O Ministério da Defesa do Irã lançou no sábado (11/3) uma linha de montagem para fabricar um treinador a jato local chamado ‘Yasin’.

A versão padrão do treinador a jato Yasin e a linha de montagem para a produção em massa da aeronave foram reveladas pelo ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Mohammad Reza Ashtiani.

O Yasin também é capaz de realizar missões de combate. O jato iraniano também foi projetado para realizar outras operações militares, como apoio aéreo aproximado (CAS). A nova versão do Yasin parece ter sido muito mais atualizada e desenvolvida em termos táticos em relação ao primeiro protótipo revelado em outubro de 2019.

O treinador a jato iraniano agora está equipado com assentos ejetáveis, aviônicos, motor e trem de pouso produzidos localmente. O radar meteorológico aerotransportado instalado em seu radome foi fabricado por empresas nacionais.

Nos últimos anos, especialistas e técnicos militares iranianos fizeram grandes progressos na fabricação de uma ampla gama de equipamentos nativos, tornando as forças armadas autossuficientes na esfera de armas.

As autoridades iranianas enfatizaram repetidamente que o país não hesitará em fortalecer suas capacidades militares, incluindo sua força de mísseis, que são inteiramente destinados à defesa, e que as capacidades de defesa do Irã nunca estarão sujeitas a negociações.

O motor turbojato é uma versão sem pós-combustão da cópia do J-85 do Irã, ‘Owj’. Ele produz um empuxo de 3.500 lbf (16 kN), pesa 240 kg, tem 1,7 m de comprimento e tem uma temperatura máxima de entrada da turbina de 977°C. Dois deles impulsionam o Yasin a Mach 0,8 e um teto de serviço de 40.000 pés

FONTE: Islam Times / @AmirIGM no Twitter

Subscribe
Notify of
guest

185 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
leonidas

Graças aos “Jenios” do Depto de Estado Norte Americano, os Iranianos tem agora garantido algo simplesmente VITAL para seus objetivos de médio longo prazo, ou seja assistência técnica Russa. Com isso eles que já são extremamente esforçados e conseguem (reconheço isso apesar de considerar o seu regime um câncer no OM) tirar leite de pedra sozinhos na prática. Imagine agora que por razoes geopolíticas os Russos precisam manter o maior numero de países alinhados e através destes levar dor de cabeça para o Ocidente. Eles já conseguiram (novamente graças aos Jênios da casa branca) obter caças modernos e terão apoio… Read more »

Inimigo público

Agradeça ao Trump e sua saída do acordo nuclear com o Irã.

BVR

Bem lembrado Inimigo público. Mas esse acordo já vinha azedando com acusações, tanto de europeus quanto de iranianos, de que um e outro descumpriam o acordo desde 2014. Trump jogou a pá de cal.

Ildo

O Irã cumpriu plenamente o acordo; que rompeu unilateralmente foi os EUA. Os europeus cumpriram seu papel de sempre (meninos de recados de Washington).

Hank Voight

O Irã enganou a comunidade internacional e continuou a desenvolver um programa nuclear clandestino tal como demonstraram milhares de documentos obtidos pelo Mossad

https://www.rfi.fr/br/mundo/20180430-ira-mentiu-e-prepara-programa-nuclear-clandestino-afirma-netanyahu-0

ALISON

“Eu tenho documentos… Mas não vou mostrar! EUA viu e disse que é verdadeiro…”

Pará que ta ficando vergonhoso já…

Hank Voight

O problema é que Netanyahu mostrou os documentos posteriormente meu caro….
https://exame.com/mundo/operacao-de-israel-consegue-documentos-do-programa-nuclear-do-ira/

Otto Lima

Tão verdadeiros quanto uma cédula de 3 reais…

Hank Voight

Qual a sua base para poder refutar a informação? Só te lembrando que estamos falando do melhor serviço secreto do mundo….

André Macedo

Engraçado a acusação partir de Israel, que engana a comunidade internacional transferindo população civil e cercando território palestino na Cisjordânia. Essa informação é tão confiável quanto as armas nucleares do Iraque.
Inclusive o próprio link que VOCÊ mandou no outro comentário afirma isso claramente: “Nenhum material mostra que o Irã não estava cumprindo o acordo nuclear fechado em 2015 com as potências mundiais”

Só pode ser brincadeira kkkkkkkkkkkkkkkk

Daqui a pouco vai entrar na narrativa desse Estado terrorista e citar alguma besteira sobre “autodefesa” pra poder se esquivar, como eles sempre se fazem de coitados.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Hank Voight

Tudo o que você faz é a mesma arenga contra Israel! O fato é que o Mossad, que não é o André Macedo e é muito eficiente, conseguiu obter documentação que comprova que a teocracia criminosa iraniana esteve sempre ludibriando a comunidade internacional.

No mais, até onde se sabe quem arma e financia não apenas o Hezbollah como as milícias xiitas do Iraque e também os houthis no Iêmen é o Irã e não Israel sim!?

Ildo

Trump saiu mas a administração de Biden fez uma série de novas egigências que não estavam no acordo original. Logo…

Curiango

Viva o Irã! País soberano. No mais os comentários críticos ando o Irã ou seu governo são de “animais” q
Vivem na cólera vcs sabem de quem.

Maurício Oliveira

‘Ô Leônidas, vc tem que parar de arrumar essas confusão ” SIC

BVR

Kkkkkkk !!!! Bem lembrado Maurício Oliveira. Bom humor é fundamental.

Agressor's

Uma coisa não podemos negar, a China é uma ótima estrategista. Trabalha de forma lenta, sem fazer alarde. Tem muitas coisas bem questionáveis na política da China, mas devemos aplaudir a capacidade de criar um plano de crescimento a longo prazo e executá-lo, coisa que o braziu nem sonha. A China tem as taxas de crescimento mais estáveis da História, erradicou a pobreza extrema, tem agora expectativa de vida mais alta do que a estadunidense e ameaça competitivamente a hegemonia dos EUA em cada vez mais frentes. Fez tudo na contramão do aconselhamento dos países ricos, uma heresia aos olhos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
ERIVELTON

Eu nao vejo com os EUA poderiam deter o Irã, visto que o mundo entra numa nova era: a era das ditaduras, liderada pela China. Talvez no futura tenhamos uma nova “tomada de Acre” e a expulsão total de Judeus e Cristãos do levante financiados pela eterna ditadura do partido comunista chinês.

lucena

Há noticia que informa em que os russos estão pegando alguns espólio de guerra deixados pelos ucranianos … como os javelin e mandando para os iranianos para serem feitos engenharia revessa.

