Força Aérea do Paquistão recebe formalmente caças chineses J-10C, rivais dos Rafales indianos

76

KAMRA: A Força Aérea do Paquistão (PAF) apresentou formalmente uma moderna aeronave de combate multifuncional J-10C de fabricação chinesa, também conhecida como “Dragão Vigoroso”, durante uma cerimônia realizada na Base Aérea de Kamra na sexta-feira.

O primeiro-ministro Imran Khan participou da cerimônia de posse do caça monomotor a convite do chefe do Chief of the Air Staff (CAS), marechal do ar Zaheer Ahmad Babar, juntamente com outros ministros federais e o embaixador chinês.

Durante a cerimônia, o primeiro-ministro testemunhou um emocionante sobrevoo de várias formações de aeronaves, incluindo os recém-incorporados ​​J-10C, F-16, JF-17 e Mirages, que exibiram uma sofisticada gama de aviônicos e armamentos.

Após o sobrevoo, o primeiro-ministro testemunhou o pouso de cinco aeronaves J-10C, que foram introduzidas no 15º Esquadrão.

O J-10C é equipado com um radar ativo de varredura eletrônica (AESA) maior do que o usado pelo JF-17 Block 3.

A aeronave pode transportar mísseis ar-ar de quarta geração, como o PL-10 de curto alcance e o PL-15 além do alcance visual.

De acordo com uma reportagem da mídia estrangeira, a China entregará um total de 25 caças J-10C ao Paquistão, aumentando significativamente a capacidade militar do país para defender o espaço aéreo.

Depois de ser testado em Chengdu, o primeiro lote de aeronaves de combate chegou ao Paquistão há alguns dias.

Imagens de um caça J-10C com as marcas da Força Aérea do Paquistão (PAF) surgiram recentemente nas mídias sociais e foram amplamente divulgadas pelos meios de comunicação.

Analistas chineses elogiaram a mais recente cooperação de defesa entre a China e o Paquistão, dizendo que a medida é significativa para ambos os países porque fortalece as capacidades de combate das forças armadas paquistanesas, promove o equipamento de aviação da China e atende aos interesses de segurança regional.

“O J-10C melhorará significativamente as capacidades de combate da Força Aérea do Paquistão”, previram analistas chineses.

“O J-10C é um caça de tamanho médio de 4,5 geração que é mais poderoso que o caça leve sino-paquistanês JF-17, que está atualmente em serviço com a Força Aérea do Paquistão”, disse Shi Hong, editor-chefe executivo da Shipborne Weapons, ao Global Times.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Teixeira

Não parece que ‘solta pecinha’.

Denis

Pois é, caro Teixeira. Mas parece que aquela turma bairrista que falava essa bobagem por aqui já percebeu e faz um tempo que está quietinha. É gente que deixa o viés ideológico sobrepujar a avaliação racional de capacidades.

Mateus Lobo

O material bélico chinês era horrível, basicamente cópias de baixa qualidade de equipamentos da era soviética. Conforme eles melhoraram a qualidade era natural as críticas diminuírem. Se você acha que os equipamentos de 10 anos atrás deles era de alta qualidade você é que está tendo uma avaliação irracional das capacidades.

Carlos Crispim

Denis eu fui um dos que queimei a língua com produtos chineses, hoje, falando especificamente do J10, acho esse caça formidável, um dos melhores de 4 geração do mercado, creio que o Paquistão está muito bem servido, parabéns.

Fernando

Solta pecinha da sua cabeça, quer dizer parafuso

Joe

Confiar sua segurança a porcaria chinesa? Não.

Antoniokings

Excelente aquisição para o Paquistão.
Esse País vem mostrando independência com relação à Ucrânia, bem como aumentando seus laços econômicos com Rússia e China.

