Protótipo Ye-6

Por Éverton Pedroza  [1] e Sérgio Santana [2]

Tendo passado à história da aviação mundial como a aeronave de combate supersônica mais produzida, bem como o caça a jato que de mais conflitos participou em todos os tempos, o Mikoyan Gurevich MiG-21 “Fishbed” foi originalmente construído como um caça diurno leve, mas evoluiu ao longo de sua vida operacional para desempenhar novas missões. Serviu desde interceptador para qualquer clima até plataforma de reconhecimento – enquanto se tornava mais capaz e, consequentemente, mais pesado, até a variante de produção final, o MiG-21bis.

A Guerra da Coreia introduziu o combate a jato na arte da guerra, com os EUA e a URSS tendo absorvido as lições aprendidas no conflito. O que os pilotos de ambos os lados desejavam era mais desempenho, em um caça leve e ágil que pudesse superar um oponente em um duelo. A resposta soviética foi produzida pelo OKB (escritório de design experimental) dos projetistas Artyom Mikoyan e Mikhail Gurevich, na figura do MiG-15 “Fagot”, equiparado ao norte-americano North American F-86 Sabre, tendo evoluído para o MiG-17 “Fresco”. Em meados da década de 1950, os mesmos conceitos de design levaram ao bimotor MiG-19 “Farmer”, o primeiro caça a jato supersônico soviético a entrar em serviço.

Mesmo quando o MiG-19 estava entrando em operação, o Mikoyan OKB estava trabalhando em um sucessor que incorporasse as lições aprendidas na Coreia. Um requisito estatal para um caça leve e rápido foi aprovado no outono de 1953. O requisito era de natureza geral, fornecendo especificações amplas na forma de uma aeronave com velocidade máxima de Mach 2, armada com canhão e equipada com pontaria guiada por radar, com capacidade para transportar mísseis ar-ar guiados posteriormente.

Embora outros OKBs trabalhassem com o mesmo requisito, alguns deles estavam muito comprometidos com outros projetos para assumir seriamente outro esforço de design, e outros eram incapazes de fornecer designs que as autoridades considerassem aceitáveis. Isso deixou o Mikoyan OKB como o único escritório de projetos capaz da tarefa, tendo obtido sinal verde para o desenvolvimento de aeronaves concedido pelas autoridades em janeiro de 1954.

Os protótipos “Ye”: a gênese do conceito do MiG-21

Ye-2

No início, o projeto do OKB Mikoyan recebeu o código OKB de “Ye-1”, onde “Ye” significava “Yedinitsa”, significando “unidade única” e traduzindo como “protótipo especial único”. O Ye-1 deveria ser alimentado por um único turbojato de fluxo axial Mikulin AM-5A. No entanto, mudanças foram feitas imediatamente no design. Na análise, o AM-5A provou ser inadequado e, portanto, foi tomada a decisão de equipar a aeronave com o motor Mikulin AM-9B aprimorado, que alimentava o caça bimotor MiG-19; esta seleção passaria rapidamente para o motor Mikulin AM-11 ainda mais desenvolvido, então em desenvolvimento e otimizado para o requisito de caça rápido e leve. O código OKB da aeronave foi atualizado para “Ye-2”.

Uma das maiores complicações dos protótipos era que o motor AM-11 desejado não estaria disponível imediatamente, então o desenvolvimento teria que começar usando o motor AM-9B existente. A construção de seis protótipos foi rapidamente autorizada: um protótipo “Ye-2” com asa enflechada e motor AM-9B; um protótipo “Ye-2A” com asa enflechada e motor AM-11; dois protótipos “Ye-4” com asa delta e motor AM-9B e mais dois protótipos “Ye-5” com asa delta e motor AM-11.

Obviamente, o Ye-2 e o Ye-4 deveriam ser concluídos primeiro, com o lançamento do Ye-2B e do Ye-5 dependente da disponibilidade do motor AM-11. A construção do que seriam mais três protótipos designados “Ye-50” também foi autorizada ao mesmo tempo: essas máquinas deveriam ter a asa enflechada e um motor AM-9B.

O protótipo Ye-2 foi lançado no início de 1955 e realizou seu primeiro voo em 14 de fevereiro de 1955, com Georgiy K. Mosolov nos controles. O voo correu bem, embora Mosolov tenha notado que havia pouca potência, o que era esperado, dado que estava equipado com o motor AM-9B, e ainda assim rapidamente se mostraria capaz de atingir velocidades máximas de Mach 1.8.

O primeiro protótipo de asa delta Ye-4 realizou seu voo inicial em 16 de junho de 1955, com Grigory A. Sedov nos controles. Para surpresa da equipe de projeto, a máquina só era capaz de atingir uma velocidade máxima de Mach 1,2. Não houve diferença entre o Ye-2 e o Ye-4, exceto para a asa delta, e a análise do TsAGI sugeriu que a asa delta seria eficaz – mas não estava acontecendo assim na prática. A equipe de design começou uma série de ajustes no design da asa para ver se poderia funcionar. Gradualmente, o desempenho começou a melhorar.

Ye-4

O novo motor AM-11 estava sofrendo com problemas de desenvolvimento, sendo propenso a incêndios e outros problemas, e por isso os protótipos que usariam esse motor foram atrasados. O primeiro protótipo Ye-5 de asa delta finalmente realizou seu primeiro voo em 9 de janeiro de 1956 com Vladimir A.Nefyedov nos controles, o voo ocorrendo no mesmo dia em que o protótipo Ye-50 impulsionado por foguete decolou para a primeira vez.

