Su-75 e Su-57

Em uma entrevista no Dubai Airshow 2021, Yuri Slyusar, chefe da United Aircraft Corporation (UAC, parte da Rostec), confirmou que a construção dos caças de quinta geração Su-75 Checkmate começou na fábrica da KnAAZ em Komsomolsk-on-Amur.

Slyusar mencionou que a planta irá prosseguir com a montagem de vários Checkmate ao mesmo tempo. O primeiro voo do novo caça está programado para 2023 e a produção em série deve ser estabelecida até 2026.

O caça tático monomotor leve Checkmate foi projetado em total sigilo pelo Sukhoi Design Bureau da United Aircraft Corporation.

O primeiro protótipo, ainda não capaz de voar, foi surpreendentemente mostrado no show aéreo MAKS 2021 em Zhukovsky em junho deste ano.

O caça de quinta geração opcionalmente tripulado foi criado em grande parte com base nos fundamentos científicos e técnicos obtidos durante o desenvolvimento de seu irmão maior, o Su-57. No futuro, veremos também uma versão de dois lugares, bem como uma versão não tripulada da aeronave.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

Bem 2023 é uma estimativa, se fosse na China 2023 seria uma realidade.

Red Pill - 红色药丸

Tbm acho…

Zeus

E eis que os russos voltam ao mercado de caças monomotores em grande estilo. Não vi exageros na animação, principalmente quando enquadrou um F-35 e jogou poeira sobre o F-16 e outros. Todos sabem que um vetor com tantos problemas insolúveis e cheio de limitações operacionais como o F-35 não pode ser bem sucedido num conflito de alta intensidade. Os próprios estadunidenses já o afirmaram de várias formas. Obviamente os concorrentes se esforçam por não repetir os mesmos erros e oferecer um vetor mais eficaz. E há grande probabilidade da China ter compartilhado com os russos a grande quantidade de… Read more »

Antoniokings

Prezado Zeus.

E nesse avião será instalado uma versão do motor Saturn que será o motor mais potente do Mundo.
Importante ressaltar que o Su-57 terá dois desses motores o que trará grande performance para o avião.

carcara_br

olá Antônio,
sabe informa a relação peso potência deste motor?

Romão

Carcará , até onde sei: Seco – 8.4 | Pós-combustão – ~ 12,9

carcara_br

Romão, Antonio;
Tomando a liberdade de considerar os dados do Romão válidos, pra efeito de comparação o Gripen E utiliza o GE 414:
Seco: 5,3
Pós-combustão: 9,0.
F-35
Seco: 7,5
Pós-combustão: 11,5
Isso dá aos projetista uma capacidade enorme de colocar sistemas extras e rechear a aeronave com sensores mantendo os parâmetros de desempenho altos pra uma caça ágil.
É o tipo de barreira que realmente não pode ser alterada num projeto sem profundas modificações, vejamos se haverá interesse por parte de compradores.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Antoniokings

carcara

A reportagem da Military Watch que li não fornecia esses dados.

Marcos Cooper

“A reportagem da Military Watch que li não fornecia esses dados.”
Obviamente que não. Então entrou em cena sua maravilhosa bola de cristal…..

DSC

O futuro izdeliye 30 não é, nem nunca será o motor de avião de caça mais potente do mundo. Esse título vai para o motor atual dos F-35A/C: o F135-PW-100 da Pratt & Whitney que produz um empuxo máximo de 43,000 lbs com pós combustão e 28,000 lbs sem AB. O F135-PW-600 do F-35B vem logo atrás: 41,000 lbs (AB); 27,000 lbs (MIL). https://newsroom.prattwhitney.com/download/F135+Fast+Facts_Q4+2021_Final+2.pdf E lá pro final da década, pelo menos os F-35A terão um novo motor ainda mais potente e eficiente que será o novo motor da GE ou da PW de ciclo variável com 3 fluxos de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by DSC
Antoniokings

Trecho do artigo

‘Desde sua revelação, também se especulou a possibilidade de o Checkmate usar o motor Saturn 30 do Su-57. O motor está definido para entrar em serviço a partir de 2022 e supostamente ultrapassará a potência de qualquer motor de caça atualmente em uso em todo o mundo.’

militarywatchmagazine.com/article/engine-checkmate-fighter-images

Jad Bal Ja

Nossa! Especulou-se a possibilidade de que supostamente será o mais potente! Que informação precisa e técnica essa hein?

Romão

Prezado Zeus, quando a SAAB divulgou uma propaganda dos futuro Gripen NG caçando Sukhois russos, o pessoal não achou ruim. Agora que os russos fazem uma propaganda com o futuro novo Mig caçando um F-35 os fanboys ficam todos ouriçados.

carcara_br

é… ninguém tinha comentado nada ainda, de resto concordo.

