/SA/QA como o topo da aviação de caça e o Gripen como aeronave de entrada da caça com 3 esquadrões (66 aeronaves), seriam excelentes.
Sei que é impossível, mas não custa sonhar!

Maurício.

“É o rei na arena ar-ar!”

Na minha opinião, o rei é o F-22, e mesmo assim é complicado chamar um caça de rei, até porque, o F-15 nunca enfrentou um caça em condições iguais, e nunca enfrentou um caça 4.5 geração, como Rafale ou Eurofighter, o mesmo para o F-22, que só abateu balão.
Mesmo assim, pelas capacidades técnicas, eu diria que o rei é o F-22.

Bispo de Guerra

F-22 é superestimado… F-15 é real.

Rommelqe

Caro MAURICIO, o F22 é incrível, etc. Mas há evidências divulgadas na midia que colocam certos importantes senões nesta aeronave, tais como os revestimentos RAM (diversos) usados, disponibilidade baixa, logistica complicadíssima, custos enormes, e assim por diante. Veja que a propria USAF pediu sua discontinuação, razão pela qual esta comprando novos , justamente, F15s. O grande diferencial entre estas duas aeronaves, hoje, ao que me parece, seriam as superfícies angulosas dos F22; mas a grande evolução dos sistemas de detecção tendem a reduzir a importância deste conceito e fazer com que seus problemas (menor desempenho aerodinâmico, necessidade de usar bocais… Read more »

Bavarian Lion

O F-15 já enfrentou Migs-29 alemães quando da queda da cortina de ferro. Eram exercícios, obviamente, e o caça soviético era a versão “A”, porém já equipado com HMD e o lendário míssil R-73. A coisa não foi bacana pro Eagle, muito embora seja um avião fantástico.

Carlos Campos

F35 derruba os dois, IRST dele junto da Furtividade, o F22 e o F15 nem saberiam que já perderam

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que você confundiu o jargão Hi-Low-Hi de perfil de missões de alta-baixa-alta altitude com Hi-Low mix, de ter parte da frota com maior capacidade / mais cara e outra parte de menor capacidade / mais barata.

Marcelo

O F-15 nunca foi oferecido ao Brasil, só olhar as disputas por contratos, a Boeing sempre oferece ao Brasil o F-18. Acredito que seja a pedido do governo dos EUA para manter um equilibrio de forças na América do Sul. Se oferece esse caça potente para nós também teria que oferecerem a Argentina, Chile, Colômbia, Equador…

DanielJr

Capaz do F-18 ser mais barato. Esse F-15EX deve custar uma bala para comprar e manter.

Bispo de Guerra

O custo estimado do caça F-15EX é de aproximadamente 95 milhões de dólares por unidade. Este valor inclui a estrutura do avião, motores, radares, sistemas de guerra eletrônica e todos os outros subsistemas associados à aeronave.

Bernardo

o f-18 é bem mais barato sim. a unidade do EXII (que é a oferecida) hj custa mais do que o f-35. a hora voada tb é caríssima. o benefício é que é uma célula pra 20 mil horas (e uma tecnologia menos difícil de manter). com um avião de célula pra 20 mil horas de fábrica, pegando os f-5 como exemplo…. recebendo hj, a gente só ia largar esse osso pra lá do próximo século. na questão de ser oferecido ou não, como hoje a venezuela já tem os sukhoi AMV e faz fronteira com o Brasil, e que… Read more »

Fábio CDC

O equilíbrio de forças na AS já está completamente desbalanceado com a entrada em serviço do Gripen NG aqui. Acredito que essa história de equilíbrio caiu por terra desde então, ou talvez antes com a chegada dos Sukhoi Su-30 na Venezuela.
.
Mas que o Gripen NG é de longe o mais avançado por essas bandas é inegável, além do mais salvo engano até completamos a modernização dos nossos AWACS.

Last edited 1 mês atrás by Fábio CDC
Rui Mendes

Gripen E.

Matheus

O chile com seus 46 F-16 dá um show no Brasil, só temos meia dúzia de Grispen, isso não dá nem pro cheiro… num cenário real de guerra o que teremos de sobra é tucano, haja tucano…

Marcelo

Mas o equilibrido que me refiro é o que os EUA vende, o Gripen é sueco, concordo com você que a entrada do Gripen e do Su-30 causou um desequilibrio no continente, mas não foi por culpa dos EUA

Rommelqe

Indiscutívelmente os F15 EX são a nata…aí daria pra pensar como suplemento dos F39E; muito superiores aos F16 (qualquer versão) e muito mais efetivos do que os F35 no TO BRASIL….
Uma “carga” de 12 AIM-120 AMRAAM dá para comprar um esquadrão de 16 amarg…..

