Pela primeira vez, o blindado Guarani embarcou no KC-390, moderno avião de transporte militar da Força Aérea Brasileira.

Em conjunto com o Instituto de Pesquisas da FAB e com a Embraer, o Centro de Instrução de Blindados realizou uma das etapas da avaliação operacional da aeronave.

FONTE: Comando Militar do Sul

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Olá Colegas. Legal, mas o pessoal da área de comunicações poderia tem filmado com o celular ao invés de só tirar fotos. Também fiquei com a impressão que eles embarcaram um M113.

Mr.Wolf

Tem algo que acho interessante no KC-390 para o mercado Europeu. Pegando as capacidades presentes na ficha técnica do modelo, disponíveis na internet. Ele teria capacidade de transportar um M270 MLRS para praticamente todos os lugares na Europa/Otan partindo de bases na Alemanha e Polônia. Estou analisando ficha técnica apenas, pode haver outras limitações que eu não tenho conhecimento.

Silvano

Esse aí o super, hiper, magnífico, lindão e gostosão C130J, amado por muitos por aqui nem sonha em transportar, aliás, se embarcar, o dito cujo se desintegra. Fica acoxado demais pra ele.

O bicho véi pilotado por controles a cabo transporta 19 Ton… o M270 pesa 25 Toneladas… kkkkkkkkkk .. Tem caboco que gosta… rsrsrs..

glasquis7

“O recém-lançado da Embraer, apesar de sua maior velocidade e capacidade de carga, não será, todavia, necessariamente, – para relativo infortúnio da fabricante -, o futuro substituto da imensa frota (mundial) de aeronaves C-130 e, dificilmente, alcançará a confiabilidade e durabilidade deste ícone da aviação presente nos quatro cantos do planeta (e nem é propriamente a sua meta derradeira).” Reis Friede – Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Professor Honoris Causa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Professor Emérito da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO) e Conferencista Especial da Escola… Read more »

João Augusto

Lembrei da garagem da minha casa que eu guardo o carro e tenho que sair pelo porta-malas.
PS: Antes que alguém reclame, não há crítica ao avião no meu comentário.

M.@.K

hahaha

Sensato

Nesse caso, diferente da sua garagem, tem uma porta na frente rsrsrsr

Underground

Sugiro que compre um Romi Isetta.

Jadson S. Cabral

Hahahaha

cHAL

O C-390 seria uma boa opção ao EB? Confesso que estava ansioso pra ver este teste do Guarani no KC-390

Paulo Brics

Prezado, dentre suas funcionalidades ele também foi projetado para atender às demandas do EB porém isto ocorre através de integração operacional com a FAB.

Além de não dispor de grana para tal, mesmo que tivesse o EB tem outras demandas urgentes como os caça tanks 8×8, as defesas antiaéreas de médio e longo alcance, MBTs modernos, VBTPs modernos, implementar os sistemas de vigilância nas fronteiras, dentre outras.

E lembremos que a tentativa de comprar os vetustos Sherpa dos estoques dos eua foi barrada. A FAB tem os meios e cumpre a função com excelência.

Silvano

Só para se ter uma ideia, até o exército argentino tem aviação de asa fixa há muito tempo. Quem está errado? e eles nem são tão grandes como nós e tão pouco tem algo como a Amazônia e seus Pel Fron.

Jadson S. Cabral

Sim, e daí que o exército argentino tem aeronaves de asa fixa e o EB não? A FAB deixa o transporte tático a desejar? Quem está melhor na fita, os militares argentinos ou os nossos?

Chal

Prezado Paulo
Não tiro uma vírgula do seu comentário, visto as enormes demandas do EB, mas penso que seria uma boa opção ao EB, talvez as aeronaves que a FAB reduziu no pedido, mas como bem lembrado, esse meu desejo não passa de um sonho de verão kkkk..abraços

Rafael Oliveira

O presidente autorizou a compra de aviões pelo EB em 02/06/2020 e três dias depois, desautorizou. É engraçado que fala-se em planejamento, estudos, decisões técnicas, mas uma decisão é revogada em 3 dias significa que tem algo errado.

Camargoer.

Olá Rafael. O EB fez uma lambança. Primeiro, a FAB tem aviões suficientes para para atender ao EB mas carece de recursos de custeio. Se o EB comprasse aviões obsoletos, ele tereia que replicar a infraestrutura de logística que a FAB já possui e teria que empregar os mesmos recusos de custeio para fazer as aeronaves Sherpa voarem. Ou seja, teria o mesmo resultado gastando 10 vezes mais.