Romão

Prezado Carcará, não tô falando de você não , camarada. Digo isso porque vi muito juvenil de YouTube falando sobre essa questão da propaganda.

carcara_br

Não leia os comentários do youtube e facebook.

Marcos Cooper

Viu,só entre nós aqui,limpa o canto da boca,tá escorrendo baba ali….

Rodrigo LD

A comitiva da Argentina já foi enviada para avaliação?

Romão

Daqui há pouco a FAA vai ser a mais bem treinada da América Latina só voando com querosene as custas dos chineses e russos. Rsrsrs (contém ironia)

Valdez Oliveira de Araujo

Vc fala “chineses e russos” como se fosse ruim…

Andreo Tomaz

EUA e Rússia são os únicos países que constroem caças com modelo próprio, o resto dos países o fazem com base em modelos já existentes.

galeao cumbica

eles precisam é fazer um caça naval e um porta aviao de respeito, mas isso acredito que nao volta mais!

Romão

Andreo, não seja sacana: o J-20 é diferentão.

Hugo Vigneron

Os aviões da Suécia não parecem cópias.

André Macedo

Isso é o mesmo que dizer que todos os aviões são cópias do 14-bis por voarem usando o mesmo princípio.

Camargoer.

Olá Andre. Seria mais apropriado dizer que são copias do Demoiselle.

WSilva

Que bobagem, há alguns séculos atrás o americano nem sabia escrever e comia usando a mão. rs

Se não fosse a Europa…

Wellington Kramer

Você se refere ao índio americano?

Hcosta

Eurofighter/Rafale?

Léo Neves

Este caça parece ser bem mais stealth que o Su-57 . Menor , com entradas de ar mais stealth , motor bem escondido tanto frontalmente como olhando lateralmente . Talvez seja mais stealth que o J-20 .
Este caça é lindo de alguns ângulos e ridículo de outros.

Jad Bal Ja

Continuam repetindo essa bobagem de protótipo? É um mockup gente. Agora vai ué devem construir um protótipo de verdade. A Rússia tá sendo bem otimista sobre os prazos dessa aeronave.

Léo Neves

Material utilizado , motor , cockpit, provavelmente radar , guerra eletrônica, e várias outras coisas estão prontas já , feitas para o Su-57 . Olhe este avião como um su-57 monomotor. Então não há muito o que desenvolver do zero . Acredito no vôo em 2023 .

Gabriel BR

Ao que parece os peruanos estão interessados…

Matheus

Deve ser tão stealth quanto um supertucano.

Antunes 1980

Só ingênuos acreditam que este mock-up pode voar.
Este vetor é a mentira do século na Rússia.

carcara_br

nem os russo estão dizendo que voa agora
O primeiro voo do novo caça está programado para 2023″

Jad Bal Ja

Bom, não vi as autoridades russas dizendo que era um protótipo, vejo a imprensa dizendo isso, claro que os russos não se dão ao trabalho de corrigir né?
Mas enfim, agora os russos devem partir para a construção de um protótipo de verdade, acho 2 anos um prazo meio apertado, mas a aeronave parece ter muito dos conceitos testados do SU-57, é quase uma versão menor deste, isso deve acelerar o processo.

Jota

O Snafu Sol replicou um artigo interessante sobre o SU75.
http://www.sandboxx.us/blog/russia-doesnt-seem-sure-the-su-75-checkmate-will-be-stealth/

Antoniokings

O certo é que alguns países do O.M. estão demonstrando interesse em adquirir esse avião.
Certamente Israel não vai curtir.
E os EUA, para variar, vão perdendo mais mercado para o seu problemático F-35.

Adriano Madureira

Será que eles irão peitar o CAATSA Act como os indianos fizeram?

Antoniokings

Creio que estão ocorrendo algumas mudanças interessantes na região.
A influência russa no Irã e Iraque é crescente, com o País assumindo diversos grandes negócios nas áreas de petróleo e gás.
Paralelo a isso, parece estar ocorrendo uma aproximação entre russos e sauditas, inclusive no campo militar.
Apesar de eu não confiar um ‘tostão furado’ nos sauditas, pode ser que a Rússia consiga colocar alguns produtos no Reino.
Vamos aguardar.

Leandro Costa

Esse artigo corrobora o que eu venho dizendo a bastante tempo sobre a linguagem propositalmente ambígua dos Russos ao descrever a aeronave e seu(s) ‘protótipo(s).’

Não me surpreenderia se ela se tornasse mais um tiro de festim Russo no campo de aeronaves de 5a geração. Isto é, se o Checkmate for mesmo uma aeronave de quinta geração.

O tempo dirá. Não duvido que o primeiro protótipo voe em 2023, mas daí até a aeronave virar alguma coisa relevante vai demorar um bom tempo ainda.

