Demonstrando todo o seu poder de fogo nos ataques aéreos às forças ucranianas, a Força Aeroespacial da Federação Russa (VKS-RF) tem empregado até mesmo bombardeiros estratégicos, na forma dos Tupolev Tu-95MS/MSM “Bear H”, que equipam o 121º Regimento de Bombardeiros Pesados de Guarda, estacionado na 6950ª Base Aérea de Guarda, em Engels, região de Saratov.

Não é a primeira vez que tais vetores são empregados em missões convencionais: os “Bear-H” já dispararam mísseis de cruzeiro contra alvos na Síria, como descrito neste link.

Ainda é prematuro para afirmar qual a arma utilizada nos ataques à Ucrânia, mas em sendo o míssil de cruzeiro Raduga Kh-101 (AS-15 “Kent” para a OTAN), trata-se de uma arma com 7,5m de comprimento e peso de 2500kg, dos quais 400kg correspondem à ogiva.

A sua velocidade máxima é de Mach 0.75 (918km/h) e em voo de cruzeiro de Mach 0.55 (673km/h), que pode ser realizado a uma altitude entre 50-6.000m. O alcance do Kh-101/AS-15 é de 3000km.

Já o Bear-H pode alcançar velocidade máxima de 925 km/h, cruzando normalmente a 710km/h. Seu alcance e teto de voo máximos são de 15.000km e 13.700m, respectivamente.

Atualmente, a Força Aeroespacial da Federação Russa opera 55 aeronaves Tu-95MS/MSM, estacionados não apenas na já mencionada base aérea em Engels, mas também no 79º Regimento de Bombardeiros Pesados e no 182º Regimento de Bombardeiros de Guarda da 6952ª Base Aérea, localizada em Ukrainka, região de Amurskaya.

Tu-95MS lançando um míssil de cruzeiro Kh-101 contra um alvo na Síria em 2017
Mísseis Kh-101 no Tu-95MS
Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's

Uma dúvida: Se a Ucrânia tivesse armas nucleares, isso estaria acontecendo?

Silvano

Pergunta pro Farinazzo. Essa coisa de bomba atômica é com ele.

DanielJr

Verdade, as vezes eu vejo alguma coisa dele, sempre tem esse assunto. Parece que ele não liga se o EB tiver 100 Leo 1A5 que mal dão a partida, desde que tenha o nuke.

Eu pessoalmente sou a favor do BR ter as suas nukes, mas isso é uma coisa secundária na escala das prioridades. Primeiro enxugar e modernizar as FFAA, depois nukes. Senão, em qualquer combate o EB mal tem equipamentos eficazes, perdem alguns tanques e só o que tem são armas atômicas, não faz muito sentido.

Plinio Carvalho

E ele esta errado amigo? olha a guerra da Ucrânia, a Ucrânia tinha armas antiaéreas de longo e médio alcança, milhares de blindados, bons aviões, etc.. tudo isso agora é ferro retorcido, então para min, o Farinazzo não esta errado em focar nas nukes, o resto contra uma super potencia é só isso mesmo, resto.

DanielJr

Acho que poderia acontecer em menor escala, tipo os russos entrando só na parte das novas repúblicas. Se a Ucrânia mandar plutônio tem que estar preparada para receber também, se não mandar, pra que serve o arsenal? Baita sinuca de bico.

Saldanha da Gama

Alguém invadiu a coréia da norte? os árabes no presente tentariam invadir israel? A bomba do Éneas deixa as potencias pensando umas 10 vezes antes de invadir qualqur país possuidor dela….

André Macedo

Os EUA não iam permitir uma bomba nuclear na porta deles, muito menos com a possibilidade de uma corrida armamentista, eu prefiro o Brasil sem nukes do que sancionado de volta à idade da pedra.

RUI

“Os EUA não iam permitir”

Ou seja, nesse seu argumento o Brasil é um submisso eterno, tio Sam é nosso dono, é isso?

Pensei que fossemos independentes.

Esse papinho de sanção..blá,blá,blá..

