Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edstrom e o COMUSAFE General James. B Hecker

Por Alexandre Galante*

No dia 27 de agosto, durante o Show Aéreo na Ala Uppland – F 16, o Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edstrom, concedeu entrevista aos jornalistas participantes da Saab Press Trip 2022, juntamente com o Comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa (COMUSAFE), General James. B Hecker.

Perguntamos ao Major General Carl-Johan Edstrom se a Força Aérea Sueca pretendia comprar mais caças Gripen E diante do novo cenário na Europa.

O Comandante disse que a Flygvapnet tem 92 Gripens C/D e que encomendou 60 Gripens E. Entretanto, em 2023, será produzido um novo Livro Branco de Defesa para a Suécia, com o novo gasto expandido de 2% do PIB. Nesse processo, estão analisando quantos caças serão necessários.

O Comandante brincou dizendo que uma Força Aérea sempre vai querer mais caças.

Edstrom disse também que parte dos Gripen C/D deve ser mantida além de 2035, e que o número ainda será definido, se serão 50, 60 ou 70. De qualquer forma, os aviões precisarão passar por atualização contínua, para se manterem relevantes.

A atualização incluirá sistemas de armas e, talvez, uma nova suíte de radar.

Saab JAS 39E Gripen
Saab JAS 39C com sistema MS20, dotado de SDBs, Meteor e IRIS-T
Gripen operando em rodovia

Já o Comandante das USAFE, General James B. Hecker, disse que a entrada da Suécia na OTAN trará muito poder aéreo para a Aliança, com seus quase 100 caças.

Hecker disse a Suécia e a Finlândia já eram parceiros aprimorados da Aliança e que sempre realizavam exercícios e conferências com os dois países. Para Hecker o que estão fazendo agora é solidificar a parceria e torná-la maior, com o ingresso dos parceiros na OTAN. “Eles serão uma parte fantástica da OTAN realmente útil”, completou.

O General também disse que a capacidade da Força Aérea Sueca de dispersar aeronaves e de decolar em um curto período de tempo é o que as forças aéreas realmente valorizam. Por isso, oficiais da USAF serão enviados à Suécia para aprender como a Força Aérea Sueca faz isso tão bem, e tentar obter algumas técnicas que possam ser usadas na Força Aérea dos EUA e também em toda a OTAN. “Vamos pegar os pontos fortes que eles têm e usá-los para educar o resto da OTAN sobre como podemos fazer isso”, disse.

Para o Comandante das USAFE, quando a Rússia decidiu invadir a Ucrânia, sem ser provocada, as atitudes mudaram muito entre os países aqui da região. Alguns deles foram na forma de quererem se juntar à OTAN, como a Finlândia e a Suécia. Em outros, quiseram aumentar os gastos de defesa em relação ao PIB, outros compraram o F-35. Hecker lembrou que a OTAN é um mecanismo defensivo. É usada para dissuasão. Nas palavras do General: “não precisamos ir à guerra, mas agora pareceremos mais fortes e esperamos fornecer mais dissuasão para garantir que não tenhamos que ir à guerra. Mas se o fizermos, estaremos prontos. E estaremos mais preparados com a Suécia e a Finlândia do nosso lado.”

Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edstrom e o COMUSAFE General James. B Hecker – Foto: Alexandre Galante

*O editor viajou à Suécia a convite da Saab.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcos.poorman

Hecker lembrou que a OTAN é um mecanismo defensivo.” Essa foi a melhor do dia. Só quem não conhece compra essa narrativa.

Maurício.

Sérvia e Líbia que o digam… Sem contar que Jens Stoltenberg apoiou o ataque francês, inglês e americano na Síria, portanto esse papo de “mecanismo defensivo” é só para inglês ver.

Nilo

“….Rússia decidiu invadir a Ucrânia, sem ser provocada…)
Com EUA/OTAN do lado agora Suécia pode usar o mesmo chavão e comprar briga rsrsrs

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Henrique

kkkkkkkkkk, vai lá Rússia ataca a otan agora

Luis Carlos

Atualizando o noticiário.
A maior derrota sofrida pelo Exército ucraniano foi em 29/08/2014, na retirada de Ilovaisk, quando tropas russas e de DPR eliminaram 1.000 soldados ucranianos.
Até então, foi a maior derrota da Ucrânia.
Hoje, esse feito foi batido.
Os ucranianos perderam 1.200 soldados na fracassada contra-ofensiva em Kherson.
As fotos que circulam de material ucraniano perdido são impressionantes.
Agora, considere que isso é apenas uma pequena amostra do poderio soviético (digo, russo).
Cerca de 10 a 15% de suas forças.
Que venha a OTAN.
Se tiver coragem, é claro.