Foxtrot

Putz até o Irã agora.
E olha que eles estão sob forte embargo tecnológico.
Que vergonha do Brasil!
Mas ao que parece, observando pelo designer externo, ele parece ser resultados da engenharia reversa nos F-5, porque lembra muito o jato americano !
Parabéns Irã.

Last edited 1 ano atrás by Foxtrot
Mirade1969

Se eles fossem fazer uma cópia do F-5 eles teriam feito o T-38 Talon que é o F-5 de treinamento. Eles copiaram o motor e algumas soluções técnicas mas tá bem longe de ser uma cópia reversa.

André Macedo

Na verdade eles tem HESA Saeqeh e o HESA Kowsar, antes tinha o HESA Azarakhsh que era provavelmente apenas um F-5 reconstruído, mas esses 2 que citei têm linha de produção e tudo.
O Irã tem muitos designs baseados no F-5, acredito que por ser um caça relativamente simples e pequeno, menos complicado que os F-14.

Cristiano de Aquino Campos

Pero não muito, afinal de original, acho eu que os F-14 e F-4 só tem a fuselagem, pois ainda estão voando, e não vem com o papo de peças no mercado negro pois no começo do embargo até pode ter rolado, mas depois que fazem a tecnologia reversa, todas as peças eles fabricam.

Foxtrot

Mas te pergunto.
Para que eles querem um T-38 Talon ? Só porque os americanos fizeram ?
Não se iluda meu caro, quem gosta de ter as mesmas coisas que americanos e europeus (mesmo sem poder) é brasileiro.
Já pensou que talvez esse treinador é exatamente o que eles precisam ? E talvez por isso mesmo eles o fizeram assim ?
Pense !

Ildo

A aviação, militar e civil, foi das principais áreas de embargo ao Irã; isso levou a soluções de engenharia reversa para mater as aeronaves existentes e novas para substituir algumas aeronaves.

O Irã avança cada vez mais em engenharia aeronáutica produzindo o máximo localmente.

Hank Voight

Sim, não custa lembrar do “phodástico” Qaher 313 lembra? Kkk

Ildo

Era um “mock-up” para demonstrar um conceito. No ocidente não fazem?

Devemos mesmo rir do Irã?

Foxtrot

Só tenho a dizer aos amigos acima que a inveja é a arma dos incompetentes e preguiçosos!

Ildo

Curiosamente os mesmos que desdenham das consquistas iranianas são os que defendem as comprar de prateleira dos EUA via FMS (equipamento para desfile) ou com “transferência de tecnologia” jabuticaba (de matriz para subsidiária) do Brasil…

Coincidência…

Aqui somos o reflexo do “padrão OTAN” para país periférico que abdicou de Soberania Nacional.

O Irá está há anos-luz de nós em tecnologia nacional, base industrial e Soberania.

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Hank Voight

Entre comprar via FMS equipamentos que funcionam de verdade tal como os UH-60 Blackhawk ou se arriscar a fazer ctr+c/ctr+v de velharias adquiridas na época do Xá a primeira opção é sempre melhor, basta lembrar que o “ph0dástic0 SAM Bavar 313 não consegue impedir os ataques da Heyl Ha´Avir contra alvos iranianos na Síria.

No mais, a Embraer é a terceria maior fabricante de jatos comerciais do mundo. E a HESA, além de fazer ctr+c/ctr+v do F-5 faz o quê mais mesmo?

Wellington R. Soares

Vergonha Foxtrot ?
R99, E99, KC390, SUPER TUCANO…….

Foxtrot

“R99, E99, KC390, SUPER TUCANO…….”
Qual destes equipamentos fabricamos Turbinas, aviônicos, radares, sensores de EW ……..?

Cristiano de Aquino Campos

Que diga-se de passagem e o quê realmente importa!

Foxtrot

Exatamente

Ildo

Exatamente. Tirando fuselagem e outros sistemas menos críticos o que é nacional?

Praticamente nada…

Se o Brasil sofrer um embargo dos EUA/Europa só vamos ter charutos de fuselagem…

Hank Voight

E por que a Embraer sofreria um embargo dos EUA e da UE?

Ildo

Não entendeste a questão?

Aliás, a Embraer já sofreu intervenção do Departamento de Justiça dos EUA…

Por aqui muita agente achou normal…

Até porque, as corporações de defesa dos EUA são exemplo de lisura no mundo, historicamente, né não?

Tão ilibadas que o Departamento de Justiça deles podem ser dar ao “luxo”, unilateral e extraterritorialmente, de “investigar corrupção” em concorrentes ocidentais…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Hank Voight

Empresas estrangeiras que decidem abrir o capital na bolsa de valores de NY são obrigadas a aceitar o Foreign Corrupt Practices Act, uma lei de 1977 que foi editada na esteira, dentre outros casos, do famoso “Escândalo Lockheed” quando a empresa pagou propina para diversos governos estrangeiros objetivando vender dentre outros produtos o L-1011 Tristar. Assim, ao colocar ações em bolsa nos EUA a Embraer submeteu-se à lei acima citada o que justificou as investigações levadas a cabo pela suspeita da empresa ter pago propina a oficiais dominicanos para a venda o A-29 ao país sendo que a fabricante celebrou… Read more »

Ildo

País que autoriza suas empresas estratégicas a abrir seu capital na Bolsa de NY automaticamente abriu mão de sua Soberania Nacional!

Nem os europeus fazem isso, com raras exceções…

Sabe quando que a Embraer será embargada? O dia que o Brasil for um país Soberano frente aos EUA que tem como Política de Estado permamente sabotar nossa ascenção como Potência Emergente.

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Hank Voight

A Embraer é uma empresa privada e uma vez que desejava aumentar sua presença nos EUA ( o maior comprador de seus jatos comerciais e não “uzparcerú duzbriqui”) assim como ingressar em seu mercado de defesa abriu seu capital na bolsa de NY…

E grandes conglomerados de defesa europeus como Airbus, Leonardo e também a BAe Systems também possuem ações negociadas na bolsa de NY

No mais essa @reng@ de “soberania” é apenas uma maneira bonita de você dizer pária….

