O serviço não pretende comprar nenhum após mais dois testes. Comprador de armas divulga decisão em comunicado do Congresso

A Força Aérea dos EUA não buscará um programa de armas hipersônicas em desenvolvimento pela Lockheed Martin Corp., já que as autoridades sinalizam mais apoio para uma iniciativa diferente da rival Raytheon Corp.

A USAF “atualmente não pretende prosseguir com a aquisição” da arma conhecida como ARRW, embora realize dois testes de voo adicionais para acumular dados importantes, disse o secretário adjunto de Aquisições da Força Aérea, Andrew Hunter, a um subcomitê de Serviços Armados da Câmara, no dia 29 de março.

Hunter não disse por que a Força Aérea estava desistindo do programa Lockheed, mas isso aconteceu dias depois que a Bloomberg News informou que um teste recente do ARRW falhou – depois que um link de dados para a arma foi perdido durante o voo.

O secretário da Força Aérea, Frank Kendall, reconheceu a outro comitê no dia 28/3 que o teste “não foi um sucesso”, pois o serviço “não obteve os dados de que precisávamos”.

Kendall disse que a Força Aérea estava “mais comprometida” com outra arma chamada Hypersonic Attack Cruise Missile construído pela Raytheon, mas não chegou a dizer que o serviço encerraria o programa Lockheed após o teste do protótipo.

B-52 transportando o AGM-183A ARRW

“Papel Definido” para a Arma Raytheon

Kendall disse que “vemos um papel definido” para o míssil Raytheon porque “é compatível com mais de nossas aeronaves e nos dará mais capacidade de combate em geral”.

A arma  da Raytheon voa sozinha enquanto o ARRW é lançado de um foguete antes que a ogiva de se separar e planar em velocidade hipersônica até um alvo.

O teste de 13 de março foi importante porque é o segundo de quatro planejados para o protótipo do míssil hipersônico operacional. Era o principal programa hipersônico do serviço e pretendia competir com os programas russos e chineses que já tiveram sucesso.

A arma foi projetada para voar até oito vezes a velocidade do som e aproximadamente 1.600 quilômetros de distânica. O Serviço de Pesquisa do Congresso, em um relatório de 13 de fevereiro, disse que a Força Aérea repetidamente “adiou a linha do tempo” para o míssil hipersônico e agora afirma que poderia estar operacional já neste outono.

Três falhas anteriores no teste de reforço de um modelo de desenvolvimento ARRW inviabilizaram os planos para o míssil entrar em produção no ano passado. Eles eventuamente tiveram sucesso. O Pentágono esperava declarar a primeira arma hipersônica com capacidade de combate dos EUA até 30 de setembro de 2022.

AGM-183A ARRW

FONTE: Bloomberg

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nonato

Perder o link é o de menos.
É só corrigir.
Eu continuaria os testes.
Inclusive a própria Lockheed poderia continuar com recursos próprios.
Estando pronto, venderia muito.

IvanF

Problema que não foi a primeira falha, foram muitos testes mal sucedidos.
Eles vão continuar os testes com mais dois lançamentos, mas disseram que não vão comprar, então o “produto” teoricamente vai tá finalizado.
Essas empresas não costumam gastar recursos próprio com desenvolvimento (ao menos não muito), já que tem o dinheiro “infinito” do governo pra isso, ta aí a continuidade de um programa com mais dois testes e que sabidamente será engavetado.
E por fim, vender muito… vender muito pra quem, homi? kkkkk
Vc acha que os EUA vão deixar vender um treco desses “pros outros”? Tem como não.

Nonato

Veja bem. Esse é um problema da indústria de defesa americana. Só fabricam se o governo bancar. Esse missil tem alcance e velocidade muito maiores do que os concorrentes nacionais. Alcance de 1500 km, enquanto o outro da Marinha o alcance é de 500 km. Faz uma grande diferença. Venderia muito para o Governo americano se estivesse funcionando. Como falei, se fosse eu a LM, continuaria corrigindo os defeitos. Toda falha tem um motivo. A não ser que o projeto da origem seja um fiasco de engenharia. Mas se o conceito é bom e viável não deveria parar. Para o… Read more »

IvanF

Não sei se chamaria de problema ou característica, os caras receberam um dinheirão pra desenvolver uma arma avançada e agora vão seguir a vida com outras demandas do governo.
Vão perder uma provável encomenda multimilionária? Vão… mas certamente virão mais centenas de outras!
Francamente, acho que essa “punição” é o sonho de qualquer empresa!