Putz.. Esse espirito vira-latas e medroso do brasileiro é o que mata o país.

Eu prefiro o Brasil com NUKES e capaz de bater na mesa e falar não quando bem entender.

Last edited 2 anos atrás by RUI
Plinio Carvalho

Pois eu tenho uma noticia para vc, jornais da Europa e Estados Unidos vivem pregando sanções contra o Brasil por causa da Amazônia, daqui alguns anos vai acontecer exatamente isso, o Brasil vai estar sem armas nucleares e ainda vai sofrer sanções.

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Eliakim

A questão Coreia do Norte é meio irrelevante, já que o país não tem importância nenhuma.

Quem iria se arriscar em invadir um paiseco que só tem montanhas e não tem importância geográfica alguma???

A Ucrânia está no “meio” do mundo e é infinitamente mais importante. Não têm comparação.

As nukes da CN só servem para garantir a permanência do regime político norte-coreano, só isso.

Luiz Trindade

Com certeza não. Mas talvez não estivéssemos nem discutindo isso agora dado que o mundo estaria mergulhado numa terceira guerra mundial com armas termonucleares.

Adriano madureira

Esclarecendo algo: todos os artefatos nucleares da Ucrânia,apesar de estarem em solo UCRANIANO,tinha o controle russo…

Mesmo que eles tivessem se negado a entregar,seriam dispositivos inúteis, já que para lanca-los,o aval viria de Moscou.

carcara_br

Incrível a amplitude da operação, um território maior que a França e teve praticamente todos os alvos militares relevantes atacados simultaneamente.
Fica a questão se alguns bombardeios não levantaram voo com armamento nuclear pra dissuadir intervenções estrangeiras.

Antoniokings

E o Estadão está dizendo que os russos já estão nos arredores de Kiev.

RPiletti

Não é só o Estadão… eles estão cercando Kiev.

RPiletti

Nos arredores de Kiev, a cerca de 30 km do centro da capital, uma equipe da CNN registrou o momento em que um grupo de paraquedistas russo estabelecia um perímetro de segurança ao redor de uma base aérea recém-conquistada.”

sergio

Mais cedo postarão um vídeo de um assalto aeromóvel contra um aeroporto que fica a menos de 15km do ” anel viário da capital.
não me espanta.
espantoso vai ser essa guerra terminar em menos de 36 horas !!!!!!!!

sergio

36 horas é difícil ate pros Russos, 72 horas essa guerra acaba.

DanielJr

Daqui a pouco chegam os Buffs no cenário, bem vindos a 1960.

Francisco Santos

Se eles usando tudo isso estão nos anos 60, nós estariamos aonde? 1956 com os F5? Kkkkk

Fabrício Lustosa

Nesse cenário o Brasil nem existiria, idade da pedra, vez que não tem sequer produção de material militar pesado, ou médio e leve que seja.

Francisco Santos

Pse, Ucrânia com todo equipamento de última geração, artilharia antiaérea e aviões superiores aos nossos caiu em questão de minutos e toda sua FA foi inutilizada e os poucos aviões sobreviventes ficaram sem pista para decolar e sem estoque de combustível imagina o BR que brinca com Gepard, AA de ombro e caças mais velhos que a Cidade de Brasília kkkkkk

RPiletti

E como nós seriamos cercados igual a eles foram? Ucrânia é um pouco maior que MG, só ao redor de Kiev devem ter 5/6 aeroportos/bases aéreas. Não é tão simples assim nos comparar com eles…

Francisco Santos

Amigo, apenas 1 Porta Aviões da USNavy possui mais aviões de caça que todas as Forças Armadas Brasileiras juntas (FAB e MB) e no nosso caso basta atacar o RJ que derruba e fundeia 99% da Marinha do Brasil.

wilson

basta atacar o RJ que derruba e fundeia 99% da Marinha do Brasil”, não precisa, perda de tempo.

