• Emirados Árabes Unidos são um dos maiores mercados de exportação para Leonardo; a frota possui 100 helicópteros, 45 navios com sistemas dedicados e aviões da equipe acrobática Al Fursan.
  • Novas oportunidades de crescimento em Segurança Espacial e Cibernética, a partir da recente colaboração com a Universidade Khalifa para oferecer programas de certificação e treinamento em Abu Dhabi.
  • Com superior poder de computação e recursos avançados de Inteligência Artificial, a Leonardo está bem-preparada para apoiar o processo de transformação digital em andamento no país.

Dubai, 16 de novembro de 2023 – Com sólida presença nos Emirados Árabes Unidos, a Leonardo participa do Dubai Airshow 2023, que acontece entre os dias 13 e 17 de novembro, onde destaca suas principais competências nos setores de eletrônicos e helicópteros, incluindo sistemas, soluções de treinamento e serviços de suporte. Além disso, a empresa está atenta ao forte interesse nacional em novos campos de desenvolvimento e inovação tecnológica, como Inteligência Artificial, Espaço e Segurança Cibernética.

A Leonardo tem mais de 50 anos de presença nos Emirados Árabes Unidos, um dos maiores mercados de exportação da empresa, e conta com uma gama altamente diversificada de produtos, serviços e colaborações, tanto no setor civil quanto no de defesa. Mais de 100 helicópteros são usados no país para transporte VIP, suporte ao setor de energia, resgate e segurança, sendo da Leonardo, em parceria com a Abu Dhabi Aviation, um dos principais centros de logística estabelecidos na região. Na Marinha local, 45 navios estão em serviço com sistemas de recursos, radares, sistemas de comunicação e artilharia fornecidos pela Leonardo. Por fim, o treinador Aermacchi MB-339 e os recursos de treinamento relevantes foram fornecidos pela empresa para a equipe acrobática Al Fursan.

Leonardo agora tem como objetivo fortalecer a parceria estratégica com o país, expandir a colaboração com empresas e instituições locais, tanto em termos industriais quanto tecnológicos, e oferecer capacitação para profissionais altamente qualificados. Na área espacial, por exemplo, a experiência industrial da Leonardo abrange toda a cadeia de valor: fabricação de satélites e infraestrutura orbital, produção de equipamentos e sensores de alta tecnologia, gerenciamento de serviços de satélite, sistemas de propulsão e lançadores. Portanto, com essa experiência, a Leonardo está bem-posicionada para ser uma parceira essencial em iniciativas no setor espacial.

A segurança cibernética se tornou outra área de interesse vital. Somada à recente cooperação com a Khalifa University, oferecendo programas de certificação e treinamento em Abu Dhabi, a empresa está pronta para fornecer ao país seu know-how em infraestrutura de resiliência digital contra ataques cibernéticos e recursos de resposta. A segurança cibernética envolve cada dia mais todos os setores e será ainda maior no futuro. Para isso, será necessário um esforço sólido de proteção não apenas das infraestruturas digitais e físicas, mas também dos sistemas e plataformas, das comunicações e da mobilidade desde os estágios iniciais de projeto.

A coleta, a análise, o uso e a proteção de dados são vitais para o desenvolvimento dessas novas áreas tecnológicas. Graças a alguns dos mais poderosos recursos de computação de desempenho e de Inteligência Artificial disponíveis nos setores aeroespacial, de defesa e de segurança, a Leonardo tem capacidade para gerenciar todas essas etapas. O HPC davinci-1 está contribuindo significativamente para acelerar os processos de digitalização da empresa, com seus 200 servidores, seu volume de 5 bilhões de operações de ponto flutuante por segundo e uma memória de 20 milhões de gigabytes. Leonardo pode hoje apoiar agências e autoridades governamentais e institucionais em seus planos de transformação digital, com o objetivo de fortalecer a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos às comunidades internacionais.

No Dubai Airshow, a Leonardo estará ainda apresentando outros recursos tecnológicos, confirmando sua posição sólida e competitiva nos principais setores de defesa. A empresa está exibindo o TMMR (Tactical Multi-Mission Radar), um radar de uso duplo multidomínio adequado para antidrone e Counter Rocket, Artillery, and Mortar (C-RAM) para defesa aérea de curto alcance, plataforma, veículo, proteção territorial e de infraestrutura. Além disso, o radar Osprey com matriz de varredura eletrônica multifuncional para vigilância terrestre e marítima.

Um helicóptero AW169 da Guardia di Finanza italiana está em exibição estática, apresentando uma das configurações mais recentes, completas e sofisticadas desse tipo de aeronave, com várias tecnologias proprietárias em sensores integrados e equipamentos de missão. Nas próximas semanas, a mesma aeronave fará uma turnê de demonstração no país. A introdução de skids, o aumento de desempenho e a certificação de modos dedicados de SAR – Search and Rescue (Busca e Resgate), juntamente com as vantagens futuras do aumento do peso bruto e do aumento da capacidade, farão do AW169 a solução ideal para modernizar as frotas usadas na região para serviços públicos e apoio ao setor de energia.

Leonardo no Dubai Air Show: Estande nº A10.

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil / Approach Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Qual o modelo de helicóptero da foto?