Quanto às necessidades do governo, francamente, as necessidades do governo deles parece ser é jorrar dinheiro pras empresas, isso sim. E isso vai continuar acontecendo.

M4l4v|t4

Ninguém compra esse tipo de arma. 1 ou 100 misseis não fazem a diferença em uma guerra. Para fazer diferença, você tem que fabricar e usar aos milhares.

Imagina o preço que seria vendido! Não, definitivamente não teria mercado fora do próprio EUA.

Rômulo

Os americanos estão, definitivamente, fora do campo de armas hipersônicas.
E são as armas que vão ditar os rumos da área de mísseis, visto serem praticamente invulneráveis.

Alfredo Araujo

Tem q ler o texto antes de vir comentar… Comentar antes é feio…

Last edited 11 meses atrás by Alfredo Araujo
Rômulo

Apesar de eu ter lido, nem precisava.
Sabemos dos eternos testes americanos que, invariavelmente, não levam a nada.
Mais do mesmo.

Chris

Nao humilha assim nao ! Deixa o rapaz satisfazer o orgulho dele, coitado ! Ele so quer se sentir melhor ! heheh

Luis Carlos

Por que os americanos não usam seus dólares e tentam contratar cientistas russos, chineses ou os ‘famintos’ norte-coreanos?
Daqui a pouco até o Irã vai apresentar o seu míssil hipersônico.
Está ficando feio para os EUA.

Mengao

Que dinheiro? Estão quase a beira da falência…

Chris

Eu acho que um pais que estivesse a beira da falencia… Nao ficaria doando bilhoes para a Ucrania, certo ?

Leonardo Cardeal

Usar cientistas, pesquisas ou projetos de outros países não é novidade. Não esqueça que a antiga URSS só conseguiu entrar na era do Jato graças ao Reino Unido.

Andre

O que falar do tu4 e do míssel k13 então?

Mas o primeiro avião russo a jato, o mig9, usava o motor BMW 03.

Rui Mendes

A própria bomba atómica Soviética foi conseguida com informações roubadas ao UK, por uma famosa espiã Soviética, cujo um livro acabou de ser editado e comercializado.

Andre

Daqui a pouco o Irã colocará em operação seu caça 5gen, antes da Rússia.

Mas feio para os EUA ficará quando a NOM estiver a pleno vapor, no ano de 3112.

Chris

Feio ? Em muitas areas, como porta-avioes, estao anos luz a frente ! So de F-35, ja com capacidade nuclear, já sao mais de 700 produzidos ! E os oceanos de 4a geracao, ainda estao voando… Se nao for na qualidade, com ctz vai na quantidade !

Russia virou chacota mundial, ainda nem conseguiu vencer a fraca Ucrania… Comparar com Ira é uma piada ! Vcs nao passam de torcedores que acham que fazer um gol, significa vencer a partida… heheh

Last edited 11 meses atrás by Chris
Nei

Porque o último teste Norte Coreano falhou!

Luis Carlos

E já foram até batizados.
‘Bacalhau Head’.
Ninguém sabe.
Ninguém viu.
Conta outra.

Nei

O velho costume de fazer piada, quando não se tem o que falar ou provar.

Mengao

Não, eles não possuem nenhum míssil hipersonico, nenhum protótipo que tenha funcionado, quanto mais operacional, todo mundo sabe disso… Da próxima vez diz logo que eles já tem 5 modelos operacionais e China e Rússia nenhum, melhor logo rs….

