Realizou o voo de teste o último caça do programa Phoenix Rising, da Força Aérea de Taiwan. A AIDC e Lockheed Martin concluíram todos os programas de atualização de 141 jatos em seis anos.

O programa Phoenix Rising representa um esforço significativo de Taiwan para modernizar sua frota de caças F-16, crucial para fortalecer suas capacidades de defesa aérea frente às crescentes tensões na região do Estreito de Taiwan.

Este programa de atualização reflete o compromisso de Taiwan em manter uma força aérea competente e dissuasiva em um contexto geopolítico desafiador.

O programa Phoenix Rising foca na modernização da frota existente de caças F-16 de Taiwan, elevando-os ao padrão F-16V, que é a versão mais avançada do F-16. Este upgrade inclui uma série de melhorias tecnológicas e de capacidades.

As principais atualizações no âmbito do programa incluem a instalação de um radar avançado de varredura eletrônica ativa (AESA), novos sistemas de guerra eletrônica, avançados sistemas de comunicação e navegação, e melhorias nos sistemas de armas.

Os Estados Unidos desempenham um papel fundamental no programa, fornecendo a tecnologia necessária e apoio na atualização. Este apoio está alinhado com o compromisso dos EUA de ajudar Taiwan a manter uma capacidade de defesa suficiente.

FONTE: @hsiangwang324, no X

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

141 caça modernizados…é de respeito…China até leva mas irá custo caro.

Bruno bombeiro

Meu caro, com todo respeito! Em caso de guerra com a China esses caças nem decolam….

Lemes

Igualzinho como a Ucrania não duraria uma semana e seus caças seriam varridos dos céus no primeiro dia? 😁

Wellington R. Soares

Meu amigo, uma guerra é muito mais complexa que isso, ainda mais se tratando de Taiwan, que possuem defesas antiaéreas de ponta e uma força aérea poderosa.
Não sou contra dizer que a China venceria uma guerra, mas irão alguns milhares de soldados pra vala, tentando desembarcar na ilha.
Complexo demais.

chris

A China tem interesse eh nas fabricas de semicondutores… Uma vez que evitaria destruir a cidade… E considerando que a ilha eh pequena… Esses cacas dariam um enorme dor de cabeca pra eles sim !

bruno

kkkkk, china irá passar vergonha isso sim

chris

O detalhe… 141 em 6 anos !

Marcos

OFF

Argentina meteu calote nos P-3 da Noruega. O MoD norueguês falou que os aviões não saem dos EUA sem o devido pagamento da primeira parcela.

Marcelo

Não foi calote, o novo presidente eleito deve ter mandado segurar o pagamento ate ele assumir porque a prioridade dele deve ser outra e ele vai gastar a grana do P-3 com outros coisas que não seja gasto militar.

Marcos

Foi calote. O avião iria voar para a Argentina no dia 7 de dezembro, também conhecido como amanhã. Sem o pagamento, o avião não sai do chão.

RRN

O governo esquerdista que está saindo, pela porta dos fundos, está fazendo de tudo para prejudicar a equipe que vão assumir. Infelizmente nessa hora joga-se fora o patriotismo para vestir a camisa do “somos do contra”.

Camargoer.

Cario RRN. È comum que durante a transição de governo, algumas decisẽos sejam tomadas em conjunto ou apenas adiadas para serem tomadas pelo novo governo.

Eu apostaria que o problema neste momento na Argentina seja uma falta de divisas. Há algumas semanas, a Argentina passou por problemas para importar combustíveis exatamente por falta de dólares para sustentar a importação.

Não temos notícias sobre o que levou o governo a atrasar o pagamento. Eu apostaria 1$Kichute que é problemas de divisas.

Salomon

Na compra do primeiro Aerolula, FHC se ofereceu para comprar o avião, evitando desgaste para o governo que se iniciava. Não aceitaram. Nesse caso específico, informa-se que é falta de caixa e freio de arrumação.

