Hoje, às 12h06, bombardeiros russos Tu-95MS lançaram mísseis de cruzeiro em alvos de agrupamentos terroristas internacionais na Síria.

As aeronaves decolaram do aeródromo Engels e voaram sobre os territórios do Irã e Iraque.

No espaço aéreo da Síria, os bombardeiros estratégicos dispararam mísseis de cruzeiro Kh-101 nos mais importantes objetivos do ISIS e Jabhat al Nusra localizados nas províncias de Deir ez Zor e Idlib.

Os ataques surpresa eliminaram os postos de comando dos terroristas, as áreas de concentração de hardware e mão-de-obra, bem como depósitos de munições.

Os dados de monitoramento objetivos confirmaram a eliminação de todos os alvos designados.
Caças Su-30 e Su-35 estavam cobrindo os bombardeiros Tu-95MS.

Os bombardeiros estratégicos voaram com sucesso cerca de 7.000 quilômetros e foram reabastecidos em voo por aeronave Il-78.

Os ataques de mísseis foram realizados contra objetivos do ISIS para apoiar a ofensiva do Exército Árabe Sírio para eliminar a cabeça de ponte dos últimos terroristas.

Mísseis Kh-101 no Tu-95MS

FONTE: Ministério da Defesa da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EDERSON JONER

Quando estão escoltados fica mais difícil que lançar um AIM 120 em um SU 22, não é!
Os Russos nunca acreditavam que os Turcos abateriam um caça deles, mas as providências foram tomadas, as escoltas providenciadas e a ousadia dos pilotos turcos desapareceu…
Lição aprendida, segue o barco, ou melhor as aeronaves…

XFF

Isso que é combater os terroristas. Não é igual certos países que usam o terrorismo para desestabilizar a Síria e dar cobertura para os terroristas.

theogatos

Dúvida de leigo: Se foi o mesmo míssil, porque o impacto mostrado no minuto 2:38 não gerou a mesma explosão e “bola de fogo” que vimos nos demais impactos (2:18, 2:48 e 2:58). Ou foi apenas impressão minha pelo ângulo da câmera etc.?
.
Sds.

hammadjr

Ai meu takir agora tudo de ruim é da realeza a diferença eh que usam o mashbaha os assads não

sergio ribamar ferreira

Lindo bombardeiro. Gostei do vídeo.

sergio ribamar ferreira

Alguém pode me explicar sobre performance da aeronave? pontos positivos e negativos. Obrigado

Leandro Costa

Podem me chamar de louco, mas os “Bear” são bem belos 🙂

Clésio Luiz

Realmente, só com mísseis de cruzeiro para atravessar a intrincada rede de defesa anti-aérea da ISIS e destruir os alvos estratégicos.
.
/S

Karl Bonfim

A Rússia com esse bombardeio sobre posições do ISIS, faz uma demonstração de força e da um recadinho para os EUA e a OTAN…

Bardini

Leandro Costa, então também sou louco…

donitz123

Obama e Hillary estão se descabelando ao verem seus terroristas de estimação serem dizimados.

helio

donitz123 27 de setembro de 2017 at 9:41 ,

Não seja cruel, não eram de estimação, apenas gozavam de uma certa estima… “o inimigo do meu inimigo é eu amigo”.

Bosco

Clésio,
mas como o avião (não tripulado) que gravou os impactos penetrou nessa defessa AA intrincado do ISIS e ficou sobre esses valiosos alvos estratégicos?

JCuritiba

Incrível como os velhuscos TU-95 e B-52 atendem com louvor ao trabalho quando solicitados!

donitz123

Se os americanos podem lançar Tomahawks contra pastores de cabras por que os russos não podem jogar seus mísseis contra terroristas de verdade?

Leandro Costa

Tem fontes para isso, donitz, ou está só desabafando desagrados sem qualquer nexo?