IvanF

Favor esclarecer quais mísseis você se refere.
Se o terra-ar-terra for o “Long-Range Hypersonic Weapon”, ele ainda não está operacional e só teve dois testes até agora, previsto entrar em operação esse ano mas.. quem sabe?
O Raytheon seria o tal “Hypersonic Attack Cruise Missile”? Pq esse ainda está em desenvolvimento e nem achei data prevista pra entrar em operação, apesar de que as tecnologias dele já foram consolidadas em projetos anteriores.

Leonardo Cardeal

Quando você “vê” alguém que só comenta besteira por comentar até desanima. o Sujeito não fala lé com cré.

Jmgboston

Definitivamente voce não leu. Ou então não saber interpretar um texto.

oswaldo

Os americanos estão Superados. Aceita que dói menos Colega…kkkkk

Andre

Os novos t54 estão chegando.

Nei

Verdade. O Armata é top.

IvanF

Não diria “fora do campo”, mas com certeza estão uns bons passos atrás.
Vamos ver como será o desenvolvimento desse tal “Hypersonic Attack Cruise Missile”.

Se são as armas do futuro, não sei, mas com certeza são um diferencial. Só lembrar do comentário ucraniano de que eles simplesmente não tem o que fazer contra esse tipo de míssil, sentar e cobrir a cabeça.

Jmgboston

Voce leu a reportagem?

Leonardo

Soltou pecinha…???

Rômulo

Que nada!
Foi apenas uma simulação de teste fracassado para russos e chineses acharem que eles estão atrasados nesse campo.
Americanos são geniais.
Kkkkkkk

WSilva

Pois é, mas tem que ser muito gênio em imaginar que os chineses e russos não pensaram nessa possibilidade. rs

De qualquer forma, a mídia russa e chinesa irão utilizar esse ”fracasso” como uma maneira de demonstrar as fragilidades das FAs americanas, assim como os EUA fazem com os ”fracassos” russos e chineses.

Normal, segue o jogo…

André Sávio Craveiro Bueno

Off Topic: Nasa anunciou, ao meio dia de hoje, a tripulação para a missão Artemis II, primeiro voo tripulado deste programa e a primeira missão lunar em mais de 50 anos. A missão prevê prevê diversas órbitas lunares. Uma alunissagem está prevista para a missão seguinte.

Agressor's

Segundo “eles” próprios…Além de perderem os filmes originais eles perderam a tecnologia para ir a lua…Acreditem se quiserem…Essa é a justificativa que dão até hoje por não realizarem mais nenhuma missão tripulada para a lua….Mas por essa matéria eu já começo a achar que não é mais uma bravata deles mesmo e a levar isso é sério… rs

Foram a Lua num embrulho de papel alumínio a uns 50 anos atrás, e pior, voltaram, mas hoje não conseguem ir…kkkkk… 😀

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
André Macedo

A China mandou sonda pra Lua, a URSS na época ficou calada mesmo podendo facilmente provar que o pouso foi fake… Essa conspiração não faz o menor sentido, tecnologia em desuso por décadas vai se perder mesmo, por muito tempo até dependiam do russos pra embarcar na ISS, fora que com o fim da Guerra Fria a NASA não se beneficiaria mais dos cheques em branco que a LM tem hoje em dia.

Andre

A urss tinha uma sonda orbitando a lua juntamente com a viagem da Apollo 11.

Mas os soviéticos estavam de conchavo com os EUA, igual ao Putin que invadiu a Ucrânia só para estimular a indústria de defesa ocidental e reforçar a otan.

WSilva

Não é nenhum absurdo dizer que os americanos não pousaram na lua em 1969 e da forma como é oficialmente descrito.

Não é nenhum caso de tecnologia milenar perdida ou contestada como é o caso da construção das Pirâmides do Egito, se trata de uma tecnologia de apenas algumas decadas atrás da maior potência do planeta na época que continua sendo a maior potência da atualidade.

