quarta-feira, janeiro 26, 2022

Gripen para o Brasil

Aeronave com falha de comunicação é socorrida em voo por A-29 Super Tucano da FAB

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Aeronave civil vinha de Iracema (RR) com destino à cidade de Cantá (RR), próxima à Boa Vista e, durante o percurso, ficou sem comunicação no rádio

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa quarta-feira (17), o socorro em voo de uma aeronave civil, de modelo Cessna 206 e de matrícula PT-OJD, que vinha de Iracema (RR) com destino à Cantá (RR).

Após perceber que estava com problema para se comunicar pelo rádio, a aeronave acionou o código 7600 no transponder, procedimento previsto para falha de comunicação. Ao receber o sinal de alerta na tela radar, o COPM- 4 acionou a aeronave que estava de alerta.

Diante do problema, o avião A-29 Super Tucano da FAB, conduzido pelo Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAv) – Esquadrão Escorpião, decolou imediatamente da Base Aérea de Boa Vista para realizar a interceptação. Ao fazer contato visual com o piloto, a Força Aérea identificou que a aeronave conseguia ouvir, mas não conseguia transmitir as informações pelo rádio.

Por isso, o Esquadrão Escorpião passou a realizar o procedimento de socorro em voo. A ação consiste em empregar meios aeroespaciais para prestar apoio, a partir de uma aeronave em voo, a aeronaves em emergência, interceptando-as, assistindo-as e, eventualmente, orientando-as para o pouso.

Com o procedimento, a FAB acompanhou e coordenou, na frequência livre, o pouso, que ocorreu de maneira segura no Aeroporto Pouso das Aguias, em Cantá.

FONTE: Força Aérea Brasileira

- Advertisement -

12 Comments

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ERIKSON

Parabéns a FAB!!

Solskhaer

Tem um vídeo de como é feito esse procedimento. Só não lembro onde!

MCruel

Em uma fita Betamax guardada sabe lá onde!! *Brincadeira*

Rinaldo Nery

Simples. É vetorado até a posição de RAD, 1000ft abaixo, depois vai p posição de ITG, na ala esquerda na linha de 3/9 horas, e balança as asas. Curva p proa do destino e o avião acompanha. No mundo é feito assim.

737-800RJ

Que bacana! Parabéns!

Agnelo

Muito excelente!!!!!!

Rafaelsrs

Show! Parabéns a FAB!

Rodrigo

Parabéns a FAB!!!!Muito Bacana Mesmo!!!

Rinaldo Nery

Deletaram um comentário técnico meu. Algum editor não vai c a minha cara…

Guizmo

Tem um comentario seu acima, Cel. Mas de fato o sr é meio mal humorado e azedo nos comentarios. Abs!

Guizmo

Ou mau….rsrs

Rinaldo Nery

Desculpe se, por vezes, sou mal humorado. Era esse o comentário. Mas, se você percebeu, o padrão caiu muito.

Últimas Notícias

Embraer conclui com sucesso reintegração do negócio de Aviação Comercial

São José dos Campos, 26 de janeiro de 2022 - A Embraer concluiu com sucesso a reintegração dos principais...
- Advertisement -
- Advertisement -