PEQUIM, 16 de maio (Xinhua) — O avião anfíbio de grande porte AG600 da China está acelerando seu progresso nos principais testes de voo, abrindo caminho para a certificação de aeronavegabilidade, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

O AG600 recentemente completou vários testes de voo de alto risco, essenciais para garantir a segurança e o desempenho da aeronave, informou a AVIC, principal fabricante de aeronaves da China.

Esses testes de voo são de grande importância para que o novo modelo de aeronave entre no processo de Autorização de Inspeção de Tipo (TIA), que representa o início do teste de voo de certificação.

Em 13 de maio, o AG600 completou o último voo dos testes de conformidade para a calibração de velocidade no ar e velocidade de estol padrão em uma base de testes de voo para aeronaves civis em Pucheng, na província de Shaanxi, noroeste da China.

Além de garantir segurança e desempenho, esses dois testes são vitais para que um novo modelo de aeronave obtenha a certificação de aeronavegabilidade e seja colocado em operação.

O teste de voo para calibração de velocidade no ar é importante para garantir que a aeronave possa adquirir e processar com precisão os parâmetros do ambiente atmosférico ao redor.

Também é crucial para o controle de voo, navegação e análise de dados da aeronave, além de afetar diretamente a segurança e eficiência do voo, segundo a AVIC.

O teste de voo de velocidade de estol padrão é fundamental para a certificação de aeronavegabilidade do AG600.

Ele é realizado para determinar a velocidade mínima de referência usada pela aeronave. Esses testes também determinam as características e desempenho da aeronave em situação de estol.

Além disso, são usados para avaliar o desempenho da aeronave em diferentes pesos, altitudes e temperaturas, melhorando assim a segurança e eficiência do voo.

Antes desses dois testes principais, a aeronave AG600 completou seu primeiro voo de teste noturno na base de testes de voo em Pucheng, conforme a AVIC.

O voo de teste noturno tem como principal objetivo avaliar e validar o sistema de iluminação da aeronave, um pré-requisito crucial para garantir sua capacidade de operar com segurança durante voos noturnos.

A família de aeronaves anfíbias de grande porte AG600 da China está sendo desenvolvida como um equipamento aeronáutico avançado vital para fortalecer as capacidades de resgate de emergência do país.

A família de aeronaves AG600 é projetada para realizar missões de resgate como combate a incêndios, busca e resgate marítimo em todos os tipos de terreno em todo o país.

FONTE: Xinhua

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Rui Chapéu

A china tem um histórico de cópias de aviões e engenharia reversa grande, H-6, Mig-21 de vários modelos, J-11, o black hawk deles….

Mas esse ai parece ser um desenvolvimento do 0, sem nenhum modelo que foi usado como base e posterior incremento.

Eles não precisam mais copiar nada da rússia para suas aeronaves mais, salvo talvez a parte de motorização, mas logo logo vão começar a ser um exportador grande e tomar o lugar dos russos em paises sem $$$.

Carlos Miguez - BH

US-2

A6MZero

Não acho o US-2 e o AG600 parecidos, o modelo japonês é menor mais “atarracado” é com capacidade menor.

A inspiração até pode estar lá mas sinceramente dessa vez eu acho o modelo chinês mais agradável e aparentemente mais moderno que o japonês (pelo menos no visual).

E olha que sou fã das aeronaves japonesas.

André Sávio Craveiro Bueno

Em linhas gerais são muito parecidos.

Akivrx

Harbin SH-5

GuiBeck

Não é cópia, mas parece uma releitura do Convair R3Y, da década de 60. Eu tinha um modelo Revell dele, então quando saiu esse chinês eu vi na hora a lembrança. Dá uma pesquisada e me diz o que tu acha. Ab.

Luiz

AG600 da China, é muito maior.

JeffCoradin

Um tipo de aeronave que por suas limitações não tem muito uso no mercado das grandes companhias aéreas de hoje, mas eu particularmente as amo foram as pioneiras no desbravamento das rotas aéreas mundiais, seu uso nos oceanos que estão ao sul e oeste do continente asiático, nos pequenos Atóis e pequenas ilhas, será interessante para a projeção do soft power Chines.

santiago

acredito que ainda haverá uma crescente procura nesses aviões para combate à incendio. Guarda costeira também faz muito sentido, em boas condições não precisaria de helicópteros.

C G

O texto que me lembrou do combate a incêndio pq na minha cabeça nem existia mais mercado para um avião anfíbio tao grande, os pequenos atois/ilhas são abastecidos por embarcações e o transporte de passageiros não precisa de tanto na maioria dos casos eu suponho!

Guacamole

Uma das coisas que eu sempre fui facinado, foram aviões anfibios.

Sempre achei bonito aqueles desenhos de aviões desse tipo da primeira e segunda guerra.

Uma curiosidade: a maioria dos aviões de tranposrte entre a primeira e segunda guerra eram anfibios pois não haviam tantas tantas pistas de aeroportos para aviões comerciais.

Foi justamente a segunda guerra que aumentou a quantidade de aeroportos por causa da logistica, tendo o efeito de matarem a aviação anfibia.

Uma pena mesmo.

