Militares da FAB iniciam curso para operar o novo vetor KC-30

41

A cerimônia de abertura do curso de formação operacional do KC-30 ocorreu nessa segunda-feira (06/06) na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP), onde fica o simulador da aeronave A330.

O evento contou com a participação do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, além de outras autoridades civis e militares.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pecatoribus

E a conversão para cargueiro/reabastecedor? Alguma notícia? Vão treinar os pilotos agora. O treinamento é tão demorado assim que até a conversão ser concluída eles estarão formados? Só espero que a FAB não tenha decidido adiar a conversão e ficar usando as aeronaves na configuração atual eternamente…

Last edited 1 ano atrás by Pecatoribus
Rinaldo Nery

São, pelo menos, ground school de 2 ou 3 semanas, 10 sessões em simulador e 150h em rota.

Pecatoribus

Boa tarde. Obrigado pela informação. O meu receio é que com todas essas restrições orçamentárias a FAB tenha resolvido adiar indefinidamente a conversão.

Leandro Costa

Não lembro exatamente aonde eu havia lido, mas parece que as conversões já estão contratadas. Se alguém puder confirmar, eu ficaria grato.

BK117

Eu lembro de ler que já havia uma equipe em Getafe negociando a conversão, e que eles queriam concluir o quanto antes para ter a primeira pronta em 2024, senão teria que esperar mais uns anos, se não me engano.

Leandro Costa

Obrigado pela info adicional, BK!

Pedro

E as lagostas, Stelas Artois, Picanhas ? Todas no ponto?. Brincadeirinha Coronel.

Luiz Guilherme

Cel. Nery deve ter ido lá cumprimentar o pessoal.

Rinaldo Nery

Não fui. Nunca mais pisarei em instalações da Azul. Minhas tratativas agora serão na Justiça do Trabalho.

Luiz Guilherme

Que pena. Lamento pela situação.

Guizmo

Sinto muito, Cel. Que as coisas se resolvam favoravelmente ao Sr.

Rinaldo Nery

Obrigado.

Luciano

Que tudo termine bem, Cel. Ainda bem que existe (ainda) a Justiça do Trabalho!

Jurandir Noronha

Justiça do Trabalho é um câncer.

Salomon

Não sei o que é mas tem meu apoio. Está tudo muito sem barreiras e controle. Passei por isso, Não sei se irei à Justiça, mas dá vontade.

Dod

Esse avião tem quantas horas disponíveis ?

Mafix

Alguem sabe se esse modelo KC-30 é novo ou é alguma velharia da do seculo passado?

Barak MX para o Brasil

Foram produzidos em 2014.

Leildo Costa

Ano 2014 com pouquissimas horas de voo (parados desde 2019).. Está bom pra vc??

Sensato

Pergunta ao Google. Nem demora pra descobrir os requisitos da licitação

Jadson S. Cabral

Deve ter umas 10 mat´rias aqui sobre isso

Flanker

Aviões desse tipo podem ter sua vida medida em horas de voo ou em ciclos de voo. Se decolar de São Paulo e pousar em Paris, a aeronave vai ter umas 11 horas de voo e 1 ciclo. O Rinaldo talvez explique corretamente qual o parâmetro mais usado em aviões dessa categoria, se é hora de voo ou ciclo.

Rinaldo Nery

Ciclo.

Adriano Silva

A maioria dos comentários só Abobrinha. Pelo amor de Deus!!!

Leildo Costa

É muito complexo de vira-lata… Vou te contar viu!!!

Marcos10

comment image

Jadson S. Cabral

Isso aconteceu aqui, enquanto a aeronave estava sendo preparada para voo, ou na Jordânia?

Rinaldo Nery

Campinas. Hangar da Azul.

Tutu

Foi na universidade da azul, esse não é o avião da FAB.

Rafael Gustavo de Oliveira

poxa….removeram o vídeo….não deu tempo de assistir

Flanker

Os motores das aeronaves adquiridas pela FAB são RR, PW ou GE?

Foragido da KGB

RR

Flanker

Valeu!

Nei

Qual o melhor? GE e RR?

Jadson S. Cabral

Acho que não é tão simples assim. Cada motor tem sua vantagem e desvantagem. Um deve ser mais barato de adquirir e manter, mas pode ser 1% mais beberrão, outro pode ser mais barato e ter a logística mais simples e ser o mais econômico de todos… tem o suporte, a eletrônica, que em alguns modelos pode ter um serviço a mais e tbm deixa mais caro… pra se ter uma ideia, tem motor aéreo comercial que possui um computador com um sistema opcional oferecido a parte pelo fabricante que envia dados de satélites para o operador o tempo inteiro,… Read more »

Sensato

A própria Azul é homologada para manutenção da RR Trent 700.

Alex Prado

Vai dar um rendimento pro Revo, mas como o Brasil é o país do anuncia e adia…fico com receio…

Sérgio

Será que o KC 30 não vire o Force One do Governo Brasileiro

AMSS

Se o Presidente for diretamente para uma viagem para o leste europeu ou Ásia é até recomendável que utilize um KC-30.

Para deslocamentos até os EUA/Europa ou mais próximos o VC-1 (A319CJ) é mais que o suficiente.

Douglas Rodrigues

O KC-30 também poderá ser utilizado para transporte VIP com sua conversão, iguais as que são feitas em outras aeronaves (até o KC-390 pode ser convertido em aeronave de transporte VIP). A questão é dispensar o luxo de camas king size, banheiros com torneiras douradas, poltronas gigantescas e sistema multimídia com 1000 canais de TV para se usar um avião que possa alcançar 14000Km de autonomia, comunicação por satélite e com criptografia, além de um sistema de defesa, indo do Brasil para qualquer lugar da Europa sem precisar fazer escalas. Será que qualquer autoridade aceitaria isso? É mto bom ter… Read more »

Foxtrot

Virá sim.
Junto com mais unidades do KC-30 para nosso Eurocom, Southcom, Africom e não podemos esquecer de nosso mais novo Spacecom kkkkkk.