Os testes do Ye-2A e Ye-5 foram tão promissores que no início de 1956 a expectativa clara era que um deles fosse colocado em produção, com a designação de serviço de “MiG-23″ sendo reservada para o Ye-2A e ” MiG-21″ para o Ye-5. O elegante jato passou então a se chamar MiG-21, sendo a designação MiG-23 reservada para ser “reciclada” em um caça Mikoyan OKB posterior.

Ye-5

O Ocidente já havia recebido dicas sobre os novos tipos de aeronaves, com protótipos de asa enflechada e asa delta realizando um sobrevoo durante o show aéreo do Dia da Aviação no aeroporto de Tushino, em Moscou, em 24 de junho de 1956. Fotografias muito ruins revelaram a configuração geral da aeronave, com a OTAN atribuindo à máquina de asa enflechada o nome de “Faceplate” e à máquina de asa delta o nome “Fishbed”. Levariam mais alguns anos para o Ocidente descobrir qual deles foi realmente colocado em produção.

O desenvolvimento inicial do protótipo ainda não estava totalmente concluído, já que o departamento de design do motor – agora sob Sergei K. Tumanskiy – havia resolvido a maioria dos problemas com o AM-11 e estava de fato oferecendo uma versão melhorada. O AM-11 tornou-se o R-11 com a saída de Mikulin, com o “R” significando “Reaktivniy”, ou vagamente “reação/motor a jato” em russo, e a nova variante do motor era o R- 11F-300, com um salto considerável na potência do pós-combustor.

Ye-6

Mais três protótipos de asa delta, designados “Ye-6”, foram encomendados para avaliar o motor R-11F-300. O voo inicial do primeiro Ye-6 foi em 20 de maio de 1958, com Vladimir Nefyedov nos controles. Ele rapidamente se mostrou impressionante, ultrapassando Mach 2 em vôo nivelado, mas a aeronave foi perdida em 28 de maio. Nefyedov sofreu um incêndio em altitude; ele tentou reiniciar, mas nada aconteceu e ele recebeu ordem de ejetar. Ele insistiu em ficar na aeronave. Ele conseguiu voltar para a pista; infelizmente, com os sistemas de voo fora de operação, a aeronave caiu de dorso. Ele estava vivo quando foi retirado dos destroços, mas morreu devido às queimaduras no hospital.

Ye-6 (E-6) com AAM UR K-13 nas pontas das asas

A falha de seus sistemas de voo deveu-se ao fato de que o Ye-6 inicial tinha apenas um único sistema hidráulico. O segundo Ye-6 foi prontamente reconstruído, com esforço considerável, com sistemas hidráulicos duplos. Realizou seu primeiro voo em 15 de setembro de 1958, pilotado por Konstantin K. Kokkinaki. O desempenho provou ser tão impressionante quanto antes, e o motor estava começando a amadurecer: 46 voos exigiram apenas três trocas de motor!

O terceiro Ye-6 realizou seu voo inicial em dezembro de 1958. Os testes foram concluídos, com Kokkinaki concluindo que o tipo poderia ser pilotado por “qualquer piloto normal”, e o sinal verde foi dado para produção total. As primeiras entregas da produção “Ye-6T” ou “MiG-21F” para o VVS (Voyenno Vozdushniye Sily, a Força Aérea soviética) foram no outono de 1959. Também era conhecido pelo código de fábrica de “Izdeliye (Tipo) 72 ” ou “I-72”; a OTAN iria refer a esta variante como o “Fishbed-B”, os protótipos sendo referidos como “Fishbed-A” retroativamente. Em 31 de outubro de 1959, Georgiy Mosolov estabeleceu um recorde mundial em um curso de 25 quilômetros em linha reta de 2.504 km/h. Em 16 de setembro de 1960, Konstantin Kokkinaki estabeleceu um recorde para um circuito fechado de 100 quilômetros com uma média de 2.148,66km/h.

A produção do VVS foi atribuída à Fábrica Estatal 21 em Gorkiy. Mais tarde, a fábrica MMZ Znamya Truda (Bandeira do Trabalho), outrora Fábrica Estatal Número 30, foi designada para construir a produção de exportação.

 

MiG-21: detalhes estruturais

Estruturalmente, o MiG-21 apresenta construção inteiramente metálica, caracterizada pela entrada de ar central com difusor de onda de choque cônico no nariz da fuselagem, que consiste em uma parte dianteira e outra traseira, que são conectadas entre si para fácil remoção e instalação do motor. Dependendo da versão, a capota pode ser aberta para a frente ou para o lado. Apresenta asa delta média enflechada a 57 graus com cauda.

A asa consiste em uma longarina principal de absorção de força e uma longarina auxiliar para prender o trem de pouso. Cada asa é conectada à fuselagem com 8 parafusos em 5 pontos. Os flaps variaram de modelos Fowler com ângulo de deflexão de 24 graus até flaps com ar sangrado do motor para reduzir a velocidade de aproximação de pouso, com mobilidade variando de 25 a 45 graus. O MiG-21 tem 3 freios aerodinâmicos na parte inferior da fuselagem (dois abrindo lateralmente na frente, um abrindo para baixo na parte traseira).

Seu trem de pouso é do tipo retrátil de três pontos de pneu único com roda de nariz; todas as rodas podem ser travadas com freios a disco (HFW tipo KT-92), com sistema de freio antitravamento e retração/extensão por pressão hidráulica. Também possui extensão de emergência via destravamento manual do trem de pouso do nariz e extensão de emergência do trem de pouso principal usando ar comprimido e amortecedores de óleo-nitrogênio com amortecimento progressivo. Como indicativo do seu projeto para emprego em qualquer circunstância, os pneus do seu trem de pouso, de baixa pressão, permite decolar e pousar em gramados.

