A FAB recebeu ontem (03/11), na Base Aérea do Galeão, a segunda aeronave KC-30, que integrará o 2°/2° GT (Esquadrão Corsário) e, em breve, será capaz de realizar missões de Reabastecimento em Voo (REVO).

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oseias

Essa primeira foto mostra como a pintura ficou linda. Parabéns FAB.

Matheus

Seria muito melhor se fosse essa. Rs

Underground

Na prática esses dois aviões vão ficar a disposição do GTE.

Andrey

E agora então,como vai.
Acho que vão instalar banheira de hidromassagem,sauna e cama redonda com espelho no teto.

Marco

Inclusive com aposentos para “passageiras secretas” quando a primeira dama não integrava a comitiva como ocorreu no passado.

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE

Chora mais… Toma cloroquina, que alivia a choradeira…

zhirinovsky

discursões ideologicas não levam a lugar nenhum…

Last edited 1 ano atrás by zhirinovsky
FRANCISCO CHAO DE LA TORRE

É verdade, Zhirinovsky, você tem razão. Entro neste site porque aprecio aviação militar (respeito e estimo, profundamente, nossas aguerridas Forças Armadas) e o site é muito bom. Mas, infelizmente, alguns foristas parecem confundir Aviação com Política, e teimam em fazer comentários com conotação política, principalmente em um momento político lacrimoso como o atual. Como eu disse, entro neste site para aprender sobre aviação militar (assunto que me fascina desde a infância) com os articulistas e bons foristas que aqui se manifestam e não para “aturar” opiniões políticas que, não raro, nada acrescentam ao necessário e sadio debate político. A esses… Read more »

Last edited 1 ano atrás by FRANCISCO CHAO DE LA TORRE
Camargoer.

Caro Z. Isso depende de como é feito o debate. Aristóteles disse uma vez que o “ser humano é um animal político” no sentido que a plenitude de sua vida só pode ser alcançada por meio da interação coletiva e da colaboração comunitária. O debate de ideias (ou debate ideológico) é parte da Politica. É por meio deste debate que as pessoas encontrar temas de convergência que permitem a ação e medias conflitos em torno de soluções de compromisso. A Política permite a ação e o debate ideológico é o meio pela qual a Política viabiliza a democracia. Apenas as… Read more »

Mayuan

Cuidado pois o presidente foi acusado de crime ao fazer o mesmo que você acabou de fazer.

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE

Mayuan, não tenho que “tomar cuidado”, pois conheço e respeito as leis do país, ao contrário, infelizmente, do presidente que, ao que se depreende, você e alguns aqui mitificam…   Poderia aqui elencar vários desses crimes, mas este não é o espaço para isso, cito, apenas como exemplo, a “confusão” entre Estado e Religião (o Brasil é um estado laico, sabia?) que esse (des)governo, desde seu início, sempre fez, com nítido interesse político-eleitoreiro…   Aliás, fazer protestos contra uma eleição legítima e exigir “intervenção militar” para impedir o presidente eleito de tomar posse configura crime contra as instituições democráticas, sabia?… Read more »

oswaldo

O assunto aqui e aviacao, caso vc nao tenha percebido ainda… Esta no lugar errado…

Curiango

Passa bagaço

oswaldo

Despreparo pra estar aqui…

Last edited 1 ano atrás by oswaldo
Salomon

Infelizmente, não há como contestar, é informação concreta. Uma Força honrada ficando como alcoviteira de uma barregã.

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE

Mas, pelo menos, não carregarão 39 kg de “farinha de trigo”…

Andrey

Carregavam só que nunca foram pegos,mas agora será droga da pesada e muito vencida.

Macabuzinho

Quem coloca sigilo até em carteira de vacinação para não serem pegos são outros…

Jair

é incrível como gente canhota é cega… o maior líder de quadrilha da história do país vira presidente e os caras acham bonito. É, coisa de fanatismo ideológico… mas esqueçam as forças armadas, a turma canhota quer desarmar tudo, afinal não há controle onde há armas.

EduardoSP

Não se tratou de uma disputa entre um ladrão e um honesto. Ambos estão sujos nessa dimensão.
O que é relevante são as propostas, posturas e atitudes nas outras dimensões.

Jair

sim, no brasil é assim, todos são ruins, reflexo do povo, mas em todo o lugar do mundo os canhotos são muito piores, em toda a economia q tocam quebram o estado, na parte moral então é uma nojeira… e, no médio e longo prazo, procuram sempre instalar a ditadura… basta ver a história.

