Arábia Saudita: Houthis atacam depósito de petróleo de Jeddah antes do fim de semana de corrida da F1

40

Vídeos online mostram um incêndio violento em um depósito de petróleo na cidade saudita de Jeddah, antes do GP da Arábia Saudita

Os rebeldes houthis do Iêmen atacaram um depósito de petróleo na cidade saudita de Jeddah na sexta-feira (25/3) em um ataque com mísseis que causou um grande incêndio e deixou nuvens de fumaça preta pairando sobre a cidade portuária.

O grupo iemenita reconheceu que lançou uma série de ataques ao reino antes da corrida do Grande Prêmio de F1 programada para acontecer lá.

A Arábia Saudita e a estatal petrolífera Saudi Aramco não reconheceram imediatamente o incêndio, embora pareça estar no mesmo depósito de combustível que os houthis atacaram nos últimos dias.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita lançou no sábado ataques aéreos “contra fontes de ameaça em Sanaa e Hodeida” após o ataque de Jeddah, twittou a agência de notícias oficial saudita SPA.

“A operação militar continuará até que seus objetivos sejam alcançados”, disse a coalizão em comunicado citado pela SPA.

O incêndio parece estar centrado na mesma fábrica a granel de North Jeddah, informou a agência de notícias Associated Press.

A North Jeddah Bulk Plant armazena diesel, gasolina e combustível de aviação para uso em Jeddah, a segunda maior cidade do reino. É responsável por mais de um quarto de todos os suprimentos da Arábia Saudita e é crucial para a operação de uma usina regional de dessalinização.

O ataque ocorre enquanto a Arábia Saudita continua liderando uma coalizão que luta contra os houthis, que tomaram a capital iemenita Sanaa em 2014, provocando uma guerra civil que forçou o presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi a buscar refúgio na cidade portuária de Aden e depois em Riad.

O reino e seus aliados intervieram em março de 2015 e desde então realizaram mais de 22.000 ataques aéreos em um esforço para reverter os rebeldes, com um terço atacando locais não militares – incluindo escolas, fábricas e hospitais, de acordo com o Yemen Data Projeto.

Riad tem sido repetidamente criticada pelos legisladores dos EUA por lançar ataques aéreos que mataram civis – algo que os houthis apontam quando lançam drones, mísseis e morteiros em seu vizinho do norte.

Os EUA transferiram um grande número de mísseis Patriot para o reino em março, de acordo com o Wall Street Journal, apesar do presidente Joe Biden ter dito em fevereiro de 2021 que os EUA encerrariam seu apoio a operações ofensivas da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen.

O canal de TV al-Masirah, administrado pelos houthis, disse que mais detalhes serão divulgados posteriormente sobre seus ataques. O grupo alinhado ao Irã não afirmou imediatamente estar por trás do incêndio de sexta-feira em Jeddah.

O segundo Grande Prêmio da Arábia Saudita em Jeddah está ocorrendo no domingo, embora algumas preocupações tenham sido levantadas por alguns sobre os recentes ataques contra o reino.

Uma grande nuvem de fumaça preta pode ser vista da pista de F1 e durante os treinos, e o campeão mundial de Fórmula 1 de 2021 Max Verstappen pode ser ouvido dizendo: “meu carro está pegando fogo?” devido à fumaça do incêndio, informou a Sky Sports.

A F1 disse em comunicado: “a posição no momento é que estamos aguardando mais informações das autoridades sobre o que aconteceu”. A F1 não deu mais detalhes.

Segundo estimativas da ONU, 377.000 terão morrido no Iêmen durante o conflito até o final de 2022.

Estima-se que quatro milhões foram deslocados e 80% dos 29 milhões de habitantes do país dependem de ajuda para sobreviver.

A ONU a declarou a “pior crise humanitária do mundo”, já que artilharia pesada e ataques aéreos dificultaram o acesso aos cuidados de saúde e aumentaram a pressão sobre as poucas instalações que ainda estão funcionando.

FONTE: Middle East Eye

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

A Arabia Saudita, grande aliada dos americanos e grande compradora de armas brasileiras, bloqueou o acesso maritimo ao Iemen. Estima-se que milhoes de pessoas passarão fome. Quantos morrerão? Independente da fonte, basta apenas não ter o cérebro danificado para inferir que não serão poucos. E aqueles que nao morrerem, especialmente as crianças, sofrerao a vida toda com as sequelas que a desnutricao e subnutricao deixarão. Mas como são árabes/negros/pobres, o ocidente não está nem aí: a preocupação é se vai ter formula 1 ou não.

https://news.un.org/pt/story/2021/03/1743982

Hugo do Amaral

clap clap clap

Thiago A.