Alan Santos

Quanta ingenuidade né ? atacar Georgia e Ucrânia é fácil, quero ver uma Inglaterra uma França uma Alemanha ou EUA ….

Andre

Quero ver a Lituânia ou a Finlândia.

Sensato

Prefiro que não aconteça pra que nem eu nem ninguém veja.

Henrique

fonte: delírios das russetis

Henrique

Agora, considere que isso é apenas uma pequena amostra do poderio soviético

Andre

Em Oz ainda existe a URSS.

Há pouco vc disse que as perdas ucranianas eram de 32k, agora de 1,2k.

Está difícil manter a mesma fantasia?

Preparado para criar uma nova lista de alter egos?

Gavião

Pelo amor! Não acredito que tem gente aqui defendendo esse ditador assassino do Putim.

Hcosta

Sim, o estado islâmico e os atentados em Paris e outras cidades são questões insignificantes…

Maurício.

Hcosta, e você acredita que França, Inglaterra e EUA atacaram a Líbia apenas pelos ataques terroristas? Tu não pode ser tão ingênuo assim, vai me dizer que não teve nada ligado ao petróleo a ao Kadafi não querer mais jogar nas regras de seus antigos aliados né?
Quanto ao estado islâmico, os próprios americanos se aliam com terroristas quando lhes convém, portanto, esse papo de combater os terroristas também é para inglês ver.

https://www.forte.jor.br/2022/05/29/coronel-richard-black-eua-esta-conduzindo-o-mundo-para-a-guerra-nuclear/

Hcosta

Não conheço a situação a esse pormenor mas não me parece que, com a imposição da no fly zone, os países da OTAN ganhassem o controlo dos campos petrolíferos. Se houvesse uma invasão, forças de manutenção de paz ou algo semelhante e a imposição de um governo fantoche aí sim, provavelmente, haveria alguma verdade no seu comentário. E se fosse esse o motivo, alguma coisa falhou porque me parece que a Líbia continua em guerra. Qual foi a razão para não continuarem? Se, na sua opinião, era para controlarem os campos de Petróleo? E o Kadafi até estava a começar… Read more »

Maurício.

Hcosta, dá uma pesquisada e vê quem controla grande parte dos campos petrolíferos da Líbia hoje, dá uma pesquisada e vê como estava a Líbia antes e depois da OTAN se meter com seu papo de levar “liberdade”… E você volta a falar em estado islâmico, o próprio Coronel Richard Black já afirmou que os americanos se alinham com terroristas quando lhes convém, aqui um trecho da fala dele, se você acredita ou não, aí não posso fazer nada… “Uma das coisas que fizemos ao nos aliarmos à Al Qaeda, e de vez em quando com o ISIS; Quer dizer,… Read more »

Andre

Para os putinzetes todo ataque ao “ocidente” é justificado, teve até um falando que, na opinião dele, o líder da al qaeda não era terrorista. E junto a isso, todo ataque do “ocidente” é injustificado.

Além disso, todo putinzete defende a Rússia com o bom e velho “e os EUA/Otan/ocidente”.

Viver em um belo mundo de fantasias é assim.

Maurício.

Andre aka t i r e l l e s, o incansável na defesa dos americanos/otan…rsrsrs
Você também fala em terroristas…O general americano discorda de você…🤷🏻‍♂️

https://www.forte.jor.br/2022/05/29/coronel-richard-black-eua-esta-conduzindo-o-mundo-para-a-guerra-nuclear/

Andre

Como eu já te disse, frequento este forum a mais tempo que o sumido tireless.

Ao contrário de você, defendo a realidade, não fico nesse mundo de fantasias pregando um futuro que nunca vem.

Faltou vc concordar com o outro puntinzete e falar que o líder morto da al qaeda não é terrorista.

Maurício.

Faltou você ler que o coronel americano disse que eles se aliam com terroristas, inclusive da Al Qaeda quando lhes convém, sai dessa sua bolha de torcedor e venha para o mundo real, simples assim.

elias

Há! tá!o terrorismo de 11 de setembro e acontecimentos na europa de varios atos terrorista nao tiveram nenhum apoio de governos @$$r@83S ,,,, santa ingenuidade… ucrania malvadona….quer bater no urso

Maurício.