Primeiro-ministro do Paquistão responde a pedido de criticar a Rússia: ‘somos seus escravos?’ (vídeo)
brasil247.com/economia/primeiro-ministro-do-paquistao-responde-a-pedido-de-criticar-a-russia-somos-seus-escravos-video

Andre

Aumentando seus laços com a China.

Na ONU o Paquistão seguiu a votação da China e se absteve de apoiar a Rússia, que segue cada vez mais isolada.

Luiz

O Paquistão ta comprando gás e carvão russo.

Antoniokings

E a Arábia Saudita acabou de anunciar que construirá um grande polo petroquímico na China.
Vai processar algo em torno de 300.000 barris/dia.
além disso, a Turquia anunciou que não vai participar de sanções à Rússia.

yicaiglobal.com/news/saudi-aramco-jv-to-build-petrochemical-complex-in-china

Andre

Pois é, com a Russia se enfiando num lamaçal sem precedentes, todos os olhos estão virados para a China. Só você continua acreditando que a China vai salvar a Russia das cagadas em que ela se enfia.

Quanto a Turquia, sua fonte é a mesma que dizia que eles iriam comprar o Su-57?

Tutor

André, eu costumo discordar dos comentários do King aqui, mas, referente a compra dos Su-57 por parte da Turquia, há um vídeo do presidente turco sentado no cockpit de um Su-57, com o Putin do lado de fora, e o Erdogan pergunta ao Putin “eu posso compra-lo?”; tendo como resposta “Sim”. Então, a princípio seria uma manifestação real de interesse.

Andre

A Alemanha, que votou a contra a Russia na ONU, segue comprando gás russo. Vai dizer que a Alemanha tem “aumentado seus laços econômicos” com a Russia?

Antoniokings

Não tem opção.
Se a Rússia fechar a torneira, já era.

Alecs

Eu realmente queria que a Rússia fechasse a torneira, pois seriam menos euros entrando na economia russa e com toda a certeza a Alemanha e Europa vão ter várias outras opções energéticas e fornecedores. Só você, seus seguidores ideológicos e os ignorantes não percebem isso.

Last edited 2 anos atrás by Alecs
Amon Rá

A ignorância e a cegueira ideológica aqui vem de sua parte. O próprio boris the drunkard disse esta semana que não se pode mudar de fornecedores de fontes de energia num estalar de dedos. O premier da Holanda alertou para o perigo de grave crise energética caso a Rússia resolva reagir às brutais sanções bloqueando o fornecimento. Substituir a Rússia como fornecedor demanda tempo. Alguns anos para projetar, construir e finalizar novas vias de transporte. Se fosse tão simples, já teriam parado de comprar gás e carvão da Rússia para privá-la desta grande fonte de rendimentos. Se os russos pararem… Read more »

Rui Monteiro

A Europa andou sempre a reboque da Rússia em termos energéticos, e nunca percebi bem o relacionamento que a Merkel tinha com o Putin

Carlos Gonzaga

Isso também vale para a China. Se a Arábia Saudita fechar a torneira a instalação de 300kbd não terá opção de ir ao mercado para compra de petróleo em uma situação de bloqueio mundial como está ocorrendo com a Rússia. Baubau no mingau.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gonzaga
Slow

Por estratégia ..

Andre

Por estratégia estão deixando a Russia se afunda no monte de m… que ela mesmo criou…

Antoniokings

E outra.
O Japão acabou de anunciar que vai comprar petróleo russo.

Antoniokings

Eu acho que vc não percebeu que ‘abstenção’ naquela votação foi algo equivalente a ser contra guerra, mas ser pró-Rússia, né?

Alecs

Mais uma Sputnisse do brasil247 e o Tonho da Lua como um bom cachorrinho treinado repete aqui com toda sua ideologia falida.

Last edited 2 anos atrás by Alecs
Tutor

O cara se informa por meio do Brasil247, a mídia mais “imparcial” do país kkkkkkkk

Maurício.

Lindão, eu gostaria de ver um caça desses no Uruguai, país que sempre vem participar das cruzex, seja com dragonfly seja com pucará.

