China assume o controle de um fabricante italiano de drones militares sem o conhecimento das autoridades

33
  • Duas empresas estatais chinesas assumiram o controle de um fabricante italiano de drones militares em 2018 por meio de uma empresa offshore – sem o conhecimento das autoridades da Itália e da Europa, informou o Wall Street Journal.
  • A polícia italiana rastreou a compra de 75% das ações da Alpi Aviation com a China Railway Rolling Stock Corp – uma empresa ferroviária estatal – e um grupo de investimentos controlado pelo governo municipal de Wuxi, disse a reportagem.
  • As autoridades italianas estão investigando se a Alpi deveria ter notificado o governo italiano sobre a venda da participação, bem como se a Alpi transferiu tecnologia e iniciou a produção na China, de acordo com a reportagem.

Duas empresas estatais chinesas assumiram o controle de um fabricante italiano de drones militares há mais de três anos por meio de uma empresa offshore – sem o conhecimento das autoridades da Itália e da Europa, informou o Wall Street Journal na segunda-feira (15).

A empresa offshore Mars (HK) Information Technology, iniciou o processo de transferência da propriedade técnica e intelectual da Alpi para um novo local de produção na China, disse a reportagem.

A Mars comprou em julho de 2018 uma participação de 75% na fabricante italiana de drones Alpi Aviation por 4 milhões de euros, ou US$ 4,6 milhões, informou o Journal. A Mars também investiu outro 1,5 milhão de euros na Alpi – uma quantia que a polícia italiana disse ser um pagamento indevido significativo, de acordo com a reportagem.

As autoridades italianas estão investigando o acordo de 2018, incluindo se a Alpi deveria ter notificado o governo italiano sobre a venda da participação, bem como se a Alpi transferiu tecnologia e iniciou a produção na China, de acordo com a reportagem.

A polícia concluiu que a Mars era uma empresa de fachada ligada a duas empresas estatais chinesas, disse o Journal.

A Mars foi registrada em Hong Kong apenas dois meses antes do negócio da Alpi, de acordo com a reportagem. Ela acrescentou que a polícia rastreou a propriedade da Alpi pela Mars até a China Railway Rolling Stock Corp ou CRRC – uma grande empresa ferroviária estatal chinesa – e um grupo de investimento controlado pelo governo municipal de Wuxi.

Wuxi é uma cidade perto de Xangai. Uma reportagem da Reuters em setembro identificou o grupo de investimento como China Corporate United Investment Holding.

A Alpi forneceu drones empregados ​​pela Força Aérea Italiana no Afeganistão, disse o relatório.

Até a publicação, Alpi e CRRC não responderam ao pedido da CNBC para comentar a reportagem. A Mars e o grupo de investimentos Wuxi não foram encontrados para comentar o assunto.

O Journal, citando uma declaração da Alpi, disse que a fabricante italiana de drones negou ter violado as leis de transferência de informações estratégicas e tecnologia para fora da Itália. A empresa também disse que a venda de sua participação foi transparente e feita com valor real.

As empresas europeias geralmente são obrigadas a relatar as aquisições estrangeiras relevantes às autoridades, como quando os negócios envolvem segurança, de acordo com o relatório do Journal.

O governo italiano tem o direito de vetar aquisições por compradores de fora da UE em setores considerados estratégicos, como defesa e comunicações, disse a reportagem.

FONTE: CNBC

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Theo

O que a falta de controle e fiscalização faz. É desnecessário dizer que jamais uma empresa deste tipo de atuação deveria ter sido vendida a um grupo estrangeiro. Isso me lembra um país sul-americano(falta de controle e fiscalização)…

RenanZ

Sul-americano?
Com algumas exceções, eu diria que todo hemisfério sul do planeta possui estás deficiências estruturais

glasquis 7

Na América do Sul existem alguns exemplos que contradizem vc.

