Sérgio Santana*

No último domingo, 2 de julho de 2023, um caça Sukhoi Su-30MK2V “Flanker-G” da Aviación Militar Nacional Bolivariana (AMNB, Força Aérea Venezuelana) caiu durante os treinos para a Parada Aérea das comemorações de 5 de julho.

O “Flanker-G”, com número de série 3363, quebrou a formação depois de ter problemas no motor após a ingestão de um pássaro, forçando os dois pilotos, Coronel Paulino Sabino e o Tenente Coronel Sergio Hernández, a ejetarem, mas o Coronel Sabino, conhecido como “Obelisco” (por ter nascido na localidade com este nome, em Barquisimeto) faleceu a chocar-se com uma árvore enquanto descia de pára-quedas, tendo sido pouco tempo depois promovido postumamente a General de Brigada. “Obelisco” havia sido recentemente promovido a Coronel, em 30 de junho.

A aeronave caiu em uma área despovoada entre Paracotos e Tejerias, no estado de Miranda.

Os Su-30MK2Vs venezuelanos são operados por dois grupos de caça: o Grupo Aéreo de Caza 11 (GAC11) está baseado em El Sombrero/Capitan Manuel Rios Guarico AB (BAEMARI) e controla dois esquadrões: Escuadrón 33 Halcones e Escuadrón 34 Caciques, e o Grupo Aéreo de Caza Libertador 13 (GAC13), com sede em Barcelona/Luis del Valle Garcia AB (BAVALLE) controla três esquadrões: Escuadrón 131 Cayaurima, Escuadrón 132 Pumas/Yavire e Escuadrón 133 Urimare.

A aeronave acidentada era operada pelo GAC13 de Barcelona/Luis del Valle Garcia AB e é o terceiro exemplar perdido (sem reposição) de 24 Sukhoi Su-30MK2V “Flanker-G” recebidos pela Venezuela no começo dos anos 2000.

Caças Sukhoi Su-30MK2V e jatos de treinamento K-8 da Venezuela

*Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL), pós-graduado em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Colaborador de Conteúdo da Shephard Media. Colaborador das publicações Air Forces Monthly, Combat Aircraft e Aviation News. Autor e co-autor de livros sobre aeronaves de Vigilância/Reconhecimento/Inteligência, navios militares, helicópteros de combate e operações aéreas

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LucianoSR71

No dia anterior, 01/07/23, um Su-30 havia tido problema c/ ingestão de pássaro, mas conseguiu retornar a base – na matéria do Aeroin mostra mensagens de twitter relatando isso, inclusive com vídeo, nesta data – e em todas as outras matérias referentes ao acidente fatal do dia 2 não li sobre um 2º caso de ingestão. Minha dúvida é se já foi divulgada essa como sendo a causa do acidente do domingo ou houve alguma confusão com os dois fatos?
Segue matéria citada:
https://aeroin.net/caca-russo-sukhoi-su-30-cai-na-venezuela-em-segundo-incidente-do-dia/

Sérgio Santana

A causa da queda no domingo já foi divulgada por vários órgãos de imprensa (https://actualidad.rt.com/actualidad/472050-video-ave-impactar-avion-militar-venezolano/amp) como sendo um “birdstrike” mesmo. O motivo do incidente no dia anterior pode ter sido o mesmo, considerando a área de ensaios…

Douglas Rodrigues

Que ironia, um caça altamente eficaz ser abatido por pássaros em uma área de ensaio para voos de exibição, sentimentos pela família do piloto, mas que parece que há uma falta de responsabilidade imensa pros lados de lá em se tratando de segurança de voo.

Rinaldo Nery

Parece que foi, somente, uma infeliz coincidência.

Camargoer.

Caro Douglas. Dois casos não são suficientes para gerar estatística. É apenas coincidência. È como videntes. São milhares de videntes fazendo dezenas de previsões por dia. Neste universo, dois ou trẽs deles acertam por sorte… as pessoas se impressionam com estes três casos e esquecem as milhares ou milhĩes de vezes que eles erram.

LucianoSR71

Dois dias seguidos com eventos causados por pássaros com o mesmo tipo de aeronave, é realmente incrível, daqui há pouco vão dizer que são aves treinadas por imperialistas americanos p/ atacar os aviões bolivarianos. Abraço.