Elias, tu está falando dos americanos, aqueles que não tem problema algum em se aliaram aos terroristas? E depois eu é que sou o ingênuo…🤭

https://www.forte.jor.br/2022/05/29/coronel-richard-black-eua-esta-conduzindo-o-mundo-para-a-guerra-nuclear/

Nonato

Ora, ora.
Temos aqui um admirador de Saddam Hussein.
Quem diria…

Maurício.

Nonato, isso é tu que está dizendo, mas não esqueça que os próprios americanos deram as chaves da cidade de Detroit para o Saddam…🤷🏻‍♂️ Assim como tem um pessoal que até hoje admira gente como Pinochet e o atual príncipe/ditador saudita Mohammad bin Salman…

Gavião

Na Sérvia foi uma intervenção em um conflito que já estava em andamento. Não foi provocado pela OTAN. Na Líbia houve uma ação das potências (já citadas acima) ocidentais, não foi uma ação da OTAN. É completamente diferente das ações da Rússia, (que sempre foi agressiva), de intimidação e invasão.

Luis Carlos

As bases suecas serão devidamente ‘kalibradas’ em caso de conflito com a Rússia.
Não há muito com o que se preocupar.

Alexandre Galante

Por isso é importante a capacidade de operar a partir de rodovias.

Hcosta

Tanto como as da Ucrânia…

PACRF

Antes de “kalibrar” as bases suecas a Rússia precisa “kalibrar” as bases ucranianas.

Augusto L

Ela precisa ter os “kalibradores” nos seus arsenais vazios kkk

Mac

Boa! Com a meia-dúzia de mísseis que sobrou no arsenal russo…

Mac

Hahaha, claro, vão atacar uma base OTAN e não haverá resposta… Somente os B-2 e os F-35 vão empurrar o front russo para além dos Urais… Putinófilos sonham com as armas modernas que a Rússia conta nos dedos, vide Armata, Su-57 e o próprio Kalibr que é lançado à base de dez por semana, para não esgotar o estoque… A única arma que faz sentido em favor da Rússia é contar com uma crise de gás no inverno europeu (mas não duvidem que o ocidente está cuidando disso) ou com a impaciência dos eleitores com o repique inflacionário. Mas na… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Mac
Andre
Joe

Parece que na Ucrânia a “Kalibragem” não funcionou tonho.

Andre

Será então que o Putin vai cumprir suas ameaças à Suécia ainda nesta vida?

Hcosta

Quantas guerras foram iniciadas pela OTAN?

Nascimento

Verdade. Nenhuma foi. A Rússia moderna também não iniciou nenhuma guerra tecnicamente. Abkhazia e Ossétia já eram independentes lá nos anos 90, a guerra da Ucrânia já existia desde 2014, a da Síria também, logo esta liberado intensificar um conflito?

Hcosta

A Rússia não atacou e invadiu a Geórgia? Lá por serem regiões separatistas e reconhecidas por um ou dois países isso não apaga o facto de que a Rússia invadiu um outro país. E não venha com a história de proteger a etnia Russa… E acredita que a guerra na Ucrânia foi iniciada por forças separatistas que estavam melhor equipadas do que o exército Ucraniano? Criadas e treinadas em poucos dias? E lideradas por Russos? E, inadvertidamente, disse algo que faz toda a diferença. As intervenções da OTAN são para acabar com a guerra e encontrar uma solução que assegure… Read more »

Nascimento

A própria UE disse que quem iniciou a guerra em 2008 foi a Geórgia. Logo a Russia impôs uma pacificação.

A intervenção da OTAN na Líbia não impôs estabilidade mas sim uma guerra civil no país. Na verdade só impôs instabilidade, quanta mentira num texto só misericórdia.

A Abkhazia, Ossétia e Kosovo foram praticamente iguais. Ambas foram “pacificadas” pela força mais forte e violando a integridade territorial de outro país.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Gavião

Ué porque? Houve alguma invasão da OTAN em algum país não membro? Não confunda OTAN com as ações isoladas dos EUA, UK e França. Estes últimos ainda mantêm seus “cacoetes” colonialistas.

Maurício.

Suécia de F-35? Acho meio difícil, os suecos gostam da sua independência, acho que vai ficar só na campainha mesmo.

Maurício.

