Brasília, DF, 8 de dezembro de 2021 – Em cerimônia realizada hoje no hangar da Coordenação de Aviação (CAV), em Brasília, a Polícia Federal celebrou a chegada do primeiro de dois jatos E175, que começará a operar em breve no país. O segundo jato do modelo E175 deverá ser entregue à Polícia Federal em 2022.

“A introdução do E175, um jato moderno e eficiente, permitirá ampliar ainda mais o escopo das nossas principais missões, como o deslocamento de agentes para operações de combate ao crime organizado, transferência de detentos, movimentação de equipamentos e cargas”, disse o Diretor-Geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino.

A parceria entre Embraer e Polícia Federal tem mais de 15 anos, desde a entrada em operação dos dois jatos ERJ 145 a partir de 2006, ambos ainda em operação na Polícia Federal. Assim como as aeronaves atuais, o E175, poderá servir também em apoio às demais forças de segurança do país, sendo um ativo que incrementa não apenas as operações da Polícia Federal, mas de toda a esfera de segurança pública do Governo Federal.

“Estamos orgulhosos com a escolha da Polícia Federal de operar o jato E175, que será a maior aeronave no país utilizada no âmbito da segurança pública, garantindo mais capacidade no transporte de passageiros, cargas, além de aumentar o alcance de voo, o que amplia o leque de missões que a Polícia Federal poderá realizar”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

Por se tratar de uma aeronave que operou previamente no Reino Unido antes de ser entregue à Polícia Federal, o E175 passou por inúmeras adequações na OGMA, uma empresa do Grupo Embraer, em Portugal, onde recebeu toda manutenção para retorno à operação, atualização para cumprimento dos requisitos operacionais do Brasil, além de uma nova pintura.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mensageiro

Aí sim, temos armas, meio de transporte, mesmo com 20 delegados da PF afastados por chegar no clã presidencial a PF ta funcionando. Só falta mesmo um PGR que denuncie em vez de arquivar. R.I.P prato feito.

Red Pill - 红色药丸

Só falta vc deserdar das fileiras da guerra híbrida, já cansou essa conversa estéril.

Mensageiro

Esqueceu de comer a braquiária hj né, vou te levar pro curral, ta com dor de chifre pela mulher do fazendeiro Aristides kkk

Red Pill - 红色药丸

Vc podia dormir sem essa, mas não vou dar essa colher de chá: A guerra híbrida começou em 2013, no governo da dona doida, continuou no governo tampão e continua forte no governo do perdido. Desculpe, mas não tenho dó nem piedade com soldado da guerra híbrida, é pau !

Talisson

Já que falou em guerra híbrida, só não cometa o deslize de defender o juiz da CIA e o sultões do Tucanistão, os pais da guerra híbrida.

Red Pill - 红色药丸

Acho que está tudo bem esclarecido no meu comentário, se vc ler melhor verá.

Cristiano GR

Tu só pode ser um petralha desmamado em alguma teta gorda, uma boquinha que tinha e que mamava na época da petralhada governando.
Vai trabalhar.

Yuri Dogkove

Ué, a “boquinha” continua firme e forte, sabia não? Só trocou a quadrilha! E aquela “estorinha” de que não tem “bandido de estimação”? Acho que tem sim…

Nonato

E o chefao foi solto…

Foxtrot

A pergunta que fica é, para quê e para transportar quem ???

737-800RJ

Eu tenho essa mesma dúvida e no meu trabalho levantamos essa questão ontem. Há essa demanda toda dentro da Polícia Federal para 2 aeronaves com capacidade pra quase 90 passageiros?
Não estou criticando, mas apenas perguntado como leigo que desconhece a logística da PF.

