Chefe espacial russo ameaça Estação Espacial Internacional por sanções

71

S119-E-008577 (25 March 2009) --- Backdropped by a blue and white Earth, the International Space Station is seen from Space Shuttle Discovery as the two spacecraft begin their relative separation. Earlier the STS-119 and Expedition 18 crews concluded 9 days, 20 hours and 10 minutes of cooperative work onboard the shuttle and station. Undocking of the two spacecraft occurred at 2:53 p.m. (CDT) on March 25, 2009.

O chefe da agência espacial da Rússia disse que as sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados sobre a invasão da Rússia na Ucrânia podem destruir a cooperação na Estação Espacial Internacional (ISS).

Depois que o presidente Biden anunciou na quinta-feira que os EUA sancionariam os principais bancos russos e imporiam controles de exportação à Rússia para reduzir as importações de alta tecnologia, o diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, twittou que a localização atual da ISS está sob controle russo.

“Se você bloquear a cooperação conosco, quem salvará a Estação Espacial Internacional (ISS) de uma órbita descontrolada e da queda nos Estados Unidos ou… na Europa?” Rogozin disse em um de seus tweets. “Há também a possibilidade de uma estrutura de 500 toneladas cair sobre a Índia e a China. Você quer ameaçá-los com tal perspectiva? A ISS não sobrevoa a Rússia, portanto todos os riscos são seus. Você está pronto para eles?”

Atualmente, há quatro astronautas da NASA, dois cosmonautas russos e um astronauta europeu a bordo do posto avançado, segundo a CNN.

Um porta-voz da NASA disse à CNN que eles continuarão “trabalhando com todos os nossos parceiros internacionais, incluindo a State Space Corporation Roscosmos, para as operações seguras em andamento da Estação Espacial Internacional”.

“As novas medidas de controle de exportação continuarão a permitir a cooperação espacial civil EUA-Rússia. Nenhuma mudança está planejada para o apoio da agência para operações contínuas em órbita e estações terrestres.”, acrescentou o porta-voz.

O ex-astronauta da NASA Garrett Reisman disse à CNN que a ISS, que é uma colaboração entre os EUA, Rússia, Japão, Canadá e a Agência Espacial Europeia, não pode funcionar se os EUA e a Rússia não cooperarem.

“O segmento russo não pode funcionar sem a eletricidade do lado americano, e o lado americano não pode funcionar sem os sistemas de propulsão que estão do lado russo”, disse Reisman. “Então você não pode fazer um divórcio amigável. Você não pode fazer um desacoplamento consciente.”

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, expressou preocupação com o futuro da ISS durante comentários na Câmara dos Comuns na quinta-feira, dizendo que tem apoiado a colaboração contínua em relação à ISS, mas que as circunstâncias atuais tornaram difícil “ver como mesmo essas podem continuar como o normal”, de acordo com a CNN.

A notícia chega quando a Casa Branca anunciou na sexta-feira que sancionará diretamente o presidente russo Vladimir Putin e outros altos funcionários em Moscou em resposta à invasão da Ucrânia.

FONTE: The Hill

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Vinicius

Não sei se é para rir ou para ter medo do fato de um ser humano claramente descontrolado ocupar um cargo tão alto na administração russa.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Johnny

É que vc não deve ter reparado na composição do STF no Brasil.

Luciano do Prado

Nem no atual mandatário do Brasil…

Luiz Trindade

De acordo com sua resposta Luciano do Prado. Comparar o STF ao mandatário russo é coisa de um desinformado para dizer o mínimo.

Chris

O STF ta mais famoso que o presidente ultimamente… Nunca se ouviu falar tanto deles ! Kkkkk

Enfim… Como ate o chefão da OTAN disse…

É necessário entender que essa guerra nao é da Russia, onde os protestos estão cada mais intensos, a medida que estão tendo a real noção do que esta acontecendo, e não o que a mídia controlada pelo governo diz !

E sim do Putin !