Filipe Prestes

Uruguai? Kkkkk Esqueça! Quando muito, terão algo como o FA-50, Yak-130 ou M-346

Maurício.

Sim, Felipe, até o FA-50 seria complicado, infelizmente.

pampapoker

Mais fácil a fab doar o F5 no futuro.

Eduardo

Mas eu estava justo pensando nisso, que serviria para F.A. de Uruguai e Argentina. Até Paraguai. Será que é tão caro?

glasquis7

Será que consegue mesmo rivalizar com os Rafale?

Silvano

Contra Rafale eu não sei, mas contra esses F-16 que voam no continente faria picadinho deles.

glasquis7

mas contra esses F-16 que voam no continente…”

Quais?, Qual continente?

Flanker

Qual F-16? De qual versão?

Maurício.

Glasquis7, eu acho que em termos de aviônica e sensores, como guerra eletrônica, o Rafale é superior, no desempenho como um tudo também, mas o J-10 com um AEW dando apoio, e se esses novos mísseis como o PL-10 e 15 forem bons, podem sim meter um pouco de medo nos pilotos de Rafale.

glasquis7

mas o J-10 com um AEW dando apoio, e se esses novos mísseis como o PL-10 e 15 forem bons…”

É mas aí já não é o J 10 contra o Rafale né?

É como dizer: ” Contra o Rafale, apoiado por AEW, protegido por bateria antiaérea, com apoio de F 16 com AIM… “

A comparação é caça por caça e nesse caso, sou mais o Rafale. É um caça com mais de 20 anos de operação, o J 10 ainda é uma incógnita.

Maurício.

Glasquis7, claro que o Rafale é superior, qualquer um sabe disso, mas o que o Rafale fez de relevante nesses 20 anos de operação? Jogou umas bombas em uns terroristas de ak e havaianas, nada além disso.

“É mas aí já não é o J 10 contra o Rafale né?”

Só um detalhe, sempre que alguém fala mal do Mig-29 comparando ele com o F-16, quase ninguém fala que a coalizão sempre tinha um AEW dando apoio, porque o coitado do J-10 não pode ter um apoio também?

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Flanker

Maurício, eu entendo o que você disse, mas quando é para comparar uma aeronave com a outra, um frente ao outro, o Rafale certamente é mais capaz. O que vai acontecer se um dia se enfrentarem, ninguém sabe, pois aí entram os AEW, etc.

Maurício.

Eu sei Flanker, e tu sabe que eu gosto do Rafale, mas vamos ser sinceros, ele não fez nada de relevante nesses 20 anos, no mais, concordo que o Rafale é superior, pelo menos em teoria.

Flanker

Sim…o Rafale nunca entrou em um combate aéreo. Nas vezes que foi utilizado em combate, nunca teve oposição aérea.

glasquis 7

porque o coitado do J-10 não pode ter um apoio também?”

Por que a comparação é caça por caça não força por força.

Sensato

Com o pouco apreço do país fabricante pela transparência, é difícil saber sem que sejam empregados em situações reais.

Saldanha da Gama

Boa tarde, ia perguntar exatamente o mesmo, é sério que são rivais do rafale? Então, provavelente são superiores aos nossos Gripens, ou não?
Abraços

glasquis7

Eu acho que é muito cedo para ditar uma sentença sobre esse caça mas, o Rafale pertence a uma família consagrada de caças. Tem “estirpe”, ainda mais se for o padrão F3R, se for o F4 esquece.

Rafael M. F.

Achei estranho postarem uma foto invertida, depois é que notei que era o reflexo do J-10 numa poça…

Wagner

Uma foto excelente!

Capa Preta

Os Rafales usariam isso daí para palitar os dentes, não da nem pro começo.