Otto Lima

Para sua informação, a Embraer precisou fazer acordo de leniência com o Departamento de Justiça dos EUA, depois de ter sido acusada de corrupção na licitação que venceu na República Dominicana para fornecer 10 Super Tucanos àquele país.

Last edited 1 ano atrás by Otto Lima
Hank Voight

Foi o que eu escrevi acima, inclusive colocando uma das condições do acordo…..

E agora?

Foxtrot

Isso mesmo.
Pior que já sofremos embargos e sabotagem deles diversas vezes no passado e agora mais recentemente.
Mas ao que parece o Brasil nunca aprende.
Parece uma senhora da vida que é explorada por seu “empresário”, apanha mas sempre volta porque acredita que ele a ama !

Ildo

A FAB foi n vezes embargada e sabotada… E, qual a primeira opção deles, sempre?

A Embraer já sofreu intervenção dos EUA? O que fizeram para diversificar suas fontes? Nada.

Aliás, só ainda existe Embraer porque a Boeing quase foi a falência…

Foxtrot

E a propósito, se não se lembra, o ALX e AMX tiveram venda vetada pelos americanos a Venezuela.
Te pergunto, será que o Irã passará pela mesma situação brasileira?

Walsh

Cara o avião não tem nada do F-5, na realidade tem um desenho bem comum para aeronaves de treinamento, parecendo muito uma versão do Mig AT, que não entrou emprodução, não duvido nada que os russos tenham repassado parte do projeto abandonado para o Irâ.

Santamariense

“Cara o avião não tem nada do F-5…”

Dando uma rápida olhada, esse treinador iraniano tem o mesmo trem de pouso dianteiro e principal, rodas, radome do radar, seção dianteira da fuselagem (adiante do canopi – encurtada), motor…tudo do F-5!!

Walsh

Recomendo comprar um bom par de óculos, é praticamente um Mig AT de produção, tem nada parecido com o F-5. Claro que o recheio deve ter muito de tecnologia reversa do F-5, como os motores e avionicos. mas o layout geral é completamente diferente, ou melhor, é tão parecido com o F-5 quanto qualquer outro avião….

Santamariense

Meu caro, eu não disse que o avião é parecido com o F-5. Eu disse que os equipamentos que citei são cópias dos mesmos equipamentos do F-5. Então, sua afirmação de que “não tem nada do F-5” não se sustenta. Escreva mais com o cérebro e menos com o fígado.

Foxtrot

Olhe com mais atenção !

Cristiano de Aquino Campos

A OTAN jura que vai quebrar a Rússia com os embargos! Aí vem o Irãn, sob embargos há mais de 40 anos e mostra que isso não é bem assim.

Foxtrot

Os embargos do ocidente só servem para países “fracos” e submissos. A Coréia do norte está há anos sob embargo do ocidente mas continua aí, e se desenvolvendo militarmente. Muito me admira a hipocrisia do ocidente. Os caras se metem numa guerra no oriente com a desculpa de barra o comunismo, perdem e dividem uma nação. Invadem o oriente médio com a desculpa de propagar a “democracia” e ajudar a população, perdem e hoje os povos dos países que invadiram estão pior do que antes. Se querem realmente ajudar, porque não se viram para os países eternamente em guerra no… Read more »

Otto Lima

Embargos não funcionam sequer contra Cuba e Coreia do Norte, quanto mais contra o Irã. E funcionam menos ainda contra a Rússia, cuja economia tem quase a mesma ordem de grandeza da brasileira, apesar das sanções que o país vem sofrendo desde a invasão e anexação da Crimeia, há quase 10 anos.

Fábio CDC

É, boa sorte para os Senhores e sigam em frente.

Hank Voight

Cópia do CASA 101 espanhol

Luis Carlos

É HMS!
Está ficando difícil, né?
Logo estarão produzindo Su-35 em massa.
E quem sabe, nukes?
Se é que já não têm.

‘Irã finaliza acordo para adquirir caças russos Su-35, diz missão iraniana.’
E não foi por falta de aviso.

Mirade1969

Se eles fazer as tais NUKES ai Israel desiste de invadir ele e os EUA também.

Hank Voight

Mais da mesma lenga lenga Qings!? vc não se cansa de passar vergonha?

Só vou te lembrar que do outro lado temos F-35I, F-15A/B/C/D/I modernizados, F-16C/D/I e com mais F-35I e os novos F-15IA chegando, tudo isso apoiado por uma indústria de defesa pujante e não uma que apenas faz crt+c/ctr+v das velharias compradas na época do Xá

E claro, armas nucleares, algo que a sua teocracia f@scist@ de estimação está longe de obter

Ps: Su-35 ainda tem radar PESA e um RCS de árvore de natal. Aceite….

Amaury

“…do outro lado TEMOS…”
TEMOS quem cara pálida?
Nós não TEMOS nada…
TEMOS apenas um monte de vira latas que acham que são parte de uma aliança que não existe…rs.
Quem tem são os israelenses e nós, brasileiros, não somos nada para eles. Acorda cidadão de bem!

Hank Voight

Nick novo Qings!? E sim, do outro lado temos (no caso os Israelenses) todo o poderio aéreo que citei, muito superior a duas dúzias de Sukhois com radar PESA.

E você, quem pensa que é, um “progressista pelo desenvolvimento do sul global” ou só um vira latas de sinal trocado mesmo…

Ildo

Para atacar o Irã a Força Aérea Israelense faria uma missão de milhares de km e teria que cruzar espaço aéreo da Jordânia, Iraque e/ou saudita…

A defesa aérea iraniana será só de Su-35? E não haveria retaliação instantânea com centenas de mísseis balísticos?

Se fosse tão “fácil” Israel já teria feito… Nem os EUA se atrave… Sabe o que espera suas bases e forças no Golsfo Pérsico…

Mundo real.