Um brasileiro que mora em Moscou, relatou na CNN que esta faltando dinheiro ate nos caixas eletrônicos… Que a própria população russa foi pega de surpresa com a invasão !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Agressor's

Putin atua como um líder de verdade. É realmente o Czar do século XXI, os eleitores estadunidenses devem invejar bastante nesse momento a Rússia, por ter um líder desse porte…

Marcos10

Acabei de aprender uma palavra em russo (ou ucraniano): filiadaputin!

Henrique

sim… deve ser invejável ter um um maluco puxando o país pro abismo por conta de um cargo no governo kkkkkkkkk

Agressor's

Não me refiro ao comediante do governante testa de ferro da Ucrânia, vc está confundindo as coisas. Cadê o “Batalhão Azov” pra atacar as tropas russas? Tá aí o exemplo da Ucrânia, vem desde 2014 com o Massacre do Maidan, de Mariupol, e das incursões belicistas do famigerado Azov em Donetsk e Lugansk. Deu ruim! Agora os neonazistas que comandam a Ucrânia vão sofrer as consequências, serão caçados como ratos de esgoto. É a velha máxima, não se discute com extremistas neofascistas e a des”NAZI”ficação é eminente, imperativa e sem retorno…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
PRAEFECTUS

HUmmm

Alex Barreto Cypriano

Eminente: alto, elevado; excelente.
Iminente: próximo, imediato; que ameaça acontecer.

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
FOX

Ué mais o massacre de Maidan em 2014 foi ordenado por aquele rato deposto que está escondido em Moscou .

Jester

Perdeu a noção completamente . Acho que viram a besteira que fizeram e agora estão desesperados .

Marcos10

É o desespero por terem pego o dinheiro.
Lembra que o GF pagou mais caro pelo helicópteros por conta do intermédio?
Quem você acha que levou?
Lá como cá!

João Bosco

Creio que alguém na Russia está ficando totalmente pirado e quer arrastar o mundo para uma 3ª guerra mundial…..

WSilva

A Russia está correta. O metodo usado se chama medo e força, esse é o único idioma que imperialistas respeitam.

Jester

Ué mais e a democracia que vcs tanto falam ? Acabou ? Agora o negócio e ameaçar os outros ? Forca e medo ? Vcs não são os defensores da democracia que lutam contra o autoritarismo ? Tá vendo como vcs mesmo caem na própria hipocrisia . Forca e medo quem impoe são ditadores . Seu comentário só serviu bem pra expor a carapuça de vcs .

WSilva

Acho que você me confundiu com outro… Eu nunca defendi democracia alguma, quer dizer, a democracia nórdica até valeria a pena lutar, mas o resto é apenas rascunho de democracia esmaltado com alienação religiosa dominada por elites cujo principal objetivo é a centralização de poder. Eu sempre acreditei que há muitas formas de governar um país e gerar progresso. ”Forca e medo quem impoe são ditadores” Claro que sim, por isso que China, Russia, EUA, Inglaterra são países brutais e autoritários, a única diferença é que EUA e Inglaterra usam democracia como se fosse uma entidade celestial para atenuar e… Read more »

Mirade1969

Os EUA sempre pagam para os outros fazerem o seu trabalho sujo para que a sua fama de mocinho fique intocada. Não engana mais ninguém ele testou a Ucrânia contra a Rússia sabendo que a Rússia não gostar nada disso. O mesmo que eles fizeram com Cuba em 1962 na crise dos misseis. O tio Sam não tem moral nenhuma para condenar a Rússia pois eles fizeram e fazem muito disso ainda, eles são os bonzinhos só para plateia que adora o tio Sam por que é iludido com sua cultura descartável.

Nonato

Você acredita mesmo no que diz???
Não falou coisa com coisa.
A Rússia invadiu um país livre.
Igual a China fez várias vezes tibet, por exemplo.
Os EUnidos deveriam ter invadido Cuba e não ter a bala dos porcos…

Magno Barbosa

Ué….Os americanos invadiram o Iraque, o Afeganistão, estão na Síria sem consentimento….isso se chama o que?

Nonato

Até pque você apoia a democracia.
O Afeganistão dava apoio à al qaeda, que derrubou as Torres gemeas.
A Unão não fez nada contra a Rússia.
Os Estados Unidos já deveriam ter invadido a Venezuela, Cuba, Irã e Coreia do Norte.
Nos últimos anos os Estados Unidos tem sido muito omissos.
Na Síria deveriam ter invadido e retirado o ditador.

