Dois caças F-39E Gripen que serão entregues ao Brasil por via marítima foram levados para o porto de Norrköping ontem.

Segundo a FAB informou no final do ano passado, após o desembarque no Brasil, as aeronaves seguirão para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto (SP).

Lá, os pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto.

Mais dois F-39E Gripen deverão ser entregues à FAB pela Saab ainda no primeiro semestre de 2022.

Atualização

Segundo o blog Aviação em Floripa, a embarcação que irá trazer as aeronaves será o navio de carga geral Marsgracht de bandeira holandesa, que encontrava-se atracado no porto de Norköpping na Suécia.

De acordo com informações do site de monitoramento marítimo Marine Traffic, seu destino é a cidade de Navegantes em Santa Catarina, com previsão estimada de chegada para o dia 2 de abril.

As aeronaves embarcadas seriam os exemplares com as matrículas FAB 4102 e FAB 4103.

FONTE: nt.se / COLABOROU: Juliano Lisboa

Subscribe
Notify of
guest

270 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Boa notícia! Ainda estou curioso para saber o real motivo do atraso e como isso foi acertado entre Brasil e Suécia.

Renato

Eu também.

Marcelo

Haha, o post veio logo depois do seu comentário no post do IFI né? Kkkkk

Renato

Pois é Marcelo, que bom né? Parece que me ouviram. kkk
Mas que está moroso, está..
Vamos torcer para deslanchar agora.

Fernando Perraro

A resposta e simples, o Brasil não comprou um avião comprou um projeto, e está desenvolvendo juntamente com a Saab,eis o porque da demora.

Silvano

Tu manja pra carvalho.

Gilberto

Não tem atraso nenhum, tudo está dentro do cronograma de entrega.
Só lembrando que a versão E/F é completamente nova, ainda está passando por certificações e testes.
Não é tão simples adquirir um caça que acabou de sair do forno, isso demanda demanda tempo, diferente de comprar caças usados que já estão a pronta entrega.

Leandro Costa

Eu concordo. De acordo com o cronograma deveremos ter 4 da versão de série até Junho desse ano. Esses são os dois primeiros. Mas foi anunciado que os dois primeiros viriam em Dezembro. Minha dúvida é por que não foram enviados ainda em dezembro conforme anunciado.

Maurício.

Tem certeza que não tem atraso nenhum?

Ivanmc

Bela ilustração, esse gráfico do cronograma.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

No dia que alguma autoridade brasileira observar e cumprir cronograma de alguma coisa, a gente pode conversar sobre isto. O fato é que os FX estão atrasados uns 15 anos, e não por culpa da SAAB!

Alexandre

O FX-2 teve início em 2006. Portanto, não está atrasado 15 anos. Mas, de fato, a intenção da FAB em adquirir um novo avião de combate teve início em 1996. Porém, essa demora acabou sendo benéfica, pois estaríamos hoje operando um caça com pequeno horizonte evolutivo, como Mirage 2000-5, Su-27 ou Gripen C/D. Provavelmente o primeiro, em vez de um caça de geração 4++.

Alexandre

Isso não foi atraso por problemas técnicos ou orçamentários, foi a própria FAB que adequou o cronograma de entregas à realidade orçamento, esticando em dois anos as entregas. Tanto assim que a entrega da primeira aeronave (com FTI = Fligth Test Instrumentation) manteve-se inalterada, dentro do previsto no contrato (e, 2019, ou 48 meses após a entrada em vigor do mesmo, em outubro de 2015).

Silvano

Caboco imagina que um caça altamente sofisticado e sensível é o mesmo que um Ford KA que sai da linha de montagem e vai direto pro caminhão cegonha.

É até difícil de imaginar que sejam tão inguinorantes a esse ponto.

Flanker

Caboco e inguinorantes …….tá bem…..mesmo assim, o cronograma está atrasado, quer vocês queiram, ou não.

ERNANI

Concordo

Alexandre

Não está atrasado, quer você queira, quer não. Veja no gráfico que foi postado. O que houve foi uma adequação do cronograma de entregas à capacidade orçamentária. Nenhum problema de ordem industrial ou técnica. O cronograma foi esticado em dois anos. O único “atraso”que houve foi a decisão a Saab em adiar em seis meses o voo do primeiro protótipo (Gripen 39-8), para efetuar o processo de separação do software de missão do software crítico de voo, o que foi uma decisão acertadíssima.

Flanker

Só que o cronograma postado mostra as primeira e segunda previsões. O primeiro cronograma previa a entrega de 12 aeronaves em 2021 e 8 em 2022. O segundo, já readequado, previa 4 aeronaves para 2021 e 7 para 2022. Quantos dos 4 previstos para 2021 foram entregues em 2021? Nenhum. Vão entregar os 4 de 2021 agora no 1º semestre de 2022. E os 7 de 2022 virão todos no 2º semestre? Torço muito para que sim, mas duvido muito também.Então, se considerarmos as entregas previstas, em qualquer um dos cronogramas, elas estão atrasadas, sim….quer queira, quer não.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Só estão atrasados uns 15 anos, e não por culpa da SAAB…

Nonato

Foi oferecido à FAB em 2008.
É apenas uma nova versão do gripen C.
Nada demais.
Já se vão 14 anos.
Há aviões que saem do zero em 5 anos…
Aumentaram o tamanho do tanque, um motor com maior empuxo, radar AESA.
Radar AESA, míssil meteor dá para colocar no gripen C também.
Ou seja, nada do outro mundo.

Sidy

Mudaram o trem de pouco de lugar. É uma mudança que mexe em toda a estrutura do avião.

Flanker

Nonato, concordo que pode estar demorado, mas a comunalidade do Gripen C como o Gripen E deve ser menor que 40%. Estrutura de asas, estrutura de fuselagem, trens de pouso principal e dianteiro, além de motor, radar, aviônicos e eletrônica, entre outros itens, são todos diferentes entre as versão C e E.

Saldanha da Gama

2!!!! Mas eu me lembro que estavam sendo embarcados…. abraços

dretor

Eu também

Reis

Segundo a teoria da conspiração, os suecos estavam esperando o desenrolar da guerra para caso fosse necessário, trocar a insígnia da FAB pela sueca e os mandar para matar Sukhois.

Leandro Costa

É uma teoria válida porque já foi usada antes por países em guerra ou que achavam que havia uma possibilidade iminente de entrarem em guerra. Motivo pelo qual eu gostaria de saber o por que de terem declarado que as duas primeiras serem enviadas em dezembro passado ao invés de agora.

Alexandre

Existe uma COMFIREM (Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material da FAB na Suécia. As aeronaves foram liberadas para embarque para o Brasil assim que os trabalhos foram concluídos. Se houve algum atraso, foi de pouco tempo, incluindo o frete do navio para o Brasil.

Ivanmc

Espero que tudo se concretize na melhor forma possível. O nosso país tem que se proteger o mais rápido possível, frente aos exemplos, os quais estão se apresentando na atualidade.

Paulo

Sim, Os EUA/OTAN estão loucos para botar as mãos na Amazônia. O Brasil já viu o exemplo do boi de piranha que foi a Ucrânia. Não se podem brincar com os barões do imperialismo.

Silvano

Paulo, os maiores inimigos do Brasil estão aqui dentro, nasceram aqui. Viu aquela cantora decadente ontem em Brasília e de quem ela estava acompanhada? É isso, EUA/OTAN tem quem faça o trabalho por eles.

Yomb

Verdade, o inimigo está aqui. O próprio presidente, que incentiva o crime organizado (garimpo e desmatamento) com suas falas, além de muitos no Congresso Nacional.

Rafael Silva

Sem vitimismo meu nobre. Cresça por favor.

