Próximo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA foi piloto de F-16

7

O presidente Biden anunciou que está nomeando o general Charles “CQ” Brown Jr. para servir como o próximo chefe do Estado-Maior Conjunto, revelando sua escolha em uma cerimônia no Rose Garden da Casa Branca na quinta-feira.

O presidente disse que não consegue pensar em ninguém mais qualificado para ajudar a liderar a proteção da nação do que Brown, atualmente chefe do Estado-Maior da Força Aérea. O presidente do Joint Chiefs é o oficial militar de mais alta patente do país e atua como principal conselheiro militar do presidente, do secretário de defesa e do Conselho de Segurança Nacional.

“O brigadeiro Brown é um guerreiro, descendente de uma orgulhosa linhagem de guerreiros”, disse Biden na quinta-feira. “Ele sabe o que significa estar no meio da batalha e como manter a calma quando as coisas ficam difíceis, como quando seu F-16 estava pegando fogo e você voltou para a base na Flórida em 1991. CQ teve que ejetar a mais mais de 300 milhas por hora, pousando nos Everglades. Isso é muito divertido, hein? Bem, vou lhe dizer uma coisa, ele estava de volta ao cockpit na semana seguinte, com um novo indicativo de chamada – Monstro do Pântano.

Brown substituirá o general Mark Milley, que foi nomeado pelo então presidente Donald Trump em 2019. O presidente serve a critério do presidente por um mandato de quatro anos. Milley ocupou o cargo durante o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio e a retirada mortal das tropas americanas do Afeganistão.

O mandato de Milley termina em setembro, mas é costume o presidente selecionar um sucessor na primavera para dar tempo à confirmação do Congresso. O presidente agradeceu a Milley, junto com sua família, por seus serviços.

“Presidente Milley, quero começar agradecendo, sinceramente, por seus anos de serviço como presidente e por toda a sua vida de compromisso altruísta com nosso país”, disse o presidente.

O secretário de Defesa Lloyd Austin recomendou Brown.

Sua confirmação pode ser adiada pelo senador republicano Tommy Tuberville, do Alabama, que tem bloqueado a confirmação do Senado de centenas de promoções militares seniores para protestar contra a política do Pentágono sobre viagens relacionadas ao aborto para membros do serviço.

Biden instou o Senado a confirmar Brown de maneira bipartidária.

“CQ é um líder destemido e um patriota inflexível, e é por isso que, três anos atrás, ele foi confirmado pelo Senado dos Estados Unidos por 98-0”, disse o presidente. “Peço ao Senado que mais uma vez confirme o brigadeiro Brown com o mesmo, o mesmo apoio bipartidário esmagador para seu novo papel como presidente do Estado-Maior Conjunto.”

Se confirmado, Brown seria o segundo presidente negro do Estado-Maior Conjunto. O general Colin Powell tornou-se o primeiro quando foi nomeado pelo presidente George HW Bush em 1989.

Com Austin como o primeiro secretário de defesa negro, a escolha de Brown marcaria a primeira vez que dois negros americanos ocuparam os cargos mais importantes no Pentágono ao mesmo tempo.

Como chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Brown já é membro do Estado-Maior Conjunto. Ele atualmente supervisiona o treinamento e o equipamento de quase 700.000 militares da ativa, da reserva, da Guarda e das forças civis nos EUA e no exterior.

Conforme destacou o presidente, Brown iniciou o serviço militar como piloto com mais de 3.000 horas de voo, incluindo 130 horas de combate. Ele é bacharel em engenharia civil pela Texas Tech University. Antes de servir como chefe de gabinete da Força Aérea, Brown foi o comandante das Forças Aéreas do Pacífico para o Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos.

A Casa Branca diz que Brown tem contribuído fortemente para os esforços dos Estados Unidos para equipar a Ucrânia com as capacidades necessárias para se defender da agressão da Rússia e diz que é profundamente versado nas ameaças representadas pela China.

Biden entrevistou Brown e o comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, general David Berger, para o cargo.

FONTE: CBS

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mosman

Minister Anand further announced that Canada is donating 43 AIM-9 missiles to Ukraine, from CAF inventory, and noted that this donation will help Ukraine to secure its skies in the face of ongoing Russian attacks.

https://www.canada.ca/en/department-national-defence/news/2023/05/defence-minister-anita-anand-announces-military-aid-for-ukraine-at-the-twelfth-meeting-of-the-ukraine-defense-contact-group.html

Pra disparar de qual plataforma? F-16?

Hcosta

Talvez dos NASAMS 3…

Nilo

“Brown tem contribuído fortemente para os esforços dos Estados Unidos para equipar a Ucrânia com as capacidades”.
Terá pela frente dificuldades muito grandes em reequipar a Ucrania com F-16 já que o Biden esta tendo dificuldade em negociar propondo inclusive proposta que corta gastos em mais de US$ 1 trilhão e congela gastos pelos próximos 2 anos, que se soma ao projeto apresentado anteriormente que prevê quase US$ 3 trilhões em redução de déficit.
Sem falar das eleições e o Risco Trump.
Sem EUA para empurar a contribuição da Europa o F-16 fica no retrovisor.

Hcosta

Supostamente os EUA não vão fornecer F-16…

Hank Voight

Assim você mata as _________ do coração…kkkk
EDITADO:
Sem provocações por favor!

Djalma

Está fé hando as portas para uma possível reeleição.

Frederick

Então… O POTUS nomeou, para Chairman of the Joint Chiefs of Staff, o general… Charlie Brown Jr.?
Maravilhoso.