Fabio Araujo

Segundo o Twiiter CNW no dia anterior além do SU-30 um K-8 também teve um incidente com pássaro! Três incidentes com pássaros é um número acima do normal e algo vai ter que ser feito para evitar novos incidentes! https://twitter.com/ConflictsW/status/1675595748564508676 t’s still unclear what caused the plane to crash but yesterday there was two separate incidents, one in an Su-30 and another in a K-8, of jets practicing for the independence day flyby that had hit birds whilst flying low over Caracas. Ainda não está claro o que causou a queda do avião, mas ontem houve dois incidentes separados, um… Read more »

LucianoSR71

É como disse meu sobrinho: a fome na Venezuela tá tão braba que até os aviões tão comendo o que encontram pela frente.

Alex Faulhaber

Agora é fazer o que dá com os 2 que sobraram

glasquis7

Então, a se confirmar mais uma perda, a frota seria de 21 Su.

Mesmo assim, 21 Su 30 e 14 Karakorum, somando os sistemas antiaéreos, a Venezuela ainda conta com uma invejável Defesa Aérea.

Jefferson Ferreira

Isso se 100% (os 21) estivessem operacionais o que sabemos que é impossível… então o número é bem menor…

glasquis7

o que sabemos que é impossível… “

Por gentileza, nos mostre a sua fonte pra corroborarmos.

Rinaldo Nery

Glasquis, as aeronaves (qualquer modelo) cumprem inspeções de manutenção. Um bom chefe de manutenção impede que todas entrem em inspeção ao mesmo tempo. Chama-se “diagonal de manutenção”. Dessa forma, tem-se 100% de disponibiidade em curtos espaços de tempo, isso se você tiver TODOS os spare necessários em prateleira. De fato, é MUITO difícil que esses aviões tenham uma disponibilidade elevada (acima de 70%).

Felipe

Tem mais uns 10 F-16A ainda em operação.

glasquis7

É, acho que são 8 em operação mas, tem que ver ser o seu armamento ainda esta operativo. Fora o Canhão, acho que os misseis já devem ter expirado.

JSilva

São aerovanes de respeito, com grande capacidade e espaço físico para modernizações, inclusive com participação israelense, como os Su-30 MKI indianos.
Sempre duvidei de que nossos F-5 fossem capazes de ter vantagem sobre essa aeronave.
Dúvida que não tenho com o Gripen, um caça projetado para enfrentar Suhkoi Flanker.

Rinaldo Nery

A FAB sabe que um F-5 não é páreo para o SU-30.

JSilva

Obrigado por compartilhar sua opinião sobre a visão da FAB, Cel.
É que aqui nesse site um monte de comentaristas, inclusive um velho conhecido que já foi da FAB, garantia que o F-5 com o combo R-99, colocaria esses Su-30 no chão.
Sempre tive dificuldade em visualizar essa vantagem

Rinaldo Nery

São quatro F-5 pra cada Su-30.

Fabio Araujo

Se dois SU-30 atingiram pássaros e um deles conseguiu retornar a base então vão ter ums perda definitiva e uma temporária. Enquanto o SU-30 que retornou vai para manutenção vão ser 20 SU-30 disponíveis.

Mirade1969

Você pode ter 20 mas sempre haverá um ou outro fazendo manutenção. Não existe disponibilidade de 100% em aviação.

Camargoer.

Meus sentimentos para a família e amigos do piloto falecido.

Leandro Costa

Faço coro com você. Lamentável a morte do piloto.

Santamariense

A ingestão de pássaro ocorreu nos 2 motores? O Su-30 nâo consegue manter voo com apenas 1 motor?

Sérgio Santana

Pelo que foi divulgado houve um incêndio e a aeronave ficou incontrolável…

Santamariense

Entendi. Obrigado.

Super Tucano

Achei que as aeronaves com dois motores fossem mais resilientes a este tipo de incidente. Neste caso não foi.

Sérgio Santana

Depende de muita coisa: do nível de redundância da cadeia de controle dos motores; do projeto dessa parte; dos danos causados pelo evento e medidas disponíveis para limitá-los; da velocidade, atitude e altitude de vôo e sobretudo da calma dos tripulantes para aplicar os procedimentos previstos nesta situação.

IvanF

Acho que na época da disputa do FX-2 (o retorno do que não tinha ido) falou-se muito por aqui nessa questão, dois motores é melhor que um porque se um der problema, tem o outro.
Não deixa de ser uma possibilidade, mas como esse SU-30 demostrou, não é uma verdade absoluta.

