No dia 8 de fevereiro, um grupo conceituado de jornalistas de Defesa do Brasil visitou a base aeronaval da Guardia di Finanza da Itália, a convite da empresa Leonardo

Por Alexandre Galante

É uma noite fria na imensidão do Mar Mediterrâneo. Mais um iate se aproxima da costa italiana com um carregamento de drogas, tentando ocultar-se em meio a dezenas de outras embarcações. Os traficantes fazem contato com comparsas em terra usando um telefone celular para os últimos ajustes.

Porém, a algumas milhas dali um avião de patrulha marítima ATR-72MP da Guardia di Finanza detecta a operação do celular suspeito e consegue as coordenadas de sua localização.

O ATR-72MP aproxima-se do iate e aciona seu sistema eletro-óptico para rastreamento e obtenção das coordenadas geográficas mais precisas.

Essas informações são passadas para um helicóptero AW139 e um barco patrulha que já foram acionados e seguem em direção ao alvo.

Dentro de pouco tempo, o iate é abordado pela embarcação da Guardia di Finanza com o apoio do helicóptero AW139. Os traficantes são presos e a droga é apreendida.

A missão descrita acima é um pequeno exemplo ilustrativo das muitas realizadas pela Guardia di Finanza, um Corpo de Polícia especial de aplicação da lei, sob a alçada do Ministério da Economia e Finanças da Itália.

A Guardia di Finanza conta com uma frota aeronaval própria para perseguir os objetivos institucionais sobre o mar. Ela é a autoridade policial sobre o mar, responsável pela ordem e segurança públicas, enfrentando a imigração ilegal, tráfico de drogas, contrabando, tráfico de armas e humano.

Centro de Aviação na Base Aérea Mario Bernardi

Ao centro, o General de Brigada Joselito Minuto, Comandante do Operativo Aeronaval da Guardia di Finanza. De boné, da esquerda para a direita, os jornalistas Roberto Caiafa, Alexandre Galante, Pedro Paulo Rezende e Paulo Bastos

Na visita ao Centro de Aviação da Guardia di Finanza, os jornalistas brasileiros foram recebidos pelo General de Brigada Joselito Minuto, Comandante do Comando Operativo Aeronaval da Guardia di Finanza.

Foram feitas apresentações sobre as atividades da instituição e depois um tour para fotos das aeronaves e das instalações de treinamento.

O Centro de Aviação da Guardia di Finanza, que ocupa uma parte da Base Aérea Mario Bernardi, é responsável pelas atividades técnicas, logísticas, administrativas e de padronização do serviço aeronaval.

Helicóptero Leonardo AW139

Leonardo AW169

Centro de Simulação de Operações Aéreas Navais

Outra atividade de importância fundamental é o treinamento de tripulações e para realizá-la da melhor forma, foi inaugurado em 2 de fevereiro o Centro de Simulação de Operações Aéreas Navais.

O novo centro, único na Europa, integra sistemas avançados de simulação em rede em um único ambiente, produzidos pela Leonardo.

Os simuladores dos helicópteros AW139/169 e aviões ATR-72MP empregados pela Guardia di Finanza, são integrados em um simulador de cenários, também desenvolvido pela Leonardo e capaz de gerar virtualmente um ambiente onde plataformas e pessoal colaboram em uma única missão, como a exemplificada no início desta reportagem.

Também existe um simulador de painel de instrumentos de embarcações, que introduz navios em ambiente marítimo, desenvolvido em colaboração com a Cetena (empresa que faz parte da também italiana Fincantieri). Um centro de comando terrestre coordena as operações.

Cockpit do simulador do AW139
Cockpit do simulador do AW169
Simulador do cockpit do ATR-72MP


 Simulador de passadiço de embarcações

Voo no ATR-72MP

Fizemos um voo de cerca de uma hora a bordo de um ATR-72MP do Gruppo Esplorazione Aeromarittima da Guardia di Finanza, para conhecer a operação do sistema ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance).

O ATOS gerencia os sensores da aeronave e fornece aos operadores uma imagem completa da situação. Com base na disponibilidade de três consoles multifuncionais, o sistema inclui um avançado radar de vigilância de varredura eletrônica multimodo, uma torre eletro-óptica (LEOSS) com câmeras coloridas e monocromáticas, um sistema de identificação automática (AIS) e um localizador de direção do sistema de busca e resgate (ASARSDF).

Entre os recursos do ATOS, existe também a conexão via satélite de/para o Centro de Controle de Solo (C4ISTAR).

O ATR-72MP é um bimotor turboélice, utilizado para realizar tarefas de patrulha marítima mesmo em cenários particularmente complexos. A aeronave integra as características de confiabilidade, facilidade de manutenção, baixo custo de ciclo de vida e conforto do ATR 72-600 do qual deriva, com um sistema de missão de última geração, sensores avançados e um conjunto completo de comunicação.

A aeronave tem uma tripulação de dois pilotos, três operadores de sensores e dois técnicos de manutenção. O ATR-72MP tem um MTOW de 22.800 kg, pode transportar até 7.500 kg, com autonomia de voo de até 8h e alcance de mais de 1.800 milhas náuticas.

