São Paulo, 11 de novembro de 2022 – A Embraer anunciou hoje o início do processo de transição na liderança da área de Defesa da companhia, comunicando que o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, decidiu deixar a empresa em abril do próximo ano, quando se encerra o seu mandato. Para a posição, a empresa nomeou Bosco da Costa Junior, atual vice-presidente global de Vendas da Defesa.

“Com sua visão estratégica, profundo conhecimento de geopolítica global e forte liderança, Jackson desempenhou um papel-chave na história recente da Embraer”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “Ao longo da última década, suas contribuições foram fundamentais na nossa jornada de transformação da companhia. Temos o privilégio de contar com o seu talento, experiência e agradecemos tudo o que ele fez pela empresa”.

“Somos muito gratos ao Jackson por toda a sua dedicação e comprometimento com a companhia, os clientes, colaboradores e parceiros ao longo de sua extraordinária carreira na Embraer”, disse Alexandre Silva, presidente do Conselho de Administração da Embraer. “Ele teve uma atuação decisiva em fortalecer a posição central da empresa nas cadeias aeroespacial e de defesa e segurança no Brasil, bem como na contínua expansão da presença global da companhia”.

Com 11 anos de atuação na Embraer, Schneider lidera a área de Defesa & Segurança desde o início de 2014, sendo responsável pelo desenvolvimento e internacionalização do programa KC-390, além da consolidação da companhia como principal “Casa de Defesa Brasileira”, com projetos em todas as Forças Armadas do país. Anteriormente, atuou como vice-presidente de Pessoas, Sustentabilidade e Comunicação da empresa.

“Tem sido um grande privilégio trabalhar na Embraer e contribuir com o crescimento e expansão de uma das empresas líderes do setor aeroespacial e de Defesa. Agradeço à equipe de liderança e aos inúmeros profissionais talentosos da empresa por tudo que construímos juntos”, disse Jackson Schneider. “Com o fortalecimento da nossa atuação nas três Forças Armadas do país e internacionalização da área de Defesa, entendo que este é o momento certo para fazer esta transição e dar início a uma nova fase da minha vida pessoal e profissional”.

Schneider irá apoiar a transição da área até o final de abril de 2023, quando se encerra o seu mandato como diretor estatutário da companhia. A área de Relações Institucionais, atualmente sob responsabilidade de Schneider, passará a reportar diretamente ao presidente e CEO da Embraer.

Atual CCO da unidade de negócios Defesa & Segurança, Bosco ingressou na Embraer em 2005. Em sua trajetória na empresa, atuou em posições de liderança nas áreas de gestão de contratos, propostas, cooperação industrial/offset da Defesa e em diversas funções gerenciais nas áreas de compras e gestão da cadeia de fornecedores. Nascido em São José dos Campos (SP) e formado em Administração de Empresas, Bosco possui duas pós-graduações – MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e MBA em Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos e Logística pela FEA-USP.

“Ao longo de sua carreira, Bosco sempre aliou excelência técnica, foco em resultados e forte liderança em todas as áreas que atuou”, disse Francisco Gomes Neto. “Bosco fez um excelente trabalho como líder da área de Vendas da Defesa e tem as competências necessárias para liderar a unidade de negócio na atual conjuntura geopolítica global”.

“Estou muito motivado e sou grato pela confiança de poder contribuir ainda mais com a expansão internacional do negócio da Defesa. Por meio da força da Embraer, com seu avançado portfólio de produtos e serviços, da enorme competência de nossas pessoas e do apoio de nossos parceiros, vamos ampliar a cooperação com nossos clientes e governos ao redor do mundo neste momento de oportunidades crescentes para o setor de Defesa e Segurança”, disse Bosco.

Siga a Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,4

Bacana hein, bons ventos pro futuro CEO da Embraer o sr Bosco e bom descanso pro sr Schneider q contribuiu e muito pra empresa ter a visibilidade que tem hoje mundo afora.

Obs. “Bosco” ?????? Será ???rs

André K

Ele deu uma sumida daqui.

F-39 Gripen

Espero que a nova liderança tenha mais visão de mercado…. Um E-190 de patrulha e antisubmarino? Um novo Awacs na plataforma do E-190/Kc-390? Drones armados? quem não arisca não petisca, Embraer…

Last edited 1 ano atrás by F-39 Gripen
Henrique

e-190 não serve pra esse propósito. o avião tem que ser maior pro cenário do Brasil

Ander

Jackson Schneider foi para a equipe de transição do novo governo e pode ser um dos novos ministros do novo governo. Excelente profissional séria ótimo se fosse ministro.

fewoz

Concordo plenamente. Espero que o próximo governo dê mais valor à Embraer.

Carlos Campos

duvido, seria uma boa escolha, quem sabe em um impeachment do ex presidiário