Eu duvido que exista algum louco capaz de embarcar numa replica 100% perfeita da Apollo 11 rumo a lua…

Luiz

EUA investiu trilhões de dólares no caríssimo e desastroso programa de ônibus espaciais apenas pra mostrar o mundo que eles eram os fodõe$ do espaço. Perderam muito com esses ônibus espaciais que precisavam de enormes foguetes pra entrar em órbita. Enquanto isso eu lia matérias da imprensa ocidental desmerecendo os foguetes,naves Soyus e a Estação Espacial Mir. Tudo dos russos pra eles era bom, bonito e barato.

Radagast, o Castanho

Só a parte do investimento é correta, na verdade eles queriam com os Space Shuttle tornar a viagem ao espaço mais barata com o reaproveitamento da nave.

Acabou que, sem o reaproveitamento dos foguetes de combustível sólido e do tanque de combustível, os lançamentos continuaram muito caros.

Quanto as Soyus, vc tem razão, são naves simples mas robustas continuam na ativa até hoje e, no final, é isso que importa.

Luis Carlos

Qual seria a participação de técnicos e cientistas do Estado nesse projeto?
Está nas mãos apenas dos departamentos de projetos das empresas?
Será uma tarefa grande demais para esses departamentos?
Parece que os sistemas russo, chinês e norte-coreano, baseado em pesquisa estatal, é superior ao americano, visto os resultados amplamente superiores alcançados por estes países.

Chris

Traduzindo a noticia, que ja aparentemente vc nao entendeu…

Eles apenas escolheram outro fornecedor !

Luis Carlos

Que, pelo jeito, também não apresenta resultados.

Mengao

Não, eles fracassaram, essa é a notícia
Por isso vão continuar tentando com outro fornecedor…

Radagast, o Castanho

Fracassar faz parte, afinal como diz o ditado “só erra quem trabalha”.

Na Russia e na China é a mesma coisa, eles só não divulgam os erros para dar a impressão de que são infalíveis.

lucena

Os problemas no USS zunwalt;
Os problemas na Classe Independence (navio de combate litoral);Os problemas no F22,alguns serão substituídos… a volta de uns F15 melhorado;
Os problemas no F35;alguns persistem;
Agora mais esse problema também ! …. é muito problemas e muita grana também…rsrs..é muito estranho…. logo no pais que se acha exemplo no combate a corrupção para o mundo…rsrs
.

Não acredito que tantos problemas…. seja por falta de competência ou de ser presunçoso….essas duas coisas o governo americano tem de sobra.

Luiz

Faltou falar da Boeing e os problemas no 737 MAX.

M4l4v|t4

O EUA não tem arma hipersônica …
… o programa foi um fracasso e será encerrado

#ACREDITO

Luis Carlos

Eu também acredito.
Tanto é que eles NÃO têm armas hipersônicas.
Enquanto isso, russos e chineses já possuem armas ‘Garrincha’.
Aquelas que driblam as defesas do inimigo.
Impossíveis de serem combatidas.
Até Kim já apresentou a dele

M4l4v|t4

Misseis hipersonicos são tão fantásticos que estamos vendo a diferença que eles fazem na Ucrânia

Last edited 11 meses atrás by M4l4v|t4
IvanF

Acho que não fazem tanta diferença pela baixa quantidade disponível e pelas deficiências nos outros ramos das forças russas. Um míssil só não ganha a guerra.
Mas basta lembrar o que (acho que foi) o MoD ucraniano, falou: Não temos defesas contra mísseis hipersônicos!
E não tem mesmo, sei nem se alguém tem, na verdade!
Uma arma “indefensável”, mesmo que seja limitada em aplicação, me parece muito interessante.

Jacinto

Em guerra é necessário sustentação. Atacar ontem, hoje, amanhã, depois de amanha. Um B2 leva 80 Jdam a um custo de munição de USS$ 1,6 mi (US$ 20k por Jdam). Para atacar 80 alvos com um míssil hipersônico cada (US$ 10 mi cada) iriam quase 800 milhões. É economicamente insustentável.

IvanF

Concordo, por isso que precisa ter os dois.
Nesse caso, você não vai usar uma arma de 10MM pra atacar um alvo em que pode ser usado uma bomba de 20k ou mesmo um míssil mais barato, tem que priorizar os recursos.
Por isso falei da deficiência dos outros ramos das forças russas (inclua aí tudo que não seja o míssil hipersônico) e da aplicação limitada desse míssil, que você não vai usar em qualquer alvo.