Nativo

Onde o “inteligente” viu vitismo no que o yomb escreveu?

rui mendes

Pois, aí viu, mas na mentira que usam dos EUA/OTAN para terem um inimigo, não viu e esses já não precisam crescer, dantes era a UE e o Macron, agora acrescentaram os EUA/OTAN, querem ter um inimigo para enganar o povo e pressionarem pela compra de armas, e nem que tirem dinheiro da saúde/educação/social, querem é armarem-se em campeões, mas lamento, não á inimigos na costa, pelo menos enquanto ficarem em cima do muro, apoiam todos e nenhum.

Renan

E o que você tem com isso português xereta?
Deveria era ser banido de comentar nesse fórum, pois não acrescenta nada.
Pelo contrário quando entra é apenas para tumultuar e criticar os demais comentaristas e falar mal do Brasil, país que não lhe diz nenhum respeito.
Isso é carência ou o que???
Vá procurar sua gente aí e não encha nosso saco.

Kornet

Esse portuga é fã da Otan e do chefão dela, ex-ministro do meio ambiente da Noruega e ameaçador de Amazônia.

Jurandir Noronha

O Brasil ao contrário de Portugal, não está preso a um bloco econômico nos moldes da UE e nem a uma aliança nos moldes da OTAN, portanto, ele pode sim, ficar em estado neutro e aproveitar oportunidades de ambos os lados.

Nós temos muita coisa que pode levantar a cobiça de europeus e de americanos e certamente vocês não pensarão duas vezes se tiverem a oportunidade de usarem suas armas para rouba-las. Já fizeram isso antes.

O Brasil precisa de armamento nuclear para garantir que pensem duas vezes antes de tentarem a sorte por aqui.

Jurandir Noronha

Você depende a OTAN dessa maneira porque sabe que sozinho, seu país é um zero a esquerda que em caso de conflito, seria mais uma Ucrânia, implorando pela ajuda alheia.

Wellington R. Soares

Coitadinho kkkkk…

Diego Tarses Cardoso

Ah sim, o presidente que fez cair em mais de 15 mil o número de mortos por assassinatos, deve ser o inimigo de vocês mesmo, certo King ?

Nativo

15 mil mortes a menos? Tá ganhando quanto pra mentir?
Esse sujeito colocou milhares de armas nas mãos de traficantes e milicianos, via ” colecionadores, facilitou a impunidade em crimes de trânsito, estimula a violência contra mulheres e minoria.
São muito caras de madeira

Johnny

Troca o frasco de Rivotril porquê esse aí certamente tá vencido.

Rafael Cordeiro

Você provavelmente deve ser um militante do “Instituto Sou da Paz” ou “Instituto Igarapé”, desde quando as armas de milicianos e traficantes são adquiridas via colecionadores? Você teria esses dados para me apresentar? Antes do atual Governo não existiam milícias e nem tráfico? (Pelo que sei, já existia e eram bem atuantes, assim como já estavam muito bem armados). Para de acreditar no que passa no Fantástico, pesquise, se informe. Como em toda categoria, profissão, religião etc. pode sim haver desvio de conduta de um ou de outro, mas o cara esperar 1 ano por documentação (CR), pagar uma fortuna… Read more »

nativo

e so voce dexar umpouco de dezer amem para malafaia e edir macedo, que sua cabeça tera um pouco de nformação que preste.
e estas mliicias e traficantes cresceram e muito no perodo que os xxxpertos do RJ, elegiam e reelegiam um santnho 7 vezes.

Last edited 2 anos atrás by nativo
Rinaldo Nery

¨Estimula a violência contra a mulheres e minorias…¨ Vc anda vendo muito BBB! O Presidente estimula isso nas lives dele? Como ele estimula isso?

Salim

Por demérito, descrédito, incopentencia de motivar congresso e população a figura da presidência da República está desacreditada, quem manda hoje é o congresso (centrao), vemos decisões serem desconsideradas e direção oposta ao sinalizado por serem medíocres e desprovidas desprovidas base. Nossas forças de defesa , em virtude da desvalorização criminosa câmbio, irão amargar um desinvestimento enorme e teremos que nos dar satisfeito se conseguirem concluí programas iniciados passado. Como sempre escrevo os 20 anos de desgoverno estão mostrando resultados nefastos ao Brasil e seu povo.

Rinaldo Nery

Desgoverno? Onde? Mostra pra mim. Que eu te mostro SÓ o que foi realizado pelo Tarcísio na infraestrutura.

Rodrigo Martins Ferreira

Milhares de armas ? São mais de um milhão de CAC´s…

Os problemas foram com menos de 30… se liga…

Alexandre

Até parece que traficantes e milicianos usam armas compradas de forma legal… Uma mulher com arma na mão é a melhor defesa contra um agressor.

Nei

olha sou contra comentários Políticos aqui, mas isso também não é toda a verdade. Cada qual puxa para seu lado.

José de Souza

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Camargoer.

Caro Diego. Calma lá. A segurança pública é uma atribuição essencialmente estadual. São as secretarias de segurança pública de cada Estado que atuam no combate dos crimes comuns. Outro ponto que deve ser levado em conta é que os dados apresentados recentemente no Atlas da Violência 2021 divulgado pelo IPEA são de 2019 (sempre há uma defasagem na análise dos dados). Além de tudo isso, é preciso analisar o que está ocorrendo em cada Estado. As maiores quedas ocorreram no Sudeste mas com um aumento dos homicídios nas regiões Norte e Nordeste. No Sul/Sudeste houve um enorme aumento no número… Read more »

Maximus

Prezado Camargoer. Não tire o mérito das Forcas de segurança pública por favor! A queda de homicídios tem muito haver com atuações pontuais e operações dos órgãos de segurança pública. Comentários do tipo “queda dos homicídios relacionada a trégua das facções” so servem pra poluir o site com mais bobagens ainda. Procure se informar melhor antes de postar comentários sobre segurança pública.

Camargoer.

Caro Maximus. São as informações colocadas no relatório do IPEA cujo link disponibilizei. Existem muitos outros estudos.

JSilva

Não adianta Camargoaer, esse pessoal não gosta de informações baseadas em estudo técnico.

Camargoer.

Olá JSilva. Acho importante contribuir com o debate. Acredito que muitos colegas terão interesse em acessar o Atlas. Isso seria o mais importante

Rinaldo Nery

¨Trégua de facções¨ é estudo técnico? Vcs acreditam nisso? Alguém foi com uma prancheta fazer questionário com os traficantes? IPEA foi lá?

Johan

Recorde após recordes de apreensões pela PF e PRF, além de operações conjuntas e coordenadas com as polícias locais como as recentes aqui no Rio e, para você isso não conta!?
Além de políticos paraguaios incomodados com os Sisfron atrapalhando os “negócios”.

Camargoer.

Caro Johan. A taxa de homicídios no Brasil teve uma aceleração nos anos 80 e 90, principalmente nos grandes centros urbanos. Este crescimento foi interrompido a partir da aprovação do Estatudo do Desarmamento em 2003. Cerca de 3/4 dos homicídios brasileiros ocorrem com arma de fogo. Das armas apreendidas pela polícia, cerca de 75% delas são revólveres e pistolas de fabricação nacional de calibres 38 e 32. As taxas de homicídio começam a cair em 2017, de 32 homicídios por 100 mil habitantes para cerca de 22 em 2019. Contudo, segundo o Atlas de Violência 2021, a queda dos homicidios… Read more »

Sensato

“Há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatística”

Benjamin Disraeli

Camargoer.

Caro Sensato. Recomendo dois livros que o ajudarão a entender estatística de modo bastante efetivo, “O Andar do Bêbado – Como o Acaso Determina Nossas Vidas” e “Viver é Perigoso?: o que as Estatísticas Dizem e as Pessoas Pensam Sobre os Riscos do dia a dia“. Eu também recomendaria “Como São Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião”. Talvez isso o ajude a compreender dados estatísticos e separar as mentiras e manipulações daquilo que é essencial sobre aquilo que realmente importa. Eu sei que dá trabalho, mas vale a pena.