Seu equipamento básico consta de assento ejetável (inicialmente o modelo SK-1, do pacote de resgate “NAS-7” com diferentes conteúdos (por exemplo, chocolate, anzóis, espelhos, munições, etc.), alojado no recesso do assento da catapulta; controle automático de temperatura para a cabine; sistema de controle automático para o fornecimento de oxigênio, dependendo da altitude de voo; possibilidade de fornecimento de oxigênio puro; sistema de rádio VHF; bússola de rádio automática; rádio altímetro RW-UM; piloto automático “KAP-2” ou “AP-155”; pontaria óptica (“PKI” posteriormente “ASP-PF(D) 21”; gravador de dados de voo SARPP -12G; dispositivo de identificação amigo-inimigo e dispositivo de alerta radar com cobertura parcial do quadrante traseiro (de segunda geração).

MiG-21F e MiG-21F-13

MiG-21F-13 no museu de Bourget, na França – Foto: Mikael Restoux

Com cerca de 20 diferentes versões principais e secundárias, das quais abordaremos somente as principais, o MiG-21 possui quatro gerações distintas, sendo a primeira delas representada pelas versões F e F-13, ambos caças diurnos, e equipados com um ou dois canhões NR-30 de 30 mm e pilones para 2 mísseis guiados por calor. Enquanto a variante F teve poucos exemplares produzidos, a  F-13 foi produzida em larga escala para a Força Aérea Soviética, sendo também utilizado por alguns países do Oriente Médio ,Europa e Ásia.

O MiG-21F-13 podia ser uma aeronave limitada, mas seu baixo peso atrelado a alta potência do seu motor (R-11), davam-lhe um teto de serviço de invejáveis 19.000 metros, superior ao teto de serviço das demais versões do MiG-21. A Força Aérea da China soube aproveitar bem essa característica para perseguir os U-2 de Taiwan que tentaram a sorte sobre o espaço aéreo chinês. O modelo também foi usado (e bem usado) pelos pilotos vietnamitas na Guerra do Vietnã, ainda que seus limites estruturais e eletrônica embarcada fossem inferiores ao das versões subsequentes.

MiG-21 PF/FL/PFS/PFM

MiG-21PFM

Os exemplares da segunda geração do MiG-21 talvez sejam os modelos mais usados em batalha dentre todas as gerações. Muitas das análises que as fontes ocidentais propagam até hoje são observações de desempenho dos modelos PFM, FL e principalmente da versão PF. Essas aeronaves são caracterizadas pelo incremento de um radar RP-21 ou RP-21M ‘’Sapfir’’(“Jaybird” para a OTAN),que vieram para substituir o ’’jurássico’’ SRD-5M do MiG-21F-13 e que tinha a capacidade de detectar aeronaves a uma distância aproximada de 15 km, podendo travar o alvo a aproximadamente 7 km de distância, ainda que sem capacidades look-down/shot down. Com o incremento do RP-21M (disponível nos Mig-21 PFS e PFM) foi possível também fazer o avião operar com mísseis de radar semi-ativo como o R-3R ‘’atoll’’.

Foi a partir da segunda geração do ‘’Fishbed’’ que tentou-se incrementar a ideia do caça armado apenas com mísseis ou canhões montados em pods(com versões sem canhão orgânico), bem como também houve uma mudança de filosofia: sai a figura do caça leve, com boa visibilidade e apto para usos restritos para um aparelho mais pesado, com mais eletrônica, para ser usado em qualquer tempo, mas sacrificando o peso e a visibilidade interna do avião. A ideia do canhão de pod foi abandonada em algumas das variantes seguintes, ainda que o sucesso em combate na India e Vietnã tenha ofuscado as deficiências da falta de um canhão orgânico. O motor dos MiGs da segunda geração continuou sendo o robusto tumanskii R-11, que recebeu refinamentos durante o período no qual foi produzido.

MiG-21R/RF/S/SM/M/MF/SMT

Mig-21 SMT soviético exposto em um museu da Alemanha ( foto: wikiABG)

Foi na terceira e penúltima geração que a MiG tentou fazer do MiG-21 (originalmente um interceptador de grande altitude, projetado para atuar no princípio da superioridade numérica) uma aeronave multifuncional. Foram elaboradas versões de reconhecimento, caça-bombardeiro, bem como versões de interceptação que tentaram aumentar a autonomia do avião apenas acrescentando mais espaço para combustível. O MiG-21R voou pela primeira vez em 1966 e era capaz de carregar pods para reconhecimento fotográfico diurno e noturno, bem como pods com equipamento de Inteligência Eletrônica ou munido de sistema de TV. Foi a partir do Mig-21R que o novo motor tumanskii R-13 passou a equipar a ‘’família Mig-21’’, sendo os aparelhos de reconhecimento que tinham o novo motor recebendo a denominação ‘’Mig-21RF’’.

Os aparelhos de reconhecimento mantinham suas capacidades de carga bélica (foguetes e mísseis), ainda que sacrificadas devido aos pods ocuparem seus pilones (variava de acordo com a missão). O MiG-21S acrescentava um piloto automático AP-155, munido de recuperação automática, acionada por um ‘’botão de pânico’’. O ‘’S’’ significa ‘’Sapfir’, ou seja, designa uma variante já equipada com o novo radar RP-22. A variante M (modernizirovannyy em russo) é nada mais que o Mig-21S na versão de exportação, só que sem o radar RP-22: usava uma versão melhorada do RP-21 M, denominada ‘’RP-21 MA’’. A versão SM (Sapfir Modernizirovannyy) designa uma variante que tinha tanto o novo motor R-13 como o radar Sapfir RP-22. O MiG-21 SMT era praticamente um SM com maior capacidade de combustível, e ambos eram variantes usadas exclusivamente pela força aérea da União Soviética, não sendo enviadas aos outros países do Pacto de Varsóvia.