Silvano

Parceiro, o problema de alguém tentar algo contra o Brasil não é o de entrar, é o de sair, vivo. Brasil tem mais de 5 vezes a população da Ucrânia. A Rússia tem 144 milhões de habitantes, o Brasil tem 212 milhões. A pegada é outra. A Ucrânia se for inteligente, deixa eles entrarem, depois faz uma guerra de desgaste até se tornar insuportável para os russos manterem a ocupação, daí são obrigados a sair, sem nada nos bolsos. Caboco acha que guerra se ganha só na base do material, tem muita coisa, sugiro ler mais e assistir canais de… Read more »

Francisco Santos

Essa retórica de “academia militar brasileira” advinda dos anos da ditadura é falácia, hoje vemos Síria, Somália, Iêmen, Iraque, Afeganistão que tinham essa mesma retórica afundados em confrontos civis eternos, na nova guerra não é preciso ocupar, basta destruir a estrutura da nação militarmente e jogar o país em caos absoluto, então essa de: Se entrarem não sai, nao cola mais na nova guerra do seculo XXI, onde se a USAF ou a FARU ou FACHin. Quiser não só entram como não encontram nenhuma resistência do nosso lado, a não ser que treinemos passaros para se jogarem nas turbinas dos… Read more »

Silvano

EUA sempre entram, depois acabam saindo. Me responde uma coisa, quantas guerras os EUA venceram depois da segunda guerra mundial?? me diz só uma. Só a torcida no Flamengo no Brasil passa por cima do Chile se quiser. Hoje ouvi o Cel Montenegro em uma entrevista, ele disse algo irrefutável de como luta o asiático… primeiro você manda um milhão, depois manda mais um milhão… manda mais um milhão… entende que de milhão em milhão ninguém aguenta?? Esse de papo de Chile é furada… nem alimento produzem…compram até ovos do Brasil.. Argentina sem nada só na base do milhão passa… Read more »

Francisco Santos

Amigo, militarmente nenhuma mas estrategicamente quase todas, vide Iraque com suas reservas de petróleo contratada por UK e EUA

Funcionário da Petrobras

“guerra de desgaste até se tornar insuportável” aí, até eles resolverem saírem, morreriam milhares ou até milhões de pessoas, em sua grande maioria civis.
Já vimos muitas guerras assim, chega, estamos no século XXI.

Francisco Santos

Justamente!

Cansado

Pensei a mesma coisa: “deixa eles nos dominar, massacrar milhares, pilharem o país, usarem a gente o país como lata de lixo e o povo como escravo, estuprarem todas as nossas mulheres, avacalharem com tudo…dez anos fazendo isso e não vão aguentar mais, vão sair totalmente desgastados!”
Que baita estratégia kkkkkkkkk
É cada um que aparece. Ainda chama o outro de “sem noção”.

Inimigo do Estado

212 dos quais 150 milhões nem se alimentam direito. Deve estar de zoeira o menino. Talvez os traficantes do rio e os garimpeiros do norte ofereçam alguma resistência, pq o resto se rende por um prato de comida.

Bille

O Brasil “”””””produz””””” Astros, Guarani, IA2, Lanchas e A-29… com muitas ressalvas porque muito material é importado.

Não produzimos nenhum míssil operacional. Só o foguete astros.

DanielJr

Calma aê, pessoal. Foi uma brincadeira pelo “reencontro” dos bombardeiros num mesmo cenário após a guerra fria. Sei que são máquinas bastante poderosas e úteis, ainda mais com armamentos modernos.

Antonio OS

A geopolítica desse Biden é pior que a minha aqui no interior do Tocantins

OSEIAS

Estou achando a resistência ucraniana muito pífia para se dizer o mínimo. Será que os militares ucranianos estão mesmo com seus lideres políticos? A coisa está muito fácil, quase nada de resistência. Daqui a pouco chegam ao palácio, depõem o presidente, colocam outro no lugar. Ou estão se preparando para guerra de guerrilha, desgastante e demorada? Me ficou essa duvida.