Emmanuel

Um vestuto mig-21 derrubou um F-16.
Vai com calma.
Prefiro equipamentos ocidentais mas não posso deixar de crédito à China/Paquistão por essa aeronave.
Com um bom sistema de vigilância, esses caças vão dar muita dor de cabeça e fazer um bom score numa hipotética guerra contra a Índia.
Sei que não existe espaço para um segundo caça em nossa força aérea, mas SE, e SOMENTE SE, existisse, iria nele como opção de compra.

Magno Barbosa

Que eu saiba nunca houve uma batalha entre Rafale e o J10C, então tudo não passa de suposições que o Rafale faria picadinho dele…uma série de fatores estão envolvidos.

Emmanuel

Se o Gripen não tivesse levado, e ainda rolasse o FX, apostaria minhas fichas nesse caça.
Bela aeronave.
Falam que é similar ao F-16. Com eletrônicos ocidentais, acredito que seria ainda mais letal.

Funcionário da Petrobras

Se, ainda, falam, seria, ….

Andre

Ótima aquisição paquistanesa. As diferenças de desempenho em relação ao Rafale não devem ser grandes. Vai fazer frente em caso de guerra.

Rafael M. F.

J-10, JF-17, Tejas…

Taí avioezinhos que considero “simpáticos”, e tenho uma curiosidade imensa de vê-los no pega-pra-capar.

WSilva

Péssima noticia para a Índia…

Saldanha da Gama

Acho que a índia, deve estar tremendo de medo….

WSilva

Além de tudo o Paquistão tem mais nukes do que a Índia.

O Paquistão é o presentão dos ocidentais para a Índia. rs

Matheus Augusto

A Índia com certeza não deve subestimar o Paquistão.

Boitatá

Quando se olha a foto ao lado das pessoas, é de se espantar o tamanho do avião, parece muito grande frente a outros com uma turbina.

DSC

No quesito comprimento, só o Su-75 é mais comprido que o J-10 entre todos os caças monomotor modernos.
O J-10 é também mais comprido que alguns bimotores, como Rafale e Eurofighter.
No entanto, a sua envergadura é, por exemplo, menor que a do F-35A/B/C, F-2, Rafale e Eurofighter…

Last edited 2 anos atrás by DSC
DSC
Flanker

Bacana. Se percebe a semelhança de tamanho (comprimento e envergadura) entre Rafale e Gripen C. Seria interessante uma comparação desse tipo entre o Rafale e o Gripen E.

Nick

Se a Argentina não estivesse falida esse seria o caça ideal para eles. Próximo(se não igual) aos caças ocidentais de 4.5ª geração).

Luiz Trindade

Não deixa de ser impressionante ver o J-10C em outro país e esse país ser o Paquistão. Se rivaliza contra o Rafale, eu acho dificil mas vai dar trabalho, isso vai!
A China esta se expandindo sua influência enquanto vemos os EUA patinando, infelizmente.

Eduardo

O Rafale é superior.

Sensato

Parafraseando a Marilac: Se “estar patinando” é: ter 1174 caças de 4ª geração (237 F15 e 937 F16), 487 caças de 5ª geração (185 F22s, 302 F35) além de já estar desenvolvendo e supostamente voando um caça de 6ª geração; ter 281 A10 e 323 MQ9 Reaper; ter 121 bombardeiros estratégicos (76 B52 e 45 B1) além de 20 bombardeiros furtivos (B2) além de estar desenvolvendo um novo modelo furtivo B21 Raider; isso pra considerar apenas as principais e deixando outros modelos e frotas de combate de outros ramos das forças armadas de lado; Porran, o que é estar indo… Read more »