Um MiG-21 MF polonês no gramado de um museu

O mais notável produto dessa geração, o Mig-21MF (Modernisirovanyy Forsirovannyy) é a versão de exportação do MiG-21SM, algumas vezes munida do reator R-13-300, radar RP-22 e com leque de armas ampliado para missões ar-ar e ar-solo. Essas aeronaves ainda prestam serviço com diversas forças aéreas mundo afora, tendo sido muito utilizada em combate bem como também sendo responsáveis pela mudança de doutrina de algumas forças aéreas. Algo que muito se comenta dentro do ciclo dos pilotos e ex-pilotos dos MiG-21 da terceira geração, especialmente da versão MF, é a ‘’teimosia’’ do fabricante e de suas forças aéreas em tentar fazer dessa plataforma uma aeronave de ataque ao solo.

É comum ler em fóruns de aviação romenos que ‘’houve perdas expressivas de pilotos e aeronaves durante os treinamentos com armas de ataque ao solo’’, causadas por voo em baixa altura, nos quais o mecanismo que controla o movimento longitudinal do avião, baseado na velocidade da aeronave (DRAC – Dispozitiv de Regrale Automata a Comenzii) apresentou ‘’delay’’ em relação ao comando do manche, fazendo o avião chocar-se contra o solo.

Não é defeito: é uma característica do sistema, que leva cerca de 18 segundos para ‘’entender’’ que houve transição brusca de velocidade baixa para alta ou vice-versa, com dados fornecidos pelo tubo de pitot. Ainda assim, o MiG-21MF foi e é uma aeronave muito querida por seus pilotos, sendo, por exemplo, os últimos aviões de caça soviéticos a voar pela Força Aérea Tcheca, depois da aposentadoria dos seus MiG-29 e MiG-23. A Romênia modernizou seus MiG-21MF para os padrões ‘’Lancer’’ A, B e C em 1995 e espera dar baixa nessas aeronaves ainda no ano de 2023.

Um MiG-21 MF-75 da Força Aérea da Romênia (Baza 71) visto em duas ocasiões diferentes

MiG-21 Bis

Com base em todo o apanhado das riquíssimas experiências de combates obtidas pelos MiG-21 nos anos 60, a Mikoyan decidiu fazer uma nova versão do ‘’Fishbed’’. Ainda mais potente, devido ao uso de um novo motor tumanskyy R-25 (também compartilhado com o venerável Su-15 Flagon), o Bis era uma aeronave que podia suportar cargas G maiores, devido a larga aplicação de titânio em sua estrutura.

O MiG-21 Bis era otimizado para combates em baixa e média altitudes, visto que as variantes anteriores do MiG-21 tiveram desempenho insatisfatório nos combates contra Israel, quando submetidos a batalhas em altitudes menos elevadas. Essas aeronaves apresentavam também mudanças nas superfícies de comando para melhoria da controlabilidade.

O Bis mantém a capacidade multifuncional e pode carregar uma grande variedade de armas. Podia estar equipado com o sistema de guiagem GCI Lazur ou com o piloto automático SAU, dependendo do cliente. Acrescentava ainda IFF SRZO-2M, sistema de RWR SPO-10 (Syrena 3), sistema de controle de tiro ASP-PDF-M e sistema de rádio navegação RSBN-4N. A variante Bis talvez seja a menos experimentada em combate por seus usuários, mas nas poucas vezes em que esteve em ação, apresentou desempenho bem satisfatório. A índia espera operar até 2025 quase cem aparelhos MiG-21 Bison (variante modernizada do Bis).

Cockpit do MiG-21MF – Foto: Roberta F.

Versões de treinamento

Na época da introdução do MiG-21F, o treinador a jato avançado soviético padrão era o MiG-15UTI “Midget”, uma variante de assento duplo do caça MiG-15 “Fagot”. O MiG-15UTI era um bom treinador e teria uma vida útil muito longa, mas no que diz respeito ao desempenho, não estava em pé de igualdade com o MiG-21. Isso significava que o Mikoyan OKB precisava desenvolver uma versão de controle duplo de dois assentos para que os pilotos novatos se atualizassem no novo caça rápido, e o primeiro dos dois protótipos “Ye-6U” do treinador supersônico de assento duplo realizou seu vôo inicial em 17 de outubro de 1960, com Pytor M. Ostapenko nos controles.

Os resultados dos testes com o treinador mostraram-se satisfatórios, com o tipo entrando em produção como o “MiG-21U” – onde “U” significava “Uchyebniy (Trainer)” – com o código de fábrica “I-66”. Máquinas para uso soviético foram construídas na Fábrica Estatal 31 em Tbilisi, capital da Geórgia; a produção de exportação foi construída na fábrica Znamya Truda, perto de Moscou. A maioria ou todos os usuários estrangeiros que obtiveram caças ou interceptadores MiG-21 também obtiveram alguns MiG-21Us para treinamento de conversão. Os pilotos soviéticos o chamaram de “Sparka (Twin)”, um termo geral para um treinador de dois lugares, enquanto a OTAN atribuiu-lhe o nome de “Mongol”.

A produção inicial do MiG-21U foi um derivado de mudança mínima do MiG-21F-13. O MiG-21U tinha exatamente o mesmo comprimento que o MiG-21F-13, o cockpit de dois assentos sendo apertado ajustando a disposição dos tanques de combustível internos. Como o único canhão NR-30 foi excluído, a capacidade prática máxima real de combustível ainda era de 2.350 litros.