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Hank Voight

Meu caro, julgavam que o reator de Osirak estaria fora do alcance e o resultado todos conhecemos lembrando que naquela época os jatos israelenses igualmente cruzaram o espaço aéreo de Jordânia e Arábia Saudita lembrando que aquela época os citados países eram mais hostis à Israel do que hoje. E cumpre lembrar que há rumores que os F-35 israelenses já teriam incursionado em espaço aéreo iraniano. Quanto à reação da teocracia criminosa iraniana certamente não seria essa “chuva de mísseis balísticos” pois o botão nuclear do Oriente Médio está na mesa de Netanyahu e não na de Ali Khamenei, lembrando… Read more »

Ildo

O ataque a Osirak, no Iraque, foi em 1981… Aliás, com o Iraque envolvido até o talo na Guerra contra o Irã…

Obs.: caso vosmecê não saiba Israel é uma teocracia, Estado Judeu, por lei desde 2018…

Falando nisso, tem visto o que tem dado a proposta de reforma judicial em Israel?

Hank Voight

O fato do Iraque à época estar envolvido na guerra com o Irã não diminui o feito israelense. Na verdade em função do conflito não apenas as forças armadas iraquianas estavam em prontidão máxima como estavam recebendo equipamento militar no estado da arte à época de países como URSS, França e até mesmo do Brasil O fato do Estado de Israel ter uma religião oficial não o torna uma teocracia. O Reino Unido também tem religião oficial, e o Rei é o chefe da igreja anglicana, mas tal como Israel o estado não é organizado segundo as leis e os… Read more »

Ildo

Pois é…

Esse é o Interesse Nacional brasileiro? Os problemas dos EUA/Israel são nossos?

O que ganhamos com isso?

Hank Voight

Ué, não tem tolo que diz que o futuro do Brasil é “uzbriqui”? 😆

Cristiano de Aquino Campos

Cara , a muito tempo o Irãn não tem uma força aérea capaz de bater de frente com ninguém da região, seus caças de defesa de limitam a defender Teerã, ou a serem usados como lançadores de mísseis de cruzeiros. Tudo o quê o Irãn precisava de caças para fazer, eles compensaram com Misseis e drones. Nunca percebeu isso não?
Fizeram uma defesa anti-aérea pesada e criaram mísseis balísticos e se cruzeiro para ataques que antes, precisariam de caças, criaram drones de reconhecimento e drones suicidas anti-radar, sem falar em drones com mísseis anti-tanque e bombas para Apoio aéreo aproximado.

Ildo

Tem tudo isso subsidiado pelos EUA…

Vai ser interessante observar os próximos anos com os EUA cada vez mais perdendo hegemonia, com dezenas de milhões de estadunidenses vivendo em nível de indigẽncia, enquanto financiam com dinheiro público do país a máquina de guerra isralense…

Hank Voight

Falou “estadunidenses” se entregou….Mais um ideologizado repetindo as fake news que recebeu no grupinho do Zap do DCE….

Sinto te dizer meu caro mas o valor da ajuda anual norte americana representa menos de 20% dos orçamentos anuais de defesa dos EUA lembrando que Israel ganhou três guerras contra adversários que eram mais poderosos que a teocracia iraniana sem ajuda dos EUA….

Ildo

“Ideologizado repetindo fake news”? Até 2021: O apoio constante à segurança de Israel tem sido a pedra angular da política externa americana para todos os governos dos EUA desde a presidência de Harry S. Truman. Desde sua fundação em 1948, os Estados Unidos forneceram a Israel mais de US$ 125 bilhões em assistência bilateral focada em lidar com novas e complexas ameaças de segurança, preenchendo lacunas de capacidade de Israel por meio de assistência e cooperação de segurança, aumentando a interoperabilidade por meio de exercícios conjuntos e ajudando Israel a manter sua qualidade Borda Militar (QME). https://www.state.gov/u-s-security-cooperation-with-israel/ … Página oficial… Read more »

Otto Lima

Para sua informação, de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras (ABL), o gentílico dos Estados Unidos da América é ESTADUNIDENSE. Americano é o gentílico das Américas, que se estende do Estreito de Bering (Alasca) ao Estreito de Drake (Terra do Fogo). Norte-americano é o gentílico da América do Norte, que compreende os EUA, o Canadá, o México, a Groenlândia (Região Autônoma do Reino da Dinamarca) e Bermudas (Território de Ultramar do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte).

RSmith

Realmente foi o que pensei, ele lembra muito o CASA 101! apesar do CASA ser monomotor e esse ser bimotor como o F5… Poderíamos dizer que é um filho bastardo da cruza de um F5 com um CASA 101 :o) Brincadeiras aparte, a indústria do Iran, se tudo que dizem for verdade, esta de parabens, pois desenvolveu uma aeronave moderna, com base forte na experiencia adquirida mantendo seu F5 em um ambiente internacional extremamente hostil.

sub urbano

O Irã ficou mais de 15 anos tentando copiar esse motor. A versão q conseguiram fazer engenharia reversa é a sem-pós combustores. Mesmo assim um feito notável.

Mirade1969

Quantos países produzem turbinas no mundo? uns poucos e o Brasil por exemplo ainda não.

RSmith

O Brasil esta em fase avançado de desenvolvimento de uma turbina para missies de cruzeiro.

Marcos Silva

O brasil está em fase final de estudos pra determinar se devemos fazer um estudo pra terminar o estudo inicialmente pensado para substituir o estido anterior….
…carai! Qual era o assunto mesmo???

Ildo

Microturbina. Será de fato fabricada em série?

Ou irá acabar como outros programas? Notoriamente os de mísseis ar-ar, anti-radiação…

Jagderv#44

Eu já produzi, em laboratório, elementos em superliga de Níquel em cristal uniaxial.
Foram fan blades.

Sturmgewehrstgde

Copiar é fácil. Agora quero ver o desempenho e a confiabilidade desses motores.

Marcos Silva

NÃO! Copiar NÃO é fácil!

Mirade1969

Eu também acho pois se fosse assim até nações nanicas como o Brasil já teriam este feito de engenharia.

Ildo

Engenharia reversa pode demorar décadas para ter um resultado efetivo; não é xerox…

Welington S.

Se fosse fácil assim todo mundo copiaria fácil, né verdade? Olha a Índia, por exemplo, caducando no motor nacional deles… nada no âmbito tecnológico militar é fácil, ainda mais se tratando de motores de alta cadência.