Fabricio Lustosa

É mesmo? Então olhe esse artigo aqui da trilogia, especificamente no “forte” na data de 30 de novembro de 2022: https://www.forte.jor.br/2022/11/30/imagem-ataques-russos-a-infraestrutura-deixam-a-ucrania-na-escuridao/ . “Ataques russos à infraestrutura deixam a Ucrânia na escuridão” Fotos de satélite mostram uma Ucrânia que mais parece uma extensão do mar negro, algo medieval perto dos outros países, infraestrutura destruída. Pois é né? Algumas cosias simplesmente não conseguem ser escondidas e muitas pessoas já perceberam que a Ucrânia virou um buraco negro mesmo com centenas de bilhões em empréstimos. Frise-se, empréstimos. E cada vez mais não adianta a imprensa inventar fatos, forçar entendimentos, a realidade cobra o… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Na Ucrânia, eles foram pouco usados, os Russos só usaram em massa, mísseis subsonicos que são mais baratos e eles tem muito, aí contrário do que a OTAN imaginava. Até 10 anos atrás tinha muito general americano de espantando com o KaleBR na Síria. O fato é, quando ele foi usado, atingiu seus alvos sem nem chance de abate, para uma arma que pode ser usada contra um porta-aviões, hangares fortificados de caças F-35, depósitos de munição, Hangares de bombardeiros B-2 ou B-21, tudo devidamente protegido por Patriots, THAAD E similares sem eficácia, e tão eficaz quanto se ter um… Read more »

Fabio Jeffer

Boscão estaria criticando os programas Rússia e Chineses

Machado

Mais um projeto fracassado norte americano. O império está ladeira abaixo. Endividado e perdendo terreno pra China, Rússia e Irã.

Luis Carlos

Pode ser que eu esteja enganado, mas creio que a Rússia está dando uma ‘forcinha’ para o Irã desenvolver suas armas, inclusive nucleares. Será mais um ponto de atrito (e esse dos grandes) para o sistema militar americano. Veja bem. Os americanos já estão engajados na Europa contra a Rússia, no Pacífico contra a China e agora temos Coréia do Norte e Irã. São muitas frentes para um País com tantos compromissos e dívidas de 32 trilhões de dólares. Devo lembra que semana passada os iranianos atacaram um comboio americano na Síria causando diversas vítimas fatais. A estratégia é essa.… Read more »

Andre

A Rússia não consegue tomar terreno da Ucrânia há mais de 7 meses…

Cristiano de Aquino Campos

O mesmo vale para a Ucrânia com todo o apoio da OTAN.

André Macedo

Faz tempo que não vejo ele por aqui, e pouco a pouco os personagens clássicos do blog vão sumindo

Luis Carlos

Também, né?
Daqui a pouco ele aparece e fala que o fracasso dos projetos hipersônicos americanos seria culpa do ‘Nine’.
E falaria também que os americanos não desenvolvem porque é uma tecnologia falha e que eles têm um míssil AXMWS que substitui perfeitamente, bem como o avião F-16 Block 467X³ que ‘manda e desmanda’.

Alan

Pois é, tinha o Vader, Bosco, Sgt Moreno, Ivanmc…

C G

Pois é, espero que não tenha sido nada grave, nestes assuntos de “mísseis” era uma aula!

Carlos Campos

bom a LM pode tentar sozinha terminar esse míssil, Raytheon tá rindo de orelha a orelha kk

Komander

Boscão da massa, o javelin da trilogia

Last edited 11 meses atrás by Komander
Sincero Brasileiro da Silva

Querer não é poder, por mais bilhões que tenha! Mais acredito que futuramente o projeto da Raytheon terá êxito!

Last edited 11 meses atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Valdez Oliveira de Araujo

Esse míssil hipertônico dos EUA eh o Mundial do Palmeiras…Nunca chega.