quarta-feira, outubro 27, 2021

Gripen para o Brasil

Visitantes se encantam com réplica do F-39 Gripen da FAB em shopping de Brasília (DF)

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Exposição ficará até o dia 24 de outubro e ocorre em comemoração ao Mês da Asa

Em exposição no ParkShopping, em Brasília (DF), a réplica do F-39 Gripen, o mais novo integrante da frota de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), tem atraído a atenção dos visitantes e encantado quem passa pelo local. A ação celebra o Mês da Asa, em que é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro. Por isso, de 9 a 24, a população poderá conhecer a réplica do Gripen, além de suas funcionalidades e curiosidades.

Na noite desse sábado (9), primeiro dia de exposição, quem passou pelo local teve uma surpresa, ao ver uma aeronave, com 15 metros comprimento, oito de largura e quatro de altura, dentro de um shopping, como foi a experiência da Comerciante, Cassia Sanches. “É uma réplica perfeita. Fiquei emocionada, porque nunca tinha visto um avião de caça de perto”, conta.

Para o engenheiro mecânico Márcio Ávalos, que estava acompanhado da família e revelou ser apaixonado por aviação, a noite de sábado foi especial. “Muito interessante ver esse momento em que o Brasil está recebendo o Gripen, por ser um avanço tecnológico gigantesco. Ter a oportunidade de conhecer de perto um avião desse, é maravilhoso, um avião de ponta em nível mundial. Trazer a criança para conhecer, também é muito bacana”, conta.

O procurador Federal Hélio Carvalho visitou a réplica acompanhado da neta. “Demonstra a tecnologia do Brasil, como estamos avançados em questão de avionica e para a criança é maravilhoso. Tanto avô quanto a neta apreciam muito essa visita”, comenta.

Segundo o cozinheiro João Batista Vieira de Souza, quando soube que havia exposição no Shopping, tratou de organizar o horário de serviço para conhecer a réplica. “Com essa exposição é bem legal para trazer a família e ver uma aeronave dessa, que só vê voando e muito rápido”, disse ele.

Para o estudante Felipe Tzelikis, de 11 anos, a experiência foi incrível, de ver, pela primeira vez e de tão perto, um avião de caça. “Achei muito legal, nunca tinha visto um avião de perto. Sei que não é de verdade, é uma maquete”, diz ele.

Já a médica Aline Martins Campos contou da surpresa de ver o Gripen. “Ficamos felizes porque o Mateus, nosso caçulinha, é fã da Esquadrilha da Fumaça, o aniversário dele foi de avião, ama e só fala em avião. Somos muito fãs das Forças Armadas e ficamos gratos por essa oportunidade”, salienta.

A visitação é gratuita e pode ser realizada no horário de funcionamento do shopping, sendo que o uso de máscaras é obrigatório, e o acesso será controlado para evitar aglomerações. Durante a experiência, os visitantes poderão conhecer detalhes da aeronave, entrar na cabine, conversar com militares da FAB e ficar por dentro de funcionalidades estratégicas do F-39. A réplica é feita de fibra de vidro, madeira e metal.

Para entrar na cabine do F-39 Gripen como se fosse um piloto, o visitante deverá realizar agendamento com antecedência. Nesse caso, turmas de até três pessoas visitarão a cabine em companhia de um Oficial da FAB. A visita tem duração de dez minutos. A marcação deve ser feita exclusivamente pelo AppMulti, disponível gratuitamente para Android e IOS.

FONTE: Força Aérea Brasileira

- Advertisement -

29 Comments

Subscribe
Notify of
guest
29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Saldanha da Gama

Uma jogada de mestre da FAB….PARABÉNS!

DANIEL FORTUNATO DE ARAUJO

Deveria percorrer as principais capitais do Brasil. Ajudaria a quebrar a barreira entre a população e seus militares, principalmente em momentos conturbados como o que estamos vivendo.

Saldanha da Gama

EXATAMENTE… abraços

Welington S.

Concordo MUITO com você!