Douglas Rodrigues

Dos 24, a Venezuela já perdeu 3, em curto espaço de tempo em considerando que voa relativamente pouco – só aparece em voos comemorativos/desfiles.
Sentimento pelos familiares dos pilotos que perderam a vida, mas a segurança de voo desses caças deve ser relegada a um plano bem obscuro e distante dos níveis que temos aqui.

Allan Lemos

só aparece em voos comemorativos/desfiles.

Sim, e ainda tem muita gente aqui que ainda fica com medo dessas latas velhas.

glasquis7

Na verdade, não é só aqui. A FAC, FAE, e até a USAF tem um certo receio de invadir espaço aéreo venezuelano.

ODST

Garanto que não é receio, o dia que o EUA quiser fazer qualquer coisa na Venezuela eles farão sem o menor problema e quase nenhuma resistência, capaz até que os soldados da Venezuela lutem pelo EUA.

Rinaldo Nery

Não temos dados pra afirmar isso.

Maurício.

Um vídeo interessante envolvendo pássaro e avião.

https://www.instagram.com/reel/CtgiUImNdA2/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Maurício.

Uma vez um piloto de F-5 da FAB dormiu em uma árvore, felizmente não se chocou com ela, como esse piloto venezuelano.

https://ne10.uol.com.br/canal/noticias//noticia/2002/06/10/piloto-se-ejeta-de-aviao-e-dorme-em-arvore-11289.php

Rinaldo Nery

Foi desorientação espacial a causa da ejeção.

Luiz Trindade

Tem de haver uma investigação mais aprofundada do porque uma ave entrar na entrada do motor do SU-30. Foi realmente acidente ou já se sabia da existência das aves e nada foi feito? Vai esperar cair outra aeronave para se tomar uma atitude?!?

Meus sentimentos aos familiares do piloto falecido.

Rinaldo Nery

“Saber da existência das aves”. E se sabiam? O que fazer? Aves existem no mundo todo. Talvez não no Saara. E na Antártica.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Pinguins vivem na Antártida,, riso

Rinaldo Nery

Mas não na Antártica! Rsrs

Camargoer.

Riso. Tem sim. No rótulo da Antártica tem dois pinguins, lembra? riso

carlos alberto soares

Nota de R$ 70,00

Fui….

Diego

Lamento pelo piloto e seus familiares, mas fico feliz que a Venezuela tenha menos 1 SU-30. Sigo na torcida para que todos os SU-30 daquela ditadura deixem de voar…

Diego

Sugiro criarem um drone com aspecto e penas de pássaro, para abater os caças daquele país em “acidentes”

Paulo

Qual país?

Sergio IceBr

Pergunta semi-off topic. Porque todos os Su-30 da Venezuela são bipostos? Necessitam realmente de um segundo tripulante como o F-14 e F-111?

Fernando "Nunão" De Martini

Su-30 só existe biposto.

Acredito que tenha sido a opção da Venezuela dentro do que foi oferecido pela Rússia. Poderiam teoricamente ter optado por Su-27 ou até mesmo Su-35, se assim quisessem.

Paulo Pinto

Tralha velha

Last edited 9 meses atrás by Paulo Pinto
M4l4v|t4

Mataram o Chaves de novo.

Rinaldo Nery

Que bobagem… Não há nenhuma relação.

adriano Madureira

“O “Flanker-G”, com número de série 3363, quebrou a formação depois de ter problemas no motor após a ingestão de um pássaro, forçando os dois pilotos, Coronel Paulino Sabino e o Tenente Coronel Sergio Hernández, a ejetarem, mas o Coronel Sabino, conhecido como “Obelisco” (por ter nascido na localidade com este nome, em Barquisimeto) faleceu a chocar-se com uma árvore enquanto descia de pára-quedas, tendo sido pouco tempo depois promovido postumamente a General de Brigada”. Estranho, mesmo com um motor, a aeronave não daria para chegar em segurança? Fosse um F-16 ou Gripen tudo bem, seria compreensível a perda da… Read more »

Rinaldo Nery

Não estávamos dentro do cockpit pra saber se foi prematuro ou não. Qual motor alimenta o sistema hidráulico? Elétrico? Houve comprometimento dos comandos de vôo (que são alimentados pelo hidráulico)?

Renan

Um caça bimotor é muito diferente de um avião civil bimotor. O caça é mais questão de performance e menos redundância, uma vez que os motores são praticamente colados uns aos outros. Ou seja, se um objeto entrar em uma admissão de ar, a chance de atingir a outra é enorme. Isso não é regra