Luiz Trindade

Meu caso Sensato. Você precisa pensar em BVR(Beyond Visual Range)… Estar patinando não é ser o maior poderio militar no planeta mas sim poder de influencia, estabelecer negócios, políticas e etc. Coisa aliás que conduziu muito bem durante o século XX com a Guerra Fria com a União Soviética. Há tempos que analistas ocidentais (Norte-americanos inclusive) vem alertando para expansão de influência politico-militar da China. Não alcançou ainda o que os EUA tem? Não. Não alcançou mas esta caminhando. A antiga rota da seda foi estabelecida novamente com construção de ilhas artificiais chinesas nas barbas dos EUA que não fizeram… Read more »

sub urbano

O J-10C é muito superior aos modelos de série iniciais. Ele incorporou aprendizados adquiridos no desenvolvimento do J-20 (isso no faz refletir sobre os ganhos que um grande projeto tecnológico fornece de tabela a um país, mas isso é assunto pra outra discussão). O Paquistão está na fila a bastante tempo querendo esse caça. Os militares chineses não devem ter gostado pois queriam adquirir 1600 antes de exportar. Na realidade, o J-10C e não o J-20 deu paridade à China em relação ao ocidente. É um legítimo 4,5+ geração e deve ser um orgulho para os engenheiros chineses.

Luciano

Caça “Lavi” em ação!

Alejandro Pérez

Depois de assistir as falhas dos sistemas de armas guiadas rusas, fico na dúvida sobre a eficiência da eletrônica chinesa.
E comparar esse LAVI chinês com o Rafale…Sei lá.

Digo

O J-10C é o melhor caça de quarta geração plus no mercado olhando pelo custo-beneficio, um pacote com peças de reposição + misseis PL-15 sai por volta de 50 milhões de dólares, ótimo preço para uma aeronave com boa performance. Fica um pouco atrás dos rafales em algumas questões como aviônicas e radares, mas é melhor que qualquer variante do f-16, incluindo o viper, e os AMRAAMs americanos tem um alcance inferior em comparação com os PL-15 ofertados para o Paquistão.

Atirador 33

Não vai demorar muito tempo, saberemos as reais capacidades desse caça em combate.

Luís Henrique

F-16 block 50 entrou em serviço em 1991.
Não se compara ao Gripen E.
Engraçado você colocar o Gripen E no mesmo nível de um f-16 vovô e o Rafale como superior.
Você pode dizer que “acredita” que a China esteja atrás em tecnologia de sensores, etc. Mesmo que tudo indique que eles estão muito avançados nessas áreas.
Mas o J-10 C é contemporaneo do Gripen E e do Rafale F3R. E apresenta características equivalentes. A diferença entre eles deve ser pequena bem menor do que muitos aqui imaginam.

Luís Henrique

O J-10 C possui radar AESA assim como Rafale F3R, Gripen E e F-16V, enquanto F-16C block 50 possui radar mecânico. J-10C possui IRST, inexistente em um block 50. Computadores, sensores, avionicos e armamentos são atuais, não da para comparar com os da década de 90 do século passado. O J-10C usa motor com 14.500 kg/F de empuxo, o Rafale usa 2 motores que entregam 15.500 kg/F. O J-10C tem peso máximo de quase 20 toneladas, acima dos 16,5T do Gripen E e abaixo dos 24,5 T do Rafale. O PL-15 é um missil BVR chinês de longo alcance que… Read more »

Luís Henrique

Mesmo os que sofreram algum tipo de MLU, ainda não se comparam aos caças novos de 4,5 geração em suas versões atuais como as citadas.
A única modernização do F-16 que o coloca “equivalente” é a nova para o padrão V. Taiwan esta modernizando sua frota, a Grécia está modernizando 84 e os EUA querem modernizar 608. Mas ai você cita F-16 V e não block 50. Ou diga F-16 block 50 modernizado para o padrão V. Esse sim rivaliza em tecnologias com J-10C, Rafale e Gripen E.

Tutor

É uma aeronave bonita, imponente. Mas, ainda tenho bastante receio com material bélico chinês, só vou acreditar de fato em suas capacidades o dia em que esses forem testados em cenário real.

Neto

O bicho é bonito.

carlos alberto soares

DNA ISRAELENSE;