Mais imagens da aeronave de guerra eletrônica J-16D ‘Howling Wolf’ exposta no Airshow China 2021.

O J-16D teve o canhão 30mm e o sensor infravermelho retirados, afinal não é uma aeronave destinada ao combate aéreo de curto alcance. Em vez disso, ele tem várias novas antenas e dispositivos de guerra eletrônica em sua fuselagem.

O radome do nariz do J-16D foi reprojetado para ser adequado ao radar AESA mais avançado. Um novo pod de guerra eletrônica é montado na ponta das asas, semelhante ao pod de medidas de apoio eletrônico ALQ-218 adicionado à ponta da asa do EA-18G Growler.

São sensores eletromagnéticos que analisam as frequências do radar e ajudam a determinar a localização dos emissores, para posterior interferência e destruição com mísseis antirradiação.

Ele também carrega pods de interferência sob as asas e a fuselagem, cada um otimizado para uma frequência de radar diferente. Esses jammers também podem usar a tecnologia AESA.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's

A China tirou 1 bilhões de pessoas da pobreza absoluta em 30 anos. 40 anos atrás, os brazileirus compravam carros e televisores. Os Chineses tinham no máximo uma bicicleta e sapatos de pano. Hoje a China é um pais com PIB per capita de pais desenvolvido, e maior que o PIB per capita brazileiru. Bom, estou vendo como o governo Chinês fracassou. Fracassou tanto que colocou um robô em marte, esta construindo uma estação espacial, esta na liderança em 5G, 6G, biotecnologia, carro elétrico, trens bala de alta velocidade, supercomputação, infraestrutura, energia limpa ..É tão fracassado que a cada ano… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
JOSE CARVALHO

Este texto tem tantas afirmações equivocadas que eu recomendo que não leiam. Falta tanta inteligência ao texto, que este é capaz de ter a capacidade de absorver o QI do leitor.

Bosco

Vou seguir seu conselho.

Bosco

Essa turma (que pra mim não passa de 2 ou 3) não têm nenhuma vontade de colaborar com o blog.
Eles não trazem nenhuma novidade ou ponto de vista interessante sobre nenhum tema tratado. Só o que fazem é proselitismo de sua ideologia antidemocrática (e para isso enaltecem a China) e maldizer os EUA e o governo legítimo brasileiro, torcendo para o pior para poderem vender a cura que sabemos qual.

JOSE CARVALHO

Meu ponto é que as informações estão mesmo equivocadas, erradas e tortas. Há um ponto de vista e uma opinião no comentário que eu simplesmente nem discuto, é direito do cidadão usar sua liberdade como quiser, e é meu direito alertar aos colegas que ele está errado em muita coisa (no sentido factual e histórico). Aliás, peço até desculpas, sei que é o ganha pão dele repetir isso em blogs.

LUIZ

A realidade hj é que a educação na China é o ponto principal do seu grande desenvolvimento económico e tecnológico.

Nilton L Junior

O importante é o recheio eletrônico.

Agressor's

Só é uma questão de tempo, EUA já está cambaleando…perdeu 6 milhões de postos de trabalho na indústria em 20 anos, mesmo tendo uma máquina militar incrível. a maior dos computadores, celulares, sistemas de comunicação e até visores noturnos são hoje feitos na China…

Gustavo

o EA-18 Growler deixou o F-22 cego e abateu o mesmo no treinamento.
De fato o recheio eletrônico é o que manda.

Bosco

Não duvido que isso possa acontecer na vida real, mas em treino eu acho que há uma certa combinação tipo “uma hora eu venço, depois vence você”.
A operação intermitente do radar de um caça e o conjunto ALR-94 do F-22 faz muito complicada a vitória de um EA-18G contra um F-22. Em analisando cada um dos eventos que levam a essa alegação e fica difícil de acreditar.
Mas enfim , essa é só a minha opinião.

Barak MX para o Brasil

Lindão.

Léo Neves

Nada que um su-35 ou su-34 não faça com pods de interferência já em uso.

Régis

Sim, mas se trata de uma tecnologia chinesa. Se é tão eficiente quanto aos estrangeiros só o tempo dirá.

Adriano Madureira

Show !

João Bosco

Achei interessante essa versão de guerra eletronica do J-16. Como será o comportamento dele digamos, contra a US Navy? Será que deverá existir uma versão navalizada?

DSC

A “versão” naval do J-16D é o J-15D (também chamado de J-17). https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2018-05-08/china-reveals-another-growler https://thediplomat.com/2021/05/chinas-j-15-carrierborne-fighter-sizing-up-the-competition/ “… Finally, the J-15D was first flown in October 2016. This is an electronic warfare (EW) variant derived from the twin-seat J-15S, also retaining the same STOBAR launch mechanism. Visible modifications from the standard J-15A/S are consistent with the J-16D land-based electronic variant (derived from the J-16). These modifications include a revised radome; removal of its internal gun; and the addition of wingtip pods, likely for electronic intelligence purposes. This aircraft is powered by Al-31s. Only one J-15D has been confirmed to exist, and it is… Read more »

Last edited 2 anos atrás by DSC
Andre

Só tem esse de novidades para aqueles lados?

marcus

É cópia de qual aeronave Russa? SU27? SU30?

