Ex-pilotos do Reino Unido atraídos para ajudar militares chineses, diz MoD

40

Ex-pilotos militares britânicos estão sendo atraídos para a China com grandes somas de dinheiro para repassar seus conhecimentos aos militares chineses, afirma-se

Acredita-se que até 30 ex-pilotos militares do Reino Unido foram treinar membros do Exército de Libertação Popular da China.

O Reino Unido está emitindo um alerta de inteligência para alertar ex-pilotos militares contra trabalhar para os militares chineses.

As tentativas de caçar pilotos estão em andamento e aumentaram recentemente, dizem autoridades ocidentais.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que o treinamento e o recrutamento de pilotos não violam nenhuma lei atual do Reino Unido, mas autoridades do Reino Unido e de outros países estão tentando impedir a atividade.

“É um pacote lucrativo que está sendo oferecido às pessoas”, disse uma autoridade ocidental, acrescentando que “o dinheiro é um forte motivador”. Acredita-se que alguns dos pacotes cheguem a £ 237.911 (US$ 270.000).

Os pilotos britânicos aposentados estão sendo usados ​​para ajudar a entender a maneira como os aviões e pilotos ocidentais operam, informações que podem ser vitais em caso de conflito, como em Taiwan.

“Eles são um grupo de pessoas muito atraente para transmitir esse conhecimento”, disse uma autoridade ocidental. “Estão sendo necessários pilotos ocidentais de grande experiência para ajudar a desenvolver táticas e capacidades da força aérea militar chinesa”.

Um porta-voz da primeira-ministra Liz Truss disse que o governo está tomando “medidas decisivas” para parar o recrutamento e “proteger nossa segurança nacional”.

Ele apontou a revisão de cláusulas de confidencialidade e acordos de confidencialidade em contratos assinados por ex-militares.

O ministro das Forças Armadas, James Heappey, disse que o Reino Unido “deve mudar a lei” para garantir que os pilotos não transmitam informações à China no futuro.

“Certamente não combina com minha compreensão do serviço à nossa nação – mesmo na aposentadoria – ir trabalhar com uma potência estrangeira, especialmente uma que desafia tanto o interesse do Reino Unido”, disse ele ao programa Today da BBC Radio 4.

O Reino Unido tomou conhecimento pela primeira vez de um pequeno número de casos de ex-pilotos militares recrutados em 2019, que foram tratados caso a caso. A pandemia de Covid-19 desacelerou as tentativas, quando viajar para a China era quase impossível mas as tentativas aumentaram agora, levando a este alerta.

“Vimos que isso aumentou significativamente – é um problema em andamento”, disse uma autoridade ocidental em um briefing a jornalistas. O pessoal de serviço atual está sendo alvo, mas acredita-se que nenhum tenha aceitado.

Os pilotos têm experiência em jatos e helicópteros e vêm de todo o exército e não apenas da Royal Air Force. Eles voaram Typhoons, Jaguares, Harriers e Tornados.

Acredita-se que os pilotos do F-35 não estejam envolvidos, embora se acredite que a China esteja interessada neles. Alguns dos pilotos estão na casa dos 50 anos e deixaram as forças armadas há algum tempo. Pilotos de outras nações aliadas também foram alvo.

Autoridades disseram que estavam sendo recrutadas por meio de headhunters intermediários e citaram uma academia de aviação específica com sede na África do Sul como envolvida.

Não há evidências de que algum piloto tenha violado a Lei de Segredos Oficiais ou que tenha cometido algum crime. O objetivo do alerta é tentar impedir a atividade e informar a equipe atual e os parceiros do setor e também lembrar o pessoal de suas obrigações de proteger informações confidenciais.

“Estamos tomando medidas decisivas para impedir os esquemas de recrutamento chineses que tentam caçar ex-pilotos das forças armadas do Reino Unido para treinar pessoal do Exército de Libertação Popular na República Popular da China”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa.