Roberto, vamos ser sinceros, a Rússia está em um sufoco contra a Ucrânia, não acho que ela vai tentar se aventurar contra outros países, mas esse seu comentário foi pertinente…😂

Luis Carlos

Não creio que seja sufoco.
É apenas uma característica dessa operação russa que está baseada em utilização de um pequeno efetivo e ao não bombardeio de regiões civis onde os nacionalistas ucranianos estão.
Imagine um bombardeio russo maciço a Kiev (ao estilo do que foi na 2ª GM em diversas cidades alemãs).
Quantos milhares de civis morreriam antes das tropas atropelarem os nacionalistas?
Nem podemos imaginar isso nos dias de hoje.

rui mendes

Vai para a PlayStation, aqui não dá.
Bombardeios aéreos a cidades Alemãs, na WWII, foram Americanos e Britânicos.
A Rússia está usando tudo que sabe com a Ucrânia e essa de se preocupar com os civis é demais, até usam centrais nucleares para os seus blindados não serem atingidos, usam o gás e petróleo para chantagear a Europa, são tão fortes e usam todos os meios para tentar acabar com a Ucrânia,mas pelos vistos, em 6 meses só avançaram em 25 por cento da Ucrânia e a Ucrânia só com meios terrestres e alguns drones.

Nilo

Sobre a questão “independencia sueca”. Ela será comida pelas beradas pelos Americanos. Tradição Cultural Americana rsrsrsr

Guilherme Poggio

A parceria com os americanos é antiga. Só como exemplo o motor do Viggen era de origem americana com licença para fabricação em solo sueco e a Suécia podendo modificar como quiser.

Erick Barros

Os mexicanos que o digam.

Nilo

Sim, e sabemos da competência e da capacidade de inovação industrial dos suecos.

Maurício.

Nilo, como o próprio Poggio já explicou, a parceria entre suecos e americanos já é antiga, mas eles gostam de aprimorar uma coisa ou outra do modo deles, conforme eles querem, é tipo a relação EUA e Israel, onde eu vejo a Suécia ainda mais independente que Israel nessa relação.

Maurício.

Roberto, mas esse é um risco que os próprios suecos devem ter em mente, já que muita coisa do Gripen é americana.

rui mendes

Muita coisa, não, praticamente só o motor é americano e é por ficar mais barato, pois a Volvo já fabricou motores próprios para aviões, mas os motores Americanos ficam mais baratos e fiáveis, por conta da escala de produção.

Nilo

“parceria entre suecos e americanos já é antiga”
Agora sobre para outro patamar.
A riscos envolvidos, saiu da neutralidade.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
rui mendes

Saiu da neutralidade para a NATO e já pertencia à UE, não precisa se preocupar.

PACRF

O “urso” se perdeu na Ucrânia e ainda não se reencontrou.

Luis Carlos

E o pior é que parece que os suecos estão tendo dificuldades em colocar novos Gripens no mercado.

30/08/2022

Clients Don’t Want Swedish Gripen Fighters: SAAB CEO Admits ‘Extreme Frustration’ at No Sales For Eight Years
https://militarywatchmagazine.com/article/ceo-of-sweden-s-saab-admits-extreme-frustration-as-clients-don-t-want-gripen-fighters-no-sales-for-over-eight-years

Sagaz

Acho que a filosofia de ataque russo é quebrar os punhos dos adversários com o nariz.

Nilo

Esta certissimo Roberto, olha a Filânndia, acordo de US$ 9,4 bi por caças F-35, Dinamarca compra 27 caças americanos por 3 bilhões de dólares, Noruega adquiriu 40 aviões de combate modelo F-35, o sonho de uma aliança militar escandinava, um acordo militar abrangente com aquisições, de produtos suecos foi decepada pelos EUA. Saída do Suécos, fabricar para o mercado e requisitos da OTAN, na verdade vai ficar depedente do governo americano que lhes dirá o que criar e produzir.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Henrique

Boa putin é isso ai, excelente trabalho em empurrar a Suécia para dentro da OTAN kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Clésio Luiz

“disse que a entrada da Suécia na OTAN trará muito poder aéreo para a Aliança, com seus quase 100 caças.”

Acho que foi no final da década de 1960 ou 70, quando a Flygvapnet chegou a ter 600 caças de primeira linha. Hoje ela é uma sombra do que já foi, graças aos desarmamentistas suecos.

Guilherme Poggio

A redução foi geral, Clésio. Não só nos demais países da OTAN como por parte da Rússia também. Olha o que é a Força Aeroespacial Russa de hoje perto do que era no passado. Eu diria que eles mantiveram a proporção sem perder em qualidade.

Clésio Luiz

Verdade. A USAF mesmo fez uma liquidação de F-4 após o fim da Rússia:

https://youtu.be/pg8-mx4KGK8

Clésio Luiz

“Some people say you can meet your maker in a Martin Baker”.