Waldir

E ele disse “algumas excessões” caro Glasquis

glasquis 7

De fato, mas na verdade, acho que o setor bélico na América do Sul tem um amplo apoio e até proteção por parte dos governos. Que no caso do Brasil, a IMBEL não tenha atingido uma relevância maior é um problema de interesses do Brasil, mas se vc analisar na parte naval, na região existem ao menos 3 Estaleiros Estatais, controlados por militares que são relevantes e se considerarmos o conjunto, de países verá que apenas Argentina tem uma história recente de abando e o Brasil de desinteresse sobre sua indústria bélica estatal Peru, Chile, Equador e Colômbia tem uma… Read more »

Marcio J.de S.da G.Machado

Vamos ver o que nos aguarda….

carcara_br

Deixa eu tentar adivinhar, a empresa provavelmente vinha piorando os resultados financeiro com a diminuição das vendas e a melhor solução pra mantê-la é a venda porque o governo italiano está submetido a política de austeridade. Corretíssimo a Itália, deixem que a China subsidiem suas empresas, ou qualquer outro país, é receita liberal dá certinho.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Carlos Crispim

Também acho, se fosse no Brasil iam querer estatizar para passar o prejuízo aos cidadãos pagadores de DARF, igual a IMBEL, estatal inútil, ineficiente e incompetente para fabricar qualquer arma decente que preste e fazer concorrência, mínima que seja, à taurina, que deita e rola na incompetência da estatal.

Érico

Então “Patriota”, se decide aí: ou o Brasil deveria vender suas empresas estratégicas pra China ou deveria mantê-las pelo bem da nação.

Zeus

Exatamente. Todos estão fartos de saber que indústria militar sem subsídios não se sustenta. Em todos os projetos que encomendam, as FAs dos EUA despejam muito dinheiro para pesquisas, desenvolvimento e testes, antes de escolherem o vencedor. E assim também o fazem a maioria das outras potências. Estas pequenas empresas deviam estar à beira da bancarrota. O que seus sócios deveriam fazer? Deixar a empresa falir atolada em dívidas e sem receber qualquer apoio do governo ou aproveitar a possibilidade de lucrar vendendo a empresa? E com isto inclusive conseguindo algum capital para gerar novos investimentos em novas empreitadas? Uma… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Zeus
Agressor's

A China está fazendo o que ela faz a séculos, Comércio!! Isso o Japão fez nas décadas passadas quando empresas japonesas compraram várias empresas estadunidenses de tecnologia e autopeças, e um dos presidentes do conglomerado disse a celebre frase:”O COMÉRCIO É UMA GUERRA.” Mas parece que o liberalismo não serve quando algum país asiático começa a comprar empresas estrangeiras. As potências econômicas dominantes como os eua amam o liberalismo econômico apenas nos outros países, a coisa muda no território deles, por lá liberalismo é como e quando eles quiserem…O capitalismo liberal só serve para os países subdesenvolvidos que os eua… Read more »

francisco

O liberalismo está submetido aos interesses nacionais. Sem esse controle os países deixariam de existir. Duvido que a China acietasse a venda de suas empresas de defesa a outro pais.

Marcelo M

4 milhões de euros por 75% da empresa? Isso é um troco do cafezinho se estamos falando de orçamentos e compras militares.

Fabio Araujo

Os chineses aprenderam bem a usar o capitalismo! Passaram a perna nos italianos!

Pedro
  • Justamente. Usaram de sua estrutura de fábrica do mundo para se torna a próxima possível potência hegemônica, que os liberalismo desenfreado repense, se ainda puder, suas ideias, pois a busca or lucro, ceifou seu próprio futuro.
  • Que esta nova ordem mundial que talvez venha ou não para ficar seja menos omissa em relação aos direitos humanos e dos países indefesos (sonho meu, mas é o que posso desejar).
Leonidas

Se bobear a Embraer já virou Chinesa e ninguém sabe ainda… rs
Depois ficam surpresos como a China (que até 1990 fabricava caças como o F 7 cópia tosca do já obsoleto Mig 21 Soviético) conseguiu em 30 anos passar de fabricante de F 7 e Q 5 para o J 10 e J 20.
Esses caras parece a policia civil de São Paulo que vire e mexe é “surpreendida” com lojas vendendo produtos de contrabando nas lojas da galeria pajé…

Last edited 2 anos atrás by Leonidas
Andreo Tomaz

Bom…e o que foi que a China fez de errado???

Régis

Só falta aparecer a notícia “empresa chinesa anuncia a compra da Avibrás Aeroespacial e anuncia o desenvolvimento do futuro Astlos 2030”.

Alessandro

A nossa democracia liberal só favorece aos países ditatoriais com dinheiro sobrando como é o caso da China.