Leandro Costa

Também me perguntei isso ontem quando soube da notícia. Eu consigo entender uns pouquíssimos jatos executivos para levar agentes para onde se precisa em pouco tempo, mas aeronaves de passageiros? Já achava o ERJ 145 um exagero. Essas aeronaves demandam um custo de operação alto, literalmente dignas de companias aéreas, mas para a PF? Muito esquisito…

Fabrízio

Não falo com conhecimento de causa e não sei o custo operacional dessa aeronave, mas sei que as operações da PF, via de regra (para garantir o sigilo e sucesso das missões), usam pessoal de fora da “área” alvo. Não é raro se deparar com pessoal da PF em voo de carreira por aí. Certa vez, inclusive, já me deparei com GPI em sala de embarque lotada de material sensível (armamento, comunicações etc) que não foram despachados (com razão) como as bagagens dos demais passageiros. Toda forma de logística é bem vinda e recomendada. A PF tem credibilidade e já… Read more »

Maurício Siqueira

Já vi agente da PF falando da dificuldade de se deslocar todo o pessoal operacional que vai fazer uma ação grande e coordenada, desde o pessoal mesmo até o material. As unidades de Elite da PF são concentradas, por isso a necessidade de avião de grande porte para o deslocamento. Mas a pergunda, pq não pedem apoio da FAB com os cargueiros?

Clésio Luiz

E a FAB já tem 2 E-Jets.

Adriano Madureira

Concordo, porquê não aeronaves menores?

José Carlos da Silva Peixoto

Transportar preso com jato à nível presidencial ? Tem que ser com Cessna
Caravan mesmo , cujo custo de manutenção é infinitamente inferior . Mais uma
vez vejo o dinheiro do contribuinte sendo administrado de forma inadequada .

Foxtrot

Pois é.
Talvez vão acabar com o GTE da FAB e passar a missão para a PF kkkkk.

Mensageiro

Transportar agentes da PF/segurança nacional. Está na moda o novo cangaço quadrilhas fortemente armadas atacando bancos a polícia tem de ser rápida pra estar com um grupamento em qualquer lugar do país em horas. Fora contrabando/tráfico nas fronteiras.
Vai melhorar muito.

Foxtrot

Outra coisa que queria entender também é porquê empresas de transporte de valores e pequenas agência guardam tanto dinheiro.
Se não me engano, nos países desenvolvidos, as grandes quantias de dinheiro ficam no banco central do país?
Mas estamos no Brasil, e aqui o velho oeste ainda está na moda.

Tomcat4,3

“…Assim como as aeronaves atuais, o E175, poderá servir também em apoio às demais forças de segurança do país, sendo um ativo que incrementa não apenas as operações da Polícia Federal, mas de toda a esfera de segurança pública do Governo Federal….”

Eis que surge o texto da matéria !!!rs

Leandro Costa

Pois é, mas não vejo como essa aeronave teria um custo/benefício razoável mesmo transportando a Força de Segurança Nacional ou coisa parecida pelos quatro cantos do país que não se possa fazer com aeronaves da FAB ou mesmo fretadas. Elas só vão adicionar um custo muito alto para a PF. Antes disso se transportava as forças de segurança da mesma maneira e sem prejuízo operacional da mesma forma. O que mudou que fez com que essas aquisições fossem justificáveis? Isso não está claro no texto.

Bueno

Acredito que servira muito para a Força Nacional, quem transporta a tropa é a FAB. ótima compra

Leandro Costa

A Força Nacional é uma tropa. Apenas de segurança pública ao invés de defesa nacional. Ou seja, ainda não acho que seria um bom motivo para a aquisição.

Foxtrot

Transporte de pessoal seja de qualquer força, tem que ser feito pela FAB. Por isso mesmo canso de escrever que precisamos para ontem de comandos conjuntos, seja de logística, forças especiais etc etc. Nós Estates por exemplo, agentes da Cia , FBI, SNA etc operam com os militares mundo a fora ( em muitas vezes comandando as operações ) para N,s funções. O que se percebe no Brasil é um “cada um por si e deus para todos “. Aí o EB quer avião de transporte, a MB, a PF etc etc etc. A FAB torce a cara, porque a… Read more »

Foxtrot

Fala até papagaio fala.
Entre a teoria e a retórica há um grande Gap.
A MB quando comprou o Atlântico, também falou que ele seria usado em apoio as população etc.
Na pandemia e outras tragédias não vi nada disso !

