Rússia e Turquia realizam consultas sobre a criação do caça TF-X de quinta geração

27

A Rússia e a Turquia estão realizando consultas entre grupos especializados sobre a interação na criação do caça de quinta geração TF-X turco, disse o diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Dmitry Shugayev, em uma entrevista coletiva em 25 de agosto.

“Neste estágio, as consultas estão em andamento com o lado turco no nível de grupos especializados sobre as questões de interação na criação do caça nacional turco”, disse o chefe de cooperação militar da Rússia.

O programa TF-X (Turkish Fighter-Experimental) prevê algumas áreas promissoras, disse Shugayev.

“Nesse sentido, existem áreas interessantes onde poderíamos prestar assistência tecnológica, considerando a experiência que nossos especialistas possuem no desenvolvimento e fabricação de aeronaves. E estamos prontos para compartilhar nossa expertise com nossos parceiros turcos. Mas é prematuro falar sobre quaisquer detalhes específicos nesta fase”, acrescentou.

O TF-X é o projeto de um caça de quinta geração que a empresa aeroespacial turca TAI está desenvolvendo para substituir as aeronaves F-16 americanas.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franklin Apaza

Pelo visto a Turquia só terá seu caça de quinta geração no ano de 2035. ????

Maurício.

Franklin, eu sei que você quis dar uma zuada nos russos, mas, até os turcos iniciarem de fato a construção desse caça, até testarem, até conseguir o FOC, até lá já vai ser 2035 mesmo, ainda mais com a Turquia que não tem muita experiência em aeronaves de combate, a Rússia que tem experiência está lenta com o Su-57, imagina os turcos.

pupu

o sultão esta louco para entrar na brincadeira de meninos ricos !
qual será seu primeiro passo ?
Síria , Iraque ou Grécia ?

Hcosta

Líbia

Antoniokings

Excelente notícia.
Começamos a observar as transformações que a região do Oriente Médio (e adjacências) começará a sofrer.
Certamente com maior aproximação dos países de lá com a dupla Rússia/China e afastamento dos EUA.
A Arábia Saudita está firmando um acordo militar com a Rússia e vários outros acordos econômicos com a China.
Irã e China estão investindo pesadamente em projetos de armazenamento de petróleo em Omã.
Novos tempos se avizinham.

Marcos 10

Eu ainda apostaria na Índia.

Marcos 10

Pelo menos eles tem um projeto.
Nós, nem isso.

José Carlos da Silva Peixoto

O Brasil dificilmente terá um caça de quinta geração nos próximos 30 anos , face
ao inicio de operação do Grippen e com as verbas para defesa sendo diminuidas
ano após ano .

Allan Lemos

Li em algum lugar que o objetivo da FAB seria supostamente desenvolver um caça de 5º geração a partir da tecnologia adquirida do programa FX-2. Mas falar até papagaio fala, né? Não conseguimos nem mesmo terminar o MAR-1, imagina se vamos ter condições de desenvolver um caça nacional.

Adriano RA

Eu realmente não vejo essa hipótese como real, pois a FAB é muito “pé no chão” e sabe dos custos envolvidos. Também não acho que Embraer entraria numa furada dessas, de desenvolver um caça de quinta geração… Pra FAB comprar um punhado? Vender pra quem?

Marcos 10

A FAB não tem verba para sequer modernizar AMX, quanto mais desenvolver caça de quinta geração.

Carlos Crispim

Não tem verba, expertise, tecnologia, inteligência e nem indústrias que possam produzir encomendas, a pesquisa no Brasil é próxima de ZERO. Mas teses sociológicas, comportamentais, de humanas analisando o funk como libertação dos oprimidos…tem de montão…

Fabio

Isso deve aos recorrentes cortes de orçamento das FFAA brasileira por mais de 30 anos. Isso deve ser cobrado do Congresso.

Slow

Oque tem que ser cobrado é os cortes na defesa e aumentos de salários ..

Maurício.

Outro caça “feinho”, junta todos os ditos 5° geração e mesmo assim não batem a beleza do F-22.

Yuri Dogkove
Adriano RA

O Maverick e o Goose tiraram uma foto melhor de um “Mig-28”. Esse fato não significa nada. Não eram inimigos em engajamento.

Maurício.

Yuri, ué, mas eu estava falando da beleza do F-22, o que ele faz ou deixa de fazer é problema dos americanos, esses fatos relatados não tiram a beleza do caça.

Yuri Dogkove

23:59hs: “Ain, os russos não tem caça stealth, só nós!”

00:00hs: https://www.aereo.jor.br/2018/09/25/aconteceu-de-novo-o-invisivel-f-22a-raptor-foi-flagrado-na-siria/

Heinz Guderian

A dor de cotovelo é grande em fanboy.

Andre

As viúvas de Stalin ainda não entenderam a diferença de furtividade e invisibilidade.

Flanker

Me lembro quando esse tópico foi publicado. Tu viu a imagem publicada como sendo o F-22 captado pelo Sukhoi? Tu acredita que aquilo ali é real ou uma montagem tosca? Eu não duvido que o F-22, e qualquer outro 5G, possa ser detectado. Tudo é detectável em maior ou menor grau…..mas, a alegação dos russos naquele caso é bem esquisita……

Andre

Os russos cansaram de oferecer o pepino da sukoi e agora querem de qualquer jeito embarcar no programa turco.

Seria interessante ver a posição dos turcos em relação a essa parceirinha, para não ficar igual à notícia da oferta do 5 menos russo para os turcos. As viúvas de Stalin já davam como certa a venda, baseados nas noticias da tass. Ai os turcos falaram: não queremos.

Vendéen

Bonjour le Brésil, Depois da história do F-35, os turcos parecem querer se afastar um pouco do Ocidente. lol É verdade que para eles as opções nesta área não são inúmeras. Ok, eles não vão buscar uma aliança com a Rússia e isso é apenas minha opinião, os russos não têm essa intenção. Por outro lado, a Rússia deve saborear esse tipo de postura turca que parece uma pequena infidelidade contra seus aliados rs. Uma anedota no modo russo info / intox lol. “De acordo com a Rússia, a Turquia está perto de adquirir um segundo lote de sistemas de… Read more »

Groosp

Pode sair um J-31 turco facinho com a Russia tapando os buracos do projeto. Motores por exemplo.

Andre

Eels precisam finalizar os motores do su57 antes e no ritmo que as coisas andam, o ws15 chinês deve ficar pronto antes.

Carlos Crispim

Impressionante como ninguém, fora os russos, tem criatividade para criar um avião que não seja um F-22 subnutrido, é tudo igual.