Os chineses estão fazendo a festa no ocidente, não é atoa que eles estão INFILTRADOS FINANCIANDO tantas ONGs, partidos, instituições públicas e até Hollywood.

Quanto mais LIBERAL no campo “moral” for as democracias ocidentais mais favorecerá a China.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Érico

Quanta besteira, hein. O que o liberalismo moral tem a ver com liberalismo econômico? Aceita que o capitalismo é isso aí, uma hora vc é o predador e na outra a presa.

Alessandro

Crianças se auto sexualizando cada vez mais cedo, drogas e bebidas desestruturando famílias, adolescentes sem rumo na vida pq não acreditam em mais nada, brigas entre genêros sendo estimuladas, invasões a outros países em nome da democracia e por ae vai a lista é longa. E isso não tem nada haver com capitalismo, e sim com falta de CARÁTER, pessoas fracas gera um país fraco, por isso estamos vendo a decadência moral do ocidente diante dos nossos olhos e muita gente ainda não se deu conta. Então a China que não é boba aproveita-se disso, é o velho e bom… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Érico

Decadência se vê com o falso moralismo. Adora falar de guerra de gênero mas estupra a sobrinha. Brasileiro é maravilhoso.

Alessandro

Isso é a CONSEQUÊNCIA desse liberalismo tresloucado meu jovem, isso filosoficamente é chamado de CAUSALIDADE.

A causalidade é dois processos, o primeiro é a causa e o segundo é o efeito, onde o primeiro é o responsável pela existência do segundo, sendo que o efeito pode ter mais de uma causa, sendo que isso é replicável e continuo gerando mais outros efeitos.

Portanto uma coisa liga a outra para bom entendedor.

Érico

biruleibe

Carlos

Cara, não sei onde tu mora ou morou ou idade, mas boa parte, pra não dizer tudo, acontece há anos no país. Quem morou em periferia ou interior do país sabe. “adolescentes sem rumo na vida pq não acreditam em mais nada“. Frutos dos adolescentes que hoje são adultos…Drogas, sexualização, relações extraconjugais sempre existiram. A mudança na comunicação que mostrou para quem não enxergava…

Alessandro

Sim Carlos isso sempre existiu, mas em muitos lugares em menor grau e havia um principio moral nessas sociedades que hoje está sendo revisado por certos grupos liberais radicais. Repare que quase tudo acima que eu citei na qual vc replicou são HÁBITOS, mas repare tbm que conforme avançou o liberalismo através da comunicação tbm gerou um EFEITO negativo maior na sociedade, é só observar as estatísticas de criminalidade e suicídios como cresceram demais no ocidente, enquanto países do oriente médio e Ásia que alguns estão até em GUERRA, tem esses índices menores que muitos países desenvolvidos, isso sem falar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Carlos

Quanto mais LIBERAL no campo “moral” for as democracias ocidentais mais favorecerá a China“.

Sugeres uma ditadura “moral”?

Alessandro

Quem sou eu para sugerir algo a alguém, sou estou relatando a decadência moral que vivemos em nossos dias na qual meus olhos vê.

Eu só sei que existe o malandro que aproveita-se da situação para tirar o melhor proveito pra si, e existe o inocente útil que não enxerga um palmo a frente do seu nariz, ae cada um que tire suas próprias conclusões.

Faver

Nada a ver Alessandro. O mundo nao começou agora, pode ter sido desnudado com o maior acesso pelo público. Muitos conservadores de costumes antigos eram os mesmos que iam pegar jovens em bordéis e achavam normal isto. Bebedeiras, jogos de azar, corrupção, safadeza sempre existiram… Caráter não tem nada a ver com liberação de costumes. Se tiver caráter, não faz.

Last edited 2 anos atrás by Faver
LUCIANO DO PRADO

A China faz hoje, o que toda potência mundial fez no seu tempo e os EUA ainda fazem. E não acredito que esse papinho de moralidade tenha lá grande influência no que eles fazem, no final tudo se resume a dinheiro, o mundo é movido a isso e, se hoje os chineses tem sobrando, é claro que eles vão se aproveitar disso.

Richard Stallman

China

carcara_br

Inglaterra, Japão século XIX e XX, EUA durante a década de 80:comment image

Alexandre Esteves

É a OTAN provando do próprio veneno…