“Todos os servidores e ex-funcionários já estão sujeitos à Lei de Segredos Oficiais, e estamos revisando o uso de contratos de confidencialidade e acordos de não divulgação em toda a Defesa, enquanto a nova Lei de Segurança Nacional criará ferramentas adicionais para enfrentar os desafios de segurança contemporâneos – incluindo este.”

FONTE: BBC

NOTA DA REDAÇÃO: O vídeo abaixo feito em abril deste ano, mostra dois pilotos que ejetaram de um jato de treinamento JL-10 da China. Um dos tripulantes não era chinês.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

A Rainha está morta.

Realista

E a Liz Truss já criou conta no Linkedln !

Luis Carlos

kkkkkk

O pessoal daqui do site foi avisado do desastre que essa Senhora seria.
Dito e feito!
E nem precisou demorar muito.

Elias

Onde estão aqueles que soltam gritos retumbantes de que os xings sao autossuficientes em tudo … rsrsrs estes tempos de idheolhogyas é um caleidoscópio mesmo é só mudar o prisma muda os conceitos. Os robozinho fazendo seu trabalho e o politburo xings usando o capitalismo na mais pura doutrina… realmente os fins justificam os meios

Inimigo do Estado

Inocente o bichinho, se até empresas privadas gigantes fazem isso, por que forças armadas não fariam?

Luis Carlos

Se vc quer derrotar seu inimigo, aprenda como ele atua.
E isso apesar da estratosférica diferença de forças entre China e R.U.
Estão sendo avisados novamente.
Depois não reclamem.

Matheus

Patriotismo não bota comida na mesa.

Marcelo

Os chineses só estão fazendo o que o Ocidente (Otan) fazia ou faz contra a uniao sovietica (Russia ) !!!

Hawke

Havia um programa USAF nos anos 60/70 que seu não me engano era dengi (grana) que tinha objetivo fazer os pilotos soviéticos deserdarem com seus aviões para algum país da OTAN.

João Adaime

Caro Roberto
Lembrou bem. Eles espionam, não ensinam o pulo do gato e ainda ganham uns trocados.
Abraço

Welington S.

É aquela: Ganhando bem que mal tem?

ChinEs

A China é Cria do Ocidente desde 1870, a China vem sendo criada pelo Ocidente a muito tempo.

Cidadão das Sombras

Mercs 2.0

Luis Carlos

Vc anda assistindo muito James Bond.

Matheus

Viva o Capitalismo.

Fabio Araujo

Desde 2015 a força aérea chinesa tem feito exercícios militares contra a força aérea da Tailândia e desde os primeiros exercícios foram identificados graves problemas de treinamento dos pilotos chineses e a força aérea chinesa começou a trabalhar para reformular seu programa de treinamento, creio que isso foi uma forma mais rápida de resolver os problemas.

Omg

Deveriam ir parar na forca por alta traição.

Fabio Araujo

Podemos não concordar e até questionar se isso é moralmente aceitável ou não, mas eles não estão descumprindo nenhuma lei inglesa e por tanto não podem ser punidos. Mas o ministério da defesa inglês já esta estudando mudanças na lei para tentar impedir isso no futuro.

Nonato

Passar segredos para inimigo mortal…
Para destruir seus concidadãos…

Adriano Madureira

Acredita-se que até 30 ex-pilotos militares do Reino Unido foram treinar membros do Exército de Libertação Popular da China. O Reino Unido está emitindo um alerta de inteligência para alertar ex-pilotos militares contra trabalhar para os militares chineses. As tentativas de caçar pilotos estão em andamento e aumentaram recentemente, dizem autoridades ocidentais. Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que o treinamento e o recrutamento de pilotos não violam nenhuma lei atual do Reino Unido, mas autoridades do Reino Unido e de outros países estão tentando impedir a atividade. “É um pacote lucrativo que está sendo oferecido às pessoas”, disse… Read more »

Carlos Campos

contra inteligência também, pode até passar coisas falsas.

Curiango

Vide os Nortistas tentando enganar o Brasil com a venda de planos de Sub nucleares

Nilton L Junior

Bem vindo ao mundo globalizado.

BLACKRIVER

Exatamente, mão de obra especializada merece ganhar bem!