O cockpit apresentava canopis duplos que se abriam para a direita, com um quebra-vento transparente entre as posições frontal e traseira. A posição do instrutor na retaguarda não foi elevada, dando a ele uma visão frontal ruim. Os aviônicos eram praticamente os mesmos do MiG-21F-13, incluindo uma mira ASP-5ND e um radar SRD-5. O MiG-21U poderia carregar um AA-2 Atoll AAM ou outra carga sob cada asa, e poderia ser equipado com uma cápsula central carregando uma metralhadora de 12,7 milímetros para treinamento de artilharia.

Um caça Mig-21 Lancer B da Romênia, durante o exercício Cooperative Key 2003, na Base Aérea de Graf Ignatievo, Bulgária

O MiG-21U desviou-se do padrão do MiG-21F-13 movendo o tubo de pitot para o topo do nariz e tornando-o uma instalação fixa, e incorporou os pneus largos e as protuberâncias da porta da asa/engrenagem do interceptador MiG-21P. Ele também substituiu os freios aéreos dianteiros duplos do MiG-21F-13 por um único freio aerodinâmico grande. Os MiG-21U de produção posterior apresentavam o cone cauda de tamanho normal, com o contêiner do paraquedas de freio na base.

Embora o MiG-21U usasse o motor R-11F-300 mais antigo, uma vez que a aeronave raramente carregava uma carga de combate completa, era tão divertido voar quanto o MiG-21F-13. O desempenho foi tão bom que em 1965 uma máquina de produção inicial foi reformada com um motor modificado e usada para estabelecer vários recordes femininos de subida e altitude, com os pilotos Lydia Zaitseva e Natalya Prokhanova. A máquina recebeu a designação de “Ye-33”.

Em 1974, uma aeronave de desenvolvimento foi equipada com uma versão aprimorada do motor R-11F2S-300, tornando-o realmente uma aeronave muito potente e usado para estabelecer uma série de recordes de subida para mulheres.

A introdução do sistema de flaps soprados em caças e interceptadores MiG-21 sugeriu que poderia ser uma boa ideia produzir um treinador com o sistema de flaps soprados, e assim o “MiG-21US” ou “I-68” substituiu o MiG-21U na linha de produção de Tbilisi em 1966. Era difícil diferenciar de um MiG-21U de produção posterior, as mudanças sendo amplamente internas, sendo a mais significativa o ajuste do motor R-11F2S-300 aprimorado para suportar o sistema de sopro dos flaps.

Outras mudanças incluíram um aumento na capacidade máxima de combustível; a opção de instalar quatro pilares de cargas em vez de dois; e substituição dos assentos ejetáveis SK originais pelos melhores assentos KM-1. O aluno e o instrutor poderiam iniciar a sequência de ejeção para ambos os assentos, explodindo os canopis e armando os assentos, mas embora o instrutor pudesse disparar ambos os assentos, o estagiário só poderia disparar o seu próprio.

Mikoyan MiG-21U Mongol-A, MiG-21US Mongol-B

O MiG-21US recebeu o código da OTAN de “Mongol-B”, o MiG-21U tornando-se retroativamente o “Mongol-A”. Toda a produção, nacional e estrangeira, era de Tbilisi. A produção posterior apresentou um interessante sistema de periscópio para o instrutor; os instrutores de voo reclamaram da visão ruim desde o primeiro dia, o que desapareceu com o periscópio.

Em 1971, o MiG-21US foi substituído na linha de produção pelo “MiG-21UM” ou “I-69”, que novamente foi construído exclusivamente em Tbilisi, com o último lançado em 1975. Era quase idêntico na aparência para o MiG-21US, a única diferença externa real sendo o ajuste do sensor do ângulo de ataque e o tubo pitot que o acompanha, mas o cockpit e os aviônicos foram geralmente atualizados, com um piloto automático de três eixos, além de sistemas aviônicos em módulos de rack removíveis para simplificar a manutenção. O MiG-21UM manteve o nome de relatório da OTAN de “Mongol-B”.


[1] Éverton Pedroza é formado em desenho industrial e trabalha no setor financeiro. Ele desenvolveu interesse pela aviação militar no final dos anos 1990 e publicou vários artigos online para sites Poder Aéreo, Warfare, Velho General e outros. Desde 2019, está envolvido no estudo intensivo do ataque aéreo da Força Aérea Indiana ao campo terrorista em Balakot, que culminou no livro “Terror and Response”, da editora Helion.

[2]  Sérgio Santana é Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL), pós-graduado em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Colaborador de Conteúdo da Shephard Media. Colaborador das publicações Air Forces Monthly, Combat Aircraft e Aviation News. Autor e co-autor de livros sobre aeronaves de Vigilância/Reconhecimento/Inteligência, navios militares, helicópteros de combate e operações aéreas.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Palpiteiro

Pelo número produzido e pelo número de usuários é uma aeronave do Hall da Fama da Aviação.
A empresa Aero Vodochody foi um dos seus principais fabricantes. Aliás por ter mais de 100 anos fazendo aviões e mais de 10.000 aviões entregues, tem mérito para uma matéria.

Palpiteiro

Aliás o Blog poderia ter o Hall da Fama da Aviação. Com direito a enquete.

Underground

Excelente matéria.
Parabéns!!!!!!

Luis Carlos

Um ícone da aviação.
Talvez o maior representante da era dos jatos..
E até hoje, ainda reclama umas vitórias.

Hank Voight

Aquela “vitória” onde o avião é derrubado por um AIM-120 e o piloto capturado? Rs!

Felipe

sim, essa que levou um F-16 Block 52 junto

Hank Voight

Nick novo Qings!? A propósito se um F-16 foi abatido onde estão os destroços? rs

Fernando "Nunão" De Martini

Hank e Felipe,
Debatam os argumentos, sem provocações pessoais que não contribuem para o debate.