A aeronave pode realizar missões de patrulha marítima, SAR, MEDEVAC, transporte de carga e de passageiros, com mudança rápida de configuração. O radar de busca embarcado é o Gabbiano UL TS-80, com 160 milhas náuticas de alcance na superfície do mar, com bom desempenho em mar calmo ou revolto.

Pode fazer busca setorial ou em 360 graus, com correlação de sinais AIS (que são emitidos pelos navios indicando sua localização).  O ATR-72MP também é equipado com um sistema eletro-óptico, com quatro sensores: EOW, EON-DL, EON-SWIR, e câmera IR.

O sistema tem capacidade de rastreamento, fornece as coordenadas geográficas do alvo e sua distância, além de produzir vídeo e fotos.

Imagens feitas durante o voo com a imprensa

Rastreando telefones celulares em voo

O sistema IMSI-IMEI Catcher NESIE a bordo do ATR-72MP funciona como uma “pseudocélula” para coletar dados relevantes de celulares no alcance de operação da aeronave.

Dispositivos móveis enviam IMSI (Identificação SIM usuário) e IMEI (marca e modelo do dispositivo). O sistema adquire a posição (em coordenadas) de dispositivos de redes GSM – UMTS – LTE (2G, 3G, 4G). O NESIE pode operar nos modos Grab, Hunt e Hold:

  • No primeiro (Grab), realiza a transmissão de celular falso, para recebimento de dados IMSI / IMEI (alcance de 35 km), com estimativa de distância do dispositivo.
  • No segundo modo (Hunt), pesquisa dentro de sua própria biblioteca, qualquer IMSI/IMEI (alvo) na área.
  • No terceiro (Hold), identifica e localiza dispositivo móvel de interesse na área de missão. Uma vez identificado, o NESIE extrai sua posição GPS.

Flexibilidade de missão

As capacidades de Comando, Controle, Comunicações, Computadores, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR) do ATR-72PM permitem que ele desempenhe funções que vão desde o monitoramento de corredores de tráfego marítimo até a proteção da pesca, do combate ao contrabando e tráfico de drogas ao patrulhamento de zonas econômicas exclusivas (ZEE), até a operações de busca e salvamento (SAR). A aeronave também pode ser utilizada no transporte de pessoal e material, guerra antissubmarino (ASW – Anti Submarine Warfare), guerra anti-superfície (AsuW – Anti-surface Warfare) e ELINT (Electronic Intelligence).

Para uso em missões ELINT, ASW e ASuW, a aeronave é equipada com subsistemas e equipamentos opcionais, incluindo um conjunto completo de autoproteção (DASS – Defensive Aids Sub-System) para operar com segurança em áreas hostis, sistema de armazenamento e lançamento de sonoboias, um subsistema acústico, um detector de anomalias magnéticas (MAD), um sistema de gerenciamento de carga, dois pilones externos na fuselagem para transportar até dois torpedos leves antissubmarino.

Depois do voo, os jornalistas brasileiros junto à tripulação do ATR-72MP da Guardia di Finanza

Agradecemos ao pessoal da Leonardo e da Guardia de Finanza por toda a atenção que nos deram durante essa visita especial.

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Willber Rodrigues

Pelas qualidades desse ATR, ele seria uma boa opção pra substituir nossos Orions?

No mais, obrigado aos editores pela excelente matéria.

Willber Rodrigues

Aliás…
Dia desses o Direto Geral de Material da MB tava aí pelas redondezas.
Agora, os editores foram convidados a conhecer esse aeronave.

Coincidência, ou….?

BK117

Nesse caso eu acho coincidência, não creio que a MB esteja de olho em patrulha marítima. Mas me parece claro que a FAB está buscando um substituto para os P3. Ano passado, durante a Farnborough, o cmdt postou uma foto dentro de um P8 “conhecendo a aeronave a compartilhando sonhos”, e mais tarde bateu um papo com a galera da Boeing.
Se tiver grana, creio que não demora sair uma concorrência, apesar da minha vontade tender a uma versão dos E-190/195.

Willber Rodrigues

Pois é, né…
A MB continua fingindo que a patrulha aeronaval não é com ela, que não tem grana pra “assumir” os Orions….ao mesmo tem em que gasta grana com aqueles A-4.
Mas divago…

Rafael Oliveira

Com A-4 e com os Turbo Traders do deserto.

Willber Rodrigues

Pelo amor de Jeová, nem me lembre desses Turbo Trader…odeio ser lembrado desse desperdício de dinheiro do contribuinte.

Santamariense

Segundo li, os Traders foram cancelados.

Rafael Oliveira

Por curiosidade, onde leu?
Pesquisei agora novamente e só encontrei notícias de, no máximo, 2021, falando que o programa continua.