Sensato

Grato Camargo. Já estudei a matéria na faculdade o suficiente pra saber o quanto é fácil manipulá-la e embalar, com o selo de “ciência”, praticamente qualquer teoria.

Camargoer.

Olá Sensato. Estes livros são muito bons porque discutem situações do nosso cotidiano que geralmente passam desapercebidas ou que na maioria das vezes tratamos como senso comum. No seu caso, vai ser mais interessante ainda porque você já tem a base teórica de estatística. Acredito que você vai curtir, mesmo que dê trabalho buscar os três livros, mas acho que vale o esforço. Eu já li o “Andar do Bêbado” três vezes.. leitura obrigatória.

Salim

Caro Camargoer,dificil explicar para quem náo quer, sem uma base de dados difícil saber se estamos melhorando ou piorando. Apreensão drogas aumentou, isto e bom ou ruim, se VC náo tem a base do tamanho trafico, impossível dizer. Igual PIB em reais esta aumentando , em dólar perdeu quase 45%. O resto mundo se manteve, então perdemos e muito. O IBGE e uma ótima fonte, IPEA,……. O simplismo , desprovido base esta destruindo Brasil.

Kornet

Esses que são financiados pelo Soros,para dizerem que o aumento da violência é o cidadão armado e que a polícia deve entrar favelas sem dar um tiro,rs.

Camargoer.

Caro Kornet. Acho que nunca li uma tolice como esta que você escreveu em qualquer relatório sobre violência urbana ou sobre os problemas de segurança pública brasileiros. O que sabemos é que praticamente 3/4 dos homicídios no Brasil acontecem com arma de fogo e que cerca de 75% das armas de fogo apreendidas pelas policias estaduais são revolveres e pistolas de fabricação nacional, principalmente de calibres 38 e 32. Praticamente toda a munição apreendida pelas polícias é fabricada no Brasil. Das armas que puderam ser rastreadas, a maioria tinha registro legal e foi roubada de pessoas comuns ou de empresas… Read more »

Salim

Reduziu PIB de usd 2,45 tri pra usd 1,45 tri. Competentissimo, fora que vai eleger o petralha. Povo culto, da nisto.

Slow

Afinal esse pib de usd 2,45 tri era na época de quem ? K k k kk

Reis

Considerando que no cálculo do PIB está incluso os “lucros”, pode ser que o PIB naquela época era ainda maior, pois a roubalheira pode ser considerada como o lucro para quem roubou.

Lembre-se que naquela época dava para lucrar 9 milhões vendendo avon.

Slow

Isso já foi desmentido amigo, igual os 256 milhões na conta que o juiz confundiu com 26 mil ..

Só dar um Google aí

Reis

Ganhou como então? explica….

Slow

9 milhões ? Da um Google e lê a matéria não a capa ..

Reis

acabei de dar um google…..”maior ladrão do mundo” e adivinha o que apareceu?

Wagner

E hoje da pra comprar mansao de 6 milhas vendendo chocolate. Sem contar os 4 milhoes da casinha games.

Reis

Quer ganhar 4 milhões fácil?

Entra no Wikipédia, faz um ctrl+c e ctrl+v e vende como se fosse uma consultoria.

Neto

E chocolate 😉

Salim

Estuda um pouco e verifica que a derrocada econômica começou fim segundo governo Lele, a Dirma foi igual Pita pro Maluf, tentou limpar a área e apagar as provas pra náo enjaularem Lele. O Tremer foi ate razoável, economicamente falando, ai 01 melou de vez .

Slow

“ Fim do segundo “ mas ela saiu na metade do segundo mandato ..

Flanker

Barbaridade…tu não sabe nem ler, cidadão?

Salim

Difícil emplacar conversa razoável, nem história recente pessoal conhece, tem que sair na ironia. Desenhado, real perdeu 50% poder de compra, todo brasileiro empobreceu incluindo forças armadas.

Andre

Queda de 4% em 2020, já recuperada em 2021, devido a pandemia e queda global da economia.

Como explicar as quedas de mais de 4% em 2015 e 2016? Isso sim foi governo competente.

Slow

Impeachment

Sensato

Agora fiquei curioso, se isso é um fator que e em cenário econômico favorável ajuda a derrubar tão significativamente o PIB nacional, consequentemente aumentando o desemprego e os índices de pobreza, os partidos que dizem defender os menos favorecidos não deveriam parar de ingressar com inúmeros pedidos de impeachment visando, justamente, evitar que o país afunde ainda mais na crise econômica ocasionada pela covid e, assim, protegendo os menos favorecidos de ainda mais privações?

Reis

Quanto pior estiver o país, melhor para os ladrões de impostos e estatais.

Não importa se o juros da dívida subir para 40% ao ano, e o dinheiro dos impostos que iriam para a saúde e educação irem para o bolso dos especuladores e banqueiros por meio de juros.

O que importa e promover o caos para ferrar com quem estiver no cargo e assim o partido entrar no poder…..deu certo em 2002.

Dirceu já dizia que o partido vem primeiro lugar.

Salim

PIB em dolar 2,45 para 1,45. Ficamos paupérrimos, vai comprar algo. Os estrangeiros estão comprando tudo , por quase nada, entregaram Brasil nestes 20 anos. O resto e fanatismo, PIB subir em reais e engana inculto e torcedor futebol. Realidade e esta. A dotação orçamentária forcas armadas caiu no mesmo patamar, e ta cheio de patriota que náo sabe fazer conta ou analisar Numeros apoiando. Vai reequipar força de que jeito, mais 10 anos penúria e sucateamento.

Watts D. Matter

Sem considerar que, em função da pandemia, o PIB anterior foi -9%, então na realidade a recuperação foi 13%

Slow

Ainda bem que você não é professor de matemática .

Cristiano GR

O petralha o pessoal dele mesmo já está pensando em dar um fim nele porque sabem que as pesquisas noticiadas são falsas e pagas e estão muito longe da verdade e viram que ele não consegue enganar mais a população e nem arrecadar votos, ele não consegue nem sair na rua o cachaceiro. Os próprios cupimxas dele já pensam em dar um fim nele e tentar fazer dele um martir, afinal são especialistas em queimas de arquivo, a lista é grande, a começar por Celso Daniel, envolvidos no caso, 3 partricipantes da diretoria do Bancoop, Arthur Sendas, … a lista… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Cristiano GR
Salim

Os últimos 20 anos estão tristes, o que se houve do povão e exatamente oposto do que vc relata. Por deméritos atual fantoche presidência, irão eleger algum populista ou larápio. O referido esta miúda e só vai aparecer reta final, burro ele não e, poderia usar isto para bem Brasil e não para favorecer inescrupolosamente seus comparsas e camaradas.

Paulo

Verdade … vc é um deles.

José de Souza

O maior bandido é esse, e os filhos dele.

Wilson Maciel Junior

Vc está correto, inclusive dentro do próprio governo, e lembram todos que muitos criticaram a compra dos aviões.

Antonio RIBeiro

Quem era a cantora decadente?

Kornet

Mas muitos desses decadentes têm patrocinadores estrangeiros.

Salim

Agora vai…… 3 gripen………

rui mendes

Cantas bem, mas não enganas ninguém..

Andre

É verdade. Muito triste mesmo ver o EUA e a OTAN invadindo a Ucrânia, anexando parte de seu território, ditando como ela deve levar sua política externa, com o presidente americano chegando a dizer que está repensando o status de independência da Ucrânia.

Malditos americanos imperialistas.