Só uma observação.
O que a República Popular fez, sancionou a Arabia Saudita?
O Brasil interrompeu o fluxo comercial para sinalizar sua desaprovação ?

Quem fez algo, quem vetou, proibiu( tentou) a venda de armas para Arabia Saudita?

Só o ” Ocidente “malvado está bem aí ?

Wagner

Bom, embora a China infelizmente tenha sido pragmatica nessa questão (e em questões internacionais de maneira geral não aderindo a boicotes nem se colocando como paladino da justiça, incluindo o conflito da Ucrania), ela tem atuado, mesmo que de maneira limitada, na busca da resolução do conflito. https://www.usip.org/publications/2018/01/china-and-yemens-forgotten-war https://insidearabia.com/chinas-gulf-relations-and-calculated-stance-on-the-yemen-war/ A midia chinesa de grande alcance tambem da manchete ao conflito, com uma visao um tanto diferente da que vemos pelo ocidente. http://www.xinhuanet.com/english/2021-05/13/c_139941926.htm Outros países do oriente, especialmente do Oriente médio, possuem populações que estão muito mais inteiradas sobre o conflito em andamento por lá, independente da posição do governo, como… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Heinz Guderian

A China caga e anda para violações dos direitos humanos e carnificinas em geral, o que importa pra eles é dinheiro, enquanto isso não impactar a economia deles, eles não estão nem ai.

Wagner

Tal qual os EUA e Europa. Mas há uma diferença: a politica chinesa nao inclui invasoes de outras nacoes.

Sensato

Não… só do mar…

Nascimento

Tibet/India/Vietnam: Are we a joke to you?

Heinz Guderian

Ainda…
Anote o que eu digo!

leonidas

Ué o Tibet é o que?
E o mar da china meridional onde Pequim fez bases dentro da ZEE das Filipinas e do Vietnã?
Da um tempo né?
Não tem bonzinho, neste jogo a regra é simples:

  • Quem tem mais poder chora menos… rs
Maurício.

Wagner, não fala da Arábia Saudita, ela é uma ditadura aliada dos EUA, portanto, uma “ditadura do bem”…🤭

Wagner

Verdade, Maurício, foi mal!

leonidas

A Rússia esta sendo esfoliada viva em nome da “democracia” e por acaso(somente por acaso) os EUA estão lucrando rios de dinheiro com vejam só, o rearmamento da Europa e suprindo (por dó obviamente) os europeus com seu gás e com seu trigo.
Parece piada pronta como o mundo é repetitivo e como mesmo assim certas nações boca aberta (como um tal gigante sul-americano) espera de quadro o nabo tamanho GG+ que esta a caminho…

Sensato

Não tem anjo no comando em nenhum dos dois lados. A AS é uma ditadura e a liderança Houthi também.

Anjos mesmo, só as crianças que mencionou e que, infelizmente sofrem muito e provavelmente continuarão sofrendo pois ninguém se importa de fato com eles, seja os que você critica ou os que defende.

SteelWing

o problema não é porque são negros, mas sim porque tem aval dos EUA. Na Iugoslávia o pessoal era branco, mas não tinha problema matar porque era a OTAN.

Carlos Campos

crise pior que da Ucrania e ninguém fala.

Antoniokings

Já que a Arábia Saudita está se alinhando com Rússia e China, deveria comprar os sistemas anti-aéreos deles.
Porque já viram que esses Patriots não são de nada.

Antoniokings

E as notícias dizem que o incêndio está se alastrando.
Daqui a pouco, a gasolina chega a 10 contos aqui no Rio.

Daniel Lopes

Cara, o comentarista anterior disse que a arábia saudita é aliada dos EUA.
Você tem que se decidir qual fake news vai defender.

Antoniokings

Índia e Arábia Saudita consideram negociar em Yuan Digital com a China

https://br.investing.com/news/cryptocurrency-news/ndia-e-arabia-saudita-consideram-negociar-em-yuan-digital-com-a-china-985515

Eu acho que devemos sempre estar atentos à dinâmica da geopolítica mundial.
Ainda mais em tempos de grandes alterações e mudanças de pólos econômicos.

Andre

Esse coitado do Da Lua vive em um mundo de fantasias, ao contrário do outro que é apenas uma putinzete desloucada.

O Da Lua já disse até que India iria se aliar com China e Paquistão. Ele fica procurando sites obscuros que vivem de fake news para alimentar essas fantasias dele mas suas previsões sempre falham.

gordo

Eis uma das tantas guerras que passam despercebidas, sem esforço algum de lideranças centrais para que se ponha um fim nisso. Nada como nascer anglo saxão nesse mundo hipócrita.

pedroctba

E os Patriot? Só comendo mosca (como sempre!).