Ildo

O Irã fabrica uma variante com pós-combustão; para um avião de treinamento não é necessário.

sub urbano

Com esse motor produzido em série o Irã agora tem capacidade de desenvolver não só um treinador, mas uma aeronave de ataque nos moldes do SU25 ou um caça leve como o Tejas, o JF17 ou o T50 golden eagle. os americanos subestimaram os caras errados kkkk sempre gostaram de estudar esses persas.

Sturmgewehrstgde

Viajou na maionese. E a mesma coisa que um fabricante de motor de motocicleta querer fazer um motor para caminhão fora de estrada. Se fosse tão fácil assim já tinham feito a muitos tempo.

gordo

Não acredito que estejam focados em desenvolver um caça próprio, sai caro e já vão ter o SU-35. Tenho a impressão que vão focar na eletrônica, motor e materiais compostos para melhorarem os drones que tem. Drones são bem mais baratos de se desenvolver, fabricar e operar.

Heinz

Cada dia que passa é um vexame diferente para o Brasil.

Rinaldo Nery

O que o Brasil tem a ver com isso?

Carlos Pietro

Boa noite, TUDO.

Ivo

Ele se referiu a nossa atual falta de jatos de treinamento de produção local.

Ildo

Não é só isso.

A nossa base industrial e tecnológica nacional é pífia atualmente.

Nacional, não subsidiárias e maquiladoras de empresas estrangeiras que só colocam selo “Made in Brazil”.

Hank Voight

Tem razão, a Embraer é apenas uma maquiadora pois pois utiliza em seus aviões componentes produzidos fora do país! Aliás pela sua régua podemos incluir como maquiadoras a SAAB e a Airbus também…

Ildo

Eu me referia a empresas estrangeiras no país; isso não é, nunca foi base industrial nacional…

E quanto tem de conteúdo nacional nos aviões da Embraer?

E tudo crítico é dos EUA/Europa; que decidem o que é “democracia, liberdade”, blá, blá, blá, quando lhes dá na telha…

Acabamos ser embargados pela Alemanha…

Mas parece que alguns não aprendem nada com a História de embargos e vetos dos EUA e europeus…

Hank Voight

Como disse, talvez você prefira que os produtos da Embraer percam competitividade no mercado apenas para satisfazer o seu desejo de “soluções caseiras”….kkkkk

Heinz

Bom dia Caro Rinaldo, o que eu quis dizer no meu comentário está subentendido. As vezes me admiro que nações mais pobres, sobre embargos, sanções podem fazer com sua indústria militar, enquanto que, o Brasil sem essas dificuldades demora anos desenvolvendo uma simples arma antitanque, ou dotar todas suas unidades de infantaria com um fuzil mais novo, isso é jogando por baixo. Não temos capacidade de fazer um motor de aeronave de caça( até podemos ter) mas não o fazemos, demora-se anos para lançar um pequeno barco patrulha, não se desenvolve aqui mísseis de defesa antiaérea, ou mísseis ar-ar e… Read more »

Welington S.

IRMÃO, nós não temos o básico e quando temos, é de má qualidade e com preços nas alturas. Quer um exemplo bem básico fora do âmbito das Forças Armadas? Lá vai. COLETE BALÍSTICO. Bicho, a PMESP teve que ir até à Índia para comprar um lote de COLETE BALÍSTICO porque, as nacionais que temos é horrível e não da o mínimo de conforto aos policiais. Fora o preço que sempre sai caro. Tem noção disso? Como pode não termos o básico, cara, o básico. Não sei se a PMESP já fez a compra completa, mas sei que vários policiais já… Read more »

Ildo

Tudo.

Aqui temos típicas “transferências de tecnologia” jabuticabas (muitas de uma empresa para subsidiária…).

O Irã está há anos-luz de nós em tecnologia nacional em quase todas as áreas.

Mas para muitos a política de alinhamento com os EUA é nosso caminho natural…

Não produzimos nem uma bicicleta nacional atual. Empresa brasileira, não maquiladoras estrangeiras…

Hank Voight

Concordo com a assertiva afinal enquanto produzimos jatos comerciais vendidos nos principais mercados como Europa, EUA e China o Irã produz os “Ph0dástic0s” Yasin, Kowsar e Qaher 313 além da engenharia reversa de um motor dos anos 60 (J-85)

A propósito, os iranianos sequer conseguiram fazer engenharia reversa dos motores J-79 do Phantom e TF-30 dos F-14

Ildo

A Embraer tem cada vez menos conteúdo nacional em seus aviões…

O Irã está a anos-luz de nós em tecnologia e base industrial nacional.

Referência mundial em VANTs e mísseis balísticos (SRBM/MRBM). E fabrica um universo de sistemas localmente. Quase tudo que se possa imaginar.

E essas afirmações jocosas e pejorativas não poderiam ser mais superficiais… Como se a tecnologia eletro-eletrônica e de materiais fosse a mesma…

Aqui não fabricamos nem uma bicicleta nacional com esse alinhamento com os EUA/OTAN… Não fazemos mais coisas elementares…

Esse é o caminho de nossa indústria e Soberania?

Impressionante…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Foxtrot

Não é?
Mas infelizmente não para todos os brasileiros.
Para mim como engenheiro é duro de engolir essa nossa situação !

Fagundes

Me lembro de uns anos atrás ler que a Fab estava desenvolvendo um motor de 10kn, não sei como está agora em estágio de maturidade

Foxtrot

Era o motor foguete de 75Kn.
A propelente líquido.
Mas os “gênios” mandaram ele para a Alemanha para “testes” e até que eu saiba está lá até hoje.

Cristiano de Aquino Campos

Ainda sendo avaliado em algum coquetel por aí!

Wellington R. Soares

Caro Heinz….E99, R99, KC390, Super Tucano……

Allan Lemos

Os motores desses aviões vieram de onde? Os aviônicos? Os radares e sensores mais avançados?

Ildo

Se sofrermos embargo dos EUA/Europa a Embraer vira um cemitério de charutos de fuselagem…

Hank Voight

Reitero: Por que a Embraer sofreria um embargo dos EUA e da UE?

E outra: por que a Embraer deveria abdicar de usar motores e componentes de empresas como GE, P&W e Rockwell Collins em seus aparelhos, para usar similares russos, chineses e iranianos ou para tentar produzir esses itens aqui para poder exportar 1/2 dúzia de aparelhos para a Coreia do Norte?