Mas esse papinho da Amazônia vem vem desde o governo militar, lá nos anos 1970. O mais perto que alguém chegou de colocar as mãos lá, foram as “ONGs” que se espalharam por lá entre 2000 e 2015.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Quando EUA e OTAN quiserem mesmo botar as mãos na Amazônia, ela já não existirá, os brasileiros já à terão destruído. E por enquanto, tema aqueles caras que quando botam fogo na floresta e são presos, dizem na delegacia que não sabiam que é ilegal fazer isso, e que são pobres, não tiveram oportunidades na vida, por isso acham que podem fazer o que bem entendem…

Gente como você teme EUA e OTAN, mas não entende que é parte de um problema maior que eles…

Reis

A preocupação com a floresta é fachada……..o que estão de olho é no aquífero, ouro e minério.

Já exauriram suas terras e as colônias, só sobrou a Amazônia intacta.

https://www.notibras.com/site/historia-secreta-embora-real-da-invasao-militar-de-roraima/

Fernando Oldenburg

Ivan, aviões são apenas ” brinquedos” a única coisa capaz de impedir é o ogiva.

Henrique

Pela demora devia mandar os 4 juntos…

Alexandre Cardoso

Como os prazos pagamentos do Brasil são elásticos, os prazos de entrega tb o são …

Equilibrium

Mas não existia aquele marketing que dizia que iriamos iniciar o pagamento semente após a última aeronave entregue? Propagado aos 4 ventos por SAAB e FAB?

Renan

Acho que é por aí mesmo.
SE.. Não me engano já foram pagos por um banco.
Então agora nossa divida é com o banco.

Camargoer.

Olá Eq. Eu acho que era a partir da entrega da primeira aeronave… verificarei isso e voltarei a postar aqui. Obrigado pela observação.

Camargoer.

Olá a todos. O contrato de financiamento (cerca de US$ 4,5 bilhões) dizia que o início dos pagamentos do governo brasileiro ao banco sueco começaria a partir da entrega da primeira aeronave para a FAB e teria uma duração de 25 anos. <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151019_gripen_suecia_lgb_cc&gt;.
A minha dúvida ainda é se a primeira aeronave seriam estes 2 que serão entregues agora (os prímeiros de série) ou os pagamentos começaram com o protótipo já entregue.

Flanker

Camargo, o F-39 4100, entregue em 2020, não é um protótipo. É a primeira aeronave de série da encomenda de 36 unidades. Ele veio com alguns sistemas ausentes, com a bandeira nacional na empenagem vertical e sem as marcações definitivas e com algumas pequenas diferenças sutis. Mad, mesmo assim não é um protótipo. Ao final dos testes, ele passará por uma padronização para se igualar a todos os outros.

Camargoer.

Olá Flanker. Obrigado. Acho que isso esclarece a questão. Para complementar, foram reservados R$ 1,2 bilhão no orçamento federal deste ano para o programa FX2, o que parece incluir tanto o pagamento do financiamento (cerca de R$ 23 bilhões para serem pagos em 25 anos) quando os custos da FAB para a infraestrutura do F39 em Anápolis (ao menos neste momento).

Rinaldo Nery

marketing = contrato.

Camargoer.

Caro Alexandre. Os pagamentos á SAAB são feitos diretamente pelo banco que está financiando o programa. O governo brasileiro começará a pagar o banco a partir da entrega destes primeiros aviões que estão á caminho.

Camargoer.

Olá Henrique. Eu imaginava que os quatro viriam juntos. De qualquer modo, que bom que estão á caminho.

Johnny

Os quatro, no mesmo navio, aparenta um risco alto. Não deve ter sido por este motivo, mas prefiro dois por embarcação. Vai que…

Welington S.

Aos que estavam desesperados, falando até que os caças seriam dadas à força aérea sueca, como contra medida rápida em caso de avanço/ataque russo, pronto, tá aí. Respirem.

Paulo

“contra medida rápida em caso de avanço/ataque russo, pronto, tá aí.”

Eu acho que é contra medida de ataque rápido da OTAN/EUA na Amazônia.

Last edited 2 anos atrás by Paulo
Leandro Costa

Mas aí isso é entre você e a erva que fuma hehehehehe

Ivanmc

Que isso, nobre Leandro Costa é a opinião dele. Assim como, você tem a sua.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Paulo

Tá tranquilo, deixa ele na bolha dele.

Leandro Costa

Caro Ivan, não falei com você. Mas talvez seja um alter ego. De qualquer maneira eu sugiro que faça um cálculo por alto, sem necessidade de precisão, acerca da quantidade de tropas necessárias para se tomar a Amazônia como um todo, ou apenas ter controle sobre certas localidades na Amazônia, bem como a quantidade de suprimentos de combustível, víveres, munição, etc., para que possam se manter lá por coisa de duas semanas a um mês, qual seria sua rota de entrada e se isso seria um movimento óbvio da parte do agressor e se a economia do país ou países… Read more »

Rodrigo

Faça você essa conta por alto aí pra nós.

Quem sabe depois da sua pesquisa e do seu veredito poderemos dormir mais tranquilos sabendo que nunca correremos nenhum risco na Amazônia.

Boa sorte, aguardamos também os seus resultados.

Leandro Costa

Tá bom. O quanto da Amazônia precisa ser tomada? Qual é o alvo por lá?

Rodrigo

Certo. Digamos então..
-Toda Calha Norte..
-Reservas indígenas demarcadas por um certo desgoverno passado que somam áreas equivalentes a Estados inteiros..
-Trechos próximos a Guiana Francesa ricos em manganês, ouro..
-Foz de rios como por exemplo o Amazonas (maior volume de água doce) do mundo..
Pra começo isso aí tá bom..

Slow

O alvo é ela chama-se ( AMAZÔNIA ) consegue entender ?

Ivanmc

Sim. Num hipotético inimigo, com certeza eles saberiam das dificuldades de um combate na selva brasileira, porém o binômio, necessidade e disponibilidade, fariam que nos atacassem por várias frentes, terra e ar, ao mesmo tempo até porque sabem do nosso cobertor curto na Amazônia. Claro que temos tropas bem treinadas em pontos estratégicos. Contudo, o ataque, feito pelas FARC, contra um dos seus destacamentos no seu lado do rio Traíra, em fevereiro de 1991, foi ontem praticamente. Lógico, teve a operação Traíra em resposta. Mas, as instalações em que os nossos soldados estavam eram vergonhosas, umas palafitas sem nenhuma proteção.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Leandro Costa

Com certeza que temos qu ter um guarda chuva melhor. Isso é ponto comum. Mas temos recursos limitados (ah, mas somos ricos. Sim, mas não é assim que a banda toca, como todos sabemos, então temos que usar os recursos disponíveis), então temos que focar na melhor maneira de aplicá-los. A ideia é tornar uma aventura qualquer em qualquer parte do território Brasileiro, algo tão caro que se torna inviável e o componente militar é apenas um dos vários instrumentos que temos para abordar esse problema. Nesse ponto acho absurdo não termos um sistema de mísseis antiaéreos de médio e… Read more »

Ivanmc

Pois é, a Ilha de Brasília, que é o maior entrave.

“Nesse ponto acho absurdo não termos um sistema de mísseis antiaéreos de médio e longo alcance. Seria bom termos mais infraestrutura (bases aéreas grandes ou até mesmo pequenas) na região que possam ser reforçadas e municiadas/abastecidas em pouco tempo. Sabemos que a FAB tem essa capacidade pois treina isso regularmente. Só precisamos aumentar o escopo.”
Bem isso mesmo, Leandro Costa.
Temos pessoal, sabemos como fazer, creio eu, mas Brasília é que mora o perigo, infelizmente.