Quem entende um pouco de Inglês eu recomendo clicar no link acima. O piloto da USAF que aparece no vídeo é um comediante nato.

Last edited 1 ano atrás by Clésio Luiz
Luís Henrique

Exatamente, todos reduziram. O Reino Unido tinha mais de 800 caças e hoje possuem menos de 200.

Marcelo

Ja Não duvido mais que a Suécia vai comprar uns F-35 para fazer a defesa do seu espaço aereo com os Gripen !!!
Vai comprar uns f-35 muito mais capaz em termo tecnológico e furtivo pelo mesmo preço do Gripen !!!!

Satyricon

Dificilmente, visto que a Suécia já é sócia do programa Tempest, junto ao RU, Itália e provavelmente o Japão.
Programa este que o Brasil deveria olhar com carinho.

Hellen

Portugal vai de super tucano !!!
Agora é saber se será fabricado no brasil ou no estados unidos !!!

Ivan herrera

Não estava sabendo, legal tomara que seja no Brasil.

JLTV

Ao que parece vai ser dos estoques da FAB

Rinaldo Nery

FAB não tem estoque de A-29.

paulof

É uma grande notícia, já que os países europeus em linha vinham diminuindo muito os investimentos militares, mas eu fico pensando sobre a quantidade de pilotos que será necessário ou terá falta como Taiwan?

olivete da silva

Bom uma coisa eu concordo….juntos seremos mais fortes……isto é verdade.

Jefferson BA

Parabéns pela viagem e bom trabalho!
Gripen é excelente…ótima escolha!

pgusmao

Quero saber cadê os nossos Gripens??? Tá demorando a virem mais para o Brasil.

Satyricon

Boa pergunta.

Satyricon

O previsto para o ano de 2022 eram 6 unidades entregues. Isso sem considerar os 4 entregues à FAB ano passado lá na Suécia, dos quais apenas 2 encontram-se em solo nacional. Em tese, seriam portanto 8 unidades neste ano,
Mas como já estamos quase em setembro…

Hitoera

O mínimo que eles tem que fazer é comprar mais, já que ninguém quer comprar esse avião a não ser Brasil!

Henrique

IRST já foi falado 28904672489067249057823095829062406 vezes que ele ser instalado.

Maurício.

Agora em setembro faz dois anos que o Gripen de testes chegou e nada, poderiam estar testando e criando doutrina, vai fazer cinco meses dos dois que chegaram em abril, alguns até disseram que o IRST não chegou instalado por ser um sistema sensível e por segurança não instalaram para o transporte, agora não tem mais desculpas, ainda mais que supostamente é plug and play.
Que vai ser instalado acho que ninguém tem dúvidas, mas o por que da demora aí já é outra conversa e deve ser cobrado, seja quantas vezes for.

Sagaz

O gripen está operacional na fab ou em testes? Estamos falando de um produto em desenvolvimento e não um produto de prateleira.

Maurício.

O Gripen de testes faz dois anos que chegou, os dois que chegaram em abril são os que em tese vão ser os operacionais.

Henrique

pqp… vc se esforça pra continuar a bolha choramingona que acredita que não vai ter o IRST só pq vc não ta vendo ele instalado na plataforma de teste…
.
Tem matéria falando que o radome foi alterado pra melhorar a eficiência do sistema, mas não ” é achismo meu de canal youtube formado em achologia imitando voz de apresentador de jornal com montagens de cenas e música, anunciar do alto de suas insignificâncias a obviedade provável, o trivial que ta supondo…” pqp…
.
.
.
leia bem o que ta escrito no caça BEM abaixo do IRST
.
comment image

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Heinz Guderian

Aproveita o embalo da Suécia e compra mais uns 36 Brasil, aproveita!

Joe

O Gripen é mais do que suficiente para enfrentar as sucatas voadoras da Rússia. Os russos já colocaram sistemas próprios ou será que os aviões ainda estão usando GPS de taxista adaptados na cabine?

Last edited 1 ano atrás by Joe
Leo

É triste falar isso, mas de certa forma o conflito na Ucrânia e a entrada da Suécia na otan será benéfico para a indústria de defesa e a para o programa do caça escolhido pela FAB. E é triste ver a inocência de muitos discutidos como seria lutado um conflito otan x Rússia… Quais caças iam usar, quais tanques,quais forças especiais, pqp. Em questão de dias, poucos dias de escaramuças convencionais pra terem certeza que realmente estão em guerra o conflito descamba para o nuclear, até pra terá certeza de tentar destruir o inimigo antes até vc seja destruído. E… Read more »