Clésio Luiz

Ora Bosco, muito simples: aquilo não exigiu uma aeronave com câmeras: os russos usam um sistema muito mais eficiente, baseado em ondas de rádio AM (igual a rádio Vaticano) criptografadas que refletem na ionosfera e são captadas diretamente na Rússia.
.
/S

hannes

Entre jogar mísseis cruzeiros em bases aéreas alheias sem nenhuma justificativa palpável ou jogar mísseis cruzeiros em terroristas, fico com a segunda opção, obrigado.

donitz123

Leandro Costa 27 de setembro de 2017 at 10:36 . Tem fontes para isso, donitz, ou está só desabafando desagrados sem qualquer nexo? . São muitas as fontes do ataque contra civis no Iêmen. Um fato fartamente documentado. Mais uma dica de leitura: Dirty Wars – The world is a battlefield – Jeremy Scahill. O ataque a vila de Al-Majalah que resultou na morte de 55 civis. Depois de serem pegos mentindo por várias vezes, os americanos admitiram o ataque. Por fim disseram que o alvo era legítimo porque os pastores apoiavam o “esforço de guerra” da Al Qaeda ao… Read more »

Ypojucan

Bom, vamos lá. Ao contrário da maioria que acha os “Bear” um ícone da Guerra Fria, mas ultrapassados e mesmo obsoletos, velhos, etc… na verdade não são!. Os atuais “Bear” utilizados pela DA (Dal’naya Aviatsiya – Aviação estratégica) são da versão MS6/MS16, podendo ser enquadrados numa segunda geração desses majestosos aviões, já que sua célula é baseada na dos TU-142 de patrulha naval, mais largas, mais robustas e com diversas modernizações e alterações nos diferentes sistemas que compõe a célula, em comparação com os “Bear” de primeiro geração. Foram fabricados entre 1981 e 1990 sendo que 32 eram da versão… Read more »

fabio jeffer

Se o Isis estivessem apenas combatendo o regime de Assad, seriam grandes aliados dos americanos, mesmo que cometessem suas desumanidades

Walfrido Strobel

theogatos 27 de setembro de 2017 at 0:45
Theogatos, a explosão resultante do ataque depende do que tinha dentro de cada depósito.
Se era um depósito de fuzis e canhões não tera uma explosão igual a um depósito de munições.

Walfrido Strobel

Este ataque denunciado esta semana, será que foi verdadeiro ou é só guerra de informações.
. https://actualidad.rt.com/actualidad/251267-sana-coalicion-eeuu-ataques-fosforo-blanco

Renan

Me pergunto, em um cenario hipotético.
Com o Brasil faria um ataque destes, com precisão de profundidade?
Com que meios? (escolta, bombardeiro, missel, drone para filmar, avião tanque)
Com qual equipamento usaria para adiquirir os alvos é travar a mira?
Temos esta capacidade, podiam simular um alvo hipotético Ushuaia na Argentina, só para temos uma distância consideravel.
Deve dar uns 4000km de distancia.
Abraços

Carlos Alberto Soares

Urso sempre com belas imagens.
________________________________

Lembro que não sou russófilo como uns ai de cima.
Además fizeram um bom trabalho e tem boas anvs e armas.

Ivanmc

É um bombardeio cirúrgico e massivo. Belos Bear.

Jacinto

Walfrido Strobel 27 de setembro de 2017 at 11:46 Provavelmente, é uma meia verdade. O uso de fósforo branco é a parte verdadeira: munições com fósforo branco são comuns e seu uso, na maior parte das vezes, é legal. Mas é meia verdade porque, não é correto afirmar que o uso de fosforo branco é proibido. Fósforo Branco só é proibido quando é usado como um simulacro de arma química, ou seja, quando a arma é especificamente projetada para explorar as propriedades tóxicas do fósforo branco. Dada a forma como a notícia é dado, misturando coisas verdadeiras com outras que… Read more »

ScudB

Srs!
Na realidade foram (entre outras , é claro) duas causas notáveis:
1. Troca de comandante de VKS (dizem que Gen. Bondarev foi demitido por causa da “investigação imprecisa” do acidente de Tu-154) e saava de tiros com Kh-101 para novo comandante.
2. Um trollagem de “level 200” dos yankees. Se trata da ultimo capitulo de bate-boca sobre uma CONVIVÊNCIA(!!) inexplicável das forcas especiais americanas no meio dos postos avançados dos DAESH perto da D’zor.
http://totalrehash.com/blockbuster-russian-satellite-proof-america-is-isis/
Na sua declaração sobre ataque de Tu-95 MD russo ressaltou que NENHUM soldado americano foi morto ou ferido no acontecimento kkk..
Um grande abraço!