Zeus

Autonomia total em toda gama de plataformas, sensores e armamentos em terra, mar e ar. Uma conquista absolutamente admirável a qual apenas três nações alcançaram, EUA, Rússia e China.
Às hienas sinofóbicas resta se entregarem ao vil e inútil hábito maledicência invejosa enquanto a China amplia ininterruptamente suas capacidades e seu poder de combate.

Bosco

Ah, tá!

Agressor's

“Às hienas sinofóbicas resta se entregarem ao vil e inútil hábito maledicência invejosa enquanto a China amplia ininterruptamente suas capacidades e seu poder de combate.”

E parece até que esse pessoal vive na Suíça…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Bosco

“Às hienas sinofóbicas resta se entregarem ao vil e inútil hábito maledicência invejosa enquanto a China amplia ininterruptamente suas capacidades e seu poder de combate.”
O problemas de vocês é que defendem a China iguais a cães treinados mesmo sem ninguém tê-la atacado. São tão ávidos para cumprir a tarefa que na ânsia atraem o que gostariam que não existisse.
Deem uma olhada nos comentários anteriores e veja que não houve nenhum motivo para essa agressividade.

Zeus

E porque diabos te incomodaste?!
Só há uma resposta: a carapuça lhe serviu!

Assim como tu defendes encarniçadamente os eua como cão treinado e ridicularizas tudo que é postado sobre equipamentos da China.
E desonestamente tem a cara de pau de querer posar de isento, o que te torna pior que os outros.

Leandro Costa

Bem… Melhor que posar de culto utilizando linguajar, digamos ‘exótico’ em comparação com a linguagem coloquial, talvez para disfarçar o conhecimento do assunto para algum incauto, e não postar absolutamente nada de relevante. Pelo menos o Bosco posta informações que possibilitam o debate técnico, o que teoricamente torna mais simples concordar ou discordar com o que ele posta. Basta apresentar dados que possam corroborar seu argumento ao invés de aparecer com palavras de ordem de cunho político, o que torna tudo uma briga de torcida sem que ninguém aprenda nada de novo com isso.

Zeus

Entendo que a nobre linguagem de Zeus, para o povaréu inculto soará sempre exótica! Portanto se te incomodas, seria mais interessante se cada um direcionasse o foco ao tipo de discurso que lhe interessa! Algo que tu e teus compadres não conseguem fazer. Qual a dificuldade em simplesmente ignorares o que não gostam ao invés de quererem lacrar num ambiente democrático? O meu nobre linguajar não mudará uma vírgula por suas tolas criticas e nem pela intolerância política disfarçada de ‘discussões técnicas” desonestamente construídas para impor pontos de vista de fanboys! Algo no qual tu e teus parças são recorrentes!… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Zeus
Leandro Costa

Sabe por que eu te critico? Porque não consigo criticar seus argumentos porque eles simplesmente não existem. É muito fácil você refutar qualquer argumentação contrária àquela que você prega ter ao acusar o debatedor de fanboy disso ou daquilo. É muito mais difícil aparecer com argumentos que efetivamente refutem os argumentos de qualquer pessoa e possam corroborar qualquer ideia que você possa ter. Vai ver por que você não tem ideias. Você tem discursos. Discursos que inclusive já são batidos de longa e longa data e que ninguém tem mais saco para ficar escutando, muito menos em um lugar que… Read more »

Bosco

Leandro,
Esse Zeus aí tá mais pra Sísifo….
Rssss

Leandro Costa

Maldita pedra que não passa por cima dele no caminho de volta à base da montanha! Heheheheh

J-20

12 anos e não mudou nada no seu comportamento infantil.

Bosco

Para que eu sou hétero (não praticante).

Marcio A. Dutra

Acho que esses dois são pagos pelo Partido Comunista Chines, para agirem assim tão fortemente em sua defesa da China. A China ao meu ver tem algumas vantagens quando comparada ao Brasil, mas são processos de desenvolvimento históricos diferentes e a China tem mais de 5000 anos de história e o Brasil 500. Agora quando comparada a Europa Ocidental, aos EUA e o Japão a diferença não é tão gritante assim, e estes são países Democráticos, coisa que a Ditadura chinesa não é. E ao meu ver caso haja uma guerra total os EUA não a lutarão sozinhos, pois há… Read more »

Alex

Interessante, como essa tecnologia anti radar está cada vez mais sendo integradas em caças de 4.5G.