FOTOS: Caças Saab Gripen C/D da Força Aérea Sul-Africana
Caças Saab JAS 39C/D Gripen da Força Aérea Sul-Africana (SAAF) no Aeroporto Internacional de O.R. Tambo. Fotos de Aviation Central (via @GripenNews no X), feitas em 26 de janeiro de 2024.
A Saab recebeu, em setembro de 2022, um contrato de suporte para o serviço, reparos e manutenção dos caças a jato Gripen C/D da SAAF no valor de MSEK 333 (US$ 30,8 milhões), para um período de três anos. O contrato abrange serviços, reparos e manutenção, bem como pequenas atualizações dos sistemas de suporte e treinamento do sistema Gripen.
Em outubro de 2023, a Armscor assinou um contrato de suporte com a GKN Aerospace para a manutenção dos motores Gripen da SAAF.
A África do Sul opera os Gripen C/D desde 2008 e é o primeiro cliente de exportação da Saab para o tipo.
Eu sempre costumo achar os biplaces mais bonitos.
O Gripen biplace parece o F5 biplace..
Espero que assim como são lindos, também sejam tão bons quanto os f16. Será? Ou não?
Dependendo da versão do F16, os Gripens C/D são superiores.
Depende do como você define o bom. Do ponto de vista de operação na base, o Gripen é excelente e o F-16 uma dor de cabeça. Nem uma APU ele tem. Para dar partida no motor de forma independente, se usa um motorzinho movido a uma substância tão tóxica que precisa de EPI especial para lidar com ele. Sem falar no aspirador de pó que é a tomada de ar e o trem de pouso delicado. Já voando, o F-16 tinha vantagem de alcance e carga paga sobre o Gripen C. Já com o Gripen E, é bem mais equilibrado.… Read more »
A situação econômica da África do Sul é péssima e já tem muito tempo e os reflexos na operacionalidade da SAAF são enormes. Apesar de operarem um caça relativamente barato de se voar, estes aviões são verdadeiras rainhas de hangar.
Verdade.
Mas, pelo desenrolar das coisas, os próximos equipamentos da AS serão de origem ou Russa, ou Iraniana ou Chinesa.
A ver.
Pelo desenrolar das coisas, um operador a menos interessado no Gripen E…
Infelizmente acho não vai passar de uns 250 ou 300 fabricados, operados por uns 4 ou 5 países, no máximo. No continente americano tudo indica que o Brasil será o único.
Vamos torcer para o custo de manutenção não se torne um problema no futuro. O ideal seria que Argentina, Chile ,Colômbia e Índia fizessem a mesma escolha que o Brasil, quem sabe com produção na Embraer…Mas os nossos vizinhos preferem F-16 usados.
O PIB da África do Sul é de US$ 420 bilhões, o que é realmente pequeno para uma população de 60 milhões de pessoas. A carga tributária é pequena, da ordem de 18% (praticamente metade da carga dos países da OCDE, que é 34%). A inflação está controlada, com cerca de 6% ao ano, Nos últimos anos, o crescimento do PIB tem sido, em média, algo entre 2,5~3,0% ao ano. As reservas cambiais são da ordem de US$ 50 bilhões, ou praticamente 10% do PIB. Com exceção do PIB per capita e de um baixo IDH (0,597) e um elevado… Read more »
Esse padrão de pintura é legal demais. Que consigam, finalmente, voltar a voar com plena capacidade.
Ansioso para ver o Gripen F! Biplaces são com certeza mais belos.
O Brasil em algum momento poderia dar suporte de manutenção e serviços para estes Gripens?
Sim, a EMBRAER poderia.