Leandro Costa

Exato. Mas Brasília é um reflexo do povo. O povo é ignorante nessas questões. Até aqueles que se dizem entusiastas normalmente tratam Defesa como super trunfo e isso precisa mudar se quisermos que esse efeito acabe sendo espelhado em Brasília. A FAB é muito elogiada pelo fato de ela ter pensado em modernizar seu suporte operacional antes de adotar uma nova aeronave de combate. Ou seja, temos um sistema integrado de radares, temos aeronaves de alerta aéreo antecipado e comando e controle, temos boa quantidade de transportes (e ainda teremos os MRTT, com o qual queimei a língua e hoje… Read more »

Marcelo Baptista

“Mas a própria infraestrutura do Brasil trabalha contra nossos interesses,….”, e contra os do agressor também, ehehhe!
Desculpe, precisei destacar. ehehhe.

Last edited 2 anos atrás by Marcelo Baptista
Nascimento

Engraçado pois você começa o argumento com uma falácia do espantalho. QUEM DISSE QUE PRECISA ATACAR APENAS A AMAZÔNIA? É completamente equivocada a ideia de que uma guerra pela floresta fosse combatida na própria floresta. O mundo inteiro sabe que seria extremamente difícil sobreviver em batalhas travadas em meio ao TO (Teatro de Operações) amazônico, e é certo que uma incursão por tropas naquela região seria uma ação a se considerar como secundária, pois dificilmente os soldados invasores sairiam vivos dali, principalmente se nossa estrutura, como país, estivesse inteira. Qualquer potência militar grande o média, teria que atacar o Brasil em… Read more »

Leandro Costa

“A ideia é tornar uma aventura qualquer em ****** qualquer parte do território Brasileiro,***** algo tão caro que se torna inviável e o componente militar é apenas um dos vários instrumentos que temos para abordar esse problema.”

Se não ficou óbvio antes, quem sabe agora?

Nascimento

Nós como nação não temos meios de dissuasão estratégica militar, ter muitos MANPADs e de ATGMs não mudarão o conflito a longo prazo, isso só impõe perdas altas ao inimigo mas não destrói a possibilidade de uma guerra, o objetivo principal da existência de FAs é EVITAR a guerra. Nossas forças militares são, ignorando o corporativismo latente, como a constituição brasileira diz, “apenas para defesa”, o que levou a um importante negligenciamento de nossas capacidades de ataque. Não se tem uma defesa real se as forças armadas de um país não são capazes de promover ataques contra uma nação estrangeira.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Wagner

Voce nao precisa invadir se comprar quem controla.

Silvano

Entenda, a Amazônia não seria tomada por tropas no terreno, não haveria e nem haverá uma invasão territorial física. Será algo como o que já está se levando a cabo contra a Rússia, essa experiência já está sendo exaltada em artigos na imprensa mundial, o “mundo democrático e civilizado” todo unido contra um país que não respeita e bla bla bla… esse experimento será tranquilamente posto em prática contra o Brasil e nossa Amazônia, e isso não está longe. Rapaz, nem vou me alongar, será que você é mesmo tão inocente e ou ignorante que não se dá conta do… Read more »

Leandro Costa

Silvano, já tentei uma vez, mas não importa o argumento que se faça, por mais lógico e claro que seja, você não vai levar em consideração. Nada vai tirar de você a ideia de que potências ocidentais superiores vão tomar o Brasil, a Amazônia, parte da nossa soberania ou território. Nada. Não existem argumentos possíveis e provavelmente não existem argumentos realistas sobre formas de Defesa. Portanto você não precisa de um debate aqui, ou de uma exposição de ideias que você simplesmente vai ignorar e continuar com a sua narrativa. Você precisa é de um Psicólogo porque você está em… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Leandro Costa
Silvano

Te chamar de colaboracionista em outra postagem minha foi um grande erro meu, você é muito mais perigoso do que eu pensava.

Leandro Costa

Ignorância leva ao medo que leva à paranóia. Eu entendo, pode ficar tranquilo e isso também pode ser abordado pelo psicólogo, tenho certeza. Tenha fé e procure um especialista. Não tenha vergonha do estigma que isso carrega na sociedade. Saúde em primeiro lugar sempre.

Salim

Gastaram muito mais Iraque ou Afeganistão, náo vai ter invasão, tudo que eles quiserem a gente vende baratinho.

Leandro Costa

Salim, você está certíssimo. A gente vende. Sempre vendemos. Comércio é mais barato que invasão. Mas como é que a gente pode aumentar o ‘valor agregado’ do que não tem valor agregado?

É simples. É o valor da autossustentabilidade de se fazer extração dessas riquezas de uma maneira limpa e ambientalmente amigável. É genial. Lucramos mais assim em todos os sentidos, além de usar a ‘narrativa’ à nosso favor. Até porque é o que eu acredito ser correto.

Salim

Carne sem anabolizante, sem agrotóxico e mais caro, nossa carne e utilizada no exterior como proteína ou reembalada para dar mais lucro ao importador, VC acha café da Colômbia, carne da Austrália… Sendo bem difícil achar marca Brasil, nosso café vira Nescafé. Única coisa reconhecida e a havaiana. Tem que cobrar , e muito, taxa manutenção amazônia, perdemos tudo por nada. Brasil tem cobrar mais caro para manter o mato. Para isto tem que mudar imagem e o complexo de inferioridade nossa, patrocinada por outras potencias e aceita pacificamente por nossos governantes. Só marketing e valorizar nossa riqueza.

Marcelo Baptista

Aleluia!!!!! Era isto que eu estava pensando!!!! Agregar valor ao agronegócio, incluindo os custos ambientais e sociais. Eu até imaginava isto, mas nao tinha conseguido verbalizar.

Kornet

Queria saber pq muitos aqui acham que a tomada,ocupação,intervenção ou sei la o quê é impossível? É porque as ameaças partem daqueles que muitos aqui acham que são nossos aliados ou amigos?
Talvez muitos tenham esquecido ou não saibam,mas a Amazônia vem sendo ameaçada com palavras de líderes americanos e europeus desde a década de 80 e agora o chefão atual da OTAN,é so pesquisar.
E outra quem fica achando que num futuro não vamos ter problemas pir causa desse discurso é muito iludido ou apaixonado.

Leandro Costa

Tá em pânico também? Pegou seu chapéuzinho de alumínio? Ótimo, então faça o que acredita seu dever, pega uma espingarda e vai lá pra ilha de Marajó e espera a invasão chegar. Quando ela vier, eu te encontro lá pra enfrentar a brabeira. Mas não se esqueça de nos fazer esse favor e ir. Talvez até possa nos avisar quando os gringos chegarem. Boa viagem!

Kornet

Vc assiste as lives com seu chapéu de alumínio pintado de branco,vermelho e azul né?
Não se preocupe eles já estão lá há tempo,inclusive reis que se hospedam em aldeias e príncipe passeando de barco para visitar aldeia produtora e exportadora de mel.

Marcelo Baptista

kornet, é porque, tudo, absolutamente tudo, tem custos, sejam eles humanos ou financeiros, e alguns de nós achamos que os custos para uma tomada da Amazonia (e seu posterior controle) são absurdamente altos.
E veja o exemplo da Russia, a maioria, inclusive eu (apesar de achar o que o Putin vez errado) achava ia ser um passeio. Não está sendo.

Brandão

Boa noite, sugiro que pesquise sobre as doutrinas de defesa da amazônia elaboradas pelo EB, Doutrinas Alfa, Bravo e Gama.
hipóteses diferentes de emprego das tropas em campos de batalha diferentes (ainda que no mesmo teatro de operações), adversários diferentes…
essas doutrinas são desenvolvidas e aprimoradas de forma silente, mesmo com meios escassos não há descanso neste sentido.
Adversários não tem nomes nem bandeiras, apenas objetivos a alcançar…o nosso é impedir, revidar e manter o controle do que é nosso por direito.