Cristiano de Aquino Campos

A qual presidente líder de quadrilha se refere, o que está saindo ou o que está entrando? Fico na dúvida pois ambos são acusados do mesmo tipo de crime.

Wagner

O governo do PT foi o responsavel pelo reaparelhamento e modernizacao das Forças Armadas brasileiras. Guarani, Prosub, Grippen, C390, novos fuzis. Tudo isso nos governos do PT. Entao falar que o governo eleito agora vai “esquecer as forças armadas” denota ou uma ignorância tacanha ou má intenção mesmo. Alias, há muita arma nas maos de civis hoje e o que se vê é um controle mental como nunca antes visto, basta ver as imagens surreais que inundam as redes.

Wagner

Do atual governo tivemos esses dois KC30, o que foi bom, e eu me recordo também das proteses para bombar o que não levanta, da cloroquina inutil e do azulzinho para levantar a moral da tropa. Lembro tambem das picanhas superfaturadas, das cervejas premium e das guias pintadas de branco. E do corte dos numeros do KC390. E dos pqdt que avaliaram mal o vento e trombaram com predios no RJ. E do desfile dos tanques obsoletos no planalto.

Last edited 1 ano atrás by Wagner
Rinaldo Nery

Qual o problema das armas nas mãos dos civis? O número de mortes pela criminalidade diminuiu. E as armas nas mãos dos bandidos? Você tem arma? Já teve? Sabe mexer numa? Atirar?

Sensato

Quem carregava era uma laranja podre e não a FAB. Respeite a instituição e os homens e mulheres honrados que a compõe.

Carlos Campos

sempre levaram, mas agora vão descriminalizar e poderão levar em paz, o novo governo vai acabar com perseguição desses empreendedores de pó

Curiango

E a Adega

Carlos Campos

bem capaz depois que o Lula assumiu reclamou do jatinho pequeno dele em que serviam comida fria, agora com esse daí da para fazer uma cozinha top.

Rinaldo Nery

Comida fria? Onde?

Neto

Sendo transparente e sem sigilo de 100 anos, faz parte.
.
a ver.

J.Neto

Só pelo avatar…

Esteves

O que farão com os aviões não sei. Mas são lindos.

Atirador 33

Não entendo nada sobre esse tipo de transporte, porém, quando se fala de Brasil onde a maioria dos meios são quantidades são inferiores ao o de fato é necessário
Minha pergunta de leigo, quantos meios seriam necessários para atender as demandas da FAB/País?

Abs

bit_lascado

Na minha humilde opinião precisaríamos de pelo menos mais dois KC-30, apenas para “repor” a capacidade que se tinha quando os KC-137 operavam.

Mars

Posso estar enganado mas acho que em termos de capacidade de carga, 2 KC-30 levam o equivalente ou próximo de 4 KC-137.

Marcos Silva

Quem tem dois,só tem 1.

Mars

Não era ”quem tem um não tem nenhum, quem tem dois pode ter um e quem tem três tem um”?

Marcos Silva

Também serve pra questão.

Carlos Campos

isso é mais para navio que passa um tempão parado para manutenção, ou aviões de caça que precisam de mais manutenção devido as cargas de gravidade que o avião sofre.

Rinaldo Nery

Mais ou menos manutenção não tem nada a ver com carga G.

Sensato

A questão não é apenas a quantidade de carga mas o número de unidades necessárias para que se mantenha a disponibilidade da capacidade em caso de paradas para manutenção ou perdas de origens diversas.

Zorann

De onde tirou isto? Estas aeronaves são muito mais novas,; com disponibilidade muito maior que os vetustos 707 anteriormente usados.

Marcos Silva

Mais novas sim. Mas tem 100% de disponibilidade? Acho que não. Então,dois é igual a 1.

Cristiano de Aquino Campos

Na época tínhamos 2 kC137 e 2 KC-130H. Hoje temos 2 kc-30 e teremos 20 kc-390. Avião para REVO e o que não falta.

Santamariense

Eram 4 KC-137, não 2.

Clésio Luiz

Muita gente ainda não entendeu (ou simplesmente não quer aceitar) a diferença nos papeis na FAB entre o KC-30 e o KC-390, então eu inventei uma analogia veicular para quem acompanha aviação a pouco tempo: Imagine que o KC-30 é um ônibus de viagem, daqueles grandes, comuns no Brasil em rotas interestaduais. É grande, tem ótima autonomia e permite viagens longas com bom conforto, mas a capacidade de carga é limitada a volumes leves e pequenos. Imagine que o KC-390 é um caminhão leve, de uso urbano. Pode levar cargas cujo volume e peso não cabem num ônibus de viagem.… Read more »

Esteves

Resumindo…autonomia. E janelinhas.