Não a toa que a Turquia novamente recusou repassar seus S-400 a Ucrânia em troca desse bagulho e do F-35, e ate mesmo a Eslováquia se recusou a trocar seus antigos S-300 (SA-10) pelos Patriot para enviar os S-300 a Ucrânia.
Enquanto isso na Ucrânia, mesmo um missil balistico muito mais capaz como o Tochka-U (SS-21) esta sendo abatido aos montes pelos Buk, Tor, S-300, S-400 e Pantsir S1. A maioria desses misseis balisticos do Yemen são copias iranianas do Frog-7 ou ate mesmo Sa-2 modificados para servirem ao uso terra-terra.

DFA

Os problemas sauditas nada tem a ver com a qualidade do equipamento.

As lideranças militares e políticas sauditas são incompetentes e a formação dada aos oficiais é mais ideológica do que operacional.

É bom ter “brinquedos” topo de gama, mas o elemento humano combinado com o uso de estratégias e táticas corretas continua a ser o elemento decisivo.

Last edited 2 anos atrás by DFA
Willber Rodrigues

Engraçado…quando um equip. russo falha, o equipamento é uma droga, e não há nada que impediria isso.
Quando um equip. ocidental falha, a culpa é dos operadores, da doutrina, da manutenção, do clime, da conjunção planetária, etc. Mas nunca é do equipamento.

Antoniokings

Prezado Willber.

Exatamente!
Matou!

André Macedo

Basta ver as justificativas de quando o trambolhão-35 cai

Antoniokings

Interessante.
A vitória dos ‘equipamentos ocidentais’ contra os ‘equipamentos russos/soviéticos’ no Iraque, por exemplo, não teria a ver com as ‘lideranças militares incompetentes’ iraquianas?
Disserte aí.

SteelWing

Ali era uma coalisão da OTAN cara, era muito desproporcional em números.

Andre

e as seguidas vitórias israelenses sobre os numericamente superiores árabes?

ou o cacete que o f14 iraniano deu na força aérea iraquiana?

Vinicius Momesso

Me desculpe, mas o Tochka-U deixou de ser usado pelo exército russo em 2009, por justamente não ser mais tão efetivo frente aos novos sistemas anti aéreos, além de ser um míssil com pouco precisão(CEP alto).

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
Daniel Lopes

Mais atrasados que o Rubinho Barichello.

Inimigo do Estado

Tá aí um conflito que mostra a hipocrisia descarada do ocidente. Até agora não se viu qualquer esforço do ocidente para barrar a carnificina promovida pela Arábia Saudita no Iemen.

Heinz Guderian

Também concordo que a Arábia Saudita comete e cometeu crimes de guerra no Iemen, mas me diga, você também concorda que o que a Rússia está fazendo na Ucrânia é a mesma coisa né?

André Macedo

Você concorda que é a mesma coisa? Se sim, cadê a reação internacional indignada do Ocidente bonzinho? Cadê as empresas saindo do país e os países deixando de comprar petróleo deles? Ah não tem né? Na verdade é bem o contrário, o país “Guardião da Liberdade” vende bilhôes em armas pra eles.
O problema não é condenar a ação russa, é a falta de condenação e indignação com os outros.

DFA

Correto.
A Arábia saudita está ao nível da Rússia de Putin.
Economia baseada em energias não renováveis, extremista de direita religiosa, com limitações na liberdade de expressão de seus cidadãos e a levar “pau” das forças oponentes que em teoria são inferiores.

Last edited 2 anos atrás by DFA
Willber Rodrigues

“(…) e desde então realizaram mais de 22.000 ataques aéreos em um esforço para reverter os rebeldes, com um terço atacando locais não militares – incluindo escolas, fábricas e hospitais, de acordo com o Yemen Data Projeto.” “Segundo estimativas da ONU, 377.000 terão morrido no Iêmen durante o conflito até o final de 2022.” Curiosamente, a mídia ocidental nunca fez o mesmo nível de “campanha” pró-houti, igual ela faz com a Ucrânia. Curiosamente, os EUA e a Europa NUNCA sequer cogitaram fazer sanções contra a AS, e nunca pensaram em parar de adquirir petróleo deles. E, mais curiosamente ainda, o… Read more »

José

Só irão comentar quando tiver uma foto de um houti loiro de olhos azuis partindo dessa pra pior

Willber Rodrigues

Ser europeu, loiro, branco e de olho azul te dá vantagem até na hora de ser refugiado…
O curioso é que a mesma galera que sempre reclama da falta de liberdade de imprensa, perseguição política e ditadura da China e Russia, não dá um pio sobre a AS.
Ah é, esquecí que a AS é “brother” dos EUA…

Yuri Dogkove

Cadê vc, Patriot? kkkkk