Nilton L Junior

Acompanho o voto do relator

Digo

Lembro de ler uma noticia esse ano que a RAF queria priorizar “minorias” para a função de piloto no lugar de homens brancos, parece que alguns desses não se sentem muito confortável no Reino Unido 🙂

Saldanha da Gama

E a meritocracia…………

Vendéen

Olá Brasil, Os países preocupados com “esta pesca de pilotos militares” podem, com razão, estar preocupados. Além disso, a França também está familiarizada com essa dragagem de pilotos militares aposentados, especialmente se forem ex-pilotos de Rafale. https://www.intelligenceonline.fr/renseignement-d-etat/2019/09/04/des-pilotes-de-rafale-tentes-par-les-largesses-chinoises,108370809-gra “De acordo com um artigo recente, a China treina seus pilotos da força aérea na África do Sul usando ex-pilotos franceses. O Exército de Libertação Popular (PLA) confia essa tarefa a uma subsidiária e parceira de seu principal fornecedor de equipamentos aeroespaciais e de defesa, a Aviation Industry Corporation da China (AVIC). https://www.epochtimes.fr/larmee-de-lair-chinoise-sentraine-afrique-sud-2039486.html Mesmo que o propósito e as intenções sejam diferentes, em… Read more »

Paulo Brics

E porventura os chineses já não consideravam esta possibilidade?
Bastante óbvio não?

Portanto certamente eles estão conduzindo a coisa de forma a evitar isto.

Se o governo da China monitora seus cidadãos fortemente o que dizer de estrangeiros contratados para prestar serviços às suas forças armadas. Sabem até a cor das ceroulas que os caras estão usando.

João Adaime

Prezado Paulo
Não é espionagem do tipo roubar tecnologia, mas conhecer as potencialidades do equipamento, armamentos e tripulação.
Sem contar com os bate-papos informais no final da tarde regado a cerveja. Muita coisa pode surgir daí.
Se as autoridades inglesas estão reclamando da participação dos seus pilotos, há grande chance de ser apenas uma forma de deixar os chineses “tranquilos”, caso eles estejam suspeitando de “espionagem”.
Como o Roberto escreveu acima, “os ingleses sempre foram bons na espionagem”.
Abraço

Paulo Brics

Amigo você não tem noção do nível de vigilância que o governo da China põe em prática. Eles tem dezenas de centros de informação em vários países para monitorar o que cidadãos chineses estão fazendo no exterior. Dentro da China o que eles intentam é quase como no filme 1984 que inspirou o Big Brother. Claro que alguma falha pode ocorrer mas pode ter certeza que nesses bate papos e cervejinhas tem câmeras e arapongas espalhados por tudo quanto é lado. E em se tratando de estrangeiros atuando com seus militares a vigilância deve ser extrema. Estes caras não dão… Read more »

Curiango

Assim
Como nosso MD não caiu na lorota do tal casal q iria nos vendar os anos do Sub nuclear dos AMis

Luciano do Prado

As pessoas vão para onde se paga melhor, isso é o capitalismo.

Fernando

Simples de resolver, se estão pagando é porque eles têm valor, então, que o governo inglês cubra a oferta para não irem para China!
Gastam milhões fornecendo armamentos para Ucrânia, não tem dinheiro para cobrir oferta ?
Lembrar que os caras agora vivem do que aprenderam !

Last edited 1 ano atrás by Fernando
Angelo

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Marcelo M

Um sujeito que tem boa pensão paga pelo Rei trair seu país por duas centenas de milhares de libras é realmente inconcebível.

João Fernando

Ué, a China aprendeu a operar PA em que lugar? Não sei como não reformaram o Opalão na faixa…

Velho Alfredo

Dos 30, um já gastou um caça e 2 assentos ejetáveis…. tá dando certo?

ednardo curisco

10 milhões de libras para cada um ainda está barato por uma informação dessas

Mirão

Se essa era a intenção então por que caguetaram o proprio plano?

Acho que você está deixando o seu odio pela China tomar o lugar da sua percepção da realidade.