Augusto

A grande questão e que a revolução de 2014 foi amplamente apoiada pela população, ou será que a retorica russa e verdadeira? Será que não passou de alguns arruaceiros financiados por Washington derrubaram o regime anterior sem o respaldo majoritário da população Ucraniana? Na guerra a primeira vitima e sempre a verdade.

sergio

Já fiz essa pergunta em um post anterior Acho que o povo Ucraniano, não esta tão alinhando assim com o ocidente.

Antoniokings

E grande parte do sul e leste da Ucrânia, menos ainda.

Nemo

A rendição é melhor que uma guerra de guerrilha que vai destruir o país.

Francisco Santos

Justamente como comentei anteriormente, a nova Guerra do século XXI não é mais ocupar e s dividir (revoltas e guerra civil) e conquistar apenas as partes estratégicas então aquilo se quero ver invadir e que temos 200,300,500 milhões de habitantes nada serve diante do caos criado pelo pânico de ver seu pais invadido e sua infra sendo destruida diante dos seus olhos.

Luiz

Soldado ucraniano morrer pra fazer a vontade do ocidente e do palhaço na cadeira de presidente. Se o cara for casado e tiver filhos ele entrega as armas. Não vai arriscar a vida enquanto os políticos burocratas estão protegidos e bem alimentados com a família. E o frio nessa época com temperaturas negativas a melhor coisa é ir pra casa inteiro.

Rodrigo Maçolla

“guerra de guerrilha” também cheguei a pensar nesta possibilidade….

André Macedo

É um Estado tampão contra uma das maiores potências militares do planeta, o que tu esperava? Patriotismo não carrega fuzil.

Eliakim

Pelo que eu andei lendo, até 2014 quem estava no poder era pró-russo. Em 2014 houve uma série de protestos e o poder foi assumido pelos pró-ocidente. Então, por muitos anos, o alinhamento com Moscou era algo natural e automático. Diria que eles não se rearmaram meio que “de propósito”. Pensando bem, a Ucrânia é um balaio de gatos, onde parte da população fala russo e é ortodoxa e outra parte fala ucraniano e é católica. É meio que uma bomba relógio, porque acredito que os dois lados não se reconheçam como parte de uma nação só. Não sei se… Read more »

Felipe

Qual o sentido prático de ter um B2, Tu-160,TU-95 e etc, para transportar bombas se os Missil de cruzeiros podem ser disparado de terra e voar até o alvo desejado a milhares de quilômetros de distância?

Leandro Costa

Mobilidade. Que torna mais difícil saber de onde vem o ataque e, ao mesmo tempo torna mais difícil que esse ataque e/ou plataforma de lançamento sejam neutralizados, bem como diminuir o tempo de reação.

DanielJr

Bombardeiro chega mais rápido ao local de lançamento que o lançador terrestre, se é que o local de lançamento pode ser alcançado pelo caminhão.

100nick-Elã

Incrível como ninguém responsabiliza os EUA por tudo que está acontecendo. Quem deu golpe de Estado na Ucrânia? quem organizou e financiou os grupos rebeldes na Praça Maidan? O que Victoria Nulan estava fazendo lá, distribuindo doces? (imagine a mesma situação no Brasil, por exemplo, durante os protestos dos black-blocks, uma figura do porte da Victória Nulan em plena avenida Paulista distribuindo doces. Ou um senador americano dizendo que daria suporte a quem protestasse? e os EUA deu suporte até agora, mas na hora do vamos ver, pulou fora, como sempre. Putin disse: não vou esperar os EUA nos atacarem!… Read more »

Paulotd

Avião velho mas bom. Robusto, e voa quase na mesma velocidade de um Boeing 737, mesmo sendo turboélice.

Tem uma história de um que resistiu a dois mísseis na guerra do Afeganistão

José

Independente da ameaça nuclear ou não, é preciso atacar o território e instalações russas!! Mostrar pra eles que eles que são os agressores e isso não pode ficar sem resposta. Se usarem armas nucleares armas nucleares tbm serão usadas contra eles. Dente por dente olho por olho!!!!

Last edited 1 ano atrás by José