Ronaldo Machado

Excelente comentário. Sóbrio. Útil. Analogia perfeita. E repudiando as babaquices em moda ultimamente por um grupo minoritário.
Parabéns Clésio.

Heinz

Obrigado Clésio, foi esclarecedor.

Pablo

Mais fácil de explicar:
Kc 30 = uma carreta
Kc 390 = um caminhao truck

Renato

A questão para a qual que não consigo resposta satisfatória é: Quais são as missões MILITARES (não humanitária e não de transporte de autoridades), com um mínimo de verossimilhança, que o KC30 realizaria no teatro de operações sul-americano, que dois ou três KC390, ou dois ou mais voos de um KC390, não possam realizar? Caso existam, a frequência das mesmas justifica a aquisição de um vetor novo, implantar, gerir e manter toda uma nova linha de manutenção, treinamento e operação? Especialmente as custas de cortar encomendas de uma aeronave nacional? Infelizmente, não consegui vislumbrar tais missões. Posso estar equivocado, mas… Read more »

Clésio Luiz

Você não consegue ver, por mais que os outros expliquem, simplesmente porque tem birra com o KC-30. Simples assim. Não adianta eu e outros tentarem explicar as coisas para pessoas como você, porque qualquer explicação será imediatamente descarta, pois não coincide com a sua visão das coisas.

Renato

Caro Clésio Luiz, não preciso de explicação da diferença de capacidades das aeronaves, que são claras e óbvias. A questão é que ninguém apresenta, e vc também não apresentou agora, qual a missão militar concreta e recorrente, em nosso teatro de operações, que nossa frota de KC390 não cumpriria no lugar de 2 KC30. Não tenho birra com o KC30. Tenho preocupação com o uso adequada do parco orçamento de nossas FA. O KC30 tem capacidades muito úteis para quem precisa de capacidade de transporte e REVO intercontinental, não me parece que a FAB tenha missões militares recorrentes que precise… Read more »

BlackRock

Aviao da FAB desapareceu do radar quando sobrevoava santa catarina !!!!

Rafael Coimbra

Até quando esse avião de transporte será chamado de KC? …..

Celso Sugiura

Até sua aposentadoria.

Underground

Por hora são só C.

DanielJr

Tratativas para transforma-los em MRTT já existem, serão feitas na AIRBUS em Getafe. Serão KC-30 sim, mas, por enquanto, só C-30.

Elintoor-_

Agora, com o PT de volta ao poder (não que eu queira) nossos projetos de defesa terão mais atenção, pois a ressurreição dos submarinos, caças e afins, surgiram nessa dita cuja administração, apesar da roubalheira acachapante. Mas agora, com os “pojétos” assistencialistas colossais, talvez não sobre muito mesmo. A propósito, Dom Jair entregou de bandeja a faixa ao barbudo. Cada vez que pegava o microfone, era uma sentada atrás da outra, e a esquerda, claro, se aproveitava como nunca e nadava de braçada. Comer índio com batatas, pintar um clima com menores venezuelanas, imbrochar e chamar nordestino de jumento no… Read more »

Marcos Silva

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…KC???? KKKKKKKKLLLKKKKKKKKKK…..

Carlos Pietro

Boa noite, uma pergunta de leigo no assunto aviação; estes KC-30,terão aquela porta lateral grande para carga e descarga?

Santamariense

Você se refere as porta que havia no KC-137, não é?

Santamariense

Os KC-30 tem 2 portas, pouco menores, uma na fuselagem dianteira e outra na fuselagem traseira, que dão acesso aos porões de carga.

Santamariense

Aqui, podemos ver a porta dianteira:

Carlos Pietro

Boa tarde, obrigado.

Carlos Pietro

Boa tarde, obrigado,

Carlos Pietro

Boa tarde, isso. Obrigado pelos esclarecimentos.

Mayuan

Possivelmente não. Salvo engano, essa não tem sido uma opção popular mas conversões para o padrão MRTT

Santamariense

Converte para o MRTT padrão que está excelente. As duas portas normais já permitem uma grande capacidade de carga. Para cargas mais volumosas, usa-se o KC-390.

Carlos Pietro

Boa tarde, obrigado pelos esclarecimentos.