Marcelo Baptista

Brandão, isto me lembrou uma entrevista que li na Revista Manchete (simmm, sou velho e daí?) onde um Adido militar americano comentou que os EUA possuíam doutrinas para todas as possibilidades, inclusive uma invasão pelo Mexico (o País, tem que explicar, o pessoal ta com problemas de interpretação de texto). Entendo que esta é uma das responsabilidades primeiras das FFAA (inclusive, sim, a invasão da Amazonia). O que as vezes acontece é que, nao estamos negando a possibilidade disto acontecer, estamos tentando tratar isto como o que ela é, uma possibilidade. E eu acho esta possibilidade atualmente remota, pois é… Read more »

Leandro Costa

Nisso, você está certo.

Renan

Antes fosse isso mesmo.
Mas tem gente que prefere viver no mundo de bobby né..
Sonhando com nuvens de algodão e todo mundo amiguinho do Brazilzilzil..
.
Depois não reclamem.

Slow
Leandro Costa

Achei ótimo! Imagine se a OTAN resolve se tornar um cliente em massa de biodiesel brasileiro! A grana que entraria seria MUITO bem vinda! O Brasil foi um dos países líderes em inovação no campo de biocombustíveis e podemos continuar investindo nisso. Claro que os objetivos declarados de redução de emissões por parte dos países da OTAN (até 2050) nesse artigo de 2020 hoje foram modificados pela necessidade de se adaptarem à nova ameaça Russa, mas acho que ainda podemos lucrar com isso.

É claro que você leu o texto e o compreendeu, né?

Slow

OTAN se tornar cliente em massa de biodiesel brasileiro kkkkkkkkkkkkk

https://sciencenorway.no/climate-environmental-policy-forskningno/behind-the-scenes-look-at-norways-us16-billion-rainforest-initiative/1424737

https://www.nytimes.com/live/2021/04/22/us/biden-earth-day-climate-summit

https://www.reuters.com/business/environment/with-trump-gone-nato-wages-war-climate-threat-2021-06-13/

https://thehill.com/opinion/energy-environment/565117-climate-change-is-a-unifying-threat-nato-should-enact-article-5-to

https://twitter.com/jensstoltenberg/status/1369552618360541186

https://www.washingtonpost.com/climate-environment/2021/11/02/nato-global-warming-cop26-glasgow-/

È gente falando que Amazônia é problema internacional

Primeiro-ministro do Reino Unido falando que Amazônia é um problema mundial.

agenda da OTAN é praticamente só sobre Mudanças climáticas ..

Presidente dos EUA ameaçando com sanções caso Brasil não proteger a Amazônia ..

Ai por acaso aparece uma resolução na ONU querendo associar crise climática com segurança nacional ..

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Você não sabe distinguir OTAN de ONU de EUA… está delirando….

Nascimento

Não aceitaram nem o acordo UE-Mercosul e tu ai viajando com exportação de biodiesel…

Leandro Costa

Vossa excelência consegue enxergar que no momento a Europa está precisando e buscando alternativas energéticas? Ah não? Deveria. Está deixando passar um baita negócio. Talvez se um mandatário Brasileiro tivesse tido mais jogo de cintura, ao invés de chamar a mulher dos outros de feia, esse acordo já teria saído faz tempo.

Já marcou sua consulta?

Nascimento

Meu Deus Leandro, sério que partiu pro Ad hominem? Agricultores, ambientalistas e inúmeros políticos da França, inclusive do partido do governo, se opuseram abertamente ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado no dia 28 de junho de 2019, muito antes de qualquer queima na Amazônia, o post do Macron falando da Amazônia é em Agosto de 2019, logo o acordo não foi posto em cheque devido as falas do Bozonauro. Esses setores contrários ao acordo redobraram a pressão sobre o presidente Emmanuel Macron para que a França não ratificasse um tratado que irá permitir… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Nascimento

Meu Deus Leandro, sério que partiu pro Ad hominem? Agricultores, ambientalistas e inúmeros políticos da França, inclusive do partido do governo, se opuseram abertamente ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado no dia 28 de junho de 2019, muito antes de qualquer queima na Amazônia, o post do Macron falando da Amazônia é em Agosto de 2019, logo o acordo não foi posto em cheque devido as falas do Bozonauro. Esses setores contrários ao acordo redobraram a pressão sobre o presidente Emmanuel Macron para que a França não ratificasse um tratado que irá permitir… Read more »

Slow

Pois é, gostaria de saber em que mundo esse cara vive .

Leandro Costa

Num Mundo que funciona na base de interpretação de um texto simples heheheeh

Slow

OTAN se tornar cliente em massa de biodiesel brasileiro kkkkkkkkkkkkk

https://sciencenorway.no/climate-environmental-policy-forskningno/behind-the-scenes-look-at-norways-us16-billion-rainforest-initiative/1424737

https://www.nytimes.com/live/2021/04/22/us/biden-earth-day-climate-summit

https://www.reuters.com/business/environment/with-trump-gone-nato-wages-war-climate-threat-2021-06-13/

https://thehill.com/opinion/energy-environment/565117-climate-change-is-a-unifying-threat-nato-should-enact-article-5-to

https://twitter.com/jensstoltenberg/status/1369552618360541186

https://www.washingtonpost.com/climate-environment/2021/11/02/nato-global-warming-cop26-glasgow-/

È gente falando que Amazônia é problema internacional

Primeiro-ministro do Reino Unido falando que Amazônia é um problema mundial.

agenda da OTAN é praticamente só sobre Mudanças climáticas ..

Presidente dos EUA ameaçando com sanções caso Brasil não proteger a Amazônia ..

Ai por acaso aparece uma resolução na ONU querendo associar crise climática com segurança nacional ..

Slow

Minha resposta não foi liberada ..

Leandro Costa

Que bom! Meus neurônios estarão à salvo até a liberação! Tá chato tanto draminha ao mesmo tempo.

Slow

Agora foi ..

Salim

Todos os 2….. Sera que teremos pilotos, hangares, mecânicos, misseis pra tudo isto, qdo chegar o ultimo vai ser junto com a sexta geração caça.

Maurício.

Não vejo a hora de ver os Gripen voando aqui pelos céus do RS.
O som dele voando deve ser bem maior que dos F-5 e AMX.

Leandro Costa

Sei não, Maurício. Eu vi os Mirage III e 2000 voando junto com F-5’s e os Tigres eram mais barulhentos, na minha opinião. Mas espero que a gente possa tirar essa dúvida ainda esse ano de alguma forma. Estou ansioso por isso heheheeh

Maurício.

Será Leandro, eu nunca vi um Mirage voando, aqui em São Leopoldo e em Canoas eu só vi F-5 e AMX.

Leandro Costa

Eu acho que O Gripen vai acabar rodando pelas bases para mostrar o brinquedo para o país. Então acho que vai ter sua chance sim, ainda mais em Canoas.

Flanker

Maurício e Leandro, eu já vi voando e em solo, AT-26, A-1, F-5B/E/F, Mirage IIID e E, Mirage 2000B e C (da FAB e da França) e F-16 C e D dos EUA, todos aqui em SM, na Ala 4/BASM. De todos, o mais barulhento é o Mirage III, seguido pelo F-5. Já os Mirage 2000 e F-16 tens sons mais graves que todos os outros, mas um pouco menos altos. Na decolagem, para quem gosta de barulho, principalmente em dias com alta umidade relativa do ar, Mirage III e F-5 são a pedida. E o Spey do A-1 também… Read more »

Leandro Costa

Fantástico, Flanker! Ainda não tive oportunidade de ver os F-16, mas ainda sou novo hehehehehe.