Ivo

As linhas simples especialmente da versão F13 deixam esse avião especialmente lindo.

Santamariense

É um avião rústico, simples, resistente, com desempenho muito bom dentro de sua categoria. Essas características o transformaram no ícone que é. E consegue ser feio e bonito ao mesmo tempo.

Afonso Bebiano

Eu, humildemente, discordo.
Acho que o MiG-21 é feio em tempo integral, 24/7.
Não consigo gostar do jet intake no nariz (ok, na época era quase o padrão, mas isso não o torna bonito), nem da configuração alar.

Um Simples Brasileiro

Excelente artigo.

Heinz

se não me engano ainda é o principal caça (em números) da força aérea norte coreana.

Carlos Crispim

Que aeronave espetacular!!!!!

Aéreo

O maior saco de pancadas da história da aviação militar.

Alexandre Galante

“It’s not the plane, it’s the pilot” – Bradley ‘Rooster’ Bradshaw.

Alexandre Galante
sub urbano

Um mito da aviação. Ja abateu de B-52 a F-4s (muitos) e recentemente até um F-16 no Paquistão kkk

Santamariense

Com certeza. Mas, tudo que abate também é abatido. Só na Guerra dos Seis Dias, mais de 100 Mig-21 foram destruídos, tanto no ar como em solo.

sub urbano

Os americanos perderam 10.000 aeronaves do Vietnã. Isso faz do UH1-Huey um helicoptero ruim, ou do F-4 Phantom um caça ruim? Claro que não.

Santamariense

Meu Deus! Onde eu disse que o Mig-21 é ruim?? Onde?? Cara, deixa de torcida infantil.

Leandro Costa

Não houve perdas de B-52’s por MiGs que se tem notícia. Mas os B-52’s abateram dois MiG-21. Todos os B-52 que foram perdidos em combate sobre o Vietnã foram vítimas de SA-2.

sub urbano

Um MiG 21 abateu um B-52 no Vietnã. O piloto vietnamita Pham Tuan recebeu uma Ordem de Lenin pelo feito. Anos depois foi escalado para treinar como Cosmonauta, participou da missão Soyuz 37 na estação espacial Salyut. O cara é uma lenda kkk

Leandro Costa

Pois é, o problema dele é que isso nunca foi confirmado por qualquer outra fonte que não seja a palavra dele e eu tendo à desconfiar bastante dos arquivos Vietnamitas à menos que se possa correlacionar com outras fontes. Mas haviam sim MiG-21’s ativos durante a Linebacker II. A maioria acompanhava os bombardeiros repassando rotas, velocidades e altitudes para as baterias de SAM terem mais chances de acertos, lançando os mísseis para tentarem guiá-los apenas quando estivessem mais próximos dos B-52 por causa do ECM. Às vezes funcionava.

sub urbano

COMENTÁRIO APAGADO POR OFENSA A OUTRO COMENTARISTA. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO ANTES. ÚLTIMO AVISO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luis Carlos

Ah, claro!
Os americanos nunca perdem.
Eles se perdem.

Fernando "Nunão" De Martini

E quem aqui falou que nunca perdem?

Mais uma provocação inútil pra sua conta, que já é grande. Você é bem melhor quando debate os assuntos em si.

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Hank Voight

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Mirade1969

1972: U.S. claimed 51 MiG-21s destroyed; North Vietnam claimed 53 US aircraft shot down by MiG-21s, including two B-52 Stratofortress bombers. Soviet General Fesenko, the main Soviet adviser to the North Vietnamese Air Force in 1972,[51] recorded 34 MiG-21s destroyed in 1972.[

Leandro Costa

“The NVNAF had 187 fighters in late 1972. Of these, only 71 aircraft were combat ready, i.e. 38%. Of these, only 47 aircraft (31 MiG-21 and 16 MiG-17) could be used for combat – or 26% of the military aicraft. The MiG-19’s were made in China and were not used in combat. The NVNAF fighter aviation flight crews were primarily trained for daytime combat in pairs or flights in normal and difficult flying conditions. Only 13 MiG-21 pilots and five MiG-17 pilots were trained for individual night flight in normal and difficult flying meteorogical conditions. The primary fighter aviation strength… Read more »

Hank Voight

Os norte vietnamitas nunca comprovaram seus abates de B-52

Luiz
Hank Voight

Na verdade os B-52 abateram 2 Migs-21 durante a Linebaker II, sem perdas para os BUFFs, mais Migs-21 foram derrubados pelos F-4 e não o inverso (especialmente no Oriente Médio pela Heyl Ha’Avir) e o F-16 paquistanês é fruto da imaginação.

Felipe

torcedor é pouco…

Hank Voight

Eu apenas apresento os fatos, e você?

Fernando "Nunão" De Martini

Felipe e Hank,
Debatam os argumentos, sem provocações pessoais que não contribuem para o debate.

Agressor's

E o f-16, seria o maior fazedor de viúvas?! 😉

Santamariense

Sério que tu escreveu isso? Mas, o tópico é sobre o Mig-21. Que mania de torcida “nós contra eles”!!

Agressor's

Estou fazendo um comparativo. Pois a maior parte dos abates de Mig-21 se deram por conta do cenário de desvantagem que esses caças tiveram em seus históricos de combates, enquanto que as quedas do f-16 se deram por conta de falhas de engenharia. O que só ratifica a confiabilidade e engenharia superior da aeronáutica russa frente a dos estadunidenses. Os russos são até hoje, os únicos que fazem armas de guerra de verdade. O que os eua fazem são apenas jatinhos de “vitrine”, feitos pra produzir filme e vender bilhete de cinema…. “Que mania de torcida “nós contra eles”” Talvez… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Fernando "Nunão" De Martini

Aggessor’s,

Abate é abate, queda é queda.