Henrique

Não… C390 é pra Fab operar

entenda: EB usa helicópteros de qualquer tipo e drones de inteligente e ataque leves
FAB: usa qualquer coisa que voa
MB: usa qualquer coisa que voa e pode ser acomodada num navio aeródromo e/ou um hangar do navios ao mesmo tempo

essa é a divisão correta

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Heinz

Creio que equipado com a Remax ou a torre UT30, ele não consiga entrar na aeronave. Isso é um problema? Ou no projeto já foi acordado sobre isto?

Ozires

O KC-390 foi projetado levando em conta requisitos de transporte de veículos estipulados pela FAB e EB.

A aeronave é capaz de transportar todos os veículos solicitados quando da definição de suas capacidades (nas condições acordadas).

Há um vídeo da Embraer de ensaio de carregamento de diversos veículos, Guarani, M113, Caminhão de Bombeiro, e até um Blackhawk.

Camargoer.

Olá Ozires. Na fase não de projeto, foi construído um mockup de madeira em tamanho real para testar a entrada e saída de veículos dentro do compartimento de carga. Acho que o embarque e desembarque destes veículos já havia sido ensaiado mas apenas ambulâncias haviam sido transportadas até agora.

Rinaldo Nery

Isso foi fruto dos workshops coordenados pelo Brig Zavaroni, gerente do Projeto à época.

André Macedo

Cadê o IRISTE do KC??

Maurício.

O KC só terá um “IRISTE” quando ele for um Boeing YAL-1, que aliás, tinha em torno de 6 IRST…🤭

Jefferson Henrique

É possível para o KC-390 levar um Gripen desmontado?

Bueno

Leva 1 Centauro II ?

tsung

depende da capcidade dele

A6Mzero

A principio o Centauro II não, sua altura por conta da torre redesenha não permite, e o peso do veiculo estaria no limite ou até um pouco acima do possível para o KC.

Já a versão B1 com a torre antiga e de perfil mais baixo tem dimensões menores e seria possível, mas o peso ainda poderia ser um fator determinante.

Bueno

Não lembro onde li que no processo de obtenção do VBC Cav um dos  requisito era ser compatível  transporte nos KC390

LucianoSR71

Esse ponto não está mais nas especificações da Licitação, até porque o EB pensa em adquirir um veículo c/ canhão de 120mm, somente não o fará se não tiver verba p/ isso, contentando-se c/ 105mm.

Rosi
LucianoSR71

Não, seu peso de 30t está acima da carga max. centralizada que o KC-390 pode levar: 26t.

Barak MX para o Brasil

Não, KC-390 consegue levar no máximo 28 toneladas se for bem centralizado. O único que poderia ser levado é o veículo da Norinco. Creio que sem torre.

LucianoSR71

Uma pequena correção, amigo: 26t. Vide pagina da Embraer, no item ‘maior mobilidade’:
https://defense.embraer.com/br/pt/c-390

Bueno

Obrigado! levando Um Guarani , se couber com a TORC-30 ou um Piranha 8X8 Esta bom, já ajuda na logística para o Norte do Pais…   Para este apoio Logístico eu apostava que a FAB adquirisse no mínimo 24 KC-390 , O Brasil é imenso   e se considerar que esta quantidade será entregue ao longo de um tempo e nem sempre pode contar  com 100% Disponibilidade. Espero que a economia melhore e a FAB volta a adquirir um novo lote de KC-390   Temos aproximadamente Na ativa   12 CASA C-105A 8 C130 4 Em voo e 4 em manutenção… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
LucianoSR71

Tranquilo, amigo.

MMerlin

Permite, desde que esteja sem a torre.

Bueno

bacana, leva a torre em um C-105A ( não sei se cabe) kkk
Quando eu falo sobre isto penso na quantidade de KC390
faço um exercício imaginando deslocar de pessoal e material do Sul para Norte ..


Carlos

No caso da garagem estreita, compre uma lambreta…….🛵🛵🛵🛵🛵🛵🛵

EduardoSP

Parece que os pneus estavam um pouco vazios. Seria para reduzir a altura e alguns centímetros ou para melhorar a ancoragem no piso? Ou os dois?

Maurício.

Eu também tive essa dúvida.

Brito

Off:
Alguém saberia me explicar o pq dos militares terem escolhido o guarani ser 6×6 e não 8×8?

Rafael Oliveira

Mais barato.

Nemias alves martins

Muito confortável