Mirade1969

Os EUA não invadiram o Iraque? e antes disso foi o Vietnam, Granada, Panamá e outro que ele apenas “apoiou” lembra disso ou já esqueceu que o tio Sam exporta sua “democracia” muito amigavelmente e passa por cima de resoluções da ONU. Tal qual a Russia …

Agressor's

Um líder e estrategista de verdade, muito superior a todos os
presidentes estadunidenses bananas que conheceu, sem comparação. Sem
dúvida um homem extremamente qualificado para seu cargo…

Leandro

Esse dorme olhando pra foto do Putin montado no urso…

Agressor's

Espero que no futuro o presidente Vladimir Putin restaure a Monarquia da Rússia. O vejo como o príncipe herdeiro do trono e Czar.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Nonato

Fruto de decadas de lavagem cerebral nas universidades…

John Rothem

Outra Putinete

Nonato

São agentes ideológicos infiltrados…

Chris

Realmente eu essas palavras que voces usam bastante engraçado. Heheh

Nazzistas… Fasscistaa…Imperialismo…

Ate parece que é Russia, China, Venezuela, Cuba… Que são democracias e elegem seus presidentes no voto (honesto) e dão liberdade ate de expressão para o seu povo.

Incrível o que algumas pessoas não fazem pra não ter que trabalhar… Heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Nonato

São caras de pau

Jose Dasilva

Os caras invadem o país dos outros e ainda querem parecer injustiçados.

Gabriel

Os Eua também invadiu o pais do Iraque e ainda estou querendo saber onde estão as armas de destruição em massa que justificou a invasão aparecer. A diferença que os EUA podem e a Rússia não.

Chris

Sim… Aparentemente eles erraram…As vezes acontece ! Mas tiraram um ditador do poder que matou ate uma cidade inteira com arma química. E… Sairam !

Ja a Russia… Quer é o território de uma população que ate ontem, vivia em paz ! Que nem se contentou em roubar so a Crimeia… E que na época da URSS fazia ate a população ucraniana morrer de fome!

Last edited 2 anos atrás by Chris
Magno Barbosa

Também tem Afeganistão, estão na Síria sem autorização. Onde estão as sanções?

Sequim

Seja lá qual for o resultado dessa guerra, esse tipo de declaração só faz desmoralizar o governo russo perante o mundo. Depois disso, quem confia?

Last edited 2 anos atrás by Sequim
Hcosta

Depois disso?
Isto não aconteceu por falta de aviso.
E já aconteceu muitas vezes na história. Quem governa pelo medo, chega a um ponto que está mais preocupado em criar inimigos do que desenvolver um país.

Satyricon

Não há como

Reinaldo Deprera

Bezos e Musk agradecem.

Já está na hora da Nasa contratar algo mais moderno que a ISS, isso vai impusionar o setor privado espacial (que é 100% norte-americano).

Depois resgata os astronautas que ainda estiverem lá e destrói a ISS com um Arleigh Burke. Sem o EUA aquilo começa a soltar pecinha em questão de meses.
Save Ferris

Mirade1969

Tá assistindo muito filme de Hollywood…

João Adaime

Esquisito ameaçar com o abandono e queda da ISS, mesmo sabendo que há dois camaradas a bordo. Pelo visto os camaradas aqui de baixo não são tão “camaradas” assim.
Comportamento que já foi observado durante a II GM.

Rodrigo M

Comportamento que já foi observado durante a II GM.”

Realmente..
Eles vaporizaram milhares de civis inocentes, Idosos, Mulheres, Crianças.. Com ARMAS NUCLEARES.

João Adaime

Caro Rodrigo
Me referi como os soldados russos eram tratados pelos seus superiores durante a II GM. A vida humana nada importava.
Inclusive cada pelotão contava com um comissário do povo, um fanático que “motivava” os soldados com um revólver dotado de um gatilho muito mole.
Por ordem de Stalin, oficiais e soldados deveriam lutar até o fim em vez de se render.
Segundo Stalin dizia, “não há prisioneiros de guerra soviéticos, apenas traidores”.
Abraço
 

Jacinto

O próprio filho do Stalin foi feito prisioneiro pelos alemães; e como ser feito prisioneiro de guerra era traição, Stalin mandou prender a esposa do filho (Yulia Meltzer, ucraniana de Odessa) e entregou o neto para seu cuidada por outra filha dele.