Entendi que você está comparando caças MiG-21 perdidos em combate com caças F-16 perdidos em acidentes / atrito operacional?

É isso? Se for, sua comparação tem um erro de origem, pois você terá que levar em conta as perdas de MiG-21 por atrito operacional e acidentes, assim como as do F-16 em abates também, e comparar o que é comparável, e não situações diferentes.

Leandro Costa

As perdas de MiG-21F-13 em acidentes no Pacto de Varsóivia são comparáveis às do F-104 em serviço na Luftwaffe. O fato de ser uma aeronave nova, ‘nervosa’ e nova, em treinamento inicialmente não adequado contribuem para os números, que são relativamente pouco conhecidos no Ocidente muito devido à ingerência política e controle dos meios de comunicação.

Novamente isso não torna a aeronave ruim. Os número fantásticos de Fishbeds produzidos e o grande número de operadores do MiG-21 com suas diversas idiosincrasias operacionais particulares torna isso quase inevitável.

Agressor's

Fica muito fácil para as “democracias ocidentais” desqualificarem a engenharia aeronáutica russa quando um Mig-21 enfrenta um f-15, agora eu quero ver quando é num cenário do f-15 contra um SU-35! Aliás, porque a indústria de propaganda bélica dos estadunidenses só compara o projeto abacaxi deles do f-35 com caças como o SU-35?! São caças de gerações e categorias diferentes! Eles deveriam comparar era o f-15 chicken eagle com o SU-35, não é mesmo? E esse f-35 já é operacional mesmo, Nunão? Operacional igual ao f-16!? 😀

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Leandro Costa

É porque você provavelmente nunca leu sobre os MiGs operados pelos EUA para treinamento. Não há UM piloto americano sequer que não rasgue de elogios aos MiG. NUNCA houve uma desqualificação da engenharia soviética. Na verdade a palavra que eu mais lia era ‘elegante.’ Ao mesmo tempo sempre houve preocupação em treinar os pilotos ad nauseaum devido à percebida letalidade dos MiG/Su. Normalmente o desdém que vejo é proveniente de ou não militares, ou pessoas com comportamentos e atitudes adolescentes sobre o tema, mas nunca de um militar ocidental. Caso contrário não teriam se dado o trabalho de continuar avançando… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“E esse f-35 já é operacional mesmo, Nunão? Operacional igual ao f-16!?”

Você deve estar me confundindo com outra pessoa. Não mencionei F-35 nenhuma vez em meu comentário.

Agressor's

E repito, reitero e ratifico. Os russos são até hoje, os únicos que fazem armas de guerra de verdade. Você pode socar as armas deles na lama, na areia, na neve e até na m@#$ que elas ainda continuarão funcionando. Pode passar com um tanque em cima delas que ainda continuarão funcionando. Pode explodir metade de um caça ou helicóptero deles que ainda continuará voando! E penso que a alcunha de sucessor do f-16 ficou perfeita mesmo, para taxar este programa abacaxi do f-35…

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Fernando "Nunão" De Martini

Aggressor,

Repita, reitere e ratifique à vontade.

Em momento algum questionei qualidade ou robustez de armas russas em meu comentário em resposta ao seu.

Questionei a sua metodologia de comparar perdas por atrito de um caça com perdas por abates de outro caça como meio pra chegar a qualquer conclusão útil.

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Agressor's

Mas então, meu caro Nunão? O senhor não acha desonestidade intelectual quando tentam desqualificar o projeto de engenharia do Mig-21, por ele ter sido abatido por caças de uma categoria e geração diferente, como o f-15 por exemplo?

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Leandro Costa

Mas é você quem está mencionando isso, você quem está desmerecendo o projeto do MiG-21 ao comparar de forma esdrúxula com outras aeronaves (e situações), e você quem está mencionando gerações diferentes e outros aviões que nada tem a ver com o MiG-21. Só você está insistindo nisso.

Agressor's

Então, que bom que vc reconheça a competência da engenharia russa. Muito bem Leandro Costa…

Agressor's

E então Leandro Costa, voltando ao meu questionamento inicial nesse caso. Se o Mig-21 foi o maior “saco de pancadas” da história da aviação militar, o f-16 seria então o maior fazedor de viúvas?

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Leandro Costa

O seu questionamento inicial pegou um comentário infeliz e transformou numa discussão ainda mais infeliz.

Agressor's

Eu não acho isso, muito pelo contrário. E diferente de como acreditam eu considero a indústria aeronáutica estadunidense de “outro planeta”. Para mim nada se compara aos “projetos negros” como os do U-2 ou Blackbird….

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Fernando "Nunão" De Martini

Uma desonestidade intelectual não justifica outra desonestidade intelectual. O saldo não se equilibra, é sempre negativo e o debate é que perde.

E eu tenho a consciência tranquila quanto a uma ou outra.

Como escrevi lá em cima, meu questionamento foi sobre sua metodologia.

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Cristiano de Aquino Campos

Só não apanha, quem não luta. R tendo tantos caças espalhados pelo mundo e em especial em zonas quentes de guerra, você queria o quê?

Fabio Araujo

Um belo e mortal caça que ainda hoje tem versões voando e até um treinador avançado chinês que é descendente da família Mig-21 que é FTG-2000 que vai continuar o legado deste caça por muitos anos!

Carvalho2008

sou fã do FtC2000….com ele,vc consegue o desempenho do jf17 mas pela metade do preço…. usta o mesmo de um A29…

Renato

É um F-5 mais bruto da Rússia..
E eu sou fã desse avião, pois geralmente costumo achar as coisas simples as mais belas e eficientes.
Parabéns e obrigado ao AÉREO (Por Éverton Pedroza [1] e Sérgio Santana [2]) por nos presentear com mais essa excelente matéria!!!