Clésio Luiz

Por enquanto não foi divulgado que terão. Como é uma modificação custosa, a probabilidade de a receberem é pequena. Só o custo da conversão para reabastecedor já deve custar uma nota preta.

Afonso

É muito custosa essa modificação? A Gol está fazendo em vários para o Mercado Livre, serão mais de 20 e breve.

Clésio Luiz

Eu não posso falar em valores exatos simplesmente porque eu não os conheço. Mas posso levantar alguns pontos: A FAB encomendará apenas 2 conversões. O exemplo que você deu é 10 vezes maior, logo é possível obter um preço menor por unidade; A Gol está fazendo um investimento comercial, com retorno financeiro garantido. A FAB utiliza suas aeronaves de forma muito menos frequente que a Gol. Talvez eles achem que não valha a pena por também terem o KC-390 para cargas pesadas/volumosas; A conversão do A330 será de militarização, ou seja, além do nada barato kit de reabastecimento, provavelmente alto… Read more »

DanielJr

a Airbus em Getafe está transformando vários A330 em MRTT para vários clientes. na pandemia, mais países aproveitaram e compraram aeronaves deixadas de lado pelas empresas aéreas. Acho que se a FAB fizer uma modificação de prateleira, sem inventar muita coisa, o preço seria o padrão, não importando muito a quantidade pequena de conversões para a FAB.

Fabio Araujo

Agora que recebemos o segundo A-330 o primeiro deve ser enviado para Getafe e entrar na fila de conversão!

Carlos Pietro

Boa tarde, obrigado pelos esclarecimentos.

Antonio Neto

Só se receberem a conversão. Esses aviões da FAB são A330-200. A Airbus fabricou uma versão de carga dessa série, que batizou de A330-200F. Ela já vem de fábrica com essa grande porta lateral, piso preparado para cargas e um compartimento entre a cabine de pilotagem e a de carga com duas estações de trabalho para os loadmasters. Seria interessante se a FAB adquirisse pelo menos 1 unidade dessa versão.

Fabio Araujo

A versão MTTR é projetada para carga, reabastecimento, transporte de tropas e transporte médico. Por isso se usa a versão de passageiro que já é preparada para transportar passageiros além de carga.

Carlos Pietro

Boa tarde, obrigado pelos esclarecimentos.

Mars

Eu acredito que não, o A330 tem uma ”inclinação” que dificulta o manuseio de cargas pesadas. Isso foi corrigido na versão F que vem de fabrica com uma modificação no trem de pouso dianteiro.

Mars

Aqui a versão A330-200F.

Carlos Pietro

Boa tarde, obrigado.

Carlos Pietro

Boa tarde, obrigado pelos esclarecimentos.

Glasquis7

Um off:

Um avião da FAB que fazia treinamento saiu do radar… Rezemos para que os tripulantes estejam bem.

Antonio Neto

Fotos

Antonio Neto

E ele também poderia ser convertido para o padrão MRTT

Joao Moita

https://www.estadao.com.br/brasil/aviao-da-fab-cai-santa-catarina-dois-mortos/

Que descansem em paz. 😥
Pêsames aos familiares.

Agressor's

Muito bem, senhor…

BLACKRIVER

E aí,
Belas máquinas, mas alguém sabe quando começa a conversão para reabastecedor?

EduardoSP

Eles continuam equipados com assentos da “business class” da LATAM?

Allan Lemos

Quando ocorrerá a conversão de ambos?

Glasquis7

Postei comentário ontem antes da meia noite. Faz umas 20 horas atras Sobre um avião da FAB que desapareceu do radar. Hoje, já foram encontrados os destroços e os corpos dos pilotos mas o meu comentário ainda não foi liberado.

Há alguma restrição especial sobre os meus comentários?

Matheus R

Boa Noite.
Alguém sabe por que esses aviões foram enviados para a Irlanda receber nova pintura?
Esse serviço não poderia ter sido feito aqui?

Pecatoribus

Bom dia! Isto já foi esclarecido em vários posts anteriores. A questão é “vaga” na fila. Com a pandemia mulhares de aviões foram retirados de operação e “estocados” mundo afora. Depois que a crise começou arrefecer, aviões foram sendo revitalizados. Isto levou a uma superlotação das oficinas de manutenção. Tanto que a Azul teve de usar oficina na Jordânia para revisão e a Irlanda para pintar os aviões para que conseguisse cumprir os prazos contratados com a FAB. Abs

Matheus R

Entendi. Obrigado por responder.

José Luiz Perdon

Muito bom