E rola uma nostalgia com os AT-26. Os vi na BASC durante a semana da caça junto com os F-5 e Mirage III. um dia vai ter que vir num domingo aéreo no MUSAL. Com Gripen vai ser ainda melhor!

Flanker

Leandro, os AT-26 eu cheguei a enjoar de ver voando. Quando equipavam o Centauro e o Poker, era comum, muito comum, eles voarem em esquadrilhas de 4 aeronaves sobre a cidade. Ficavam 20…30 minutos fazendo manobras….tonneau, loopings, etc. Os AT-26 voaram muito, mas muito mesmo, aqui em SM. Voavam muito noturno, também em esquadrilhas. Circuitos de pouso, com arremetidas, repetidos à exaustão. Quando ocorriam as manobras Sulex, e várias outras, em conjunto com os esquadrões de F-5 e F-103, eram rotineiros os rasantes….mas, bem rasantes mesmo! Eu nasci e me criei em um bairro que fica bem na rota das… Read more »

Flanker

Comentário bloqueado…

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Rinaldo Nery

Quando esses F-16 da USAF estiveram em SM?

Flanker

Rinaldo, foi em 1997, na operação Tigre III – foram os F-16 do 93rd Fighter Squadron – “Florida Makos” (USAF/AFRC)E em 1998, foi a vez dos Mirage 2000 franceses, na Mistral II.

Rinaldo Nery

97 e 98 eu era o Operações (S-3) do 2°/3° GAV. Não lembrava de ter sido em SM. Lembrava de Natal.

Flanker

Em Natal foi a Tigre II, em 1995, onde no final houve a queda de um F-5E do Grupo de Caça, com a morte do capitão que o pilotava.
No ano anterior, havia acontecido a Tigre I, em Porto Rico.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Maurício.

Flanker, eu lembro que nas operações pampa de 2004 e 2005, os AMX voavam muito baixo aqui pelos céus de São Leopoldo, sinto falta de ver eles voando, deram uma sumida por aqui.
Você que é aí de SM deve ser um privilegiado, provavelmente você deve ter alguma foto com esse xavante da 287.

Flanker

Maurício, os A-1 tem voado normalmemte aqui, mas eu te digo que o voo de F-5 por aqui, também diminuiu. Antigamente era mais comum a aparição de aeronaves de outras bases. Acredito que os voos tem sido mais locais no dia a dia, deixando os deslocamentos para quando há as operações Tápio e Tinia,entre outras. Quanto aos AT-26 monumentos, como o que fica na RSC-287, quase em frente ao portão da BASM, tem outro dentro da Bse, bem como um H-1H. Tem outro H-1H em uma pedestal em uma das avenidas de acesso à cidade. Tem outro AT-26 em uma… Read more »

Leandro Matte

Tem um Xavante aqui no aeroporto Nero Moura em Cachoeira do Sul.

Flanker

Opa…beleza. Quando for aí, vou dar uma olhada. Nero Moura era Cachoeirense!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu vi (e ouvi) Mirages III em Natal, e o ronco era sensacional. E também aconteceu comigo uma coisa sensacional: estávamos almoçando em família na sala de jantar quando as coisas começaram a tremer e a cristaleira começou a fazer barulho, de repente, um estrondo com um ronco e passa rasante pelo meu bairro um Xavante, que logo arremete… assim, do nada e até hoje (já se passaram uns 40 anos) nunca houve explicação para aquele fato.

Flanker

Sim…são coisas marcantes. Lembro de, em uma Sulex, um F-5E passar baixo, mas muito baixo, sobre a minha casa, em velocidade bastante alta e em uma curva horizontal bem fechada. O som é bem diferente do que quando decola, por exemplo. Tem o som característico das turbinas misturado com um silvo agudo. Vi muitos rasantes, de vários modelos de aeronaves, mas aquele foi o que mais me marcou.

Ivanmc

Eu também, nobre Maurício. Tomara que venham aqui para ALA-3.

Varg

As turbinas do F5 são de geração mais antiga que O F414, e uma das consequências é o maior nível de ruído emitido por elas.

Ivanmc

Os motores J-85GE dos tigres são muito resistentes e de fácil manutenção.
O F414GE tem a mesma raiz, com certeza é muito superior, anos luz. Tem muita qualidade e fácil manutenção também.

Ivanmc

Esse J-85GE dos nossos Mikes

wilson

É o que prometeram, mas só o tempo vai responder.

Joe

Mais duas gotas pingaram…

Rodrigo M

É o novo “experimento da gota de piche” do séc. XXI..

Augusto

Aleluia! Vou comprar fogos para soltar hoje.

Mariana

Hohoho!Bocó!

Augusto

Olhe essa boquinha suja, malcriada.

Rui

Se eu comprar uma caixa de fogos, vc solta pra mim também?

Augusto

Aqui agora virou fórum de comediantes?

Renan

kkk

Last edited 2 anos atrás by Renan
Rui

Que isso.. Vc me deu na entrada do gol, eu só empurrei pra dentro.. kkk

João Rozendo

Parabéns SAAB e FAB, juntos somos mais fortes.
Vamos que vamos..
Pátria Amada Brasil ??????

Heinz Guderian

Vem pro pai neném, com cheirinho de zero bala, que venham muito mais.

Leandro Costa

Plástico no assento ejetor!! Heheheheeh

Camargoer.

Olá Leandro. Talvez ele venha com plástico no assento ejetor, mas torço para que os mecânicos tirem o plástico de proteção da entrada de ar das turbinas antes do avião decolar.

Eduardo Angelo Pasin

Isso é importante os ingleses sabem bem kkkkk

Camargoer.

Olá Edu. Creio que o problema era o contrário. Os ingleses NÂO sabiam.

Salim

Agora vai, …….

Marcelo Lobo da Silva

Navio já zarpou rumo a Navegantes. Cargueiro Marsgracht, de bandeira holandesa, Previsão de chegada estimada em 2 de abril, segundo o Marine Traffic.

Otafran Sousa Lima Brasil

Com os F 39E Gripens chegando ao Brasil, nossos Esquadrões de Caças estarão pouco a pouco se modernizando, da geração 4++, com mísseis mais modernos e velozes, capazes de alcançar 200 km de distância. A Aeronáutica tem planos de possui mais de 100 Caças na FAB, o que vai tornar o Brasil muito mais poderoso na América Latina. Encontro minhas Namoradas Miss Olímpias dentro disso tudo! HI TECH DIVULGAÇÃO ESCRITA – OTAFRAN

Filipe Prestes

Com sorte teremos um segundo lote e mais sorte ainda se chegarem em 72 unidades.

Saldanha da Gama

Trilogia, Obrigado pela informação

Marcelo Lobo da Silva

Preparei uma matéria rápida lá no blog com algumas informações. Se não for contra as regras aqui do chat e alguém tiver interesse em ler, só clicar no meu nome aí em cima.

Ivanmc

Bacana.

Matheus

Porque não embarcar já os quatro?

Funcionário da Petrobras

Segundo falaram acima, devido ao suposto financiamento.
Acho que isso não tem nada a ver, apenas desculpa esfarrapada mesmo.
Só não entendo o porquê de fazer ensaios de voo na EMBRAER, haja vista do protótipo já existente por lá.
Espero que não fique meses por lá.

Otafran Sousa Lima Brasil

O Gripen veio para tornar o Brasil muito mais poderoso no mundo da aviação militar, os mísseis que usa alcançam 200 km de distância, voa a 2.448 km/h, possui sistemas integrados de comunicação por data link, um aparelho tá em torno de 65 milhões de dólares. Temos planos de comprar 100 Caças para a FAB, sendo uma possibilidade que esses Caças com geração 4++, passem a voar com Caças F 35 Lightning II que a Força Aérea Brasileira tá planejando comprar da USAF, nos EUA. Uma novidade é que o Governo planeja adquirir a versão naval do Gripen para a… Read more »

Leandro Costa

Eita, jovem…

Rinaldo Nery

Acho que deviam tirar o copo da mão dele…

Wagner

Essa galera do zap ta punk, hein?