Elintoor_

” É demais para nós, não é Saito? “…

Almeida

Eu vi no site The Aviationist que é um F-15QA do Qatar, usado pelo time de demonstração da Boeing que vai participar de alguns shows aéreos.

https://theaviationist.com/2024/06/20/boeing-f-15qa-demo/

Luís Henrique

Uma capacidade incrível, ainda que seja bem menos do que os 22 mísseis ar-ar declarados pela Boeing.

Eu nunca vi em foto, mas o Su-35 possui capacidade para levar 12 mísseis BVR R-77 e + 2 mísseis R-73 nas pontas das asas.
Seriam 6 R-77 na fuselagem, 3 em cada asa e + 2 R-73 nas pontas das asas, totalizando 14 mísseis sendo 12 BVR.

Last edited 1 mês atrás by Luís Henrique
sergio 02

Ate onde sei são 4 sob a fuselagem.

Luís Henrique

O Su-35 possui 4 pontos fixos sob a fuselagem, mas nos centrais pode colocar 2 R-77 em cada ponto, totalizando os 6 R-77 sob a fuselagem. Uma configuração ainda mais interessante é substituir 4 R-77 nos dois pontos das asas mais próximos à fuselagem por 4 R-37M. Neste caso o Su-35 mantém os 6 R-77 na fuselagem central, outros 2 R-77 próximo a ponta das asas, 2 R-73 nas pontas das asas e os 4 R-37M nos pilones mais reforçados das asas. Continua com 14 mísseis, porém 4 R-37M de muito longo alcance, 8 R-77-1 de longo alcance e 2… Read more »

Saldanha da Gama

Fumaça FAB? Sonho dourado.

Maurício.

Uma força aérea que sofre para manter um punhado de F-5, meia dúzia de AMX, e que está em uma novela mexicana com um punhado de Gripen, e agora mais uma novela, F-16 de blocos antigos.
Acho que o F-15, que é uma das aeronaves de caça mais caras para manter e operar, vai ficar apenas no sonho mesmo.

Saldanha da Gama

Bom dia,
Por isso é sonho dourado…
Abraços

GFC_RJ

Fera!
Sonhar ainda é grátis e ainda não paga imposto! Ainda…

Saldanha da Gama

Assim como respirar….

Abraços

Sensato

Ênfase no ainda

Bispo de Guerra

Vendo os países que possuem o F-15 em sua defesa temos uma realidade: EUA , Israel , Japão, Arábia Saudita, Catar. Tirando Israel que tem “ajuda de custo” militar dos EUA – todos os demais , não tem problemas algum de fluxo de caixa para manter a frota. Custo hora voo: F-15 – U$29K F-35 – U$44K Brasil se adquirir meia dúzia ..iria botar água no feijão da tropa ..rs Por falar em tropa. O rombo causado nas contas públicas é de R$ 158,8 mil por militar inativo a cada ano; a aposentadoria de cada civil no Regime Geral da… Read more »

Rui Mendes

E Coreia do Sul.

Kornet

E Cingapura e a Indonésia,se comprarem.

Bernardo

O ‘auxilio’ dos EUA da entre 10-15% do orçamento de defesa de israel (que são créditos, não dinheiro). No geral, Brasil e Israel gastam a mesma coisa em defesa (uns 20 bilhões de dólares). Mas é só comparar a população e o PIB dos dois países. Lá se economiza em tudo o que é possível. a ração é só lata, mais parecida com as rações militares da segunda guerra, com a particularidade de serem basicamente compradas do mercado civil. os uniformes são só aquilo mesmo. tudo que não é essencial e é luxo é cortado. tudo é muito simples. não… Read more »

Daniel

Duvido que mesmo que a FAB tivesse dinheiro para comprar e manter, os americanos venderiam para nós. O Brasil não tem alinhamento político com eles e o atual presidente nunca escondeu sua simpatia aos maiores inimigos dos EUA.

Marcelo M

Com essa quantidade de armamento vai aparecer no radar de qualquer caça de quinta geração como um carro alegórico. Tá mais para um carro de batalha a ser utilizado em ambiente de baixa contestação aérea do que um caça de superioridade aérea.

DanielJr

Essa configuração de combate não é para lutar contra caças 5G, nem mesmo para fazer grandes manobras e deve estar com alcance reduzido pela falta de tanques extras.

Seria mais para enfrentar uma grande quantidade de alvos menos capazes, como enfrentar uma salva de mísseis de cruzeiro, helicópteros em alguns cenários ou ainda para fazer a primeira salva contra um grupo de caças inimigos até 4.5G. Faz o disparo dos 12 mísseis e cai fora, deixando outros caças equipados de forma mais balanceada (peso/arrasto/equipamentos diversos) para o combate em uma segunda leva.

Edimar

Boing F15???????

