Leonardo: Polícia especializada do Ministério de Economia da Itália abre Centro de Simulação de Operações Aeronavais

6
  • Construído em parceria com a Leonardo, é o primeiro e único centro de treinamento do tipo na Europa e tem sede na Base Aérea de Pratica di Mari (Roma)
  • Integrando aeronaves e sistemas de missão em um único ambiente de realidade virtual, o centro oferece treinamento de tripulação eficaz e seguro para operabilidade integrada em cenários complexos

Roma, 02/02/2023 — A Guardia di Finanza, polícia especializada do Ministério de Economia e das Finanças da Itália, inaugurou nesta quinta-feira (2), o seu Centro de Simulação de Operações Aeronavais durante uma cerimônia oficial que contou com a presença de representantes institucionais e da Leonardo. O novo centro começou a ser desenvolvido pela empresa em 2020. Com base nos requisitos do cliente, utiliza as tecnologias mais avançadas e inovadoras no campo da simulação e visa treinar as tripulações da Guardia di Finanza que realizam operações aeronavais.

O novo centro, único na Europa, integra sistemas avançados de simulação de rede em um único ambiente. Os simuladores refletem totalmente os helicópteros e aviões da Leonardo, que foram recentemente adquiridos pela Guardia di Finanza e que são usados para uma série de funções operacionais, além dos sistemas de missão de bordo da empresa, usados entre outros para vigilância e identificação. Foram incluídos ainda um simulador de cenários, também desenvolvido pela Leonardo e capaz de gerar virtualmente um ambiente onde plataformas e pessoal colaboram em uma única missão, um simulador de painel de instrumentos de embarcações, que também introduz navios em ambiente marítimo e foi desenvolvido em colaboração com a Cetena (empresa que faz parte da também italiana Fincantieri), e um centro de comando terrestre que coordena as operações.

Os novos simuladores de ‘mini movimento’ dos helicópteros AW169/AW139 e das aeronaves P-72B, designados como Dispositivo de Treinamento Avançado (ETD e-Motion), reproduzem o desempenho, os aviônicos e os cockpits com alta fidelidade e são capazes de fornecer um feedback físico adequado para os tripulantes graças aos atuadores integrados na plataforma. O treinamento do piloto é complementado pelo treinamento da tripulação traseira nas situações que utilizam o sistema de missão Leonardo ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance) para o AW139 e P-72B, assim como em operações de elevação de cabine, graças a uma realidade virtual altamente imersiva em missões de busca e salvamento.

Graças a essas capacidades de simulação, a equipe da Guardia di Finanza será treinado em um ambiente capaz de refletir com extremo realismo a interoperabilidade normalmente exigida nos cenários multidomínio, atuais e futuros, exatamente como aqueles onde a Guardia di Finanza realiza suas missões de segurança, vigilância, patrulha e resgate.

O centro é uma Organização de Treinamento Aprovada pela EASA e obteve um Certificado de Treinamento de Aeronaves Pilotadas Remotamente da ENAC (a autoridade de aviação civil da Itália). O centro está localizado no hangar ‘L’ da Base Aérea, foi adaptado com o apoio da Leonardo e está totalmente integrado à rede global da Academia de Treinamento de Helicópteros Leonardo. A Leonardo Training Academy liderou a iniciativa, trazendo o mais alto padrão internacional de treinamento de voo e de missão ministrado pelas diversas áreas de negócios da empresa.

Esta iniciativa é o resultado do forte apoio da Guardia di Finanza ao uso de simulação de treinamento e às capacidades industriais e tecnológicas relevantes da Leonardo, que integram asa fixa e rotativa, eletrônica e de sensor, além do treinamento e experiência em desenvolvimento e o uso de “gêmeos digitais”. Com o novo centro, a Guardia di Finanza se torna uma referência para outros players, italianos e internacionais, com forte foco na operabilidade integrada em cenários complexos, e a Leonardo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e fornecimento de soluções de treinamento tecnológico avançado para organizações de segurança em todo o mundo.

Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo / Approach Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago A.

A nossa PF bem poderia ter um braço aeronaval
tão bem equipados , compensaria a falta de uma guarda costeira e lhe daria uma certa autonomia em relação a MB.

Uma aviação de patrulha e navios de 500/600 ton.

Thiago A.

Alguns dos meios operados pela Guardia di Finanza :

Thiago A.

ATR72

Thiago A.

ATR42

Thiago A.

Piaggio P180 Avanti

Thiago A.

Esse é um dos patrulhas de 500ton, deveria ser o Monte Sperone ( o indicativo “P 01” fica na popa ). Feito pelo estaleiro Vittoria mas com base no projeto da estaleiro Damen “Stan 5009”.