André Luiz.'.

sergio ribamar ferreira 27 de setembro de 2017 at 0:55
Leandro Costa 27 de setembro de 2017 at 7:32
Bardini 27 de setembro de 2017 at 9:25
Bonito, bonito… não chego a achar não… Mas ‘imponente’!, com certeza! Parece um B-52 ‘retrofitado’ com turboélices! 😛
Aliás, é muito peculiar o arranjo de 2 hélices em contrarrotação em cada motor! Não lembro de ver esse layout em nenhum outro turboélice no mundo, militar ou civil…

sergio ribamar ferreira 27 de setembro de 2017 at 2:39
Aqui, o link para o artigo da Wikipedia com os números do ‘Urso’: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-95

WFonseca

O T-95MS, movido à hélice, me lembra bombardeiros da segunda guerra, como o B-29. Não faz muito meu gosto a aviação russa com aeronaves mais quadradas e aspecto mais… vintage (tal como as fábricas deles até há pouco tempo pareciam fundo de quintal). Meus favoritos seriam o Vulcan e os atuais B1, B2, mas claro que aparência é detalhe. Quanto às ações em território sírio, a Rússia, que não está sob ameaças, não dá a mínima para a Síria, Assad, ou terroristas, só está defendendo sua influência, suas bases e sua indústria militar, isso enquanto a China caminha para ocupar… Read more »

PRAEFECTUS

Meu caros, a coisa tá fervendo pra valer, este ataque perpetrado pelos russos pode querer dizer muitas coisas, afinal, há fatos relevantíssimos acontecendo neste exato momento em vários pontos… Uma luz amarela ao meu ver, foi acessa com este ataque, senão vejamos este trecho; “os bombardeiros estratégicos dispararam mísseis de cruzeiro Kh-101 nos mais importantes objetivos do ISIS e Jabhat al Nusra localizados nas províncias de Deir ez Zor e Idlib”. Pois bem, diferentemente de outras ocasiões os russos estão assumindo claramente que não atacaram apenas o ISIS mas, os aliados dos EUA o Jabhat al Nusra, e quem dá… Read more »

theogatos

Walfrido Strobel, obrigado pela resposta! Faz sentido!
.
Sds.

Leandro Costa

André Luiz, ele não é o único avião com hélices contrarrotativas no Mundo. Existem alguns bons exemplos de aeronaves equipadas dessa forma como o Avro Shackleton e o Fairey Gannet, para mencionar os que vieram à cabeça agora.
.
Mas não deixa de ser interessante e peculiar, como você mesmo apontou hehehehe

André Luiz.'.

Leandro Costa 27 de setembro de 2017 at 15:51
Acabei de achar esse aqui!
https://en.wikipedia.org/wiki/Douglas_A2D_Skyshark

Leandro Costa

André Luiz, eu senti até vergonha agora. Esqueci do Spitfire com motor Griffon hehehehe
.
https://en.wikipedia.org/wiki/Contra-rotating_propellers

Bosco

Só de curiosidade tem o An-70 que utiliza “fans” livres não carenados contrarrotativos, num sistema conhecido como “propfan”, não sendo um turboélice.

Jack

“Bardini 27 de setembro de 2017 at 9:25
Leandro Costa, então também sou louco…”
Verdade Bardini…Tem um monte de loucos por aqui!!!

sergio ribamar ferreira

Obrigado sr. André Luiz.

Renan

Alguem pode respoder minha pergunta la em casa?

Rodrigo M

Esse TU-95 é um milagre da engenharia.
Um avião com mais de 60 anos de projeto, movido a hélices que voa na mesma velocidade dos jatos, a 900Km/h… É impressionante.

Leandro Costa

Renan, atendimentos à domicílio geralmente incorrem em taxas de entrega hehehehehe

Leandro Costa

Ok, Renan, para responder à sua pergunta é preciso estudar mesmo, mas acredito que com criatividade e ousadia daria para executar sim. Lembro-me que quando aconteceu o cerco à embaixada brasileira de Honduras, eu pensei em algumas possibilidades, e aparentemente mais um bom número de pessoas fez o mesmo. Não era nada impossível, mas era arriscado e haviam inúmeras variáveis cujos valores eram desconhecidos, mas que dentro de alguma OM, seria mais fácil de obter respostas.
.
É sempre uma questão de se utilizar o que há de disponível.

HMS TIRELESS

Com todo respeito ao nosso bom amigo e colaborador Rusty mas esse ataque foi mais uma demonstração histriônica de força de Putin. O alvo em si não era pesadamente defendido por uma rede integrada de defesa aérea e mesmo a munição ali estocada não valia o preço de um Kh-101. Portanto, podia ser facilmente neutralizado por aeronaves Su-24, Su-30 e Su-34 dotados de bombas burras de 500 kg.

rustam bogaudinov

HMS TIRELESS 28 сентября 2017 в 12:29

Leo is training our pilots and checking equipment