Last edited 11 meses atrás by Renato
Mirade1969

O F-5 foi projetado para ser igual ele, barato de adquirir e de fabricar.

Fabio Araujo

E que nas guerras onde enfrentou o F-5 levou uma surra do F-5. E quando os soviéticos levaram uns F-5 do Vietnã para testar da URSS novamente o F-5 deu uma surra no Mig-21 nos combates simulados e desta vez com pilotos soviéticos nos F-5.

Luiz

Irã X Iraque não… Muito pelo contrário

Leonardo

Conceito tão eficiente que continua no JF 17 chinês…

Carvalho2008

No conceito sim, mas na fuselagem., continua na forma do Jl9 ftc Mountain Eagle em produção

Ivanmc

Ótima matéria! É um dos mais importantes ícones da aviação militar sem dúvidas.

Luiz Antonio

Off topic: 3 F5M estacionados na BASP em Guarulhos. 7 ja foram desativados em abril de 2022 e estão no PAMA SP. Esses 3 Estão no pátio fora do hangar. Segue a desativação??

Last edited 11 meses atrás by Luiz Antonio
Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado pela informação.

Podem estar indo ou voltando de manutenção no próprio PAMA-SP, pois usam a pista de Guarulhos tanto na chegada quanto da partida da manutenção nível parque.

Para saber se estão de partida após manutenção, ou se é alguma outra situação, só com a informação das matrículas na cauda ou no nariz. Chegou a ver?

Luiz Antonio

Fernando, infelizmente não. Eu estava retornado do RJ no dia 26 a noite. Estavam iluminados mas distantes e os vi durante o pouso da aeronave em que eu estava.

Santamariense

Dessas 7 aeronaves que você citou, tem um F-5E adquirido da Jordânia, que nunca entrou em operação. Tem também o F-5F (4806), que ja estava “descartado”, digamos assim. Na realidade, até outubro de 2022 haviam cinco F-5EM desativados de fato. Então, dos 49 F-5 modernizados, tivemos as perdas dos FM 4806 (já citado) e 4811. Tivemos também a perda do EM 4830. Logo, foram 3 perdas e 5 desativações. 49 – 8 = 41 aeronaves (37 EM e 4 FM) ativas em outubro de 2022. Agora, precisamos saber se essas aeronaves que você citou estão sendo desativadas ou em processo… Read more »

Antonio Cançado

Um ícone da aviação militar.

Rinaldo Nery

Muitos anos atrás comprei um livro, num museu em Dallas, sobre a Força Aérea Nortevietnamita, escrito pelo adido aeronáutico búlgaro em Hanói. Excelente livro. Os norte vietnamitas fizeram milagres com esse avião, considerando que iniciaram o conflito com somente 69 pilotos de caça, enquanto que os norte americanos já estavam com mais de 300 operando no Vietnã. O maior ás norte vietnamita (ainda vivo, salvo melhor juízo) possui 11 vitórias.

Leandro Costa

Deve ser o livro do Torpeczer. Contém erros, mas é o único autor que teve acesso super liberado aos arquivos Vietnamitas, que realmente tiraram leite de pedra.

Rinaldo Nery

Excelentes fotos. Bem detalhado, o livro.

José Luiz

Também tenho esse livro.

Rick

O Mig-21 é um clássico avião do final dos anos 50. Apesar em termos de design estar atras dos aviões ocidentais, exceto talvez do English Electric Lightning, foi um sucesso em termos de desempenho e robustez. Foi um avião tão bom que os israelenses depois de roubar um da força aérea iraquiana o apelidaram de fusca. Era só encher os tanques e voar. Se não estou enganado em termos de desempenho a versão bis rivalizava em números com o F-16A. O desempenho especialmente ruim dos árabes se deu mais por questões de falta de treinamento adequado do que deficiências do… Read more »

Leandro Costa

Rick eu concordo em parte. O MiG-21 era um excelente interceptador e bem pilotado ele tinha capacidade de enfrentar qualquer coisa. O problema era justamente esse. Tinha que ser bem pilotado para entrar em combate aéreo aproximado e a maioria de seus pilotos não era treinado para esse tipo de coisa. Em matéria de performance ele era competente, mas dá uma olhada no cockpit dele. Para combate aéreo aproximado ele era horroroso. Não tinha visibilidade suficiente, não dava ao piloto a consciência situacional que um F-16 poderia oferecer já de projeto. O MiG-21 foi feito para obedecer as instruções do… Read more »

Leandro Costa

Ah, OBS.: O Lightning foi projetado mais ou menos sob a mesma premissa do MiG-21, mas era muito, mas muito mais rápido. Também tinha perna curta, mas o bicho subia feito um mosquito fugindo de inseticida. Era incrível mesmo, até para os padrões atuais.

Luiz Trindade

É um caça impressionante a ponto de vermos alguns exemplares ainda voando até hoje. Fora dizer que foi plataforma para outras aeronaves na China e que hoje deixam preocupados seus possíveis adversários ocidentais. Pronto! Falei! Que comecem o mi-mi-mi…

Ivan Flávio

Gostaria de ver a historia do WESTLAND LYNX até o presente momento com o LEONARDO AW159 , bem como a história da multinacional italiana LEONARDO S.p.A., que a cada semana vem conquistado o mundo com revolutionarios produtos naa areas aerospacial e de defesa militar

Luiz Trindade

Apoiado. Tae @MarceloGalante uma boa sugestão de matéria

Santamariense

Excelente, Roberto. Obrigado por compartilhar!