Caças Saab JAS 39C/D Gripen da Força Aérea Sul-Africana (SAAF) no Aeroporto Internacional de O.R. Tambo. Fotos de Aviation Central (via @GripenNews no X), feitas em 26 de janeiro de 2024.

A Saab recebeu, em setembro de 2022, um contrato de suporte para o serviço, reparos e manutenção dos caças a jato Gripen C/D da SAAF no valor de MSEK 333 (US$ 30,8 milhões), para um período de três anos. O contrato abrange serviços, reparos e manutenção, bem como pequenas atualizações dos sistemas de suporte e treinamento do sistema Gripen.

Em outubro de 2023, a Armscor assinou um contrato de suporte com a GKN Aerospace para a manutenção dos motores Gripen da SAAF.

A África do Sul opera os Gripen C/D desde 2008 e é o primeiro cliente de exportação da Saab para o tipo.

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Renato

Eu sempre costumo achar os biplaces mais bonitos.

Camargoer.

O Gripen biplace parece o F5 biplace..

Infocosta

Espero que assim como são lindos, também sejam tão bons quanto os f16. Será? Ou não?

Camargoer.

Dependendo da versão do F16, os Gripens C/D são superiores.

Clésio Luiz

Depende do como você define o bom. Do ponto de vista de operação na base, o Gripen é excelente e o F-16 uma dor de cabeça. Nem uma APU ele tem. Para dar partida no motor de forma independente, se usa um motorzinho movido a uma substância tão tóxica que precisa de EPI especial para lidar com ele. Sem falar no aspirador de pó que é a tomada de ar e o trem de pouso delicado. Já voando, o F-16 tinha vantagem de alcance e carga paga sobre o Gripen C. Já com o Gripen E, é bem mais equilibrado.… Read more »

Aéreo

A situação econômica da África do Sul é péssima e já tem muito tempo e os reflexos na operacionalidade da SAAF são enormes. Apesar de operarem um caça relativamente barato de se voar, estes aviões são verdadeiras rainhas de hangar.

Jagder#44

Verdade.
Mas, pelo desenrolar das coisas, os próximos equipamentos da AS serão de origem ou Russa, ou Iraniana ou Chinesa.
A ver.

Rafael

Pelo desenrolar das coisas, um operador a menos interessado no Gripen E…
Infelizmente acho não vai passar de uns 250 ou 300 fabricados, operados por uns 4 ou 5 países, no máximo. No continente americano tudo indica que o Brasil será o único.
Vamos torcer para o custo de manutenção não se torne um problema no futuro. O ideal seria que Argentina, Chile ,Colômbia e Índia fizessem a mesma escolha que o Brasil, quem sabe com produção na Embraer…Mas os nossos vizinhos preferem F-16 usados.

Camargoer.

O PIB da África do Sul é de US$ 420 bilhões, o que é realmente pequeno para uma população de 60 milhões de pessoas. A carga tributária é pequena, da ordem de 18% (praticamente metade da carga dos países da OCDE, que é 34%). A inflação está controlada, com cerca de 6% ao ano, Nos últimos anos, o crescimento do PIB tem sido, em média, algo entre 2,5~3,0% ao ano. As reservas cambiais são da ordem de US$ 50 bilhões, ou praticamente 10% do PIB. Com exceção do PIB per capita e de um baixo IDH (0,597) e um elevado… Read more »

Magalhaes

Esse padrão de pintura é legal demais. Que consigam, finalmente, voltar a voar com plena capacidade.

Last edited 3 meses atrás by Magalhaes
Jefferson Henrique

Ansioso para ver o Gripen F! Biplaces são com certeza mais belos.
O Brasil em algum momento poderia dar suporte de manutenção e serviços para estes Gripens?

Rinaldo Nery

Sim, a EMBRAER poderia.