Leandro Costa

Na verdade é Boeing…

Daniel

Esse sim, seria um ótimo complemento para os Gripens da FAB.

GFC_RJ

Esse é Monstro!!!

Luís Henrique

Como comparação o nosso Gripen E pode ser armado com 7 Meteor e +2 Iris-T totalizando 9 mísseis.

DanielJr

É muito bom, excelente capacidade. Na minha opinião, esteticamente só perde para 4x RBS-15, o grifo fica nervoso nessa configuração.

Fabio Araujo

Isso que é poder de fogo! Quantos alvos essa versão do F-15 pode atacar simultaneamente?

Carlos Campos

mais de 20

Jonathan Pôrto

Então 3 F-15 em teoria derruba toda nossa frota de caças ?

Eduu

Kkkkkkk

Bispo de Guerra

🤩 esse sim … F-15:

1. The King of the Skies
2. Король небес (Korol’ nebes)
3. 空中王者 (Kōngzhōng wángzhě)
4. شاه آسمان‌ها (Shāh-e āsemān-hā)

Emmanuel

Se a FAB quer outro F que não o 39, que seja esse então.

Luís Henrique

A FAB está estudando adquirir 24 F-16 usados por causa de falta de dinheiro para adquirir apenas caças novos. 24 F-16 usados podem custar cerca de U$ 300 mi e estes caças poderiam ser armados com pods, mísseis e bombas que eram usadas nos AMX, como litening, reccelite, derby, python 4, etc. Já um F-15 EX novo de fábrica seria bem mais caro que o Gripen E. Veja a Indonésia está negociando e falaram em até U$ 13,9 bi por 36 unidades. A Indonésia provavelmente vai adquirir 24 e a conta deverá ficar em torno de U$ 9 bi. 30… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Luís Henrique
Rinaldo Nery

Já divulgaram o número?

Luís Henrique

Os números que eu citei são estimativas. A Argentina adquiriu 24 F-16 por pouco mais de U$ 300 mi, então temos isso como base.
No caso da Indonésia foi especulado até 36 F-15 por U$ 13,9 bi pelas mídias especializadas e agora falam em uma encomenda de 24 unidades. Então fiz a matemática e estimo que os 24 possam custar cerca de U$ 9 bi.

Fábio Vargas

Nunca é demais dizer!

Enquanto o Su-35 diverte crianças em shows aéreos os F-15 derrubam adversários e ganham batalhas

Luís Henrique

Na guerra do golfo ou as guerras de Israel esta frase fazia mais sentido, atualmente quem está há mais de 20 anos sem abater outro caça é o F-15 e o Su-35 já abateu diversas aeronaves na Ucrânia.

Iran

Todo mês o SU-35 derruba SU-27, MIG 29, SU-25 etc na Ucrânia

Fábio CDC

Pergunte aos ucranianos e, especialmente, ao Comandante da Força Aérea deles se o Sukhoi Su-35 é assim tão inútil…

Rui Mendes

Eu não apoio nada da Rússia, pelo menos desde a invasão á Ucrânia, mas nunca me engano a mim próprio, e ou não digo nada ou não vou inventar, o F-15 é um super-caça, mas o SU-35 também o é.

Leonardo

E a FAB comprando F-16 usado…

Fernando "Nunão" De Martini

Calma… não comprou ainda.

Rinaldo Nery

Já estão divulgando até a quantidade…

Elintoor_

Estou ansioso para a chegada do F-16 sucatão, rsrs

JuggerBR

Ele sozinho é capaz de derrubar uma pequena força aérea de jatos antigos… tipo a atual força aérea argentina, por exemplo

Iran

Imagino alguns F-15EX enfrentando esquadrões de caças norte coreanos, seria um massacre kkkk

Sensato

Tem vídeo nesse sentido no Growling Sidewinder. Só não lembro se eram F15 ou F22

Joao

Se os caças norte-coreanos decolarem.

Magalhaes

Vi o vídeo no YT. Que aeronave fanstástica !

Bavarian Lion

O F-15 continua sendo o melhor caça Boeing do mercado. E o interessante é que continua no mercado e toda venda que sai dele é lucro puro…

Ademais, pensei que os EUA iriam comprar a versão Silent Eagle que pela pintura é a mais imponente.

Na próxima década deveríamos ver o swing-role americano sair de linha (F-15 e F-16)… Mas será que veremos mesmo?

Toro

Bonito e letal… nada mal para essa nova encarnação do F-15. Fotos lindas!

RSmith

Um dos caças mais belos mais já produzidos!

Bigliazzi

Nos últimos 50 anos ele domina os ares… russo e chineses nunca fizeram nada que pudesse sobrepuja-lo. Segue o jogo com os EUA dominando os céus de todo esse Mundão.