Marquês de São Vicente

Este avião foi uma surpresa interessante. Irá realmente voar? Será um bom vetor? Só o tempo dirá.

100nick-Elã

E o tempo disse: o F35 voa, mas voa mal e não é um bom vetor.

Grifon Eagle

Rússia é Rússia. Os russos são fora de série, especialistas natos em desenvolvimento militar de caças.
Vai competir com o F-35, e pode dar certo!!!

Reinaldo Deprera

” confirmou que a construção dos caças de quinta geração Su-75 Checkmate começou” Tá. Então não será apenas um mockup… Mas o que leva a produzirem um caça que eles mesmos não comprarão? Ou será que vão? – marketing Será que já existe algum cliente? – Se for a Argentina então eles correm um risco enorme de colocar em produção um produto que poderá ficar sem comprador Acho que é blefe. Iniciaram a construção de um mockup. Se nessa fase aparecerem compradores pode ser que comecem a construir protótipos. Até lá o su-75 serve para colocar pressão contra os produtos… Read more »

carcara_br

Ué se você mesmo diz que é um projeto a espera de compradores por que seria blefe?
sinceramente, tenho dificuldade em entender isso o F-15SE foi um blefe então?

Reinaldo Deprera

Tá. Então não será apenas um mockup…

Os três pontinhos significa que vou especular a partir de então.

Leandro Costa

Não considero o Checkmate como um blefe. Considero como basicamente a mesma coisa que o Silent Eagle foi. Uma proposta de aeronave bancada pela empresa com esperanças de emplacar. O Silent Eagle nunca foi para a frente porque o custo não compensava os benefícios. O F-20 também foi outra proposta de empresa que não emplacou. Se o Checkmate vai emplacar ou não são outros quinhentos, mas ele tem mais chances porque vai chegar pelo menos até a fase de protótipo e é uma aeronave inteiramente nova.

SteelWing

O f-15 SE não foi pra frente porque seria quase o mesmo preço do f-35, que eh full stealth. Quanto ao checkmate parwce uma boa opção, na mesma categoria do Kf coreano quando este tiver baías internas operacionais. Mas talvez até melhor por não estar sujeito à embargos e as conhecidas chantagens dos norte Americanos.

Leandro Costa

Como eu disse sobre o F-15SE, os custos não compensavam os benefícios. O Checkmate parece uma opção interessante em alguns aspectos, mas não em relação à sujeição dos embargos norte-americanos, até porque a Rússia já está sob embargos e que já estão impactando suas capacidades produtivas e de desenvolvimento de tecnologia, ou seja, eles não tem acesso às mais modernas tecnologias para ou desenvolverem seus projetos ou integrá-las à seus projetos. O grande problema em relação à conquista de mercado para o Checkmate são suas incógnitas, que ainda são muitas. Pode ter muita gente interessada (pessoalmente, acerca da quantidade de… Read more »

SteelWing

Amigo, estou falando embargos à quem comprar, quem comprar este avião, não vai ter que pedir permissão pra utilizar, não vai precisar trocar a rede de internet do país inteiro, vai poder comprar aviões e peças de outros países, revender bem mais facilmente, sem ameaças ou chantagens de que não vai receber o caça ou algo do tipo, essas coisas que acontecem com quem compra aviões ou aviões que possuem peças norte-americanas.

Reinaldo Deprera

F-35A, eu vos batizo F-35 Bob Fischer.

Save Ferris!

carcara_br

Noruega: hold my beer…

Paulo

Tudo para ser um novo fracasso.. com no máximo 10 unidades produzidas, esses russos..

Bosco

Pelo tamanho esse aí não vai ter 50 t de combustível interno . Também não deve chegar a Mach3 e manobrar a 25 g e nem ter 48 mísseis ar-ar dependurados.
Uai! Onde foi parar a doutrina diferente dos russos que preferem caças parrudos e performáticos do que os nanicos e desdentados furtivos?

SteelWing

Pelo menos não tem embargos à quem comprar, quem comprar este avião, não vai ter que pedir permissão pra utilizar, não vai precisar trocar a rede de internet do país inteiro, vai poder comprar aviões e peças de outros países, revender bem mais facilmente, sem ameaças ou chantagens de que não vai receber o caça ou algo do tipo, essas coisas que acontecem com quem compra aviões ou aviões que possuem peças norte-americanas. Aliás, não sei porque essa babação dos caças norte- americanos, já que só querem empurrar os mais fracos deles pra gente… Não quiseram vender o f-4 na… Read more »

Cristiano GR

Já estamos na segunda quinzena de novembro.

Eu quero saber é dos GRIPEN.

Bispo

Na ótica do xadrez …a Rússia fez uma jogada “En passant” e pouca gente está vendo.

Russos são ótimos enxadristas…