Aéreo

Antes que a ideia surja…. Não, ele não serve para o Brasil……

José001

Eu acho que serviria bem.

Na Amazônia, Pantanal seria ótimo.
Combater incêndio (não temos nada com essa capacidade e flexibilidade).

Outros estados como Minas Gerais têm vários lagos e represas onde pode operar.

Seria excelente na ajuda humanitária em locais que ficassem isolados, como no caso do Acre que ficou sem acesso por via terrestre muito tempo devido a inundação.

E hoje no Rio Grande do Sul, levando suprimentos mais próximos das áreas afetadas e na retirada da população em grande número.

É apenas o meu ponto de vista.

A6MZero

A operação desses meios não é nada simples não, na verdade é bem complexa os japoneses que operam meios desse tipo já tiveram diversos incidentes. Não é qualquer lago ou área que eles podem operar qualquer detrito na agua é um problema imagina na região amazônica ou pantanal (bancos de areia, troncos ou qualquer outro coisa pode impedir a operação de maneira segura). Áreas inundadas ou de risco também não servem ou seja essa flexibilidade não existiria. Talvez o melhor uso seria em combate a incêndios florestais, são mais rápidos e de fácil desdobramento que outros aeronaves. Mas na minha… Read more »

Luiz

A FAB operou o Catalina durante décadas na região amazônica, com muito sucesso…..

Rinaldo Nery

Os rios amazônicos têm centenas de troncos boiando, invisíveis para as aeronaves. Servi 4 anos na Região.

Marcus Pedrinha Pádua

É realmente um risco grande para a aeronave e quem estiver a bordo. A era dos Catalina, infelizmente, já se foi. Até vejo com surpresa o surgimento desse projeto chinês nos dias atuais; é verdade, porém, que ele têm outros locais onde pode ser útil um avião desse tipo, a exemplo do que foi citado na matéria (pequenas ilhas, etc).

Rinaldo Nery

Próximo a Manaus, anos atrás, um Caravan anfíbio colidiu com um tronco, no Rio Negro, virou e turistas suecos a bordo faleceram.

Luiz

O Catalina permaneceu na função de patrulha antissubmarina e salvamento até 1958, quando algumas unidades foram encaminhadas aos Estados Unidos para conversão como aeronave de transporte. A principal característica era a remoção da torreta de tiro e das bolhas na traseira.
Já na década de 1960, todas as unidades da aeronave foram transferidas para Belém, onde passaram a exercer a função de transporte na região Norte.
Na Amazônia, o Catalina representou a chegada da esperança às comunidades ribeirinhas, transportando alimentos, sementes, medicamentos, médicos e até religiosos!

Heinz

Acredito que o ideal era ter helicópteros de grande porte como Chinook e Mi26.

Henrique

“Eu acho que serviria bem.”

é inútil, Brasil é o país que mais tem aeroportos no mundo, depois dos EUA…

só ter aviões normais e menos burocracia estatal que pra atender todo o país, mesmo durante crises.

Matheus R

Por que não?

Luiz

O PBY-5 CatalinaJá na década de 1960, todas as unidades da aeronave foram transferidas para Belém, onde passaram a exercer a função de transporte na região Norte.
Na Amazônia, o Catalina representou a chegada da esperança às comunidades ribeirinhas, transportando alimentos, sementes, medicamentos, médicos e até religiosos! Seu pequeno calado permitia a operação em rios e a excelência da operação e manutenção da Força Aérea fez com que, a despeito da idade das aeronaves, dificuldades de peças, com dois únicos acidentes graves registrado entre as décadas de 1960 e inicio dos anos de 1980.

Groosp

Deve voar bem (se Marcel Dassault estiver certo).

BrunoFN

Ótimo conceito, porem caro .ja fui muito a favor desse tipo aki ,porem e infelizmente para o Brasil , para a região da Amazônia , nos nos serve devido a presença de detritos .. troncos ,barrancos de areia , raízes etc …para q service, seria preciso tratar uma area inteira ,uma limpeza ..um verdadeiro filtro e cuidado continuo da agua … uma ”pista” de agua ,precisaríamos de uma infraestrutura complexa e cara ,impossível para o Brasil.. ate para o mar é complicado ,condições do mar , vento , clima em geral… e o peso da aeronave causam fadigas extremas em… Read more »

Karvi

Na verdade parece uma copia da aeronave japonesa , se nao for e muito parecido

Gabriel BR

Tem mercado!
Aviões anfíbios tem seu valor estratégico em uma vasta série de teatros operacionais , inclusive no Brasil. Combate a incêndios de grandes proporções em áreas de dimensão continental como a Amazônia e Pantanal , operações de Resgate no Atlântico Sul e deslocamento de pessoas e viveres nos nossos arquipélagos oceânicos , operações de suporte a atividade cientifica em lugares remotos , operações militares diversas …

Luiz

O AG600 de 37 metros de comprimento e 38,8 m de envergadura é de longe a maior aeronave anfíbia do mundo”, aproximadamente do tamanho de um Boeing 737, segundo o vice-gerente geral da AVIC, Geng Ruguang. É a ‘maior’ aeronave anfíbia do mundo