Capitão com 75 anos de serviço despede-se da Força Aérea Brasileira (FAB)

16

Entre suas tarefas na Instituição, ele foi Assistente do Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes, que passou a ser Patrono da Força Aérea Brasileira

Após 75 anos de dedicação à Força Aérea Brasileira (FAB), despediu-se, nesta quinta-feira (02/06), do convívio diário do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), o Capitão Reformado do Quadro de Administração Arnaldo Jorge.

A cerimônia de despedida, que aconteceu no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando, além de demais militares das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Aos 93 anos de idade, o Oficial atuou por 57 anos na Assessoria de Recursos Humanos (GC1) do GABAER. Na cerimônia, estavam presentes familiares do Capitão, além dos militares que integravam a seção, os quais despediram-se agradecendo pela oportunidade de atuarem juntos, além dos desejos de saúde e sucesso.

Durante o discurso, o Comandante da FAB destacou os atributos pessoais do Capitão, como humildade, discrição, generosidade e proatividade para o cumprimento das demandas. “Arnaldo, vamos sentir muito sua falta, mas não sua ausência, porque você está dentro de cada um de nós. Essa será sempre a sua casa, que construiu durante 75 anos e veio para Brasília ainda com barro, acompanhar o Ministro Eduardo Gomes. Muito obrigado e, não tem como, além da emoção, agradecer por tudo que fez, por todas as pessoas que ajudou, por todos os processos que foram bem instruídos com sua experiência, seu conhecimento e sua simplicidade. Que seja feliz junto a sua família, por essas próximas páginas da sua vida”, disse o Oficial-General.

Amigo de caserna, o Capitão José Vellozo de Carvalho comentou sobre a despedida. “Uma figura ímpar, singela, amigo e leal. É um privilégio conviver com ele, pois está sempre pronto, com sua amizade para ajudar quem precisa com suas informações e orientações. Uma coisa boa poder ter convivido com ele e, por isso vim aqui, cheio de alegria e felicidade, abraçar meu amigo nesse dia”, acrescenta.

Para o Capitão, o dia foi de emoção. “É um momento especial por ter passado todo esse período na Força Aérea Brasileira sem perceber que o trabalho absorvia todo o meu tempo. Foi uma satisfação imensa estar aqui e resolver os problemas que se apresentavam. Sempre atuei no Gabinete e exerci várias funções, mas a principal foi na Assessoria de Pessoal onde acumulei cargos como Chefe da garagem, da Secretaria e da Assessoria Jurídica. De fato, nunca tirei o pé da GC1. Acho que cumpri a missão e melhor sair assim, com esta homenagem e com o coração preparado para novas atividades, do que com a bandeira do Brasil por cima”, afirma o Oficial.

Trajetória militar do Capitão Arnaldo

A trajetória profissional do Capitão Arnaldo se confunde com a própria história da FAB. Após seis anos de existência, a FAB recebeu, aos 17 anos, o jovem Arnaldo no lendário Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiros (RJ), quando iniciava sua vida militar. Durante o período em que permaneceu na ativa foi Soldado, Cabo e concluiu em 1957 o Curso de Sargentos Escreventes da Aeronáutica, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). O militar ingressou no Quadro de Administração do Corpo de Oficiais da Aeronáutica, quando em 1964 foi declarado Aspirante a Oficial pela antiga Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda, sediada em Curitiba (PR).

Foi em 1965 que o então Tenente Arnaldo apresentou-se no Gabinete do Ministro da Aeronáutica, ainda com sede no Rio de Janeiro. Ele cumpriu a relevante tarefa de ser Assistente do Marechal do Ar Eduardo Gomes, que passou a ser Patrono da FAB. A sede do Ministério da Aeronáutica foi transferida para Brasília, em 1970, quando o então Capitão Arnaldo também passou a atuar na capital federal. Além da carreira militar, o Oficial preocupou-se em acumular conhecimento no meio civil quando formou-se no curso superior em Direito e Administração de Empresas.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Pai do Arnaldo, da minha turma. É uma biblioteca ambulante, o ¨Google¨ dos assuntos de recursos humanos. Conhece todas as leis e regulamentos. Graças a ele, em 1999, descobrimos que oficial R2 pode mudar de Força.

Jadson S. Cabral

O quê??? Tô descrobrindo agora

Anthony

Bom dia Rinaldo Nery!

Poderia nos explicar sobre essa mudança de força?

Pablo Maroka

Nossa, só de serviço tem a tempo de vida médio de um brasileiro!

Parabéns!

Jadson S. Cabral

Pois é. Literalmente passou mais de uma vida só trabalhando… e o que talvez seja ainda mais impressionante, esse senhor não parece ter a idade que tem ou vivido tudo o que viveu. Que viva ainda muitos bons anos!

Reginaldo

Ao senhores editores e administradores da trilogia, gostaria de relatar problemas para acessar os três sites que vem ocorrendo a dias. A mensagem de que “não é possível acessar esse site” vem se repetindo cada vez mais, não sei se é só comigo ou se acontece com outros colegas, imagino que há problemas com o servidor ou provedor deste serviço. É só um relato, imagino que até os senhores já estejam cientes.

Alexandre Galante

Reginaldo, tente acessar com outro navegador. Ainda não tivemos outra reclamação do tipo.

Heinz

Mais que merecido um descanso agora, obrigado pelos serviços prestado capitão.

Willber Rodrigues

92 anos? Parece que tem 60, no máximo.

Emmanuel Carvalho

Verdade, aparência ótima. Quanta dedicação. Merecia uma promoção. No mínimo tenente coronel. A FAB vai precisar de muitas décadas, para registrar uma história tão bonita, como a desse senhor que ingressou aos 17 anos e só deixou de servir aos 93 anos de idade. Emocionante o gosto pelo trabalho. Merece uma reportagem na mídia.
Emmanuel
Não sou militar. O fui apenas no serviço militar por um ano na Marinha. Base Aérea Naval de São Pedro, Hospital, Divisão de Medicina de Aviação.
Função Escrevente. Sem curso, aproveitado pela formação civil.

Rinaldo Nery

Servi 3 anos na Macega: de 88 a 90.

Sensato

Muito obrigado pelo serviço Capitão! Muita saúde para o senhor!

Anthony

Mas se ele fez concurso e se tornou Oficial da força, em 75a, como nunca passou de Capitão?

Sensato

É o pai do Maverick

Anthony

Não entendi: ele fez curso de Official, ficou 75a na Força e não passou de Capitão? PQ?

Juan

Pq nao tinha preparo.