No fim de setembro, os novos caças Gripen chegaram ao Brasil e realizaram o primeiro voo em direção ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen em Gavião Peixoto (SP).

Confira nesse vídeo os detalhes de como foi realizada essa operação.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

E eu pensando que haviam chegado mais dois..

Santamariense

Observei algumas diferenças, entre o 4100, primeiro recebido, e os demais. E também entre o 4103 e o 4104 em relação aos outros 3.
O 4100 tem o braço de fixação da roda dianteira com desenho diferente dos demais, bem como uma estrutura de fechamento da fuselagem, logo atrás do trem principal, que foi modificada nos demais exemplares, onde é muito menor.

Santamariense

O 4101 e o 4102 tem um equipamento na fuselagem dianteira, abaixo do parabrisa e logo abaixo da luz de posição dianteira, presente também no 4100, mas ausente nos 4103 e 4104.

Santamariense

Observem que o referido equipamento/antena/sensor está ausente nos exemplares 4103 e 4104. Sendo assim, temos diferenças a cada vez que exemplares chegam ao Brasil. É, no mínimo, estranho. Mas, ficamos nós aqui com nossas dúvidas e elocubrações, visto que a FAB não fala absolutamente nada sobre estas aeronaves.

Rinaldo Nery

Essa é a “misteriosa” luz p vôo em formação noturna. Até o KC-390 tem. Kkkkkkk

BK117

Caro Nery, creio que o colega se refere ao “pontinho laranja”, logo abaixo da luz de formação, que está presente no 4101 (circulado na segunda foto) mas não no 4103, nem no 4100, curiosamente localizada num painel cuja pintura não se encaixa com o restante da aeronave.

Santamariense

Exato! Está presente no 4100, 4101 e 4102 e ausente no 4103 e 4104.

Last edited 2 meses atrás by Santamariense
BK117

Tudo o que eu consegui encontrar é que se trata de uma antena conformal Haigh-Farr, part number 2248. Não encontrei esse modelo específico, mas o fabricante informa que esse tipo de antena pode ser utilizado para comunicação rádio, data link, sinal de transponder, etc. Pela falta de adequação da pintura me parece algum teste de integração de sistema.

Conformal Antennas | Haigh Farr (haigh-farr.com)

Santamariense

Muito obrigado, BK! Eu já tinha procurado no site do fabricante, mas não encontrei informações sobre esse equipamento em específico. E é estranho os exemplares, exatamente os que foram recebidos em Anápolis, não terem este equipamento. Aguardemos para ver se teremos alguma info sobre isso. Abraço.

Santamariense

Rinaldo, se você ler com mais atenção o que eu escrevi, vai perceber que eu não me referi à luz de formação. Me referi ao que está circulado abaixo, presente no 4100, 4101 e 4102 e ausente no 4103 e 4104.

Santamariense

Aqui, do outro lado.

Rinaldo Nery

Na foto menor estava circulada a luz de vôo de formação. Desculpe.

Santamariense

Tranquilo! Justamente, estava circulada apenas a luz de formação porque esse outro dispositivo não estava lá. E foi isso que eu quis mostrar. Abraço.
Ah, e esses tempos tu perguntou se eu era o Flanker. Sou eu mesmo. Mudei de nome após dar um tempo da Trilogia. Tava muito tóxico o ambiente. Agora, parece estar mais tranquilo, apesar de algumas malas continuarem por aqui.

Last edited 2 meses atrás by Santamariense
Wellington Góes

Fale Flanker! 😉

Santamariense

Como está, Wellington?👍

BK117

Ansioso para ler “Se aproxima do Brasil o navio AlgumacoisaGracht com os Gripen 4105 e 4106”.
Será que vai ainda este ano ou vão dar uma segurada pro início do ano que vem?

Funcionário da Petrobras

Boa kkkkkkk.
E eu achando que eu era o único kkkk
Semana passada, além de colocar “gracht” no buscador do app VesselFinder, fiz a loucura de fazer a rota de Norrkoping até Navegantes para ver se tem algum navio fazendo essa rota.
Localizei Ioanna D que tem como destino Paranaguá e que agora esta no canal da Mancha, porém sua origem é o porto de S. Petersburgo.

Last edited 2 meses atrás by Funcionário da Petrobras
BK117

Eu costumava fazer isso também hahahaha
Quando confirma que tá vindo então… Qualquer tempinho livre é uma passada no MarineTraffic! 🤣🤣

João Milan

chega logo 05 e 06!!! precisamos operar já!

Funcionário da Petrobras

E eu achando que estavam preparando para entrarem em operação em Anápolis.

Silvano

A única que eu gosto neste caça e nesta compra, é que a SAAB nos livrou do padrão verde cururu da FAB. Não é pouca coisa.

Angelo

Como sempre, tudo a passos de tartaruga, no país do atraso…..e ainda no fim dura pouco….é constrangedor….como sempre.

Luiz Antonio Mendes de Resende

É melhor parte da produção no Brasil !

Wellington Góes

Mas e aí, cadê os outros 2, para completar os 6 que deveriam ser entregues?! Vão alterar o cronograma mais uma vez?! Já chegamos em dezembro e até o momento….