Ildo

Já respondi em outras respostas… Mas repito: O dia que o país for Soberano em relação a Política de Estado dos EUA que só sabota o Brasil e região pode ter certeza que a Embraer será embargada. Aliás, já sofreu intevencão dos EUA… Por pura “coincidência” numa venda de projeto concorrente dos EUA… Óbvio, que o Departamento de Estado e Justiça dos EUA não precisa se preocupar com a lisura das empress dos EUA, historicamente exemplos de concorrência leal pelo mundo afora… E certamente não tens a mínima ideia do nível tecnológico da Rússia e China… Irã nem se fala…… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Hank Voight

“Aliás, caso não saiba, acabou para Airbus e Boeing na Rússia e em passos largos para China e países da Comunidade Econômica Euroasíatica…”

Fico imaginando as empresas aéreas desses países abdicando de adquirir o A330, o A350 ou o 787 para adquirir o Il-96-300….rs

Marcos Silva

De onde vieram motores,radares,avionicos? Feitosaqui é que não foram. Então sim,os iranianos fizeram coisas mais interessantes,as quais nós não temos capacidade. E tudo isso sob embargo.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Silva
Carlos Campos

olha, o maior feito aí é ter copiado o motor americano, que é um turbojato, tecnologia que nem usam mais na maioria dos aviões modernos, a TurboMachine no Brasil, chamou esse motor de “Velhão”, e dando a entender que não é grandes coisas, estão desenvolvendo um um Turbofan com mesmo empuxo, ou seja se for para o brasil copiar o F5, nos conseguiríamos facilmente, pois o mais complicado são os motores, de qualquer forma, chegaram em turbojato, daqui 10 anos chegam em turbofan, e quando chegarem, daria para fazer um míssil, que chegassem até a alemanha, ou um míssil que… Read more »

Allan Lemos

Kkkkk brasileiro é tipo aquele vizinho que anda de ônibus e se acha no direito de criticar o Gol 1.0 do vizinho.

Teu país não tem nem capacidade de colocar o satélite em órbita, cara, já o Irã.

Carlos Campos

Dei meus parabéns ao Irã, e mostrei como ele pode ser perigoso daqui a 10 anos, mas parece que interpretação de texto não é o teu forte, paciência

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Charle

Prezado, caso realmente tudo seja tão simples como dito por você, “conseguiríamos facilmente copiar um caça F5”, por que o Brasil ainda não realizou nada parecido?

Por que não produzimos um caça de treinamento como esse iraniano ou até mesmo um pouco mais avançado com tecnologia TOTALMENTE nacional?

Seria, pelo menos a meu ver, um feito e tanto, concorda?

E, finalmente, se somos tão avançados e eficientes e coisa e tal, por que tal avanço não é demonstrado na prática e aos olhos do mundo?

Last edited 1 ano atrás by Charle
Carlos Campos

sim copiar o que já está feito, ainda melhor, pq o F5 tem muito aluminio a Akaer e Embraer sabem usar bem materiais compósitos, Pq o Brasil não fez algo parecido? por falta de dinheiro, pq colocar no mercado um caça como o F5 e não E175, aí tem tua resposta, não vale a pena e não existe dinheiro pra isso, pra tu ver que a Akaer fez o cálculo estrutural do Hurjet da Turquia, se teu cálculo estrutural está errado teu avião vão se quebrar no ar, ou sofrer de rachaduras igual o F35 C e B, pq os… Read more »

cerberosph

Se a Embraer for proibida de importar, avionicos, motor etc etc, até parafusos como o Iran ela conseguiria fabricar um teco teco?

Last edited 1 ano atrás by cerberosph
Carlos Campos

Sim.

Jefferson Ferreira

tou·ché

Aéreo

A linha base deste projeto é o MIG-AT que perdeu a concorrência para o programa russo de um novo treinador para o Yak-130 em 2002.

Marcelo

Perdeu pq a MiG fez escolhas erradas ,de cara a escolha do motor francês para o projeto e nao escolher um motor russo foi o erro fatal !!!

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Jefferson Ferreira

Irã com todos os embargos está se tornando uma potência regional

Eromaster

O Irã já é uma potências regional há muitas décadas. Agora, o Irã tá caminho uma potência média mundial.

Allan Lemos

Parabéns ao Irã, espero que continuem se fortalecendo para se contrapor ao estado terrorista de Israel.

Hank Voight

Não sabia que era o Estado de Israel que armava e financiava o Hezbollah, as milícias xiitas do Iraque ou os Houthis no Iêmen…

Ildo

Israel apoiou vários grupos salafistas/terroristas na Síria; notoriamente a Frente Al-Nusra (atual HTS – Tahrir al-Sham = Al-Qaeda na Síria)…

Apenas um dos casos…

Hank Voight

Provas que é bom nada né?

Ildo

https://southfront.org/israeli-soldiers-provide-initial-care-to-wounded-terrorists-near-quneitra-photos/

E não venha com ataques Ad hominem.

Todo mundo que acompanha mídia independente sabe do apoio de Irsael a grupos terroristas na Síria.

Prove que são falsas…

Facilmente se encontra fontes sobre isso pesquisando na internet.

M4l4v|t4

É o mínimo que se espera de um país que não pode ter quase nenhum tipo de equipamento estrangeiro.
A população iraniana paga um preço altíssimo para manter forças armadas 100% independentes, que não possuem a capacidade de sobreviver aos primeiros dias de uma guerra contra Israel ou EUA.

Vale a pena?
Resposta: Se você fizer parte do regime teocrático você não tem alternativa.
Se você não fizer parte do regime, então, mais cedo ou mais tarde você perde sua vida em uma manifestação qualquer

Mirade1969

Não esqueça que Israel é o braço armado do imperilismo yanke no oriente médio. A revolução iraniana ganhou devido ao ódio ao imperialismo americano e ingles estabelecido no país com o regime do Xá que não era nada democrático e era mantido pelos mesmos. O Irã apesar de seu regime opressor ainda é mais liberal que a Arábia Saudita lá pelo menos as mulheres podem estudar e trabalhar além de ter eleições o que não ocorre na Arábia. Portanto este inimigo sabe bem o que são os americanos por isso os odeia.