Saldanha da Gama

O todynho tava estragado…..

Funcionário da Petrobras

Acho que foi ironia, não é possível.
“Positivei” o comentário acreditando nisso.

dretor

Dois? mais nao eram 4 ?

Johnny

O domingo aéreo (portões abertos) deste ano promete.

Funcionário da Petrobras

Tomara.
Até por que estão flexibilizando o uso das máscaras e aglomerações em áreas abertas e tudo indica que até lá a pandemia tornar-se-á uma endemia.
Espero vê-lo voando aqui no PAMA/SP sobre o Campo de Marte, pela pista de 1,6 km de Marte, daria até pra pousar e decolar, só não sei se haveria restrição devido à urbanização dos arredores.

Johnny

É justamente no PAMA SP que eu estava pensando. rssss

Funcionário da Petrobras

A gente se vê por lá em então, afinal, sou morador do bairro (Santana).
Mas só irei se tiver apresentação dos Gripens.

Salim

Aqui no Pama SP teve uma demostração pouso curto e depois decolagem curta do Búfalo, inacreditável, no pouso parecia um helicóptero, inesquecível.

Funcionário da Petrobras

Já vi pousar e decolar no Campo de Marte, nos Portões Abertos:
Bufalo, A-29, Xavante e até Fokker 100 (este tem vídeo no youtube).
Tem uma história, não sei se verídica, da decolagem de F-5 após uma de suas revisões no PAMA.
Segundo li, o F-5 decolou com pouco combustível devido à limitação da pista, pousou em GRU para abastecimento, e decolou novamente para seu esquadrão.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Salim

Com aumento combustíveis teremos novamente restrições, jatinho GTE náo para, agora demostração aéreo pra nos , nada. Espero que eu esteja errado pois e muito legal ver estas aves dando rasante.

Carlos

Boa tarde. Gostaria de saber porque os aviões irão para Navegantes, não seria mais econômico desembarcá-los em Santos, visto que Gavião Peixoto é no interior de SP? 

Funcionário da Petrobras

Pensei a mesma coisa.

Carlos

Ok, entendi.

Funcionário da Petrobras

Galante, havia pensado em decolarem da base aérea de Santos que fica praticamente no porto (lado do Guarujá), não de serem transportados por terra.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Alexandre Galante

A pista da Base Aérea de Santos não deve estar em condições de uso.

Salim

Seria o logico, porem acredito que a logística terrestre e no porto favorece navegantes que tem movimento bem inferior ao porto de Santos. Vendo o desembarque e movimentação do primeiro desembarque em Navegantes acredito ser esta a justificativa.

Salim

Pra mim vinha voando com devo de KC390, lá vem porrada.

Cristiano GR

Foi examente o que pensei quando comecei a pensar que, com a viagem durando 23 dias, pelo menos 1 dia iria levar navegando perto da costa brasileira até chegar a Navegantes e por que não deixar os caças em Santos.

Funcionário da Petrobras

Pois é, mas acredito que alguém tenha pensado nisso e por algum motivo (queria saber qual), isso foi descartado.

Camargoer.

Olá Cris. Portos diferentes têm taxas diferentes, sem falar que o navio pode estar levando outras cargas para Navegantes. Seria um contrassenso atracar em Santos para desembarcar dois aviões se o navio tiver que atracar em Navegantes depois.

Rinaldo Nery

E decolariam de onde? Da BAST? Pista pequena.

Funcionário da Petrobras

Salvo engano Navegantes e a base de Santos têm quase as mesmas dimensões (1600 metros). Corrija-me se eu estiver enganado.
O Gripen E decola em pistas curtas, e na decolagem em Navegantes do FAB 4600 em 2020, ele usou mais ou menos metade da pista.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Camargoer.

Olá. Funcionário. Qual o estado de conservação da pista em Santos?

Rinaldo Nery

Está enganado. NVT tem 1.791m. E em melhores condições.

Johnny

É que o preço do pedágio na imigrantes torna a operação inviável. rssssss Antes que alguém lembre, eu sei que não há cobrança para subir a serra.

Funcionário da Petrobras

Boa kkk, mas pra subir não tem pedágio.
Tem na Capital (rodoanel) e no percurso para Gav. Peixoto.

Cristiano GR

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Até que um dia!

Hoje tá friozinho aqui e chuvoso, mas mesmo assim me deu vontade de abrir uma boa cerveja para comemorar.
Vou ter que esperar até a noite. ;P

Last edited 2 anos atrás by Cristiano GR
Cristiano GR

kkkkk 2 negativos
ficaram com inveja da minha cerveja. kkkk

JMJ

A Jaca Voadora do Brasil, nesse passo de tartaruga o Brasil terá recebido todos os aviões desse primeiro lote até 2050, quem sabe ??

Toni Cavalcante

É impressão minha ou está sem o IRST?

Marcelo

SEMPER FI!

ERNANI

Até 2100 com certeza todos eles chegarão!

Andre

O fato é : cronograma atrasado.Já para esse ano 16 aeronaves no mínimo já deveriam estar no Brasil.Frente ao cenário atual a FAB deveria solicitar a Saab um plano de recuperação do cronograma atual

Last edited 2 anos atrás by Andre
Samuel

Até 2.050 deve chegar o restante.

Paulo

Vocês acham que com 2 caças dariam para proteger a Amazônia frente as ambições das grandes potências.

Alexandre

Toda vez que se escreve Bolson….tem que rolar 2m de post…

BK117

E o 4101? Vem junto do 4104?

Flanker

Acho que sim. É a lógica.

Leildo Costa

Marsgracht é o nome do navio.. Indo de Norrköpping pra Navegantes. Previsão de chegada dia 2 de abril. Mas deve chegar bem antes disso

Salim

Não sendo primeiro abril, ja ta bom.

Alexandre

Pessoal só reclama…ja to é satisfeito de estarem vindo.
Fiquei preocupado devido recentes ameaças a Suecia.

richard

quantos dias chega no porto aqui no Brasil isso que quero saber!!

Camargoer.

Ola Galante. Obrigado pela informação. Eu cheguei a desconfiar que havia um esforço para que a cerimônia de recebimento das aeronaves no aeroporto ocorresse em 31 de março.

Flanker

Menos, Camargo….bem menos….não precisa ver pelo em ovo todas as vezes. Fizeram, e fazem, c@g@das? Sim. Mas, também não precisa exagerar e começar a ver fantasmas e segundas intenções em tudo…

Camargoer.

Olá Flanker. Não acredito em bruxas… riso. Ainda tem a entrega do S40 para o setor operacional este mês…. acho que confiar no bom senso é sempre um risco de decepção..

Angelo

A conta gotas…………

Angelo

Vai ter navio p o traslado?…com essa crise mundial …rsrsrrs

Flanker

Se não tiver, eles vem voando. Preferem de navio que é mais seguro e não desgasta as aeronaves. Mas, se for preciso, podem vir voando.

Nonato

Não falam nada do gripen F?
Em que estágio está?

Nonato

Vão esticar mais ou reduzir o tanque para caber 2 pilotos?

Flanker

Não lembro se o tanque interno vai ser reduzido, mas o comprimento vai ser maior do que o monoposto.

Tutor

Sou somente eu que acha esse caça muito pequeno, nada imponente?

Hilton

Vejam o vídeo do translado antes do embarque no navio. https://youtu.be/BJKs_KQSFh0

Funcionário da Petrobras

Adentrando neste momento no canal da mancha, no trecho mais curto entre a ilha Inglesa e a França.
Os dias demorarão a passar até 2/4.