Mirade1969

Como vc sabe disso você estava lá? Muito do que foi escrito também continha exageros e tendencionista principalmente criar um inimigo horrível. Mesma coisa dos americanos que possavam de bons moços mas matavam gente também. A diferença é o sentimento de vingança do soviéticos que muitos tinham perdido toda família e o seu lar. Melhor “motivação” que essa não existia.

João Adaime

Caro Mirade1969
Além de ler muitos livros sobre a II GM, de autores de todos os lados (não apenas dos “aliados”), este fato foi também contado por um comissário do povo que depois fez carreira na estrutura do partido comunista, terminando por ser secretário geral e presidente do Conselho de Ministros, com os mesmos poderes que o Putin tem hoje. Seu nome era Nikita Serguêievitch Khrushchov.
Abraço

Dodo

Muito similar ao modelo atualmente empregado pelas forças ucranianas diga-se de passagem….

Leandro

Só quem realmente não conhece a história pra falar uma bobagem dessas . ..quantas pessoas teriam morrido se os EUA invadissem as ilhas japonesas?

Rodrigo M

“quantas pessoas teriam morrido se os EUA invadissem as ilhas japonesas?”

Talvez menos do que morreram sem nem tomar conhecimento do que aconteceu.
Então não vem com esse papinho furado não.

Justificar uma M**** falando outra M****

Muito estudioso de história você…

ZEUS

A estação tem modulos de fuga e além disso eles podem lançar um foguete para resgatá-los.

Os russos estão apenas jogando dentro da guerra.
E isto é bem compreensível. Se querem impedí-los de ter acesso a tecnologias, porque diabos eles manteriam uma cooperação com seus algozes?

Isto é uma arma que eles tem contra as sanções que visam lhes sufocar, e muito eficiente, pois os eua já se adiantaram a tentar por panos quentes.

É guerra senhores!
Se fazem de tudo o que podem para para derrubá-los, eles farão tudo o que podem para dar o troco!

João Adaime

Ó poderoso Zeus
Sei disso. Apenas quis destacar que existe um histórico de dar pouca importância à vida humana nas estepes russas.
A propósito, vocês aí do Olimpo também nunca deram importância à vida humana. Para vocês grandes deuses nós somos apenas joguetes em suas mãos.
Rogo ao poderoso Zeus que permita minha súplica chegar à deusa Irene e que ela faça surgir a paz sobre todos os povos.
Prostro-me em saudação a vossa divindade.

Bosco

Módulos de fuga?
Você esta falando da ISS ou da Nostromo?

ZEUS

Uma capsula de reentrada do módulo Soyuz TMA-M com capacidade de três ocupantes fica permanentemente acoplada em stand by à estação.

Italo Souza

Não é esquisito, no lado Russo tem uma cápsula de reentrada e resgate, basta desaclopar o lado deles e eles escaparem com a cápsula de volta tranquilamente. Oque o Chefe das Roscosmos quer dizer e foi interpretado errado pela imprensa ocidental, é tipo isso “Olha presta atenção nessas sanções, caso contrário seremos obrigado a abandonar a ISS e acabar com a cooperação, nós queremos evitar isso e um possível acidente em solos habitados”. A Rússia quer manter seu lado na ISS e tem interesse nisso, mas eles também já estão a um tempo trabalhando nos módulos de sua nova estação… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Italo_souza
John Rothem

Russo “é tão bonzinho”

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

Eu vi vários vídeos do Putin que ele faz todo ano com jornalistas do mundo todo…ele sempre, sempre diz a mesma coisa (não ultrapassem nossas linhas vermelhas)!!! Ele não é louco,nem genocida ou burro! A Otan não tem voz ativa para se contrapor aos americanos e ingleses, para dizer não voem com o b52 na fronteira russa junto com a ukraniana… isso é uma faca ?️ no pescoço do Putin. Deu no que deu!!! E deixaram a ukraniana sozinha agora. Hoje um B52 vou junto com um gripe na Suiça como demonstração de força…será que vão abandonar a Suiça também… Read more »

Jurandir

Não sabia que a Suíça tinha Gripens.