William Duarte

La tudo é liberal uma vez ou outra matam uma mulher a pedrada por não usar lenços na cabeça, envenenam centenas de meninas nas escolas, acoitam quem bebe uma cervejinha escondido ou matam se alguém “sair do armário” , a única diferença entre o Irã e a Arábia que no Irã tem uma parcela da população que discorda do governo e eles uma vez ou outra mobilizam centenas de milhares em protesto em quase todas as cidades do país, além de que, tendo o direito a educação para mulher, as iranianas lutam com unhas e dentes por maior liberdade

Mirade1969

É um regime opressor se voce leu a nota acima, quanto as mortes de mulheres nosso país é um campeão mundial de feminicidio e assassinatos de homossexuais com toda a liberdade do mundo isso ocorre pois quem devia ver isso faz vista grossa. A questão das mortes por envenenamento ocorre com radicais islamicos e caso vc esqueceu da história tem pais ai dito democrático onde volta e meia ocorrem massacres em escolas e teve até um caso de um prédio de jardim de infancia sendo explodido por radicais cristãos neo fascistas.

Ildo

Vosmecê só repetiu o que vê na mídia ocidental…

Hank Voight

Bons mesmo e que falam verdade é a Sputnik e o Pepe Escobar não é mesmo!? rs!

Ildo

Existe coisas chamadas bases intelectuais e dissernimento; mas nem todo mundo tem para fazer análise crítica em relação a conteúdo.

Tipo quem lê e vê só uma perspectiva de mídia… Meio “comum” no ocidente…

Sabe aqueles que odeiam todos países dissidentes da Política de Estado dos EUA?

Hank Voight

Realmente….a julgar pelas suas br@v@t@s lhe falta não apenas base intelectual mas principalmente discernimento (e não dissernimento)

Hcosta

Mais liberal do que a AS e com eleições?
As mulheres podem estudar e trabalhar na Arábia Saudita, mas existem sempre limitações nestas ditaduras baseadas na Moralidade. Não é por aí que o Irão é diferente da AS.

Mas deve andar distraído. Quantos morrerem nestas manifestações e qual foi o motivo?
Não me parece que seja o melhor dos argumentos usar os direitos das mulheres para passar o pano no regime do Irão depois do que aconteceu.

São ambos opressores mas um deles ganha, de longe, na violência…

Mirade1969

Onde fica o Irão é Irã.Ambos são violentos ocorre que um Washington é aliado e faz vista grossa, na verdade ele só se tornou aliado da AS depois da revolução pois necessita de muito petroleo e então ai ele faz vista grossa para qualquer ditadura assassina no mundo e até ajuda.

Ildo

Até pouco tempo atrás mulheres que dirigissem um carro na Arábia saudita era presas. Não tem a mínima comparação entre Irã e Arábia Saudita. Porque essa Europa “tão sensível humanitariamente” não aplica embargos na Arábia Saudita? Será porque são os EUA e europeus que patrocinam a guerra saudita no Iêmen? E na Síria? Líbia? Onde está a “preocupação humanitária” europeia nesses casos? Qualquer um minimamente informado por mídia independente sabe que esses “protestos” no Irã são alavancados por Guerra Híbrida ocidental contra o país. E aliás, alguma coisa a dizer sobre os frequentes ataques terroristas dentro do Irã? Não é… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Hank Voight

“mídia independente”….kkkk

Leia-se: mídias estatais russas, sírias e iranianas que contam as mesmas br@v@t@s de sempre tipo “todos os mísseis israelenses foram interceptados pela defesa antiaérea síria”..rs!

Cristiano de Aquino Campos

Não consegui sobreviver aos primeiros dias de uma guerra contra os EUA e Israel! Duas considerações:
1- Se é assim, então porqueê ainda não foi feito?
2-Os Russos acharam o mesmo da Ucrânia, que mesmo com apoio da OTAN, tem poderio bélico menor que o Irãn.

Ildo

“Não possuem a capacidade de sobreviver aos primeiros dias de uma guerra contra Israel ou EUA.”

Porque será que até hoje não atacaram o Irã se é “tão barbada”?

Israel há anos implora para os yankees entrarem nessa barca… Porque será que alguns ainda racionais no Pentágono vetam absolutamente?

Nilton L Junior

Parabéns ao governo do Iran, quem tem soberania não precisa dar explicação para vira latas.

Um Simples Brasileiro

1º passo para o desenvolvimento em algumas décadas de um caça próprio.

Mengao

O Irã está oficialmente na Organização para Cooperação de Shangai. China e Rússia vão fortalecer o país de todas as maneiras, é um aliado oficial agora, com o forte setor industrial que o Irã já tem e agora recebendo todo apoio da China e Rússia o Irã irá se estabelecer como grande potência militar. O modos operandi da China e Rússia é esse, repassar tecnologia para fortalecer seus aliados, não tem mais como os EUA segurarem este grupo asiático que está se formando.
“Irã junta-se a órgão de segurança asiático liderado por China e Rússia – Monitor do Oriente” https://www.monitordooriente.com/20210917-ira-junta-se-a-orgao-de-seguranca-asiatico-liderado-por-china-e-russia/amp/

Geraldo Marques

Boa tarde. A tecnologia é acessível a todos os países. O Irã são parceiros dos chineses e principalmente russos. Não há nada mais moderno que as naves espaciais e usinas nucleares. O Irã já as tem. Tecnologia russa e chinesas. O exemplo disso é a Coreia do Norte. O que falta aos países é saírem da tirania norte-americana. O Irã é a Coreia já o fez…

Hank Voight

Mais um fazendo proselitismo da esc0ri@ autoritária mundial….rs

Satyricon

Em duas semanas chega em Teerã uma comissão Argentina para negociar a fabricação local do jato pela Fadea…

Luis Carlos

Contanto que os argentinos não comprem nada ocidental…….

Santamariense

Trem de pouso dianteiro e principal, rodas, radome do radar, seção dianteira da fuselagem (adiante do canopi – encurtada), motor…tudo cópia do F-5. Os iranianos dissecaram, copiaram e reproduziram tudo do F-5, em vários projetos distintos.

Luis Carlos

Voa?
Serve para treinamento?
Serve para jogar bombas na cabeça do inimigo?
Então está bom.