Carlos Campos

pra fazer mega operações em estados diferentes, as vezes uma operação é feita com políciais em outro estado, pois os que estão no local pode estar compremetido e vazar informações, além de transporte de presos altamente perigosos fora de aviões normais e pode usar bases aéreas.

Antonio Palhares

Quantas policias federais no mundo podem contar com aviões dessa qualidade ?

Kornet

PF mexicana,nos EUA,Rússia,China….

Antonio Palhares

Algumas. Não é ? Amigo.

Tallguiese

Con’air só que sem o Nicolas Cage!

Marcelo Monteiro Ribeiro

PRF e PF nos últimos anos estão recebendo investimentos vultosos. Isso só foi possível graças a aprovação da lei que deu mais agilidade na venda de bens aprendidos do crime organizado. Parece que só este ano o MJSP já transferiu 722 milhões de reais para as secretarias de segurança pública dos estados. O caminho é esse mesmo.

Kornet

Ótima aquisição da PF,mas chega a ser irônico:as forças de segurança pública podem operar qq aeronave de transporte de asa fixa,mas a MB e o EB não podem comprar um mero teco-teco.
Coisas do Brasil.

José Carlos da Silva Peixoto

Exatamente !!!!! Mas o Exército não pode ter asa fixa para transportar tropas !!!!

Rinaldo Nery

Quem te disse que a MB não pode comprar avião? Os A-4 vieram de contrabando, junto com os Trader? Pensa antes de postar.

Kornet

Cel:
A MB só pode ter aeronaves de asa fixa orgânicas a um PA,lembra?E o EB nem isso,pq os brigadeiros não deixam os 2 terem suas aeronaves de asa fixa,lembra?
No entanto,qualquer força de segurança pública pode comprar sua aeronave de asa fixa sem problemas.
Diga-me um pais sério que a marinha e o exército são impedidos de terem aviões por imposição da força aérea.

Rinaldo Nery

Os decretos são da Presidência, não da FAB. E, o caso do EB, concordo com o Brig Rossato: pongam as aeronaves de transpirte da FAB pra voar, antes de pensarem em alguma aquisição própria por parte do EB. Meu filho voa no 1°/9° há 7 anos Só o que ele faz é apoiar os PEF.

Foxtrot

Se não fosse um decreto do FHC eles não teriam vindo.
Decreto que durrtubou a exclusividade de operação de aeronaves de asas fixas.

Mayuan

Exatamente, decreto do FHC! Ele era presidente, não brigadeiro. Já passou da hora de largar o afeto por essa fake news que vocês adoram repetir.

Foxtrot

Aí ai.
Já passou da hora de acabar com esse “pensamento bairrista” que vocês adora adotar.
É ineficaz, e consome muito do orçamento tanto da defesa quanto do país.
E o povo está cansado de bancar gastos inúteis, seja de quem for !

Cristiano GR

É só birra, ciuminho e beicinho mesmo.

Reinaldo Deprera

Lindão. Parabéns à GF e PF.
A PF precisa de mobilidade aerotransportada e a indústria aeroespacial de todos os países precisam de canais que dêem uma escala mínima para elas. Todos ganham, a PF e a indústria aeronáutica.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa … é muito bom ver a PF sendo bem tratada.

Save Ferris!

Fernando EMB

Ambos os jatos vieram da frota da extinta FlyBe

Matheus

Olá Fernando. A Polonesa LOT vai substituir sua frota por E2 ou A220. Bem como as empresas do grupo Lufthansa. Tô na torcida pra Embraer levar essas duas.

Fernando EMB

Eu também Matheus. E coloca a Aeroméxico na lista.

