Força Aérea Brasileira presta apoio às eleições 2022

44

O apoio faz parte da Operação Garantia da Votação e Apuração (GVA), deflagrada pelo Ministério da Defesa

Em apoio às eleições de 2022, a Força Aérea Brasileira (FAB) emprega, desde terça-feira (27/09), militares e aeronaves para o transporte aéreo logístico de urnas eletrônicas, materiais, mesários e agentes de segurança para locais de difícil acesso no país.

A atuação da FAB integra a Operação Garantia da Votação e Apuração (GVA), deflagrada pelo Ministério da Defesa, que aprovou, por meio de Diretriz Ministerial, o emprego das Forças Armadas nas eleições deste ano.

As localidades atendidas foram demandas realizadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e analisadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estão envolvidas na missão algumas aeronaves da FAB. Dentre elas: três C-105 Amazonas, três C-98 Caravan, dois C-95 Bandeirante, quatro H-60L Black Hawk, um H-36 Caracal e um C-130 Hércules.

O Capitão Aviador Sergio Nunes Miranda, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, comentou sobre a satisfação de colaborar nesta missão em prol do exercício da cidadania dos brasileiros. “Participar de uma missão de Garantia de Votação e Apuração foi extremamente gratificante. Pôde-se perceber por toda a tripulação uma sensação de dever cumprido, ajudando o Brasil na missão de garantir o direito do voto a todos os cidadãos e ajudando a Força Aérea na missão de integrar o território nacional”, disse.

O Tenente Aviador Thiago Henrique Pereira da Silva, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, atuou no transporte de urnas para as cidades de Canutama (AM), Tapauá (AM), Manicoré (AM) e Boca do Acre (AM), atendendo a diversas comunidades ao longo do rio Purus. “É com orgulho ímpar que a tripulação do 5/8º GAV está participando dessa missão, podendo empregar os vetores de asas rotativas para integrar o território nacional”, frisou.

 

Forças Armadas e a Justiça Eleitoral

Além da FAB, a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro formam uma tríade importante de parceiros da Justiça Eleitoral para a realização de eleições no Brasil. Entre as funções das Forças Armadas estão assegurar a integridade do território nacional; defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros; proteger os cidadãos e os bens do país; e garantir a soberania da nação. Nesse contexto, o papel das Forças Armadas nas eleições é de apoiar os órgãos competentes e garantir o funcionamento dessa engrenagem.

Por meio da Resolução nº 23.673-TSE, de 14 de dezembro de 2021, as Forças Armadas foram elencadas pelo TSE como entidades fiscalizadoras do sistema eletrônico de votação, legitimadas a participar de todas as etapas do processo de fiscalização, juntamente com a OAB e o Ministério Público, entre outras instituições.

As Forças Armadas também foram incluídas pelo Tribunal, por meio da Portaria n° 578-TSE, de 8 de setembro de 2021, juntamente com outras entidades, na Comissão de Transparência das Eleições (CTE), criada com o propósito de ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

Fico dividido vendo algo deste tipo.

Orgulhoso que as FA cumpram com a missão que lhes for designada, mas ao mesmo tempo triste ao ver como o Estado/Governo (seja qual for), através das mesmas FA, se dedica com tanto empenho e atenção às eleições, principalmente nestes rincões do Brasil, praticamente esquecidos, mas não dedicam uma fração deste mesmo empenho para prover acesso à saúde, educação, segurança ou sequer saneamento básico ….

Enfim, parabéns à FAB e demais forças por cumprir a missão

Eduardo Angelo Pasin

O estado sempre será ineficiente em tudo oque faz!!!!!

Matheus

Que Deus tenha misericórdia do Brasil. Eleições se aproximando e aquela angústia de nenhuma boa perspectiva pro futuro.

Alexandre Galante

“Pior que está não fica” – by Tiririca

Vitor

Galante, você está implicando que o atual governo Bolsonaro é tão ruim quanto os marxistas que nos cercam? Meu Deus!

Saldanha da Gama

Ahh fica sim….

Agressor's

Vcs percebem: “Votar no menos ruim”, isso que é a nossa república de hoje, o menos ruim….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
João Augusto

Não desafia os caras não, Galante.

Sensato

Discordo respeitosa mas fortemente. Outros países de nosso continente estão aí para mostrar o quão pior pode ficar.

Grifon Eagle

Exatamente.

Grifon Eagle

Olha para os nossos vizinhos Galante, vc quer que o Brasil chegue a esse nível?

Silvano

Em protesto contra tudo o que está aí, eu pago gasolina a 8 mangos e cenoura a vinte o quilo. Sou consciente. Me recuso a comprar fraudinha ou coxão mole a 28 reais o quilo no Big aqui do bairro.

Inimigo do Estado

Oxe, 28? Eu vejo por 40 aqui em Petrolina-PE

Agressor's

O povo brazileiru não tem a maturidade que outros povos tem…o povo deveria exigir e não pedir mudanças…mas o que o povo faz?!…fica só no “zap-zap” reclamando que subiu passagem aérea, energia, gás, gasolina…na verdade podia subir mais…o povo reclama mas aceita…é passivo, inerte e conformista…é por isso que termos como “curral eleitoral” foram criados para descrever e classificar o eleitor brazileiru…Quem cala…CONSENTE!!!…Vcs vão consentindo…e eles vão dando aumentos para si mesmos…espoliando…roubando…desviando…vão fazendo as coisas na cara de vcs…sapateando na cara de vcs!…enquanto brigam de Coxinha e Mortadela!..

