BAE Systems e Heart Aerospace anunciam parceria para desenvolvimento de bateria para avião elétrico

5

Bateria leve e inovadora para avião elétrico comercial permitirá viagens aéreas regionais eficientes

ENDICOTT, N.Y. – abril de 2023 – A BAE Systems, empresa líder nos setores aeroespacial e de defesa, e a Heart Aerospace, fabricante sueca de aviões elétricos, anunciaram uma parceria para definir o sistema de bateria para o avião elétrico regional ES-30, da Heart.

A bateria será a primeira do tipo a ser integrada em uma aeronave regional de decolagem e pouso convencional elétrica (eCTOL), permitindo que ela opere de forma eficiente com zero emissões e baixo ruído.

“Nossa solução líder do setor se baseia em décadas de experiência na entrega de tecnologias e sistemas necessários para o progresso do transporte sustentável”, disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral de Soluções de Controle e Aviônicos da BAE Systems. “Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Heart Aerospace no inovador sistema de bateria para seu avião elétrico.”

O programa se beneficiará dos mais de 25 anos de experiência da BAE Systems em eletrificação de veículos industriais pesados. O trabalho no programa será conduzido nas instalações de ponta da empresa em Endicott, Nova York. Atualmente, a empresa tem mais de 15.000 sistemas de energia e propulsão em operação em todo o mundo.

“A vasta experiência da BAE Systems no desenvolvimento de baterias para aplicações terrestres pesadas e sua experiência no desenvolvimento de sistemas críticos de controle de segurança para a indústria aeroespacial fazem da companhia a parceira ideal nesse importante passo para o ES-30 e para a indústria aeronáutica”, disse Sofia Graflund, diretora operacional da Heart Aerospace. “Estamos ansiosos para descarbonizar as viagens aéreas em conjunto”.

O avião ES-30 será alimentado por quatro motores elétricos e tem uma autonomia totalmente elétrica de 200 quilômetros, um alcance híbrido de reserva estendido de 400 quilômetros com 30 passageiros e capacidade para voar até 800 quilômetros com 25 passageiros.

O ES-30 também poderá se desenvolver ainda mais, obtendo um upgrade econômico e escalável à medida que a tecnologia de baterias amadurecer. As possibilidades de atualização da bateria permitem um aumento de energia utilizável com o mesmo peso, resultando em tempos de voo mais longos e opções de rota expandidas.

A Heart Aerospace tem um total de 230 pedidos e 100 opções para o ES-30, juntamente com uma carta de intenção para mais 108 aviões.

BAE Heart battery pack

Sobre a BAE Systems

Na BAE Systems, fornecemos algumas das mais avançadas e tecnológicas soluções de defesa, aeroespaciais e de segurança. Empregamos uma equipe qualificada de 90.500 pessoas em mais de 40 países. Trabalhando com clientes e parceiros locais, desenvolvemos, projetamos, fabricamos e damos suporte a produtos e sistemas para fornecer capacidade militar, manter a segurança nacional e as pessoas, assim como manter seguras as informações críticas e as infraestruturas.

Sobre a Heart Aerospace

Na Heart Aerospace, trabalhamos na vanguarda da tecnologia, contribuindo para um futuro sustentável. A missão da Heart é criar a forma de transporte mais verde, acessível e econômica do mundo. Esta missão é fundamentada na visão de que a viagem aérea elétrica se tornará o novo normal para voos regionais e pode ser transformacional na abordagem dos principais desafios de sustentabilidade da indústria.

DIVULGAÇÃO: MSL Andreoli

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A C

Eletrificacao. Essa eh uma corrida de que ninguem quer ficar para tras. Hoje as baterias sao grandes e pesadas, exigindo consideracoes importantes de desenho e capacidade no arranjo do aviao. Com o tempo a evolucao permitirah baterias mais capazes, mais leves e menores.

Hoje jah acontecem voos comerciais de avioes de pequeno porte e totalmente eletricos.

Palpiteiro

Uma das muitas empresas onde os brasileiros fazem diferença.

A C

Sem especificar empresas em particular, eh incrivel a quantidade de brasileiros na industria aeroespacial no exterior. Na sua grande maioria ex-EMB.
Hah uma verdadeira fuga de mentes do Brasil. Embora nao seja novidade, neste momento estah acontecendo uma nova onda de revoada de mao de obra jovem e extremamente qualificada (STEM). Silenciosamente.

Last edited 1 ano atrás by A C
Angelo

Mas essa bateria vai pesar + q todo avião? é um desafio isso….

GRAXAIN

Qual o MTOW e alcance dessa belezinha tecnológica? Já existem os motores e baterias ou irão desenvolver nas próximas décadas? Foge Bino…