AZOR DE TOLEDO BARROS FILHO

Tudo pronto para as férias dos dirigentes da PF.

Nonato

Pronto.
Já pode ir dormir satisfeito.
Ganhou seu dia…

Fernando EMB

Excelente aquisição. Uma força como a PF deve ter agilidade para se deslocar quando necessário. Não pode ficar dependendo da disponibilidade da FAB, e nem deveria sobrecarregar ela ainda mais com missões “não militares”.

Neto

É razoável a necessidade da PF se deslocar SEM a participação de outras forças ou companhia Aéria. Normalmente este tipo de operação assintota bolsões de poder que podem ser alertados por movimentação da PF no aeroporto.
.
Agora, com dado aparelhamento da PF pela Familícia fica a dúvida em qual direção estes aparelhos serão usados. Se na prática das atribuições da PF ou como ferramenta ideológica dentro da parte cooptada da PF.

Nonato

A turma do mensalão e do petrolao quer voltar..
Aí criam bordões para enganar pessoas sem conhecimento…

Neto

Há razoável indícios de sobreposição da Milícia de Rio das Pedras com a família presidencial.
.
O movimento do presidente na PF, no ministério público e no PGR que modificou direta ou indiretamente as investigação sobre Flávio Bolsonaro (com o STF e com tudo).
.
Há somente um cenário onde eu votaria no PT, a saber, contra o Bezerro de Ouro evangélico que hoje está na presidência.

Marcelo Monteiro Ribeiro

Esta noticia aqui é para os “entendidos” no assunto que reclaramaram da grana fabulosa que o governo gastou para adquirir essas duas aeronaves Embraer E175.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/dezembro/policia-federal-recebe-jato-recuperado-em-operacao-com-seguro-de-credito-a-exportacao?_authenticator=e46602aa0aaa60da63a5f51ad5f13b465dd8e5c9

Mayuan

Seria digno se a trilogia trouxesse essas informações em matéria separada ou como complemento dessa extremamente superficial que foi ao ar.

Marcelo Monteiro Ribeiro

Essa notícia é para aqueles “entendidos” que ficaram preocupados com o montante de dinheiro dispendido pelo governo na aquisição dessas duas aeronaves da Embraer.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/dezembro/policia-federal-recebe-jato-recuperado-em-operacao-com-seguro-de-credito-a-exportacao?_authenticator=e46602aa0aaa60da63a5f51ad5f13b465dd8e5c9

Lucas F

Bonito.

Yuri Dogkove

A PF precisa também de mais helicópteros!

Adriano Madureira

“Por se tratar de uma aeronave que operou previamente no Reino Unido antes de ser entregue à Polícia Federal, o E175 passou por inúmeras adequações na OGMA, uma empresa do Grupo Embraer, em Portugal, onde recebeu toda manutenção para retorno à operação, atualização para cumprimento dos requisitos operacionais do Brasil, além de uma nova pintura”. Pelo visto na Polícia federal há mentes providas de intelecto, adquiriram uma aeronave no setor civil para ser usada na corporação, afinal oque não falta no momento são aeronaves aposentadas no mundo, seja por idade ou precocemente… As aeronaves eram da companhia aérea Flybe( foto… Read more »

Guardião Tricolor

Por que não comprar da Coreia do Norte. Ainda não caiu! Sem maquiagem!

Guardião Tricolor

Quando chegam com a farda bege combinando com as botas beges já vejo que tão pensando ainda na crises dos mísseis de cuba. Se deputado anda de vôo comercial , sobraria mais aeronaves na fab! Agora vazamentos acontecem de onde?

Talisson

Parabéns à PF e a quem garimpou boas aeronaves usadas no meio civil.

Fulcrum

Outro enfeite pro hangar pra ficar com a quele mercedão.
Xandão vai querer andar nesse ai. Vai vendo. Dó jeito que é metido, já deve está até esnobando a fab pra fazer voos ainda mais sigilosos.