Novo sistema eletro-ótico da Hensoldt é aprovado com sucesso pelo cliente

3

O fornecedor de soluções de sensores HENSOLDT foi aprovado com sucesso pelo cliente, especialista em aviação QinetiQ GmbH, Mönchengladbach, com o primeiro de dois sistemas completos para reconhecimento eletro-ótico.

O sistema de reconhecimento composto pelo sistema eletro-ótico ARGOS II HD (EO/IR) e o software de controle e avaliação EuroNAV foi colocado em operação com sucesso apenas seis meses após o pedido. O sistema de reconhecimento foi pré-integrado pela HENSOLDT no próprio Laboratório de Integração de Sistemas Aerotransportados da empresa e montado pela QinetiQ em aeronaves DA62MPP da Diamond Aircraft Industries, Áustria, para serviços de reconhecimento e treinamento de clientes nacionais e internacionais.

O sistema de missão, com o nome do produto “MissionGrid”, pode ser usado em aeronaves de asa fixa, helicópteros e veículos aéreos não tripulados.

“O marco de sucesso no projeto validou nossa abordagem para acelerar os testes funcionais do sistema, bem como a certificação por meio da pré-integração interna”, diz a gerente de projeto Theresa Leopold. “Isso nos permite oferecer ao cliente uma solução completa que reduz o risco e o esforço do projeto do cliente e está disponível no menor tempo possível.”

É usado por forças aéreas e navais para missões de reconhecimento e aquisição de alvos (ISR/ISTAR), mas também para proteção de fronteiras, missões de busca e salvamento, patrulhas marítimas, aplicação da lei e proteção de objetos. A Polícia Federal Alemã o utiliza para combater o contrabando, o comércio ilegal e para a segurança das fronteiras.

Embarcação identificada a 60 KM de distância com o sistema ARGOS II

O sistema de reconhecimento tem um alcance de até 40 km e pode detectar navios, pequenos barcos infláveis ​​ou nadadores individuais de dia e de noite, bem como com mau tempo. Uma câmera termográfica grava as imagens e transmite vídeo e dados em tempo real para estações base no solo. O sistema de missão “MissionGrid” também pode ser complementado de forma fácil e modular com outros sistemas HENSOLDT, como o radar de reconhecimento PrecISR, o sistema Kalaetron ESM/SIGINT e o sistema de autoproteção AMPS, bem como vários outros tipos de sensores e dados ligações. Uma instalação de treinamento virtual também permitirá que os usuários sejam treinados “remotamente” no sistema de missão na instalação por meio de uma conexão segura à Internet.

A HENSOLDT é uma empresa lider alemã na indústria de defesa com uma posição de liderança de mercado na Europa e alcance global. A empresa, com sede em Taufkirchen, perto de Munique, desenvolve soluções de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como líder em tecnologia, a HENSOLDT também expande continuamente seu portfólio em cibersegurança e desenvolve novos produtos para combater uma ampla gama de ameaças com base em abordagens inovadoras de gerenciamento de dados, robótica e segurança cibernética. Com mais de 6.400 funcionários, a HENSOLDT gerou receitas de 1,5 bilhão de euros em 2021.

Diferentes plataformas estão equipadas com produtos de Hensoldt, como os aviões de combate F-16, Eurofighter, Gripen, Rafale, os satélites Tandem-X e EDRS, o avião de transporte A400M e helicópteros de vários modelos de submarino, além dos Type 209 e 212, as corvetas K130 da Marinha Alemã e LCS da Marinha dos EUA, a empresa fornece equipamentos de missão crítica para os veículos Puma e Leopard.

Sistema ARGOS II equipando o EC635 (H135M)
Sistema ARGOS II equipando o EC635 (H135M)

SOBRE O ARGOS II

“O ARGOS II é um dos sistemas eletro-óticos/infravermelhos mais avançados atualmente disponíveis no mercado global. Apresentando uma câmera termográfica de alta definição ‘made in Germany’ e um conjunto de sensores de última geração, este pacote atende à necessidade de os clientes levarem a observação aérea a sério, além de satisfazer as necessidades de aplicação da lei e requisitos relacionados a defesa”, explica Luis Gueren, Diretor de Marketing da HENSOLDT na América Latina.

O ARGOS II é construído em torno do conjunto de torre estabilizada de 16 polegadas, proporcionando a melhor estabilização nesta classe de produtos atualmente no mercado. A carga útil do sensor compreende uma câmera termográfica de alta definição “megapixel” (MWIR) e uma câmera HDTV multiespectral, ambas capazes de zoom ótico e eletrônico contínuo. Uma câmera multiespectral de detecção HDTV opcional permite a identificação de alvos de longo alcance.

O sucesso final do ARGOS II é bem conhecido por seus clientes pelo peso, qualidade e flexibilidade do gimbal, conexões de fiação e interface da aeronave para fornecer feedback ao usuário final. Até a ergonomia do controlador manual e do monitor touch screen utilizado pelo operador criam uma vantagem na aceitabilidade do equipamento”, concluiu  Luis Gueren.

DIVULGAÇÃO: Hensoldt

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BLACKRIVER

São equipamentos desse tipo instalados em VANTS que fazem falta no Brasil!
Tenho certeza que fariam sucesso nas fronteiras e nos garimpos irregulares!

Luis

Exatamente, Existem sistemas de menor tamanho e peso par Vants.

Tallguiese

Gostaria de ver os novos esquilos nessa configuração dos EC-635 como o da foto acima. Mas esqueci que os esquilos são para a marinha e a FAB. No EB essa configuração seria boa!