OSMAR RAMOS SILVA

Bom dia a todos!
Como sugestão, essa exposição da réplica SAAB F-39 Gripen, deveria ser estendida as outras Capitais para contemplar a População Civil e aos amantes da Aviação Militar.
A FAB marcaria um Gol de Placa na estratégia em apresentar o Novo Caça da Força Aérea Brasileira, e com certeza mexeria com o lúdico da Garotada, para formar os Futuros Pilotos de Caça!

Teropode

Já imagino ele no BH SHOPING , vai ter até fila pra conhecer a carlinga 🥺🥺🥺

Tomcat4,2

Opa, eu estarei na fila meu caro!!!

Teropode

Eu também !

Jefferson Henrique

Assino embaixo a reinvindicação dos colegas acima, a FAB precisa expor esta réplica em todas as capitais bem como outras cidades.
Se faz necessário uma maior compreensão e envolvimento da sociedade civil no que tange a defesa e geopolítica no Brasil.

OSEIAS

Quando vem para Curitiba???????? kkkkkkk

Marcos Cooper

Podiam levar ali Barigui Park Shopping,já pensou?

Douglas Rodrigues

Espero que logo!

Pablo

Já não esteve no inicio da exposição uns anos atrás?

Henrique

Não teve.

Rodrigo Patriota

Belíssima aeronave!!! Ótimo campo de visão!!!

WhatsApp Image 2021-10-10 at 17.36.08.jpeg
Teropode

A mulecada adora isto 🙏, o despertar de paixões começa assim , com estas visitas e certamente daqui a 15 anos teremos caçadores lembrando deste momento mágico 🌹, lembro do Xavante com carinho .

Last edited 16 dias atrás by Teropode
Leonidas

O paisano acha tudo bonito mesmo.
Mas de propaganda a FAB sempre foi bem mais acima do que é como força aérea … rs

Fernando Vidal

Bah… Que injustiça a FAB é a melhor de nossas três forças a que está mais próxima das Forças Aéreas mais desenvolvidas do planeta. Muito completa e operacional. Com a Chegada do Gripen NG a FAB deve entrar num novo patamar… E mesmo atualmente só com os nosso F-5M/A-1M em boas quantidades operacionais já são uma força de respeito.

Mayuan

Não se dá ao trabalho de responder não. Militar quando chama civil de paisano, frequentemente tá querendo diminuir e desqualificar. Infelizmente ainda tem muitos que caem nessa armadilha maniqueísta tão usual hoje em dia. Não entendem que tem mais é que estreitar laços com a sociedade civil pois, o oposto, ou seja, o afastamento entre civis e militares, é justamente o que os adversários estão tentando promover.

Henrique

Militar quando chama civil de paisano, frequentemente tá querendo diminuir e desqualificar
.
exato… a id**ota que faz esse tipo de coisa é o mesmo que depois fica chorando na internet que a FA não é valorizada e só tem material ruim
.
23:59 – “O paisano acha tudo bonito mesmo.
Mas de propaganda a FAB sempre foi bem mais acima do que é como força aérea … rs”

00:00 – pOrQuE A FaB Só eTa vOaNdO SuCaTa e a dEfAsA ÉsTa mUiTo aQuEm dO QuE DvErIa

Leonidas

kkkkk

Leonidas

Escuta o Mayuan, Vidal
ele parece ser muito sagaz… rs

Welington S.

Bem que poderia vir pra São Paulo…

edlustig

Cuiabá!!!Cuiabá!!!Cuiabá!!!
Ja estou esperando…… Meu filho de 6 anos vai adorar e eu também…

Samuca cobre

Rapaz, vou te falar, se eu entrar dentro vai dar briga com a molecada porque eu não vou querer mais sair…
🤣😅

Last edited 16 dias atrás by Samuca cobre
Oscar Fernandes Sousa

Tragam para Fortaleza!

Denis

Muito legal!

Salomon

É muito bonito. Me surpreendeu pelo tamanho, imaginava menor.
Boa e eficiente iniciativa da FAB.

Marcelo Andrade

Esteve aqui no RJ nas duas úlitmas LAADs

Últimas Notícias

Saab iniciará a fase de entrega do Gripen E

Em novembro, a Saab dará início a fase de entrega de aeronaves operacionais, com quatro aeronaves Gripen E para...
- Advertisement -
- Advertisement -