sábado, maio 28, 2022

Gripen para o Brasil

Embraer abre vagas para o Programa de Especialização em Engenharia

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

São José dos Campos – SP, 6 de julho de 2021 – A Embraer vai iniciar a seleção de engenheiros para o Programa de Especialização em Engenharia (PEE), realizado anualmente pela empresa em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para esta nova turma serão disponibilizadas 30 vagas para profissionais formados a partir de 2019 e as inscrições ocorrem até o dia 31 de agosto por meio do link https://embraer.com/pee.

Um dos mais longevos modelos corporativos de desenvolvimento intelectual e tecnológico do Brasil, o PEE completou 20 anos em 2021. Mais de 1.600 profissionais de 100 universidades do Brasil já passaram pelo programa de mestrado, que se tornou a principal porta de entrada de profissionais de engenharia que queiram trabalhar na Embraer.

“A engenharia de excelência da Embraer é a espinha dorsal que faz a companhia ser uma referência global em tecnologia e inovação. Com o PEE, em parceria com o ITA, promovemos continuamente a aceleração do aprendizado de profissionais de engenharia recém-formados para que estejam sempre aptos a desafiar e encontrar soluções para os mais diversos desafios da indústria aeroespacial”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer.

Os candidatos selecionados participarão de curso e atividades de capacitação nas áreas de Engenharia de Desenvolvimento do Produto e Processos da companhia, em São José dos Campos (SP), além de se especializarem em fundamentos e projetos aeronáuticos, com atividades e temas sobre Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Robótica e Prototipação de Projetos.

“A Embraer acredita na educação como um diferencial competitivo, e por isso valoriza e estimula continuamente a formação integral de suas pessoas”, disse Carlos Alberto Griner, Vice-Presidente de Pessoas, Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Embraer. “O PEE é nosso principal programa de geração e disseminação de conhecimento em engenharia e como os outros programas de qualificação da empresa se destaca por associar aspectos técnicos e teóricos com o aprendizado na prática, habilidades socioemocionais e promoção da diversidade”.

O início das aulas da nova turma está previsto para fevereiro de 2022, com duração de um ano e meio e dividido em quatro fases. Toda a formação é ministrada por profissionais da Embraer, professores do ITA e consultores, e o programa dá direito a título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, reconhecido pela CAPES/MEC.

Entre os pré-requisitos do processo seletivo estão inglês avançado e graduação entre 2019 e 2021 nas modalidades aeronáutica ou aeroespacial, ambiental, automobilística, civil, computação, controle e automação, elétrica, eletrônica, energia, física, manufatura, manutenção, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, naval, produção, química, robótica, sistemas, softwares e telecomunicações.

Conforme os protocolos de combate à Covid-19, todas as etapas do processo seletivo serão realizadas de forma remota, sendo necessário o uso de computador ou notebook com câmera, microfone e conexão com internet. Os engenheiros aprovados terão bolsa-auxílio (compatível com bolsas de mestrado do mercado), convênio médico e odontológico, seguro de vida e vale-alimentação.

O Programa – PEE

O Programa de Especialização em Engenharia (PEE) combina a carga de especialização técnica com o desenvolvimento de conhecimento multidisciplinar. A visão sistêmica é estimulada no profissional com ações de aprimoramento das habilidades em comunicação, valorização do relacionamento interpessoal, da ética profissional e conhecimento da cultura, das pessoas e da estrutura da Embraer. Os cursos são complementados com visitas técnicas às áreas da empresa, feiras de aviação, laboratórios, museus e participação em congressos e seminários.

O programa está estruturado em três fases distintas com duração de até seis meses cada: fundamentos de aeronáutica, especialização e projeto do avião, processos e serviços relacionados. Além disso, também é desenvolvida a tese de mestrado. As aulas são ministradas de segunda a sexta, em período integral, por professores do ITA, especialistas da Embraer e consultores. Para atividades de projeto em equipe, o PEE conta ainda com um seleto time de mentores – profissionais da Embraer tidos como referência técnica em suas áreas de atuação.

A primeira edição foi realizada em 2001 e, até hoje, o programa já formou 1,6 mil engenheiros em 28 turmas, com histórico de engenheiros provenientes de 105 universidades de 20 Estados do Brasil. Atualmente, a Embraer conta com mais de 700 funcionários que ingressaram na companhia pelo PEE e a média de contratação dos participantes é de 96%.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

- Advertisement -

9 Comments

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz Guderian

Excelente!
Estou cursando Engenharia elétrica, se isso for anual, sem dúvidas, que ao termino do curso tentarei uma vaga nesse programa.
Saudações!

Fernando EMB

Este programa é anual, existe desde 2001 e já formou 28 turmas. Este ano o programa completou 20 anos (obs: em alguns anos foram duas turmas). Qualquer dúvida sobre o programa podem me perguntar.

Heinz Guderian

Obrigado pela explicação Fernando. Saudações.

Jadson Cabral

Fico triste por não ter conseguido me manter na faculdade de engenharia mecatrônica por problemas financeiros. Hoje eu deveria estar formado e participando desse programa

José C. Messias

Infelizmente isso é uma coisa que pode acontecer prezado Jadson. Mantenha-se com foco positivo na expectativa de poder voltar um dia e prosseguir na meta de se formar e se especializar. Sucesso!

A C

Caro Jadson, corta o coracao ao ler isso. Desejo que a situacao melhore e voce conclua seu curso. Nunca deixe o sonho se apagar.

Elias

Pai provedor tem uma pergunta… meu filho está formando em engenharia mecânica, será que tem um salário para ele caso consiga entrar no curso? … rsrs

Fernando EMB

Elias, durante o curso os participantes recebem uma bolsa de mestrado + vale alimentação e tem plano de saúde.

Elias

Valeu, obrigado

Últimas Notícias

Ucrânia diz ter derrubado mais um caça Su-35 da Rússia sobre a região de Kherson

“Hoje, 27 de maio, por volta das 14h00, um caça MiG-29 da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia...
- Advertisement -
- Advertisement -