MMerlin

Existe contrato. A compra foi assinada em Outubro deste ano.

Dependendo do contrato, pode ser acionados certos dispositivos.
Juros com certeza.
Perda de score e outras consequências ao país devedor, idem. Claro, se isso for possível, que é o caso.

Já vimos casos onde órgãos de imprensa chamaram a falta de pagamento de uma parcela da própria Argentina ser chamada de calote.
Se não existe renegociação da parcela entre as partes, ou uma solicitação de postergamento, pode ser considerado calote.

Willber Rodrigues

Se você assina um contrato dizendo que dia “X” você pagará algo e, no dia “X”, você não paga, tem certeza que o nome disso não é calote?

Um Simples Brasileiro

Posta o link, por favor.

Vitor Botafogo

Ja se falou muitas vezes, a Argentina está falida e agora com transição de governo, os planos de modernização devem ficar congelados até o novo governo arrumar a casa , visto que os gastos estão fora de controle. O Min da Defesa anterior em ano de eleição prometeu muitos planos pra dar um certo tom de esperança, mas o remédio agora vai ser amargo. Pra sair da crise terminal não vai ser facil.

Willber Rodrigues

O novo presidente já meteu como Min. da Defesa alguem com zero experiência em assuntos militares.
Nesses 4 anos, nem sai cachorro daquele mato por aqueles lados:

https://www.pucara.org/post/m%C3%A1s-de-lo-mismo

Camargoer

Há muita confusão e simplificação sobre a situação econômica da Argentina. Obviamente é uma crise que vem de anos. Lembro que o Brasil teve elevados níveis de crescimento econômico durante períodos inflacionarios e hiperinflacionarios, geralmente, elevadas inflações resultdm em concentração de renda, não necessariamente em estagnacso ou recessão. O maior gargalo da Argentina é o acesso à moeda estrangeira para bancar o comércio exterior. Por isso os empréstimos do FMI. Com a mudança presidencial, talvez algumas empresas tenham adiantado pagamentos ou buscaram fazer uma reserva de dólares, o que causou uma situação de escassez de moeda estrangeira, prejudicando o pagamento… Read more »

Vitor Botafogo

Me desculpa discordar, mas você esta completamente equivocado. Não existe dinheiro infinito. A Argentina não de onde tirar. Inflação não é bom em nenhum lugar. Só buscar no dicionário “Inflação” que a explicação é simples.

Camargoer.

Caro Vitor. Discordar não é ofensivo.

Eu remendaria um livro de introdução á Economia para entender um pouco sobre inflação, de preferência o livro de Pauil Krugman. Não existe uma explicação simples.

A emissão de moeda é consequência de inflação, não causa.

Estou terminando de ler um livrinho bem legal do André Lara Resende, “Camisa de força ideológica, a crise da macroeconomia”. Ainda que o tema seja juros e dívida pública, ele faz uma discussão sobre inflação bem legal em um dos capítulos. Talvez seja mais apropriado ler antes “Teoria Monetária Moderna”, do Dalto e outros autores.

RRN

Fico aqui imaginando a passagem de bastão entre o governo que sai e o que entra.
Nem mesas e cadeiras vão encontrar nos gabinetes.
Será aquela velha história do “toma que o filho é seu”.

Bruno Vinícius

Interessante a ausência do tanque conformal. Será apenas na aeronave da foto ou foi uma decisão dos taiwaneses em não equipar seus F-16 com eles?

Kornet

Também estranhei,parece que o bloco 70 não tem. Alguém pode confirmar.

Camargoer.

Talvez o cenário tático e operacional deste aviões para a defesa de Taiwan não requeiram aumento da autonomia ou mais combustível.

Heinz

Eu tenho um fascínio por este caça, os ângulos dele são lindos! Que máquina Taiwan está comprando.

Douglas Rodrigues

Taiwan está modernizando na vdd… Os F16 já eram deles.

André Garcia

Comprando também.