Santamariense

Onde, no meu comentário, eu falei algo contra o avião, laz@rento?

Luis Carlos

Deixa de graça, Flanker!
‘Jeitosinho’ é feio arrumado.
Querendo depreciar dizendo que é cópia disso ou daquilo.
Ainda mais de um avião ultrapassado.
‘Estratégia’ manjada.

Santamariense

Chings, não adianta tu espernear. Os itens que eu citei são cópias dos equipamentos do F-5. Não gostou? Reclama com os caras de turbante….hehehehe….Na real, esse avião até que é jeitosinho mesmo…. Hehehehe. Te deu mal no final de semana e fica escrevendo tuas asneiras, e com mau humor, na segunda-feira? Hehehehehe

Santamariense

Ah, e esse aí copia algumas peças e componentes do F-5. Já o Kowsar-I, do qual foram produzidas algumas unidades, é uma cópia integral do F-5F e o Saeghe, que também teve algumas células produzidas, é uma cópia do F-5E, com dois estabilizadores verticais e novas tomadas de ar. Então, diz para os de turbante que o F-5 é um avião ultrapassado, não pra mim…hehehehe

Luis Carlos

Vc levanta a bola e vc mesmo corta.
Vai falar vc que achou isso.
Estamos no modo ‘ninguém liga’.
E os aiatolás estão felizes e EUA e Israel preocupados.
De resto, chora!

Santamariense

Seu blá blá blá vazio como sempre. Eu te mostrei e expliquei. E vc com esse discurso de DCE…sai daí, cérebro mofado…

Ildo

Impressionante como é comum no Brasil apontarem o dedo para o Irã e não enxergarem o próprio umbigo do Brasil…

Apenas por coincidência são os mesmos que defemdem nosso alinhamento com os EUA…

Hank Voight

Talvez porque quem “aponta o dedo” para o Irã tenha mais juízo…rs

Ildo

Ou talvez, apenas por pura coincidência, porque o Irã é uma país Soberano em relação aos EUA…

Hank Voight

Por que os iranianos não colocam alguns desses aparelhos na Síria para atacar Israel já que são tão bons heim Qings!?

André Sávio Craveiro Bueno

Lembra bastante o CASA C-101

Diego

Quanto ao Brasil, segue e seguirá parado no tempo. Temos mentes brilhantes, mas nos falta corgagem para fazer cópias sem licença e engenharia reversa.

Coronel James Braddock

Há informações de uma comitiva da força Aérea Argentina se dirigindo ao Irã para analise do caça.

Allan Lemos

A Argentina tá mais perdida que cego em tiroteio kkkkk

Ildo

O problema da Argentina é simples: FAs que não enxergaram uma palmo fora dos EUA/OTAN…

Aliás, muito comum na região…

O estado geral das mesmas diz tudo…

E compra de prateleira com 25 carimbos de Washinton e meida dúzia de yankees de rayban para disparar um míssil não é exemplo de coisa alguma…

Um Simples Brasileiro

Pior que é verdade, mesmo com as restrições orçamentárias e vetos britânicos, tem coisa que dava para adquirir na Ásia e Leste Europeu.

glasquis7

O que me parece mais impressionante é que eles produzem seus motores e tem uma dependência mínima.

Segatto

Errado:
( ) Está
(X) não tá

Walsh

O desenho é muitíssimo parecido com o projeto abandonado do Mig AT, provavelmente os russos repassaram parte do projeto para os iranianos, ou estes copiaram o layout geral na cara dura mesmo.
https://www.airforce-technology.com/projects/mig-at/

Romão

Parece uma mistura de T-38 Talon com o C-101…
A FAB carece de algo similar para substituir os AT-26 Xavante da FAB.

Welington S.

Amigo, a FAB aposentou o AT-26 Xavante há ANOS. Você não quis dizer o T-25 Universal, não?

Romão

Não, eu quis dizer os Xavante mesmo. O T-25 Universal não é jato.
A FAB carece de um treinador á jato desde a aposentadoria dos Xavante.
É uma lacuna de anos!

Last edited 1 ano atrás by Romão
Rinaldo Nery

Quem te disse que precisa? Vozes da tua cabeça?

Santamariense

Precisa? Por que? O Joker recebeu seus primeiros A-29 em 2004, mesmo ano da desativação dos AT-26 naquela Unidade. Desde então, os pilotos formados lá, durante curso de 1 ano, são transferidos para um dos 3 esquadrões do 3º GAV, onde permanecem em média 3 anos, se formando líderes de esquadrilha e ganhando experiência operacional, para só depois irem para a 1ª linha, nos caças a jato. Na 1ª linha, realizam a conversão ao modelo operado em casa esquadrão, utilizando simuladores e aeronaves biplaces. Tem funcionado bem há quase 20 anos.

Nilton L Junior

Certo e qual é o problema se tivessem um treinador a jato?

Santamariense

O problema??? Dinheiro!! Pra que pagar a hora de voo de um jato se, por menos da metade, um torboélice faz o mesmo trabalho? Isso sem contar com o custo de aquisição de um LIFT, que é 3, 4 ou mais vezes maior que de um turboélice.
Se quer um jato mais barato para fazer número e complementar os F-39, isso é outra história…completamente diferente. Para treinamento, a solução atual tem funcionado há quase duas décadas.

Walsh

É um Mig AT.

Salomon

Argentina vai comprar? )))

Romão

A Força Aérea Argentina fica mandando seus pilotos mendigarem horas de voo no mundo inteiro porque o governo não quer dar dinheiro para renovar sua frota. São espertos…

Rinaldo Nery

Tava demorando… Esqueceu do LIFT da FAB…

Jagderv#44

Está aí o nosso novo treinador! De quebra podemos encomendar algumas fragatas iguais àquela que esteve atracada no Rio!
Tudo a ver com a nova NOM e o Brics!

Rinaldo Nery

Por que precisamos de um novo treinador? E ele presta?

Jagderband#44

Cel, bom dia.
Foi um comentário sarcástico, mesmo.

Rinaldo Nery

Ah, bom. Não havia entendido.

lucena

E pensar que os iranianos estão sob um “severo embargo” americano …rsrs … imagine você se não houvesse o “grande embargo” ….Já não se faz mais sanções e embargo com antigamente..rsrsr… os russos e os iranianos que o digam.