Mars

Fico imaginando se por um milagre a FAB conseguir comprar os P8, se a MB não vai ter a cara de pau de querer as aeronaves. rs

Thunder

O pessoal só curte o salário no bolso e os benefícios. São 80 mil militares em uma marinha que nem esquadra tem “ou o que tem tá no osso”. Se compararmos as marinhas do Canadá e Austrália que tem realmente uma esquadra e o efetivo não ultrapassa os 20 mil militares. É muita grana gasta com salários

Thunder

O P8 é um avião caro e tá fora de nossa realidade. Vejo como alternativa em curto prazo o C-295/ATR ou ate mesmo o C27J Ng.Outra alternativa plausivel, mas incerta é o possível turboélice da Embraer, mas que parece que os fabricantes de motores estão sem uma solução de motorização.

Otto Lima

Eu apostaria no Airbus C295 MPA Persuader, por questão de comunalidade com o C-105 Amazonas já operado pela FAB.

Last edited 1 ano atrás by Otto Lima
Santamariense

Não creio que seja, pois o P-3 está numa categoria acima, tanto de capacidade armas como de autonomia/alcance. Um substituto para o P-3 tem que ser o P-8 ou algo similar. Além disso, se fosse para escolher um ATR modificado, como é esse, então que optassem pelo C295 em uma versão full de Patrulha/ASW/ASuW.

rui mendes

O avião para substituir os Atlântico 1 de guerra anti-submarino Italianos, não é este, ou melhor é este, mas com muitosais sistemas, o P-72 Italiano ou o ATR-72 ASW Turco, já na Espanha, para substituir os P-3, já estão pedidos 4 C-295 ASW, um modelo já mais moderno e completo que o Persuader, que como o ATR-72 de ASW, não será só para patrulha marítima e guerra anti-submarino, mas também com sistemas de elint. Claro que um P8 é bem superior, mas bem mais caro. Os já encomendados pela França, futuros aviões de guerra submarina, os Falcón da Dassault, também… Read more »

rui mendes

A força aérea Italiana têm 4 aviões desses ATR-72 para elint e Guerra anti-submarino e anti-Superfície, são os P-72.

Tomcat4,4

Galante, este ATR-72PM poderia ser um substituto do P-3 ???

BK117

Pelo o que entendi a aeronave da Guardia não está equipada com os sistemas citados para ELINT, ASW e ASuW, correto? Nesse caso, o quão diferente são as capacidades dela em comparação com os SC-105 Persuader da FAB(estando ciente que são aeronaves para missões distintas)?

Renato

Fiquei curioso com a vinculação com o ministério da economia e por patrulharem a costa com embarcações e aeronaves, considerando que a Itália tbm possui uma guarda costeira. Qual seria a diferença de atribuições entre as duas?

Allan Lemos

A Guardia di Finanza é a única polícia sobre o mar, interagindo com a Guarda Costeira nas águas territoriais (12 milhas marítimas) e contíguas (mais 12 milhas). A Marinha Italiana, por sua vez, atua em águas internacionais.

Como tem que ser. Já uma certa marinha quer para si a função de guarda costeira e marinha de guerra, mas na prática não consegue ser nem uma e nem outra.

Santamariense

“A Guardia di Finanza é a única polícia sobre o mar, interagindo com a Guarda Costeira…”

Se a Guardia di Finanza é a única polícia sobre o mar, qual é a função da Guarda Costeira??

Santamariense

Obrigado, Galante. Agora ficou claro. São muitas áreas de atuação e as missões são complementares, entre uma e outra instituição.

Rafael Oliveira

No Brasil a Receita Federal também possui helicópteros para missões nas fronteiras para interceptação de contrabando e descaminho.

Thunder

São apenas 3 EC135

Rafael Oliveira

Falei que tem, não falei que era tão equipada quanto a Guardia de Finanza rsrsrs.
Assim como a FAB e a MB não se comparam em equipamentos com a Aeronautica Militare e a Marina Militare.
Ali é primeiro mundo, membro da Otan.
Aqui é banania.

Nilton L Junior

Baita convite.

paulop

Caros, não é o caso do Brasil, mas nós carecemos de uma “estrutura de segurança marítima” eficaz.Penso que já está na hora de criar-se um “Sistema Nacional de Segurança Marítima”, composto de vários orgãos/entidades governamentais que atuariam por função. Cito alguns: Polícia Federal: é a legal policia marítima do Brasil. Sua atuação em águas deveria ser ampliada com o uso de embarcações maiores e melhores, assim como aeronaves de patrulhamento em vigilancia. Receita Federal: já atua e poderia ter suas capacidades aumentadas para fiscalizar e vigiar o comércio marítimo internacional brasileiro, utilizando aeronaves e embarcações maiores (vide a DGDDI da… Read more »

Um Simples Brasileiro

Impressionante, principalmente sabendo que é uma guarda/polícia e não uma força de defesa bélica.

M4l4v|t4

A Itália é, sem nenhuma dúvida, o pedaço do planeta mais difícil de se fazer patrulha marítima, visto que a Europa é um lugar muito cobiçado e a Itália está na rota curta para África e Ásia. Durante a maior parte do século XX a rota mais usada para transporte de grandes quantidades de heroína para Europa era via marítima através da Itália. Sudeste Asiático (produção) -> Turquia (refino) -> Sul da Itália (distribuição/refino). Lembrando que o tráfico de drogas pesadas movimenta muito mais dinheiro do que o de drogas leves, e, portanto, é um problema de contrabando e de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by M4l4v|t4