Rodrigo Frizoni

Diferentemente da China, em uma eventual invasão contra Taiwan, a ilha poderia cocnentrar todos seus + de 400 caças de combate na defesa. Porem a China não poderia botar todas suas aeronaves la, por causa das disputas com a índia.No final teriamos um combate bem equilibrado no quesito aéreo.

Vitor Botafogo

Interesante como a tecnologia evolui e redução do peso e volume dos sensores é evidente. Neste F-16 não possui a corcunda nem os CFT´s e é uma das versões mais modernas do mundo.

rui mendes

Pensei o mesmo, e eu até gosto muito da corcunda do F-16.

Orivaldo

Rapaz, é olha que é uma pequena ilha

Bueno

*OFF TOPIC* Caças SU-35 Russo Acompanharam o aviao de Pútin presidencial até Abu Dhabi ,pelos videos foram pelo menos 5 Caças SU-35 na escolta

https://twitter.com/mog_Russ/status/1732374054831591677

https://twitter.com/mog_Russ/status/1732386492188602484

Last edited 4 meses atrás by Bueno
Luís Henrique

Para nós que estamos acostumados com poucos caças, é uma bela frota, 141 F-16 modernizados ao padrão V.

Mas algumas fontes indicam que a China está construindo + de 120 J-20 por ano, além de pelo menos 48 J-10C e pelo menos 32 J-16.

Ou seja, em apenas 1 ano, uma frota bem maior que estes 141 F-16 e a maior parte sendo um caça de 5a geração.

Santamariense

Mesmo com a óbvia superioridade chinesa, Taiwan tem, além desses 141 F-16V, mais de 120 unidades do caça supersônico bimotor fabricado localmente F-CK-1, 55 Mirage 2000-5 e 60 F-5E/F.

André Sávio Craveiro Bueno

Além dos mísseis terra-ar.

Luís Henrique

Taiwan adquiriu também 66 F-16V novos de fábrica. Portanto serão 207 F-16 V.

Os F-CK-1 são inferiores. Os F-5 estão sendo desativados, acho que não possuem nem 30 em uso e os Mirage 2000 foram adquiridos na década de 90 e nunca foram modernizados.

Santamariense

Os F-CK-1 são inferiores porque não foram feitos para ser o caça principal, entretanto tem validade e utilidade no caso de um conflito. Os F-5, até 2022, eram 62. Os Mirage 2000-5, apesar de não modernizados, possuem um bom radar, mesmo não sendo AESA, e bons mísseis. Todos esses modelos, com suas diferentes capacidades, características e mesmo limitações, tem validade em um conflito contra a china.

Luís Henrique

A China sempre teve ampla superioridade numérica, porém desvantagem tecnológica.
Hoje a China continua com ampla superioridade numérica e possui vantagem tecnológica.

Os F-16V podem ser comparados com os J-10C, J-11, J-16.
Mas não são furtivos e ficam atrás do J-20.
Já os F-CK-1 e F-5 são comparáveis com os antigos caças chineses como os J-7, J-8, Q-5, etc. E o Mirage 2000 fica no meio termo, sendo comparável talvez com as primeiras versões do J-10A.

Taiwan precisa adquirir uns 200 F-35A urgentemente.

aisc

Algum forista se arrisca a descrever/simular como seria a ordem de batalha (aérea) nos primeiros dias/semanas de uma invasão chinesa?

Luís Henrique

Depende do ano da invasão.
Se ocorresse hoje a China teria cerca de 2.500 caças. Se for daqui a uns 3 anos a China Provavelmente terá uns 3.000 caças. Se for daqui 10 anos, só Deus sabe.

RRN

Mesmo o Brasil recebendo o Gripen precisamos também de aeronaves de ataque leve.
Entendo que hoje o T-29 até faz muito bem a função, mas não possuem capacidade de ação como o modelo T-7A Red Hawk, um avião versátil, pequeno e fácil de incorporar em aeroportos de menor porte.

Rinaldo Nery

A-29