Luciano Ferreira lima

Tolinhos, Putin e Biden trocam telefonemas contando piadas e rindo do possível cogumelo piroclástico fecal que oxigena explodir a terceira G.

Não percebem que isso tudo é um jogo de cartas marcadas?

As pessoas não discutem conteúdos, apenas rótulos, traiçoeira é a nossa (sua) ignorância…

Saldanha da Gama

O putin “endoidou ” de vez…. O biden não consegue ler um tele prompt, dorme em ocasiões importantes, foi dormir após o mingau, enquanto a rússia invadia a ucrânia e acham que ele comanda os eua? Quem comanda hoje o país do biden são os caciques democratas. Não há comparação entre ele e putin. Rezemos que não descambe para uma guerra total… Alías, cadê macrom, novo chanceler da alemanha?

Marcos10

Macrom descobriu que a coisa é grande demais para ele.

Saldanha da Gama

kkkkkkkkk é… o cara bate com aquilo na mesa…..

Carlos Gallani

O mais bizarro é que a Rússia só perde, mo mundo inteiro vai olhar e pensar “além de tentar ferrar com a Ucrania os caras vão deixar a ISS cair”, puta discurso tiro no pé!

Bruno Vinicius

E potencialmente deixar cair na China ou Índia, vale ressaltar

carcara_br

Tá escrito na matéria que não foi isso, mas pouca importa o que foi dito né.

Italo Souza

Oque o Chefe das Roscosmos quer dizer e foi interpretado errado pela imprensa ocidental, é tipo isso “Olha presta atenção nessas sanções, caso contrário seremos obrigado a abandonar a ISS e acabar com a cooperação, nós queremos evitar isso e um possível acidente em solos habitados”. A imprensa ocidental traduziu como uma ameaça, oque ele quer dizer é que vai defender aqueles que estão acima no comando, se você deixa seu comando ser atacado, então não serve para estar na equipe, Outra coisa sanções atrapalhariam sim lançamentos das Roscosmos para a ISS e a manutenção dela, como também os lançamentos… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Só posso pensar na disparada da troyka. Tudo muito irracional e ao mesmo tempo muito cheio de arrazoados justificativos. Tem algo em subrepto nessa desgraça toda, que pode ser senão um boi de piranha pra devoradora atenção pública…

Antonio

Eu fico pensando como um cara como Putin consegui tanto apoio até mesmo do próprio EUA para se fazer um projeto deste nível sabendo q e uma ex magoada ,,capaz de tudo e( “inteligente”) para conseguir impor seus ideais acima de tudo e de todos ,,vcs já pensaram q eles ( Russos ) estão em quase tudo e na Europa tem quase todos de baixo de seus pés ( com a dependência de gás ) etc ..já imaginou uma 3 guerra o que nao tá muito longe pois são dois países insanos por trás do poder usando marionetes em seus… Read more »

Dodo

Já está mais do que na hora de deixar esse ferro velho e alavancar para métodos novos de exploração espacial. Os Estados unicos com a spacex com os planos de colonisacao de marte por meio da starship e a China e Rússia com a nova estação espacial chinesa e a possível futura base na lua. Cada um se separa dr forma amistosa, segura e sem confusão, seguindo seus caminhos felizes e avançando com a ciência, um divórcio amigável se preferirem.

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Mensageiro

Se não me engano a estação só pode operar até 2023, depois será jogada no mar.

Last edited 2 anos atrás by Mensageiro
Jacinto

Olha a resposta do Elon Musk ao Rogozin
https://twitter.com/Rogozin/status/1496934100363587587

Nonato

Numa guerra, a estação espacial é o de menos.
Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos.
Esse que ameaçou deveria ser proibido de viajar para a Europa.
Muitos desses russos ricos vivem viajando pela Europa, até mesmo comprando clubes…