Agressor's

Antigamente: Intelectuais, poetas, músicos, gente erudita, classuda. Atualidade: Alienados, ignorantes, gente de personalidade violenta, pouca escolaridade, personalidades com baixa estima e que necessitam da figura do ídolo. Um perigo! Né…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Elias

Deus tenha piedade da tua alma…

icaro

Sr. piloto virtual, que tal ir pilotar virtualmente os simuladores de Mig-29 de Cuba?

Tomcat4,4

Deus, sempre, mas sempre mesmo , está no controle e o Brasil ,é um país com mais de 80% de cristãos, conservadores e faremos serem ouvidas nossas vozes em meio a tanta lacração e forçassão de barra ideológica por meio do “globalismo mundial”

Allan Lemos

O povo brasileiro não merece nada melhor.

Nativo

Um país com a imensa maioria mantido na ignorância, por um estratégico desprezo a educação e cultura pelos governantes, só irá ter chance de mudar sua situação, quando pegar em armas e aí você vai dizer que e baderna.

santiago

Esse perfíl de ignorantes com armas na mão é o mais perigoso. Isso irá virar aqueles seriados de redneck que fica atirando em lata de cerveja e matando crocodilo … Isso só se muda com educação e o atual governo não quer mudar isso TAMBÉM

Agressor's

Não merecem nada melhor mesmo. Pois é impressionante como brazileru gosta de idolatrar, defender ou apoiar bandidos. Não é a toa que a nossa política está sempre tomada de caudilhos e corruptos! Não foi por acaso que expressões como “curral eleitoral” foram cunhadas por essa república oligárquica para classificar os eleitores brazilerus. Pois o brazileru hoje só luta por político, não pelo país! Infelizmente a briga dos brazilerus são pelos políticos, se preocupam com os políticos e não pelo bem do nosso país! Eu fico assustado com tamanha incompreensão da realidade, os extremos dessa sociedade doente e viciada em ser… Read more »

Agressor's

Não existe direita ou esquerda, existem interesses das grandes potências e só! Um governo completa o outro, ambos sempre trabalham pro mesmo “chefe” mas tem gente que pensa que são individualistas. Quem dera! Eles SÓ vão para o poder quando aceitam colocar em prática as ordens dos que estão por trás deles. Bater de frente com um sistema já estabelecido é complicado. O braziu é uma colônia de extração, e de nada adianta atribuírem este país como rico e o “celeiro do mundo” se grandes investidores estrangeiros ou governos externos através de laranjas nacionais se apossem de todas nossas terras… Read more »

Camargoer.

Olá Matheus. Esta frase “que Deus tenha misericóridia desta nação” ficou famosa na boca de Eduardo Cunha. Seria de bom agouro jamais repeti-la.

Nativo

Perfeito o comentário.

Tomcat4,4

Deus nos abençoe e ilumine as mentes de nós eleitores para escolhermos aqueles que vão administrar nossa nação nos próximos 4 anos.

Nostra

Off topic

DRDO VSHORADS

From 1st test fire

Nostra

2

Velho Alfredo

Forças Armadas cumprindo sua missão constitucional de Garantir os Poderes Constitucionais.
Neste caso, o Poder Judiciário, responsável pelo pleito eleitoral.
Sem Forças Armadas, não há Democracia.

Filipe Prestes

Nem todas as democracias do mundo tem forças armadas vide os casos de Panamá, Costa Rica, Islândia. O paralelo conosco, e falando em termos de estado, éque temos forças armadas mas somos uma democracia meio pobre em madureza institucional e cultura política em todos os níveis.

Felipe Morais

Parabéns FAB. Levando o maior concretizador de nosso sistema democrático, o direito ao voto, para locais remotos desse país gigante.

Corroborando o que defendi em post recente. Esse tbm é um ponto da transparência como instrumento de gestão. Se esforçar para esse tipo de notícia chegar ao maior número de brasileiros possíveis. Fazer a população saber exatamente o que as FAs fazem. Sem notas genéricas. Sem palavras difíceis. Zelo e fomento à imagem. Isso contribuiria muito para a gestão da FAB e na concretização, de uma vez por todas, como uma Instituição de Estado, como deve ser.

Camargoer.

Olá Colegas. Desejo a todos um excelente domingo de festa democrática. Exerçam o seu direito de fato de votar e expressar suas preferências democráticas.

Leandro Costa

Vou estar lá na mesa. Vai ser minha sétima eleição. Boas e tranquilas eleições à todos.

Silvano

Camisa de onça?

Leandro Costa

?

Camargoer.

Olá Leandro. Como foi a eleição? Tranquilo?

Camargoer.

Bom trabalho Leandro. Amanhã será uma grande festa democrática.

Luciano

Obrigado, Camargoer! Que tudo transcorra na paz!

Camargoer.

Olá Luciano. Também torço para tudo acontecer na normalidade democratica. Acredito ente outras coisas na festa do voto.

Agressor's

Democrático como em república democrática da Nicarágua, né Camargoer… 😀

Allan Lemos

Tem que ser muito ignorante para achar que a “democracia” funciona no Brasil.

Sensato

Espero que amanhã, todas as pessoas, independente do espectro político que abraçam, saibam respeitar as opiniões alheias e as leis de nosso país. Discordar e debater é democrático, agredir não.

Camargoer.

Viva a democracia.

Camargoer.

Olá Silvano. Ao longo da história humana, o regime político se organizou em torno das primeiras cidades primeiro como cidades-estados, só depois assumindo um caráter de reino e depois império. Neste processo, o poder político foi centralizado em reis e generais, primeiro como poder militar e depois direito divino, atingindo o seu ápice no absolutismo europeu. A revolução francesa colocou este modelo em xeque, surgindo enfim o conceito moderno de cidadania. A democracia contemporânea está assentada sobre quatro pilares. 1. O estado de direito. 2. A soberania popular. 3. Os direitos humanos e 4. Defesa do meio ambiente. A democracia… Read more »